Após toda a tensão que envolvia o cenário dessa 13ªetapa do Mundial de Motovelocidade acabou se transformando em uma sexta-feira mais tranquila do que se imaginava. Claro que como uma pista nova e sem aderência teríamos muitas quedas nas 2 sessões de treinamentos.
O circuito de Buddh volta ao cenário Mundial após 10 anos da última edição do GP Indiano na Formula 1. O circuito é bem desafiador e que esta com o asfalto bem conservado, algo que se temia que não estivesse nas vésperas desse final de semana histórico.
Índia, um país de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes finalmente entrou na rota da elite da Maior categoria do esporte a motor. A Empolgação dos habitantes com o evento é evidente. O número de Motociclistas na Índia impressionou Peppo Bagnaia que fez um comentário bastante pertinente em uma entrevista: “Tendo em conta o número de motos que vemos nas ruas, é incrível que não termos pilotos indianos no Mundial de Motovelocidade”. O Campeão de 2022 e líder do campeonato desse ano sugere que surgem academias para que surjam potenciais pilotos indianos para um dia participarem do Mundial. “E como acontece na Tailândia e na Indonésia, vemos muitas motos e ter o campeonato Mundial aqui vai ajudar muito a parte comercial”.
Nesse final de semana, o Indiano Kadai Yaseen Ahamed já tentar a classificação para o GP de sua casa, mas terá que marcar um tempo abaixo dos 105% do tempo do melhor tempo marcado.
A segunda sessão de treinos livres começou com atraso de 45 minutos devido a problemas técnicos envolvendo logística. As sessões de Sexta-feira tiveram um acréscimo de tempo por ser uma nova pista e praticamente ninguém ter o conhecimento desse traçado.
Na MotoGP, durante muito tempo muitos pilotos de ponta na parte de trás da tabela. Joan Mir que esta fazendo uma péssima temporada e Fabio di Giannantonio que não conseguiu emplacar na Gresini estavam nas primeiras posições.
No final é que as feras apareceram, os últimos minutos foram uma loucura, com as marcas baixando constantemente. O mais rápido foi Luca Marini da VR46 com 1:44.782 seguido de Jorge Martin que ficou a apenas 8 milésimos do tempo do piloto italiano. Marini esta com a Ducati de 2022 e Martin com a Ducati de 2023.
Aleix Espargaró da Aprilla, Marc Marquez da Honda e Marco Bezzecchi da VR46 completaram o Top 5. A se destacar o ótimo desempenho do Formiga atômica, 2ºlugar na 1ªsessão de treinos livres e confirmando seu bom desempenho na sessão que lhe valeu a Classificação para o Q2.
Maverick Viñales da Aprilla ficou na 6ªposição, seguido de Francesco Bagnaia que só apareceu na reta final da sessão para classificar sua Ducati para o Q2. Peppo ainda não esta 100% fisicamente assim como Bezzecchi também não esta, mas ambos conseguiram a classificação para a fase final de classificação.
Fabio Quartararo da Yamaha, Johann Zarco da Pramac e Joan Mir da Honda Repsol completam as 10 primeiras posições. A Honda teve um ótimo desempenho com os pilotos da equipe oficial, mas os pilotos da LCR Honda não foram nada bem, Bradl ficou em 20º e Nakagami foi o 21º, os dois só foram melhores que Michele Pirro que esta substituindo Enea Bastianini.
A sexta-feira da KTM foi par se esquecer, o melhor piloto foi Brad Binder que acabou ficando na 12ªposição. No final da sessão, Binder tinha feito o 4ºtempo e Augusto Fernandez tinha feito o 7ºtempo, mas ambos tiveram a volta cancelada pela bandeira amarela que ocorreu por causa da queda de Takaagi Nakagami. Esse fato acabou salvando Zarco e Mir de terem sido rebaixados para a repescagem que vai acontecer logo após a 3ªsessão de treinos livres.
Amanhã, as 2 da manhã (horário de Brasília) teremos o 2ºtreino livre e logo depois teremos o Q1 e o Q2 para a definição do Grid de largada para o 1ºGP da Índia do Mundial de Motovelocidade. A corrida curta será realizado a partir das 7 da manhã (Horário de Brasília). Antes disso teremos as sessões de classificação da Moto 3 (as 4:50 da manhã) e da Moto 2 (as 5:45 da manhã).
Resultado do Treino Classificatório para a sessão de classificação.
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 10 | Luca Marini | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 1’44.782 |
2 | 89 | Jorge Martin | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 1’44.790 |
3 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 1’44.833 |
4 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 1’45.117 |
5 | 72 | Marco Bezzecchi | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 1’45.202 |
6 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 1’45.213 |
7 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 1’45.280 |
8 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 1’45.291 |
9 | 5 | Johann Zarco | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 1’45.305 |
10 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 1’45.332 |
11 | 49 | Fabio di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 1’45.406 |
12 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 1’45.539 |
13 | 73 | Alex Marquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 1’45.550 |
14 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 1’45.576 |
15 | 37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 1’45.589 |
16 | 25 | Raul Fernandez | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 1’45.712 |
17 | 88 | Miguel Oliveira | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 1’45.863 |
18 | 43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 1’45.961 |
19 | 44 | Pol Espargaró | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 1’46.111 |
20 | 6 | Stefan Bradl | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V | 1’46.276 |
21 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V | 1’46.310 |
22 | 51 | Michele Pirro | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 1’46.573 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Honda/VR46/Aprilla/Yamaha/Ducati/KTM