GP da Índia – Mundial de Motovelocidade 2023 – 13ªEtapa da MotoGP

Marco Bezzecchi dominou a corrida do domingo com primazia no Circuito internacional de Buddh, conquistando uma importante vitória do Primeiro Grande Prêmio da Índia na história do Mundial de Motovelocidade. O piloto da VR46 que fez uma incrível corrida de recuperação na corrida curta do sábado (depois de ter sido acertado por trás por Luca Marini antes da curva 1) acabou dominando o domingo, só perdendo a ponta pela maior parte da primeira volta, mas a recuperando no final da mesma primeira volta. A partir dai, Bezzecchi passeou na pista até a bandeirada. Peppo Bagnaia caiu e deixou a luta pelo título mais aberto do que nunca.

Assim como na corrida do sábado, Jorge Martin pulou melhor que Marco Bezzecchi e assumiu a liderança com Peppo Bagnaia em segundo e Marco Bezzecchi caindo para 3ªposição. Na curva 4º, Martin erra a curva e permite que Peppo e Bezzecchi o superando.

Ao final da primeira volta, Bezzecchi ultrapassou Bagnaia e termina a volta na frente. Peppo passou a pensar em defender a 2ªposição dos ataques de Jorge Martin e depois vinham Marc Marquez, Fabio Quartararo e Joan Mir, 3 pilotos de motos Japonesas que estavam fazendo ótimos finais de semana. Por outro lado, uma confusão na largada fez com que Marevick Viñales e Augusto Fernandez caírem para as últimas posições. Jack Miller também se envolveu na confusão e foi para as últimas posições.

Marc Marquez tentou passar Martin, mas quase que perdeu a 4ªposição para Quartararo após um erro na curva 4.

Com 3 voltas completadas, Bezzecchi já abria 6 décimos de frente para Bagnaia que continuava seguido por Martin e Marquez. Enquanto isso, Quartararo era pressionado por Mir na luta pela 5ªposição e mais atrás, Franco Morbidelli, o outro piloto da Yamaha era pressionado por Takaagi Nakagami da LCR Honda em disputa pela 10ªposição.

Na 5ªVolta, Jorge Martin em manobra arriscada ultrapassou a Peppo Bagnaia e levou a segunda posição, Peppo acabou espalhando na curva, mas conseguiu evitar a ultrapassagem de Marc Marquez mantendo a terceira posição em suas mãos.

Na 6ªvolta, Marc Marquez acabou indo para o chão, mas conseguiu voltar na 16ªposição. O Formiga Atômica estava visando um lugar no pódio, mas para isso teve que forçar a barra (superar os limites da Honda) e acabou caindo. Com isso, Quartararo passa a ser o 4º, Mir passa a ser o 5º e Brad Binder em excelente corrida de recuperação já esta na 6ªposição.

Peppo Bagnaia ficou mais tranquilo sem a presença de Marc Marquez, o piloto da Ducati passou a se dedicar a atacar Jorge Martin, não era só uma luta pela segunda posição, mas também uma luta direta na disputa do título da temporada de 2023. Os dois não conseguiam acompanhar Marco Bezzecchi que já abria 2.7 segundos na liderança, mas já estavam distanciados de Fabio Quartararo que não conseguia entrar nessa disputa. Mir e Binder completavam as 6 primeiras posições.

Lá atrás, Marc Marquez estava em plena recuperação, no final da 10ªvolta, o piloto da Honda superou Raúl Fernández e assumiu a 14ªposição. Por outro lado, Augusto Fernandez abandonou a corrida com problemas em sua Gas Gas da Tech 3.

Lá atrás, Jack Miller estava lutando para permanecer na frente de Stefan Bradl. A disputa valia pela lamentável 17ªposição. Aleix Espargaró teve problemas em sua moto e acabou por abandonar a corrida em um final de semana para se esquecer para o piloto da Aprilla.

Enquanto que Marco Bezzecchi tinha 4.2 segundos de frente para Jorge Martin que continuava a ter Peppo Bagnaia nas suas costas. Na 13ªVolta, Peppo Bagnaia supera Jorge Martin, em uma fantástica manobra na curva 9 para voltar a ser o segundo colocado.

Mas na volta seguinte, Peppo Bagnaia vai ao chão e abandona a corrida. Com isso, o campeonato que esta razoavelmente administrável a favor de Peppo poderia mudar tudo, Martin estava em segundo e estava para se aproximar perigosamente na soma de pontos no Mundial. Fabio Quartararo passa a ser o terceiro colocado. Joan Mir que estava defendendo a 5ªposição dos ataques de Brad Binder agora passava a lutar para manter a 4ªposição.

Johann Zarco, Franco Morbidelli, Fabio di Giannantonio, Marevick Viñales e Marc Marquez completavam o Top 10 da corrida.

A 5 voltas do final, Jorge Martin tem problemas com o seu macacão, ele estava solto e isso não era permitido pelo regulamento. Na volta seguinte, Martin fechou o macacão, mas isso permitiu a A menos de 4 voltas do final, Brad Binder se aproveita de um desequilíbrio de Joan Mir para levar a 4ªposição.

A 2 voltas do final, Fabio di Giannantonio abandona com problemas em sua Ducati, uma pena pois vinha fazendo um bom final de semana.

Marco Bezzecchi sobrou na turma, colocando mais de 7 segundos de vantagem, o piloto da VR46 conquistou a vitória na Índia em sua histórica primeira edição, marcada por muita disputa, mas por falta de organização que atrasou a programação os eventos nos três dias, mas após todas as disputas, prefiro ficar com os aspectos positivos que foi o evento que ocorreu mesmo com todas as interrogações que haviam com a realização desse evento.

Bezzecchi com uma atuação impecável e uma vitória incontestável volta a sonhar com o título da MotoGP de 2023. Jorge Martin acabou errando na volta final, chegou a perder a segunda posição para Fabio Quartararo e teve de lutar para recuperar a segunda posição. Depois da corrida, o piloto da Pramac chegou aos boxes e precisou de atendimento médico para se recuperar de todo o desgaste que foi nesse final de semana. A corrida teve sua duração reduzida para 21 voltas, mas para Martin a prova foi tortuosa, mas o segundo lugar o fez tirar 20 pontos de vantagem que Peppo Bagnaia tinha na liderança do Mundial. Martin vai para o Japão com 13 pontos de defasagem para Bagnaia.

Fabio Quartararo conquista a terceira posição e leva novamente a Yamaha para o pódio, pela segunda vez na temporada (Primeira foi em Austin). Um ótimo final de semana do piloto francês que deu mostras de poder ter resultado caso a Yamaha der um equipamento competitivo para que possa lutar por resultados na parte de cima da tabela.

Brad Binder fez mais uma bela corrida de recuperação, partindo da 12ªposição no grid de largada acabou o dia na 4ªposição após ter tido uma bela briga com Joan Mir por posição. Por falar no piloto da Honda, Mir fez um ótimo final de semana, na realidade sem exageros já para falar que o campeão de 2020 fez sua estreia na Honda em território indiano, com uma ótima quinta posição, seu melhor resultado de longe nessa temporada.

Johann Zarco obteve a 6ªposição sem grande destaque no final de semana inteiro. O piloto da Pramac foi seguido de Franco Morbidelli que obteve uma boa 7ªposição, de Marevick Viñales da Aprilla e de Marc Marquez da Honda, esses dois últimos tiveram que fazer corridas de recuperação para conquistarem a 8ª e 9ªposições respectivamente. Raúl Fernández da RNF completou o Top 10.

Takaagi Nakagami chegou a almejar posições melhores, mas não foi além da 11ªposição. O piloto da LCR Honda foi seguido de Miguel Oliveira da RNF, Pol Espargaró da Gas Gas, Jack Miller em uma lamentável 14ª e Stefan Bradl da LCR completando a zona de pontuação.

No próximo domingo será realizada a 14ªetapa do Mundial de Motovelocidade no circuito japonês de Motegi. Lá, Peppo Bagnaia terá de lutar bastante para deter o ímpeto de Jorge Martin que conseguiu tirar muitos pontos e que ameaça a possibilidade de conquista do Bicampeonato. Marco Bezzecchi ressurge na briga faltando 7 voltas para o final nesse campeonato que ainda tem 7 etapas para serem realizadas.

Resultado final da 13ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Índia – Buddh – MotoGP – 21 voltas

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 36’59.157
2 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 8.649
3 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 8.855
4 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 12.643
5 36 Joan Mir Repsol Honda Team Honda RC213V a 13.214
6 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 14.673
7 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 16.946
8 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 17.191
9 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda RC213V a 19.118
10 25 Raul Fernandez CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 26.504
11 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V a 28.521
12 88 Miguel Oliveira CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 29.088
13 44 Pol Espargaró GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 29.728
14 43 Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 31.324
15 6 Stefan Bradl LCR Honda CASTROL Honda RC213V a 35.782
16 51 Michele Pirro Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 49.242
49 Fabio di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 2 voltas
1 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 8 voltas
41 Aleix Espargaró Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 10 voltas
37 Augusto Fernandez GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 15 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: VR46/Pramac/Yamaha/KTM/Honda/Aprilla/RNF/LCR/Gas Gas/Ducati

Deixe um comentário