Final de semana espetacular para Diogo Moreira que conquistou a pole position no sábado e na corrida obteve a sua primeira vitória no Mundial de Motovelocidade, isso com uma exibição soberba do piloto Brasileiro que deu a MT Helmets a primeira vitória com equipe no Mundial.
Na sessão de treinos livres, o estreante Arbi Aditama, Piloto Indonésio, convidado para essa corrida pela Honda Asia Team acabou fazendo uma ótima terceira sessão e pasmem, conseguiu a classificação para o Q2 de forma direta, sem precisar disputar a repescagem.
Resultado dos Treinos Livres:
pos. | nº | Piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 5 | Jaume Masia | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | 1’38.781 |
2 | 96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | 1’38.902 |
3 | 18 | Matteo Bertelle | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | 1’38.974 |
4 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | 1’39.290 |
5 | 99 | José Antonio Rueda | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | 1’39.374 |
6 | 71 | Ayumu Sasaki | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | 1’39.427 |
7 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | 1’39.445 |
8 | 48 | Ivan Ortolá | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | 1’39.453 |
9 | 80 | David Alonso | Gaviota GASGAS Aspar Team | Gas Gas | RC250GP | 1’39.466 |
10 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | 1’39.559 |
11 | 66 | Joel Kelso | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | 1’39.623 |
12 | 44 | David Muñoz | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | 1’39.707 |
13 | 19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | 1’39.724 |
14 | 93 | Arbi Aditama | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 1’39.779 |
15 | 27 | Kaito Toba | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | 1’39.842 |
16 | 7 | Filippo Farioli | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | 1’39.844 |
17 | 95 | Collin Veijer | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | 1’39.877 |
18 | 31 | Adrian Fernández | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | 1’39.942 |
19 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | 1’39.957 |
20 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 1’40.010 |
21 | 64 | Mario Aji | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 1’40.036 |
22 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | 1’40.045 |
23 | 6 | Ryusei Yamanaka | Gaviota GASGAS Aspar Team | Gas Gas | RC250GP | 1’40.203 |
24 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | 1’40.232 |
25 | 63 | Syarifuddin Azman | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | 1’40.305 |
26 | 9 | Nicola Fabio Carraro | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | 1’40.368 |
27 | 12 | Noah Dettwiler | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 1’40.537 |
28 | 20 | Lorenzo Fellon | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 1’40.712 |
29 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | 1’41.027 |
Classificados para o Q2:
nº | Piloto | Equipe | Moto | Modelo |
5 | Jaume Masia | Leopard Racing | Honda | NSF250RW |
96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP |
18 | Matteo Bertelle | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW |
10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP |
99 | José Antonio Rueda | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP |
71 | Ayumu Sasaki | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP |
53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP |
48 | Ivan Ortolá | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP |
80 | David Alonso | Gaviota GASGAS Aspar Team | Gas Gas | RC250GP |
82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP |
66 | Joel Kelso | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 |
44 | David Muñoz | BOE Motorsports | KTM | RC250GP |
19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW |
93 | Arbi Aditama | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW |
Disputaram a repescagem:
27 | Kaito Toba | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW |
7 | Filippo Farioli | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP |
95 | Collin Veijer | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP |
31 | Adrian Fernández | Leopard Racing | Honda | NSF250RW |
43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 |
72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW |
64 | Mario Aji | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW |
70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW |
6 | Ryusei Yamanaka | Gaviota GASGAS Aspar Team | Gas Gas | RC250GP |
54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW |
63 | Syarifuddin Azman | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP |
9 | Nicola Fabio Carraro | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW |
12 | Noah Dettwiler | CIP Green Power | KTM | RC250GP |
20 | Lorenzo Fellon | CIP Green Power | KTM | RC250GP |
22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | RC250GP |
Dos pilotos a disputarem a repescagem, Kaito Toba, Taiyo Furusato e Collin Veijer eram os principais favoritos a conquistarem as vagas para o Q2.
Com 3:30 de sessão, Xavier Artigas da CFMoto anotou o primeiro tempo da sessão que aconteceu no começo da parte da tarde de sábado em Mandalika. Logo depois, Adrian Fernández assumiu a ponta, seguido de Ryusei Yamanaka. Aos 4:10 de sessão, Taiyo Furusato pulou para a ponta com 1:40.101 seguido do Indonésio Mario Aji com 1:40.318 em 2º, do holandês Collin Veijer da Husqvarna em 3º e de Adrian Fernández em 4º como piloto da Leopard Racing. Por falar em Adrian Fernández, o piloto foi confirmado para correr na equipe pelo resto da Temporada no lugar de Tatsuki Suzuki que esta garantido como piloto da Husqvarna na temporada do ano que vem.
Taiyo Furusato baixou seu tempo para 1:39.772, superando a Collin Viejer que tinha tomado a ponta anteriormente segundos antes do tempo do piloto Japonês. Mario Aji e Ryusei Yamanaka eram os outros dois classificados naquele momento. A menos de 8 minutos do final, Ana Carrasco faz um bom tempo, se posicionando na 8ªposição.
A 6:15 do final, Ryusei Yamanaka da Gas Gas marca 1:40.179, passando a terceira posição, superando Mario Aji, piloto da casa que esta na bolha. Segundos depois, Collin Veijer assume a liderança colocando 26 milésimos em cima de Furusato. A 3:40 do final, Veijer da Husqvarna, Furusato da Honda Asia Team, Yamanaka da Gas Gas e Aji da Honda Asia Team estavam classificando para o Q2.
A 2:50 do final, Adrian Fernández consegue melhorar sua marca e pula para a terceira posição. Já Filippo Farioli não vai além da 10ªposição. Faltando 2 minutos para o término do Q1, o italiano Niccola Carraro foi para o chão abandonando a disputa por vaga no Q2.
A 55 segundos do final, Joshua Whatley da Visiontrack surpreende e marca o 4ºtempo e entra na zona de classificação. No final da sessão, os dois pilotos da SIC58 tentaram tirar o britânico do Q2, mas ambos falharam e ficaram de fora. Whatley conseguiu passar para o Q2 pela primeira vez em sua carreira.
Taiyo Furusato marcou 1:39.606 e confirmou o melhor tempo da repescagem, indo com moral para o Q2 junto de Collin Veijer da Husqvarna, Adrian Fernández da Leopard e de Joshua Whatley da Visiontrack
Resultado do Q1:
pos. | nº | Piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 1’39.606 |
2 | 95 | Collin Veijer | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | 1’39.746 |
3 | 31 | Adrian Fernández | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | 1’39.944 |
4 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | 1’40.167 |
5 | 6 | Ryusei Yamanaka | Gaviota GASGAS Aspar Team | Gas Gas | RC250GP | 1’40.179 |
6 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | 1’40.239 |
7 | 64 | Mario Aji | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 1’40.318 |
8 | 27 | Kaito Toba | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | 1’40.471 |
9 | 9 | Nicola Fabio Carraro | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | 1’40.490 |
10 | 20 | Lorenzo Fellon | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 1’40.628 |
11 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | 1’40.689 |
12 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | 1’40.726 |
13 | 7 | Filippo Farioli | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | 1’40.758 |
14 | 63 | Syarifuddin Azman | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | 1’40.899 |
15 | 12 | Noah Dettwiler | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 1’41.410 |
Já indo para o Q2, a maioria dos 18 concorrentes para a pole foram para a pista com 20 segundos de sessão percorrida. Começaria o show de Diogo Moreira no sábado.
O líder do campeonato, Jaume Masia marcou 1:40.129 com mais de 3:30 de sessão. Esse tempo de Masia foi dizimado pela volta relâmpago 1:39.212 que o brasileiro Diogo Moriera marcou, com sobras em relação a David Muñoz, Adrian Fernández, Stefano Nepa e de Jaume Masia com um pouco menos de 4 minutos de sessão percorrida (3:50 de Q2).
Na volta seguinte, as 5:30 de sessão, Diogo Moreira baixa sua marca ainda mais (1:39.085) e se consolida na frente, mas agora estava seguido por David Alonso da Gas Gas, 2 décimos atrás na segunda posição deixando Collin Veijer, David Muñoz e Adrian Fernández para trás.
A 8:50 do final da Sessão, Daniel Holgado marca uma boa volta e pula para a terceira posição com 1:39.495 enquanto que Ayumu Sasaki subiu para a sexta posição.
O top 10 a 5 minutos do final era Moreira, Alonso, Holgado, Veijer, Muñoz, Sasaki, Fernández, Ortolá, Nepa e Aditama. Todo mundo foi para a pista a caça do tempo de Moreira.
Jaume Masia marcou o 2ºtempo a menos de 4 minutos do final, mas ainda estava a 223 milésimos do tempo da pole position. Posição que ele queria para prosseguir sua excelente fase no campeonato. Denis Oncü e Taiyo Furusato pularam para a 4ª e 5ªposições a 2 minutos do final da sessão.
Nos últimos momentos da sessão, Scott Odgen acabou indo para o chão de forma muito feia, por incrível que pareça o britânico não terá problemas para disputar a corrida no domingo. A 1 minuto do final, Collin Veijer recupera a 4ªposição.
Jaume Masia em sua última volta foi com tudo para tentar tomar a pole de Diogo Moreira… Ao completar a volta, o piloto da Leopard Racing fez excelente marca, mas não foi o bastante para tirar do piloto da MT Helmets a segunda pole position da carreira no Mundial de Motovelocidade. Diogo Moreira marcou o melhor tempo na primeira metade da sessão e não perdeu mais a posição de primeiro colocado no Grid de largada, posição onde vai partir na corrida do domingo.
A primeira fila será uma fila de respeito com o líder do Mundial, Jaume Masia largando na segunda posição buscando ampliar sua liderança no Mundial e David Alonso da Gas Gas no seu melhor grid de largada no seu ano de estreia. O piloto colombiano tem chances de ainda lutar pelo título.
Na segunda fila, largam o Holandês Collin Veijer da Husqvarna na 4ªposição, piloto que esta andando muito bem nessa segunda metade de temporada. Deniz Onçü que larga em 5º e precisa de um grande resultado para salvar as suas chances de título que ficam cada dia mais remotas e Taiyo Furusato que está em seu melhor grid de largada na 6ªposição.
Daniel Holgado da Tech 3 larga na 7ªposição, abrindo a terceira fila e tentando recuperar a liderança do Mundial que ficou com ele durante toda a temporada e que acabou perdendo na corrida passada. Matteo Bertelle conquista mais um bom grid de largada com o 8ºlugar, restava saber se o piloto principal da Snipers iria desencantar em corrida. Stefano Nepa vai largar na 9ªposição, mas terá que cumprir uma volta longa por condução perigosa em bandeira amarela nos treinos livres.
David Muñoz da BOE, Ayumu Sasaki, vice-líder do Mundial e Ivan Ortolá da Angeluss vão formar a 4ªfila. A se destacar o excelente trabalho de Arbi Aditama que vai largar na 15ªposição, completando a 5ªfila.
Grid de largada:
pos. | nº | Piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | 1’39.085 |
2 | 5 | Jaume Masia | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | 1’39.125 |
3 | 80 | David Alonso | Gaviota GASGAS Aspar Team | Gas Gas | RC250GP | 1’39.310 |
4 | 95 | Collin Veijer | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | 1’39.363 |
5 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | 1’39.368 |
6 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 1’39.369 |
7 | 96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | 1’39.426 |
8 | 18 | Matteo Bertelle | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | 1’39.443 |
9 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | 1’39.466 |
10 | 44 | David Muñoz | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | 1’39.473 |
11 | 71 | Ayumu Sasaki | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | 1’39.550 |
12 | 48 | Ivan Ortolá | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | 1’39.760 |
13 | 66 | Joel Kelso | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | 1’39.813 |
14 | 31 | Adrian Fernandez | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | 1’39.910 |
15 | 93 | Arbi Aditama | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 1’40.018 |
16 | 99 | José Antonio Rueda | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | 1’40.164 |
17 | 19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | 1’40.271 |
18 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | 1’40.907 |
19 | 6 | Ryusei Yamanaka | Gaviota GASGAS Aspar Team | Gas Gas | RC250GP | 1’40.179 |
20 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | 1’40.239 |
21 | 64 | Mario Aji | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 1’40.318 |
22 | 27 | Kaito Toba | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | 1’40.471 |
23 | 9 | Nicola Fabio Carraro | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | 1’40.490 |
24 | 20 | Lorenzo Fellon | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 1’40.628 |
25 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | 1’40.689 |
26 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | 1’40.726 |
27 | 7 | Filippo Faroli | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | 1’40.758 |
28 | 63 | Syarifuddin Azman | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | 1’40.899 |
29 | 12 | Noah Dettwiler | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 1’41.410 |
Em um domingo bem maluco, bem disputado e de muitas mudanças de posições durante a corrida inteira. Durante as 20 voltas, o brasileiro Diogo Moreira mostrou velocidade, equipamento, equilíbrio e cabeça para usar seu equipamento, driblar as dificuldades sem perder o emocional e atacar na hora certa para conquistar a sua primeira vitória na categoria.
Moreira largou bem e permaneceu na liderança, a segunda posição no entanto passou para as mãos de David Alonso e a terceira posição estava com Collin Veijer. Jaume Masia caiu para a 7ªposição, ficando atrás de Ivan Ortolá, Daniel Holgado e Taiyo Furusato. Agora quem largou mal mesmo foi Ayumu Sasaki que teve problemas para largada e caiu para as últimas posições.
Na entrada da segunda volta, Collin Viejer que tinha passado David Alonso foi para cima de Diogo Moreira, mas em questão de curvas, Daniel Holgado passou primeiro a Collin Veijer e na curva 9 passava Diogo Moreira para assumir a liderança da corrida. Em 1 volta e meia, o piloto da tech 3 passou 6 pilotos e foi para a ponta em espetacular começo de prova.
Por outro lado, Ivan Ortolá tomou punição de dupla volta longa por queimar a largada. O piloto da Angeluss não era o único punido já que Stefano Nepa teria de cumprir uma volta longa por pilotagem irresponsável nos treinos livres.
Ao completar a terceira volta, Holgado estava na frente, seguido de Veijer e Masia que se recuperou da largada ruim. David Alonso e Diogo Moreira recuaram para a 4ª e 5ªposições. Muñoz, Oncü, Furusato, Kelso e Bertelle completavam o Top 10 com o Indonésio Arbi Aditama na 11ªposição marcando a melhor volta da prova naquele momento.
Na metade da 4ªvolta, Ana Carrasco sofre um acidente terrível, a piloto acabou lesionando a tíbia e perônio e provavelmente vai ficar de fora do restante da temporada. Uma pena para Ana que estava melhorando seu desempenho no decorrer de 2023. Ao mesmo tempo em que Holgado tenta abrir vantagem na liderança sobre Masia que acabava por passar Veijer para ocupar a segunda posição. O piloto holandês perderia posição para David Alonso que assumia a terceira posição.
Ao final da 6ªVolta, David Alonso foi superado por Collin Veijer que recuperava a terceira posição. Lá atrás, Ivan Ortolá estava na 18ªposição já a frente de Ayumu Sasaki. Os dois vinham tentando a recuperação e tentando entrar na zona de pontuação.
Na 7ªVolta, Masia ultrapassa Holgado e assume a liderança. Alonso voltava a superar Veijer para novamente ocupar a 3ªposição. A liderança de Masia dura até a curva 16, quando Holgado recuperou a liderança em cima de Masia. No primeiro pelotão estavam além de Holgado e Masia vinham Alonso, Veijer, Moreira, Oncü e Muñoz. No segundo pelotão vinham Bertelle, Furusato, Kelso e Rueda.
Ao final da 8ªVolta, Collin Veijer ultrapassa Jaume Masia e volta a se posicionar na segunda posição. Na entrada da 9ªvolta, Diogo Moreira ultrapassa David Alonso e passa a 4ªposição. Holgado continuava na ponta.
Na 10ªVolta, Moreira e Muñoz ultrapassaram por Jaume Masia que caiu da 3ª para a 5ªposição. Seu novo companheiro de equipe, Adrian Fernández foi ao chão quando lutava para entrar na zona de pontuação.
Na 11ªVolta, Diogo Moreira começa a aparecer mais na corrida travando duelo com Collin Veijer pela segunda posição. Os dois trocam ultrapassagens durante essa volta. Na 12ªVolta, Moreira toma a segunda posição e parte para cima de Holgado. Veijer, Masia, Alonso e Muñoz estavam acompanhando essa disputa. Os 6 primeiros vinham a frente do segundo pelotão, esse liderado por Matteo Bertelle que estava sendo seguido por Taiyo Furusato, Deniz Oncü e Jose Antonio Rueda.
Na 13ªVolta, Diogo Moreira supera Daniel Holgado e passa para a liderança da prova. A partir dai é que Holgado fica maluco, enlouquece e vai de toda a forma tentar passar Moreira. Na metade da volta, Holgado vazou a curva 9 e foi para a frente, mas logo a direção de corrida pune Holgado com a volta longa.
Não satisfeito com a punição, Holgado acabou tirando a mão do acelerador, faz Diogo Moreira sair da pista para evitar a batida. A direção de corrida não puniu Diogo porque não houve qualquer ganho de tempo na manobra do piloto brasileiro. Com tudo que aconteceu, Jaume Masia ganhou a liderança de graça, seguido de David Alonso, Collin Veijer, David Muñoz, Taiyo Furusato que estava fazendo sua melhor corrida na carreira e Diogo Moreira caiu para a 6ªposição. Já Daniel Holgado foi cumprir a volta longa e acabou caindo para a 10ªposição, a poucas voltas do final da prova.
Na 17ªVolta, David Muñoz passou David Alonso e levou a 2ªposição. Diogo Moreira em uma volta passou Furusato e Veijer para passar a ser o 4ºcolocado. Logo depois, foi a vez de Veijer ter sido superado pelo piloto brasileiro que levou a terceira posição.
A 3 voltas do final, Masia, Muñoz, Moreira e Veijer vinha nas 4 primeiras posições. Daniel Holgado se recuperou, estava na 6ªposição, mas tomou uma nova punição de volta longa (certamente por ter atrapalhado Diogo Moreira) e saiu da luta pela vitória.
Tudo mudou na penúltima volta, Diogo Moreira passou para a liderança em momento importante, na reta final da corrida. David Muñoz, David Alonso vinham a seguir. Jaume Masia foi atrapalhado por Holgado e acabou perdendo posições e perdendo a chance de lutar pela vitória.
Diogo Moreira abre a volta final na frente, mas Daniel Holgado foi subindo o escalão de novo e foi para cima do piloto Brasileiro, atrapalhando a vida do piloto da MT Helmets. Mas curvas depois, Moreira acabou passando Holgado, com ele também David Alonso, David Muñoz e outros pilotos.
Diogo Moreira segurou o ataque de David Alonso na curva 16 e não deu chance para seus adversários. O brasileiro conquistou sua primeira vitória no Mundial de Motovelocidade e quebrou um jejum de 18 anos sem vitórias nas motos a combustão. A última vitória tinha sido com Alex Barros no GP de Portugal de 2005. Foi um final de semana brilhante e impecável para o piloto brasileiro, que também dá a equipe MT helmets a primeira vitória no Mundial.
David Alonso da Gas Gas chega em ótima segunda posição o colombiano completou a dobradinha sul-americana com Diogo Moreira. Alonso conseguiu fazer um grande final de semana. O pódio foi completado pelo espanhol David Muñoz da BOE motorsport, seu segundo pódio na temporada de 2023.
Collin Veijer fez mais uma boa corrida, muito melhor que a corrida de Ayumu Sasaki e acabou ficando com a 4ªposição, passando perto do primeiro pódio que futuramente vai chegar. Jose Antonio Rueda fez uma corrida discreta, mas sem cometer erros acabou chegando na 5ªposição, em um bom trabalho do jovem piloto da Tech 3.
Jaume Masia fez uma boa corrida, mas foi atrapalhado por Daniel Holgado e acabou ficando com a 6ªposição. Apesar de não ter ido ao pódio Masia aumenta sua vantagem na liderança com relação à Sasaki que está 18 pontos atrás e a Holgado que está 19 pontos atrás do piloto da Leopard Racing.
O japonês Taiyo Furusato marcou uma ótima participação no final de semana inteiro, na corrida, Furusato desempenho muito bem seu papel e acabou conquistando a 7ªposição, seu melhor resultado na carreira. Deniz Oncü acabou ficando com a 8ªposição, o turco praticamente esta dando adeus ao campeonato com resultados ruins nas últimas corridas.
Ivan Ortolá se recuperou muito bem após levar punição e chegou na 9ªposição, pena a queima de largada, caso contraio acabaria brigando pelas primeiras posições. Logo atrás, Stefano Nepa completou o Top 10.
Matteo Bertelle da Snipers, Kaito Toba e Riccardo Rossi da SIC58 vieram a seguir na 11ª, 12ª e 13ªposições. Daniel Holgado tinha tudo para fazer uma brilhante corrida, mas acabou abusando dos erros na segunda metade da corrida, tomou duas punições de voltas longas, não cumpriu uma delas e acabou com os 3 segundos acrescentados ficando na 14ªposição. Fechando a zona de pontuação ficou o japonês Ryusei Yamanaka que continua a decepcionar nessa temporada, visto que tem uma moto tão boa como a Gas Gas.
Arbi Aditama completou a corrida na 17ªposição, com um saldo muito positivo do piloto Indonésio que deve aparecer como piloto em temporadas futuras, ficando a frente de Ayumu Sasaki, piloto que teve uma largada desastrosa por problemas em sua moto e acabou não conseguindo uma recuperação, chegando em uma lamentável 18ªposição.
Resultado final da 15ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Indonésia – Mandalika – Moto 3 – 20 voltas
pos. | nº | Piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | 33’19.002 |
2 | 80 | David Aalonso | Gaviota GASGAS Aspar Team | Gas Gas | RC250GP | a 0.107 |
3 | 44 | David Muñoz | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | a 0.130 |
4 | 95 | Collin Veijer | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | a 0.190 |
5 | 99 | José Antonio Rueda | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | a 0.483 |
6 | 5 | Jaume Masia | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | a 0.544 |
7 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | a 0.811 |
8 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | a 0.855 |
9 | 48 | Ivan Ortolá | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | a 1.164 |
10 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | a 1.253 |
11 | 18 | Matteo Bertelle | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | a 1.346 |
12 | 27 | Kaito Toba | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | a 1.447 |
13 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | a 1.815 |
14 | 96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | a 4.018 |
15 | 6 | Ryusei Yamanaka | Gaviota GASGAS Aspar Team | Gas Gas | RC250GP | a 9.094 |
16 | 66 | Joel Kelso | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | a 9.404 |
17 | 93 | Arbi Aditama | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | a 12.750 |
18 | 71 | Ayumu Sasaki | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | a 19.692 |
19 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | a 19.733 |
20 | 7 | Filippo Farioli | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | a 27.823 |
21 | 9 | Nicola Fabio Carraro | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | a 27.950 |
22 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | a 28.040 |
23 | 20 | Lorenzo Fellon | CIP Green Power | KTM | RC250GP | a 28.091 |
24 | 63 | Syarifuddin Azman | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | a 28.221 |
25 | 64 | Mario Aji | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | a 28.454 |
26 | 12 | Noah Dettwiler | CIP Green Power | KTM | RC250GP | a 39.844 |
19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | a 9 Voltas | |
31 | Adrian Fernandez | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | a 11 Voltas | |
22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | a 17 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Leopard Racing/MT Helmets/Gas Gas/BOE/Husqvarna/Honda/Ajo/Angeluss/Tech 3/