De volta das férias, o Mundial das Motos Elétricas foi para Silverstone para a 5ªetapa. Jordi Torres e Matteo Ferrari eram os dois postulantes mais fortes na luta pelo título. Porém, nenhum deles brilhou no final de semana. Eric Granado com a pole nos dois finais de semana e as vitórias ficando com Randy Krummenacher e Mattia Casadei tiveram o maior destaque em um final de semana que se mostrou chuvoso.
Resultado dos Tempos combinados dos treinos livres:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 11 | Matteo Ferrari | Felo Gresini MotoE | DUCATI | 2’11.333 |
2 | 51 | Eric Granado | LCR E-Team | DUCATI | 2’11.481 |
3 | 4 | Héctor Garzó | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI | 2’11.568 |
4 | 34 | Kevin Manfredi | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI | 2’11.586 |
5 | 3 | Randy Krummenacher | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI | 2’11.608 |
6 | 21 | Kevin Zannoni | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI | 2’11.799 |
7 | 29 | Nicolas Spinelli | HP Pons Los40 | DUCATI | 2’11.845 |
8 | 81 | Jordi Torres | Openbank Aspar Team | DUCATI | 2’11.951 |
9 | 53 | Tito Rabat | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | 2’12.034 |
10 | 40 | Mattia Casadei | HP Pons Los40 | DUCATI | 2’12.039 |
11 | 9 | Andrea Mantovani | RNF MotoE Team | DUCATI | 2’12.062 |
12 | 61 | Alessandro Zaccone | Tech3 E-racing | DUCATI | 2’12.296 |
13 | 77 | Miquel Pons | LCR E-Team | DUCATI | 2’12.604 |
14 | 72 | Alessio Finello | Felo Gresini MotoE | DUCATI | 2’12.858 |
15 | 23 | Luca Salvadori | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | 2’13.257 |
16 | 78 | Hikari Okubo | Tech3 E-racing | DUCATI | 2’13.673 |
17 | 8 | Mika Pérez | RNF MotoE Team | DUCATI | 2’14.082 |
18 | 6 | María Herrera | OpenBank Aspar Team | DUCATI | 2’16.037 |
Classificados para o Q2:
nº | piloto | Equipe | Moto |
11 | Matteo Ferrari | Felo Gresini MotoE | DUCATI |
51 | Eric Granado | LCR E-Team | DUCATI |
4 | Héctor Garzó | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI |
34 | Kevin Manfredi | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI |
3 | Randy Krummenacher | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI |
21 | Kevin Zannoni | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI |
29 | Nicolas Spinelli | HP Pons Los40 | DUCATI |
81 | Jordi Torres | Openbank Aspar Team | DUCATI |
Disputam o Q1:
nº | piloto | Equipe | Moto |
53 | Tito Rabat | Prettl Pramac MotoE | DUCATI |
40 | Mattia Casadei | HP Pons Los40 | DUCATI |
9 | Andrea Mantovani | RNF MotoE Team | DUCATI |
61 | Alessandro Zaccone | Tech3 E-racing | DUCATI |
77 | Miquel Pons | LCR E-Team | DUCATI |
72 | Alessio Finello | Felo Gresini MotoE | DUCATI |
23 | Luca Salvadori | Prettl Pramac MotoE | DUCATI |
78 | Hikari Okubo | Tech3 E-racing | DUCATI |
8 | Mika Pérez | RNF MotoE Team | DUCATI |
6 | María Herrera | OpenBank Aspar Team | DUCATI |
A sessão de classificação começa com repescagem de onde estava Mattia Casadei da Pons, o mais forte candidato a 1 das 2 vagas para o Q2. Com 10 minutos de sessão, os pilotos não perderam tempo e já foram para a pista.
O primeiro tempo da sessão só foi anotado com 5:20 do final pelo Tito Rabat marcando 2:12.040. 30 segundos depois, Mattia Casadei pula para a ponta com 2:10.884 seguido de Andrea Mantovani da RNF e Alessandro Zacconi da Tech 3. Rabat e Salvadori da Pramac completavam os Top 5.
A 3:15 do final, Rabat melhora sua marca para 2:11.821 e pulou para terceiro, porém, Zacconi recuperou a terceira posição ao marcar 2:11.524. Já Mattia Casadei melhora sua marca (2:10.064) e consolida ainda mais a liderança com Andrea Mantovani ainda na segunda posição. A 20 segundos do final, Mantovani da RNF consolida seu lugar no Q2 ao marcar 2:11.118. No final da sessão, Finello e Salvadori marcaram o 5º e 6ºtempos respectivamente.
Casadei e Mantovani classificaram para o Q2.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 40 | Mattia Casadei | HP Pons Los40 | DUCATI | 2’10.884 |
2 | 9 | Andrea Mantovani | RNF MotoE Team | DUCATI | 2’11.118 |
3 | 61 | Alessandro Zaccone | Tech3 E-racing | DUCATI | 2’11.524 |
4 | 53 | Tito Rabat | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | 2’11.821 |
5 | 72 | Alessio Finello | Felo Gresini MotoE | DUCATI | 2’11.981 |
6 | 23 | Luca Salvadori | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | 2’12.236 |
7 | 77 | Miquel Pons | LCR E-Team | DUCATI | 2’12.336 |
8 | 78 | Hikari Okubo | Tech3 E-racing | DUCATI | 2’12.663 |
9 | 8 | Mika Pérez | RNF MotoE Team | DUCATI | 2’12.808 |
10 | 6 | María Herrera | OpenBank Aspar Team | DUCATI | 2’13.981 |
Se o Q1 foi mais tranquilo, o Q2 foi bem caótico, com acidentes envolvendo os líderes do Mundial que resultaram em bandeira vermelha. O suíço Randy Krummenacher foi o primeiro a entrar na pista, seguido de Kevin Manfredi.
A 6:30 do final, Jordi Torres foi ao chão na curva 2. Seguidos depois, com a bandeira amarela o italiano Matteo Ferrari acabou caindo também. Ambos estavam fora da luta pela pole position. Dos pilotos que conseguiram fazer uma volta, Eric Granado foi o mais rápido com 2:10.912 a 5 minutos do final da sessão seguido de Casadei em 2º e Garzo na 3ªposição. Kevin Manfredi, Nicholas Spinelli e Randy Krummenacher completaram os 6 pilotos que marcaram tempo.
Com a demora a tirar as motos da brita foi acionada a bandeirava vermelha a 2:19 do final da sessão. Demorou mais de 15 minutos para a retirada da Moto de Torres e principalmente a moto de Ferrari que ficou totalmente destruída, os fiscais de pista tiveram dificuldades para retirar a moto da brita e precisaram de um guindaste para realizar essa difícil tarefa.
Após tudo isso, os 8 pilotos só esperaram a reinicio do Q2. A direção de prova acrescentou 41 segundos para que todo mundo pudesse fazer uma última tentativa. Nessa última tentativa, Kevin Manfredi e Kevin Zannoni superaram Hector Garzó e passaram a ser 3º e 4ºcolocados, mas Garzó recuperou seu lugar na primeira fila na sua derradeira tentativa.
A pole ficou com o brasileiro Eric Granado da LCR após uma sessão de classificação tão caótica das motos elétricas, seguido de Mattia Casadei que veio do Q1 e vai largar na segunda posição e Hector Garzó da Dynavolt em 3º fecha a primeira fila.
A segunda fila será iniciada pelo italiano Kevin Manfredi seguido de Kevin Zannoni, ambos da equipe SIC58. Randy Krummenacher da Dynavolt vai partir da 6ªposição finalizando a fila 2. Nicholas Spinelli ficou na 7ªposição e depois, Matteo Ferrari, Andrea Mantovani e Jordi Torres não marcaram tempos e completam o Top 10. Por não ter respeitado a bandeira amarela, Matteo Ferrari teria de cumprir uma volta longa na corrida de sábado.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 51 | Eric Granado | LCR E-Team | DUCATI | 2’10.912 |
2 | 40 | Mattia Casadei | HP Pons Los40 | DUCATI | 2’11.135 |
3 | 4 | Héctor Garzó | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI | 2’11.238 |
4 | 34 | Kevin Manfredi | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI | 2’11.461 |
5 | 21 | Kevin Zannoni | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI | 2’11.572 |
6 | 3 | Randy Krummenacher | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI | 2’11.638 |
7 | 29 | Nicolas Spinelli | HP Pons Los40 | DUCATI | 2’11.702 |
8 | 9 | Andrea Mantovani | RNF MotoE Team | DUCATI | Sem Tempo |
9 | 11 | Matteo Ferrari | Felo Gresini MotoE | DUCATI | Sem Tempo |
10 | 81 | Jordi Torres | Openbank Aspar Team | DUCATI | Sem Tempo |
11 | 61 | Alessandro Zaccone | Tech3 E-racing | DUCATI | 2’11.524 |
12 | 53 | Tito Rabat | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | 2’11.821 |
13 | 72 | Alessio Finello | Felo Gresini MotoE | DUCATI | 2’11.981 |
14 | 23 | Luca Salvadori | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | 2’12.236 |
15 | 77 | Miquel Pons | LCR E-Team | DUCATI | 2’12.336 |
16 | 78 | Hikari Okubo | Tech3 E-racing | DUCATI | 2’12.663 |
17 | 8 | Mika Pérez | RNF MotoE Team | DUCATI | 2’12.808 |
18 | 6 | María Herrera | OpenBank Aspar Team | DUCATI | 2’13.981 |
Sobre tempo bastante precário, com pista molhada e chuva aconteceu a 1ªcorrida das Motos Elétricas em Silverstone. A direção de prova ajustou a duração da corrida para apenas 5 voltas por causa da chuva, mas essa corrida um pouco menor não foi empecilho para a corrida deixasse de ser emocionante.
Eric Granado largou bem na largada e manteve a liderança, Nicholas Spinelli que largou muito bem foi para a segunda posição, mas não durou muito tempo a alegria do piloto da Pons, Hector Garzó da Dynavolt passou e tomou essa posição. Casadei, Krummenacher, Miguel Pons completavam as 6 primeiras posições. Matteo Ferrari que vinha em 8º teria de pagar uma volta longa por não ter respeitado a bandeira amarela na classificação de ontem. Na parte final da volta, Krummenacher passou Casadei e assumiu a 4ªposição e seu companheiro de equipe, Hector Garzó passou Nicholas Spinelli e assumiu a 2ªposição.
Na segunda volta, Krummenacher passou para 3º após superar Spinelli. Logo os dois pilotos da Dynavolt estavam na cola de Granado com sua moto da LCR. Kevin Manfredi estava muito bem no final de semana, assumiu a 4ªposição deixando Spinelli e Casadei para trás. Na Reta oposta, as duas motos da Dynavolt passaram Granado com Krummenacher na gente de Garzó (Ultrapassagem que aconteceu na parte do miolo).
Na entrada da 3ªVolta, Manfredi passou Granado e assumiu a terceira posição. Na frente, Garzó dá o troco em cima Krummenacher e assume a liderança. Mais atrás, Matteo Ferrari cumpriu a punição da volta longa caindo para a 9ªposição.
Kevin Manfredi foi para cima de Krummenacher e passou, Depois foi para cima de Garzó e também passou, mas logo Garzó da Dynavolt deu o troco nele e voltou à liderança. Os dois pilotos trocaram ultrapassagens até que na curva 2 da 4ªvolta, Randy Krummenacher acha uma brecha para passar os dois pilotos para assumir a liderança novamente. Por outro lado, o italiano Alessandro Zaccone foi para o chão no final da 3ªvolta.
Garzó passou Manfredi e retornou a 2ªposição voltando a fazer dobradinha para a Dynavolt. Na reta oposta, enquanto Krummenacher abriu vantagem, Manfredi deu o troco em Garzó na reta oposta passando para a segunda posição.
Na última volta, Eric Granado tentou ir para cima de Garzó, mas foi superado por Nicholas Spinelli que passou para 4ªposição e foi para cima de Garzó, mas o ímpeto do jovem estreante da Pons custou caro, Spinelli chegou a passar para 3º, mas acabou indo para o chão e deixou a lugar pelo pódio entre Garzó e Granado. Na entrada do Miolo, o piloto brasileiro supera o piloto da Dynavolt e leva a terceira posição.
Randy Krummenacher leva a moto da Dynavolt para a bandeirada conquistando sua primeira vitória na Moto E, piloto de 33 anos que correu algumas temporadas na Moto 2 (sem grandes destaques) esta se entendo muito bem com as motos elétricas em seu ano de estreia. Ótima corrida de Kevin Manfredi da SIC58 ao ficar na segunda posição e Eric Granado conseguiu salvar um pódio após largar da pole position depois da ultrapassagem sobre Hector Garzó, piloto que chegou a formar dobradinha com seu companheiro de equipe e até mesmo a liderar a prova, mas acabou ficando apenas na 4ªposição.
Jordi Torres fez uma corrida conservadora, mas angariou mais 11 pontos com a 5ªposição, ficando na frente de Matteo Ferrari que fechou a primeira corrida na 8ªposição, atrás de Casadei que ficou em 6º e Miguel Pons (companheiro de Granado na LCR) que ficou na 7ªposição.
Resultado final da 9ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Inglaterra – Silverstone – Moto E – Corrida 1 – 5 voltas
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 3 | Randy Krummenacher | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI | 12’17.994 |
2 | 34 | Kevin Manfredi | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI | a 0.142 |
3 | 51 | Eric Granado | LCR E-Team | DUCATI | a 1.089 |
4 | 4 | Héctor Garzó | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI | a 1.376 |
5 | 81 | Jordi Torres | Openbank Aspar Team | DUCATI | a 1.639 |
6 | 40 | Mattia Casadei | HP Pons Los40 | DUCATI | a 2.586 |
7 | 77 | Miquel Pons | LCR E-Team | DUCATI | a 9.574 |
8 | 11 | Matteo Ferrari | Felo Gresini MotoE | DUCATI | a 13.254 |
9 | 8 | Mika Pérez | RNF MotoE Team | DUCATI | a 13.706 |
10 | 9 | Andrea Mantovani | RNF MotoE Team | DUCATI | a 13.961 |
11 | 53 | Tito Rabat | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | a 15.682 |
12 | 78 | Hikari Okubo | Tech3 E-racing | DUCATI | a 17.361 |
13 | 21 | Kevin Zannoni | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI | a 16.466 |
14 | 72 | Alessio Finello | Felo Gresini MotoE | DUCATI | a 32.174 |
15 | 6 | María Herrera | OpenBank Aspar Team | DUCATI | a 1’03.235 |
29 | Nicolas Spinelli | HP Pons Los40 | DUCATI | a 1 volta | |
23 | Luca Salvadori | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | a 1 volta | |
61 | Alessandro Zaccone | Tech3 E-racing | DUCATI | a 3 voltas |
A Corrida 2 no final da programação foi em condições muito piores, mas a direção de corrida decidiu manter as 6 voltas previstas, algo que não deu para entender já que a chuva caiu pesada na hora da disputa (Depois da Sprint race).
Na largada, Mattia Casadei larga melhor que Eric Granado e assume a liderança com o brasileiro mantendo a segunda posição e Héctor Garzó mantendo a terceira posição. Na curva 1, Matteo Ferrari da Gresini dá um toque em Randy Krummenacher que foi ao chão e levou com ele Alessandro Zannone da Tech 3 (Final de semana para esquecer para Zaccone). Em outro lance, Tito Rabat, Kevin Zannone e no final da primeira volta, Miguel Pons da LCR caíram e deixaram a prova.
13 pilotos estava na corrida com apenas 1 volta completada, parecia que seria uma prova de sobrevivência, mas não foi isso que aconteceu. Eric Granado começou a buscar Mattia Casadei, mas precisava se defender dos ataques iniciais de Hector Garzó.
Um pouco mais atrás, Nicholas Spinelli passou Matteo Ferrari subindo para a 5ªposição. Nessa altura do campeonato Jordi Torres já se aproximava dos dois. Ao final da 3ªVolta, Torres passou Ferrari e assumiu a 6ªPosição.
Na volta seguinte, Spinelli e Torres superaram Andrea Mantovani que estava muito bem na corrida mas que começou a perder rendimento e foi ficando para trás, Inclusive sendo ultrapassado por Matteo Ferrari caindo para a 7ªposição.
Granado foi para cima de Casadei, no final da 4ªVolta. O brasileiro queria a vitória e precisava passar o piloto da Pons. Na curva 2, Eric passou, mas tomou o X de Casadei que voltou a liderança da prova para não perder mais e conquistar a vitória na difícil e complicada segunda corrida da moto E em Silverstone. Eric Granado ficou na segunda posição e foi o único a conseguir lutar com o piloto da Pons pela vitória e saiu da Inglaterra com pódio nas duas corridas, um bom trabalho do piloto Brasileiro.
Lá atrás, uma disputa intensa pela 3ªposição entre Garzó, Spinelli, Torres e Ferrari nas voltas finais. Na volta final Garzó é superado por Spinelli e Torres que passaram a lutar pelo pódio. Jordi Torres passou Spinelli nas curvas finais, parecia que o líder do campeonato iria levar o pódio, mas na última curva, Spinelli fez uma ultrapassagem espetacular por fora para conquistar o pódio muito merecido, diferente da queda da primeira corrida.
Mesmo perdendo o pódio no finalzinho, Jordi Torres que ficou com a 4ªposição, não tem muito do que reclamar, terminou a frente do seu rival na disputa pelo título nas duas corridas e permanece na liderança do Mundial agora com 168 pontos contra 153 de Matteo Ferrari que acabou sendo punido com 3 segundos de acréscimo no tempo final de corrida, por ter empurrado Krummenacher e provocado o acidente do piloto suíço na largada. Resultado foi que Ferrari caiu da 5ª para a 7ªposição, os beneficiados foram Garzó e Mantovani que completavam as 6 primeiras posições.

LCR E-TEAM
MotoE
Resultado final da 9ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Inglaterra – Silverstone – Moto E – Corrida 2 – 6 voltas
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 40 | Mattia Casadei | HP Pons Los40 | DUCATI | 14’07.906 |
2 | 51 | Eric Granado | LCR E-Team | DUCATI | a 1.108 |
3 | 29 | Nicolas Spinelli | HP Pons Los40 | DUCATI | a 6.776 |
4 | 81 | Jordi Torres | Openbank Aspar Team | DUCATI | a 6.909 |
5 | 4 | Héctor Garzó | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI | a 7.724 |
6 | 9 | Andrea Mantovani | RNF MotoE Team | DUCATI | a 9.115 |
7 | 11 | Matteo Ferrari | Felo Gresini MotoE | DUCATI | a 10.359 |
8 | 78 | Hikari Okubo | Tech3 E-racing | DUCATI | a 19.483 |
9 | 34 | Kevin Manfredi | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI | a 19.776 |
10 | 8 | Mika Pérez | RNF MotoE Team | DUCATI | a 19.846 |
11 | 23 | Luca Salvadori | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | a 21.056 |
12 | 72 | Alessio Finello | Felo Gresini MotoE | DUCATI | a 1’05.854 |
13 | 6 | María Herrera | OpenBank Aspar Team | DUCATI | a 1’06.501 |
21 | Kevin Zannoni | Ongetta SIC58 Squadracorse | DUCATI | a 6 voltas | |
3 | Randy Krummenacher | Dynavolt Intact GP MotoE | DUCATI | a 6 voltas | |
61 | Alessandro Zaccone | Tech3 E-racing | DUCATI | a 6 voltas | |
53 | Tito Rabat | Prettl Pramac MotoE | DUCATI | a 6 voltas | |
77 | Miquel Pons | LCR E-Team | DUCATI | a 6 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: LCR/Dynavolt/Pons/Moto E