GP da Índia – Treinos Livres – A MotoGP na rota da Índia

Após toda a tensão que envolvia o cenário dessa 13ªetapa do Mundial de Motovelocidade acabou se transformando em uma sexta-feira mais tranquila do que se imaginava. Claro que como uma pista nova e sem aderência teríamos muitas quedas nas 2 sessões de treinamentos.

O circuito de Buddh volta ao cenário Mundial após 10 anos da última edição do GP Indiano na Formula 1. O circuito é bem desafiador e que esta com o asfalto bem conservado, algo que se temia que não estivesse nas vésperas desse final de semana histórico.

Índia, um país de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes finalmente entrou na rota da elite da Maior categoria do esporte a motor. A Empolgação dos habitantes com o evento é evidente. O número de Motociclistas na Índia impressionou Peppo Bagnaia que fez um comentário bastante pertinente em uma entrevista: “Tendo em conta o número de motos que vemos nas ruas, é incrível que não termos pilotos indianos no Mundial de Motovelocidade”. O Campeão de 2022 e líder do campeonato desse ano sugere que surgem academias para que surjam potenciais pilotos indianos para um dia participarem do Mundial. “E como acontece na Tailândia e na Indonésia, vemos muitas motos e ter o campeonato Mundial aqui vai ajudar muito a parte comercial”.

Nesse final de semana, o Indiano Kadai Yaseen Ahamed já tentar a classificação para o GP de sua casa, mas terá que marcar um tempo abaixo dos 105% do tempo do melhor tempo marcado.

A segunda sessão de treinos livres começou com atraso de 45 minutos devido a problemas técnicos envolvendo logística. As sessões de Sexta-feira tiveram um acréscimo de tempo por ser uma nova pista e praticamente ninguém ter o conhecimento desse traçado.

Na MotoGP, durante muito tempo muitos pilotos de ponta na parte de trás da tabela. Joan Mir que esta fazendo uma péssima temporada e Fabio di Giannantonio que não conseguiu emplacar na Gresini estavam nas primeiras posições.

No final é que as feras apareceram, os últimos minutos foram uma loucura, com as marcas baixando constantemente. O mais rápido foi Luca Marini da VR46 com 1:44.782 seguido de Jorge Martin que ficou a apenas 8 milésimos do tempo do piloto italiano. Marini esta com a Ducati de 2022 e Martin com a Ducati de 2023.

Aleix Espargaró da Aprilla, Marc Marquez da Honda e Marco Bezzecchi da VR46 completaram o Top 5. A se destacar o ótimo desempenho do Formiga atômica, 2ºlugar na 1ªsessão de treinos livres e confirmando seu bom desempenho na sessão que lhe valeu a Classificação para o Q2.

Maverick Viñales da Aprilla ficou na 6ªposição, seguido de Francesco Bagnaia que só apareceu na reta final da sessão para classificar sua Ducati para o Q2. Peppo ainda não esta 100% fisicamente assim como Bezzecchi também não esta, mas ambos conseguiram a classificação para a fase final de classificação.

Fabio Quartararo da Yamaha, Johann Zarco da Pramac e Joan Mir da Honda Repsol completam as 10 primeiras posições. A Honda teve um ótimo desempenho com os pilotos da equipe oficial, mas os pilotos da LCR Honda não foram nada bem, Bradl ficou em 20º e Nakagami foi o 21º, os dois só foram melhores que Michele Pirro que esta substituindo Enea Bastianini.

A sexta-feira da KTM foi par se esquecer, o melhor piloto foi Brad Binder que acabou ficando na 12ªposição. No final da sessão, Binder tinha feito o 4ºtempo e Augusto Fernandez tinha feito o 7ºtempo, mas ambos tiveram a volta cancelada pela bandeira amarela que ocorreu por causa da queda de Takaagi Nakagami. Esse fato acabou salvando Zarco e Mir de terem sido rebaixados para a repescagem que vai acontecer logo após a 3ªsessão de treinos livres.

Amanhã, as 2 da manhã (horário de Brasília) teremos o 2ºtreino livre e logo depois teremos o Q1 e o Q2 para a definição do Grid de largada para o 1ºGP da Índia do Mundial de Motovelocidade. A corrida curta será realizado a partir das 7 da manhã (Horário de Brasília). Antes disso teremos as sessões de classificação da Moto 3 (as 4:50 da manhã) e da Moto 2 (as 5:45 da manhã).

Resultado do Treino Classificatório para a sessão de classificação.

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 1’44.782
2 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 1’44.790
3 41 Aleix Espargaró Aprilia Racing Aprilia RS-GP 1’44.833
4 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda RC213V 1’45.117
5 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 1’45.202
6 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP 1’45.213
7 1 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 1’45.280
8 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 1’45.291
9 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 1’45.305
10 36 Joan Mir Repsol Honda Team Honda RC213V 1’45.332
11 49 Fabio di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 1’45.406
12 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 1’45.539
13 73 Alex Marquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 1’45.550
14 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 1’45.576
15 37 Augusto Fernandez GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 1’45.589
16 25 Raul Fernandez CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP 1’45.712
17 88 Miguel Oliveira CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP 1’45.863
18 43 Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 1’45.961
19 44 Pol Espargaró GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 1’46.111
20 6 Stefan Bradl LCR Honda CASTROL Honda RC213V 1’46.276
21 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V 1’46.310
22 51 Michele Pirro Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 1’46.573

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Honda/VR46/Aprilla/Yamaha/Ducati/KTM

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