GP da Itália – Mundial de Motovelocidade 2023 – 6ªEtapa da Moto 3

Na moto 3, muitas disputas e muitas punições marcaram a etapa da Itália, no rapidíssimo circuito de Mugello. O líder do campeonato Daniel Holgado.

8 pilotos foram punidos e iriam largar na parte de trás do grid, além de fazer uma volta longa: Os pilotos eram Diogo Moreira, Vicente Perez, David Salvador, Xavier Artigas, Ivan Ortolá, Luca Lunetta, Joel Kelso e Stefano Nepa.

Os pilotos que classificaram para o Q2 diretamente foram: Deniz Oncü (Ajo), Diogo Moreira (MT Helmets), Daniel Holgado (Tech 3), Ayumu Sasaki (Husqvarna), Matteo Bertelle (Snipers), Riccardo Rossi (Sic58), Jaume Masia (Leopard), Diego Alonso (Gas Gas), Xavier Artigas (CF Moto), Tatsuki Suzuki (Leopard), Ivan Ortolá (Angeluss), Andrea Migno (CIP Green) e Scott Odgen (Visiontrack).

Os pilotos que disputavam o Q1 são: Vicente Perez (Boe), Filippo Farioli (Tech 3), Tairo Furusato (Honda Asia Team), Ryusei Yamanaka (Gas Gas), Romano Fenati (Snipers), Joel Kelso (CF Moto), Stefano Nepa (Angeluss), Jose Antonio Rueda (Ajo), David Salvador (CIP Green), Mario Aji (Honda Asia Team), Luca Lunetta (Mt Helmets), Joshua Whatley (Visiontrack), Collin Viejer (Husqvarna) e Ana Carrasco (Boe).

Durante as sessões de treinos livres, o malaio Syarifuddin Azman sofreu um acidente grave e acabou indo para o hospital, seus ferimentos o impediram de continuar a participar do GP da Malásia.

Todo mundo foi para a pista de imediato, com exceção de Joel Kelso e Ryusei Yamanaka que só saíram com 3 minutos de sessão.

Tairo Furusato foi o primeiro a marcar tempo com 1:58.793 com 4 minutos e 10 segundos de Q1 percorrido. Logo o japonês foi superado por vários pilotos. O espanhol David Salvador assumiu a liderança seguindo de Viejer, Nepa e Fagioli. Logo após a primeira volta rápida, Fenati, Perez, Carrasco e Furusato foram para os boxes. Com 6 minutos de sessão, Rueda e Aji marcam tempos melhores e vão para a 8ª e a 9ªposição.

Ao chegamos a metade da sessão, o japonês Ryusei Yamanaka pula para a segunda posição após marca o bom tempo de 1:57.665 só ficando atrás de David Salvador.

A 5 minutos do final, poucos pilotos estavam na pista: Yamanaka, Kelso e Fenati. A 3:40 do final, Joel Kelso voou na pista e assumiu a liderança da repescagem com 1:57.282, ao mesmo tempo em que os pilotos começaram a sair para a última tentativa de volta. Os classificaram eram Joel Kelso, David Salvador, Ryusei Yamanaka e Collin Veijer a menos de 3 minutos do final da sessão.

A poucos segundos do final, Jose Antonio Rueda foi para 4º, mas foi superado por Vincent Perez da Boe. Com o cronometro zerado, Tairo Furusato e Stefano Nepa pularam para a segunda e terceira posições respectivamente.

Mas ainda teve um último momento onde Vicente Perez superou David Salvador e Jose Antonio Rueda para ficar com a 4ª e última vaga para o Q2. Joel Kelso ficou na frente seguido de Furusato, Nepa e Perez. Rueda vai ter de largar na 19ªposição seguido de David Salvador,  Ryusei Yamanaka e Romano Fenati.

Resultado do Q1:

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 66 Joel Kelso CFMOTO Racing PruestelGP CFMoto Moto3 01’57.282
2 72 Taiyo Furusato Honda Team Asia Honda NSF250RW 01’57.314
3 82 Stefano Nepa Angeluss MTA Team KTM RC250GP 01’57.357
4 21 Vicente Perez BOE Motorsports KTM RC250GP 01’57.436
5 99 Jose Antonio Rueda Red Bull KTM Ajo KTM RC250GP 01’57.494
6 38 David Salvador CIP Green Power KTM RC250GP 01’57.628
7 6 Ryusei Yamanaka Valresa GASGAS Aspar M3 Gas Gas RC250GP 01’57.665
8 55 Romano Fenati Rivacold Snipers Team Honda NSF250RW 01’57.854
9 95 Collin Veijer Liqui Moly Husqvarna Intact GP Husqvarna FR250GP 01’57.861
10 7 Filippo Farioli Red Bull KTM Tech3 KTM RC250GP 01’57.931
11 58 Luca Lunetta MT Helmets – MSI KTM RC250GP 01’58.427
12 64 Mario Suryo Aji Honda Team Asia Honda NSF250RW 01’58.661
13 70 Joshua Whatley VisionTrack Racing Team Honda NSF250RW 01’58.938
14 22 Ana Carrasco BOE Motorsports KTM RC250GP 01’59.593

Após a repescagem e do intervalo de 10 minutos começa o Q2. A sessão que poderia confirmar o favoritismo de Deniz Oncü da Ajo Motorsport que dominou as sessões de treinos livres. A maioria dos pilotos saíram nos primeiros segundos da sessão, com a exceção de Ayumu Sasaki que só saiu com 3 minutos de sessão.

A primeira tentativa de volta de Oncü e Odgen foram cancelados. Daniel Holgado marcou 1:58.603 com 4:50 de Q2. 50 segundos depois, Andrea Migno tomou a ponta do líder do campeonato com 1:57.343 e Tatsuki Suzuki foi para segundo com mais de meio segundo de desvantagem para o piloto da CIP Green e Ivan Ortolá passou a ser o 3ºcolocado.

Com 8:10 do final do Q2, Joel Kelso colocou fogo na sessão e foi para a liderança com o tempo de 1:56.558, mas não foi só o australiano que andou rápido, o brasileiro Diogo Moreira subiu para a segunda posição, Ayumu Sasaki foi para 3ªposição e Xavier Artigas para a 4ªposição.

Na metade da sessão, Jaume Masia fez um bom tempo e pulou para a 4ªposição, Stefano Nepa foi para 6º e Matteo Bertelle foi para a 8ªposição, já Kaito Toba foi para o chão a 7 minutos do final da sessão. Joel Kelso estava conquistando a pole position, seguido de Moreira, Sasaki, Masia, Artigas, Nepa, Migno, Bertelle, Rossi e Odgen nas 10 primeiras posições. Com as punições, a primeira fila seria de Sasaki, Masia e Migno.

Mas Deniz Oncü acabou com a brincadeira assim que ele se lançou para a sua volta mais rápida, com todas as parciais praticamente perfeitas, o piloto Turco foi para a liderança ao marcar 1:56.135 quando faltavam 4:25 para o final da classificação.

Era uma missão duríssima para os concorrentes tirar Oncü da pole, todo mundo foi para a última tentativa, mas tudo que aconteceu no final da sessão foi a consolidação da pole position para Deniz Oncü que melhorou sua marca para o tempo de 1:56.020, mais uma vez sobrando na turma, colocando mais de meio segundo de frente para Joel Kelso da CF Moto que obteve a segunda posição na classificação, mas que devido a punição teria de largar nas últimas posições na corrida. A segunda posição no grid de largada fica para Ayumu Sasaki que acabou ficando na terceira posição na sessão de classificação.

Diogo Moreira que ficou em 4ºlugar na sessão de classificação, Stefano Nepa que ficou na 7ªposição, Xavier Artigas que ficou na 8ªposição, Ivan Ortolá que ficou na 10ªposição, Vicente Perez que ficou na 14ªposição, David Salvador que ficou em 19º e Luca Lunetta que ficou nas última posições teriam de largar na parte de trás do grid de largada e teriam de cumprir volta longa, tudo por conta de inflações nas sessões de treinos livres.

Com essas punições, Daniel Holgado da Tech 3 vai largar na 3ªposição, fechando a primeira fila. A segunda fila será formada por Matteo Bertelle da Snipers, Ricciardo Rossi da Sic58 e Jaume Masia da Leopard Racing. A terceira fila será formada por Andrea Migno da CIP, Tairo Furusato da Honda Asia Team e Scott Odgen da Visiontrack. Fechando as 12 primeiras posições largam o colombiano David Alonso da Gas Gas, e os japoneses Tatsuki Suzuki da Leopard Racing e Kaito Toba da Sic58.

Grid de largada:

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 53 Deniz Öncü Red Bull KTM Ajo KTM RC250GP 01’56.020
2 71 Ayumu Sasaki Liqui Moly Husqvarna Intact GP Husqvarna FR250GP 01’56.611
3 96 Daniel Holgado Red Bull KTM Tech3 KTM RC250GP 01’56.800
4 18 Matteo Bertelle Rivacold Snipers Team Honda NSF250RW 01’56.864
5 54 Riccardo Rossi SIC58 Squadra Corse Honda NSF250RW 01’57.003
6 5 Jaume Masia Leopard Racing Honda NSF250RW 01’57.097
7 16 Andrea Migno CIP Green Power KTM RC250GP 01’57.343
8 72 Taiyo Furusato Honda Team Asia Honda NSF250RW 01’57.358
9 19 Scott Ogden VisionTrack Racing Team Honda NSF250RW 01’57.474
10 80 David Alonso Valresa GASGAS Aspar M3 Gas Gas RC250GP 01’57.518
11 24 Tatsuki Suzuki Leopard Racing Honda NSF250RW 01’57.863
12 27 Kaito Toba SIC58 Squadra Corse Honda NSF250RW 01’58.606
13 99 Jose Antonio Rueda Red Bull KTM Ajo KTM RC250GP 01’57.494
14 6 Ryusei Yamanaka Valresa GASGAS Aspar M3 Gas Gas RC250GP 01’57.665
15 55 Romano Fenati Rivacold Snipers Team Honda NSF250RW 01’57.854
16 95 Collin Veijer Liqui Moly Husqvarna Intact GP Husqvarna FR250GP 01’57.861
17 7 Filippo Farioli Red Bull KTM Tech3 KTM RC250GP 01’57.931
18 64 Mario Suryo Aji Honda Team Asia Honda NSF250RW 01’58.661
19 70 Joshua Whatley VisionTrack Racing Team Honda NSF250RW 01’58.938
20 22 Ana Carrasco BOE Motorsports KTM RC250GP 01’59.593
21 66 Joel Kelso CFMOTO Racing PruestelGP CFMoto Moto3 01’56.558*
22 10 Diogo Moreira MT Helmets – MSI KTM RC250GP 01’56.721*
23 82 Stefano Nepa Angeluss MTA Team KTM RC250GP 01’56.885*
24 43 Xavier Artigas CFMOTO Racing PruestelGP CFMoto Moto3 01’56.986*
25 48 Ivan Ortola Angeluss MTA Team KTM RC250GP 01’57.095*
26 21 Vicente Perez BOE Motorsports KTM RC250GP 01’57.402*
27 38 David Salvador CIP Green Power KTM RC250GP 01’57.628*
28 58 Luca Lunetta MT Helmets – MSI KTM RC250GP 01’58.427*
  • Foram punidos e por isso largam na parte de trás do grid e terão de cumprir uma volta longa no começo da corrida.

No domingo, a Moto 3 começou as atividades de corrida. A expectativa era grande para ver se Deniz Oncü iria vencer pela primeira vez na carreira no Mundial. Tudo indicava que sim visto seu total domínio em todo o final de semana, mas que teria dois perigosos adversários dispostos a impedir a conquista do piloto da Ajo Motorsport.

Antes da largada, Romano Fenati tem problemas na sua moto e é obrigado a largar dos boxes. Mesmo assim a largada não é abortada, os pilotos partiram segundos depois como se não tivesse ocorrido nada.

Na largada, Deniz Oncü consegue manter a liderança com Daniel Holgado e Ayumu Sasaki a seguir. Tairo Furusato chegou a ficar na 4ªposição, mas acabou sendo superado por Jaume Masia. Riccardo Rossi, David Alonso, Tatsuki Suzuki, Andrea Migno e Matteo Bertelle completam o Top 10. Diogo Moreira que largou em 22º fez excelente largada e pulou para a 12ªposição.

Na reta dos boxes, passando da primeira para a segunda volta, Oncü é superado por Holgado e Sasaki que usaram o vácuo, isso vai ser fundamental para decidir quem vai vencer a corrida. Masia e Furusato tentavam se aproximar dos 3 primeiros colocados. Enquanto isso, Fillippo Fagioli e Xavier Artigas foram para o chão na 2ªVolta.

Masia chegou na luta pela liderança e graças a vácuo, o piloto da Leopard Racing passou Holgado, Sasaki e Oncü de uma só vez e assumiu a liderança. Já Furusato acabou ficando para Ricciardo Rossi que colocava pressão em cima do piloto da Honda Asia Team.

Diogo Moreira vinha em ótima 9ªposição, mas teve de pagar a punição no final da terceira volta. O Brasileiro cumpriu a punição com eficiência e voltou na 12ªposição.

Na 4ªVolta, Deniz Oncü voltou para a liderança da prova com Sasaki, Masia, David Alonso, Holgado, Suzuki,Ricciardo Rossi e Furusato no primeiro pelotão, 2.3 segundos a frente de Rueda, Bertelle, Moreira, Yamanaka, Migno, Ortolá e Toba. Na volta seguinte, Sasaki assumiu a liderança com Holgado, Masia, Oncü e David Alonso. Os 5 primeiros se livram de Suzuki, Furusato e Rossi que passaram a disputar a 6ª, 7ª e 8ªposições.

Sasaki passa na liderança na 7ªvolta, mas Oncü não esperou a reta dos boxes, o turco passou o piloto da Husqvarna e reassumiu a liderança. Os dois tentavam fugir de Holgado, Masia e David Alonso, mas mesmo com os 565 milésimos que os dois abriram a longa reta dos boxes e o vácuo não permitiam que essa fuga fosse bem sucedida.

Joel Kelso que fez uma grande classificação não se destacou na corrida e acabou indo para o chão no final da 8ªVolta. Enquanto que Oncü, Sasaki, Masia, Holgado e Alonso abrem cada vez mais do 2ºpelotão liderado por Matteo Bertelle. Suzuki, Rossi e Furusato acabaram sendo engolidos pelo pelotão.

Deniz Oncü, Ayumu Sasaki e Daniel Holgado estavam brigando pela ponta a 6 voltas do final. Masia e Alonso estavam um pouco mais atrás, mas tudo mudou na 12ªvolta, quando Masia e Sasaki passaram a liderar a prova com Oncu, Holgado e Alonso colados nos 2 primeiros.

Na volta seguinte, Masia passou para a ponta novamente com Holgado, Sasaki, Masia e Alonso. 8 segundos depois vinham Viejer, Suzuki, Holgado, Rossi e Ortolá  lutando pela 6ªposição. Oncü abriu meio segundo para fugir dos adversários, mas o vácuo que os outros pilotos pegam na frente não só anularam a vantagem do turco como também Holgado voltou a liderança, seguido de Sasaki e Oncü que espalhou na curva 1, mas se recuperou muito bem desse erro e conseguiu ficar na frente de Masia e Alonso.

No final da 15ªVolta, Sasaki passou a liderar a corrida, mas na reta dos boxes, Jaume Masia em uma manobra fantástica passou da 4ª para a 1ªposição deixando Sasaki e os demais para trás. Na penúltima volta, com a luta intensa pela ponta, todos os 5 pilotos foram advertidos por má conduta, ou seja, ou andavam na linha ou seriam punidos.

Ayumu Sasaki entrou na volta final na frente, mas Daniel Holgado passou para a liderança. Jaume Masia foi tocado por um dos concorrentes e ficou mais distante da vitória. Na curva 9, Deniz Oncü fez uma grande ultrapassagem sobree Daniel Holgado e passa a liderança a meia volta do final. Parecia realmente que seria o dia da primeira vitória de Deniz Oncü…

… Mais dai ao sair da curva 15 e ir para a reta dos boxes, Daniel Holgado pegou o vácuo de Oncü, e o ultrapassou… Holgado venceu de novo, pela terceira vez na temporada e impediu que seu adversário vencesse pela primeira vez na Moto 3. O líder do Mundial mais uma vez mostra seu potencial e calma para ter mais um sucesso em corrida. O resultado faz com que Holgado dispare na liderança do Mundial.

Deniz Oncü que dominou o final de semana viu mais uma vez a vitória escapar diante dos dedos. O turco ficou 53 milésimos de Holgado e muito pouco a frente de Ayumu Sasaki da Husqvarna, 3ºcolocado do dia que fechou o pódio do GP da Itália.

David Alonso em uma belíssima atuação chegou na 4ªposição, se colocando como o melhor novato dessa temporada. Jaume Masia foi o único piloto da Honda que conseguiu lutar pela vitória, o piloto da Leopard Racing acabou atrapalhado na volta final e ficou mesmo na 5ªposição. O ponto positivo é que Masia passou Ivan Ortolá na classificação se tornando o novo vice-líder do Mundial.

Já no segundo pelotão, a batalha foi intensa pela 6ªposição e durou até os últimos metros. O ganhador dessa disputa foi o holandês Collin Viejer da Husqvarna, seu melhor resultado no Mundial de Motovelocidade de um piloto que esta mostrando que pode ser um grande piloto em temporadas futuras. Diogo Moreira fez uma brilhante corrida de recuperação e acabou o dia na 7ªposição após largar em 22º e ter pagado uma volta longa.

Riccardo Rossi chegou em 8º e obteve seu melhor resultado na temporada. Em 9ºlugar, o italiano Stefano Nepa da Angeluss chegou na frente de Ivan Ortolá, 11ºcolocado na prova, Entre eles, o japonês Kaito Toba acabou o dia completando o Top 10. A zona de pontuação foi completada por Matteo Bertelle (Snipers), Scott Odgen (Visiontrack), Jose Antonio Rueda (Ajo) e Ryusei Yamanaka (Gas Gas).

Resultado final da 6ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Itália – Mugello – Moto 3 – 17 Voltas

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 96 Daniel Holgado Red Bull KTM Tech3 KTM RC250GP 33’27.3150
2 53 Deniz Öncü Red Bull KTM Ajo KTM RC250GP a 0.051
3 71 Ayumu Sasaki Liqui Moly Husqvarna Intact GP Husqvarna FR250GP a 0.056
4 80 David Alonso Valresa GASGAS Aspar M3 Gas Gas RC250GP a 0.172
5 5 Jaume Masia Leopard Racing Honda NSF250RW a 0.487
6 95 Collin Veijer Liqui Moly Husqvarna Intact GP Husqvarna FR250GP a 13.321
7 10 Diogo Moreira MT Helmets – MSI KTM RC250GP a 13.332
8 54 Riccardo Rossi SIC58 Squadra Corse Honda NSF250RW a 13.360
9 82 Stefano Nepa Angeluss MTA Team KTM RC250GP a 13.429
10 27 Kaito Toba SIC58 Squadra Corse Honda NSF250RW a 13.460
11 48 Ivan Ortola Angeluss MTA Team KTM RC250GP a 14.146
12 18 Matteo Bertelle Rivacold Snipers Team Honda NSF250RW a 14.243
13 19 Scott Ogden VisionTrack Racing Team Honda NSF250RW a 15.023
14 99 Jose Antonio Rueda Red Bull KTM Ajo KTM RC250GP a 15.701
15 6 Ryusei Yamanaka Valresa GASGAS Aspar M3 Gas Gas RC250GP a 15.744
16 16 Andrea Migno CIP Green Power KTM RC250GP a 20.945
17 55 Romano Fenati Rivacold Snipers Team Honda NSF250RW a 23.062
18 38 David Salvador CIP Green Power KTM RC250GP a 38.743
19 58 Luca Lunetta MT Helmets – MSI KTM RC250GP a 38.783
20 64 Mario Suryo Aji Honda Team Asia Honda NSF250RW a 38.981
21 70 Joshua Whatley VisionTrack Racing Team Honda NSF250RW a 39.002
22 22 Ana Carrasco BOE Motorsports KTM RC250GP a 40.085
24 Tatsuki Suzuki Leopard Racing Honda NSF250RW a 1 volta
72 Taiyo Furusato Honda Team Asia Honda NSF250RW a 1 volta
21 Vicente Perez BOE Motorsports KTM RC250GP a 9 voltas
66 Joel Kelso CFMOTO Racing PruestelGP CFMoto Moto3 a 10 voltas
43 Xavier Artigas CFMOTO Racing PruestelGP CFMoto Moto3 a 16 voltas
7 Filippo Farioli Red Bull KTM Tech3 KTM RC250GP a 16 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário