GP da Holanda – Mundial de Motovelocidade 2023 – 8ªEtapa da MotoGP

Em Assen aconteceu uma corrida com vários acidentes e boas brigas nas primeiras posições. O italiano Peppo Bagnaia conquista a sua 4ªvitória na temporada e vai para as férias com tranquilos 35 pontos a frente de Jorge Martin e 36 pontos a frente de Marco Bezzecchi, segundo colocado na prova. O pódio foi mais uma vez decidido através de punição.

Horas antes da corrida, Marc Marquez foi vetado pelos médicos e acabou não disputando o GP da Holanda e dessa forma não alinhando no grid de domingo pela segunda vez seguida.

Na largada, Peppo Bagnaia largou muito bem, mas Brad Binder é que deu um pulo ainda melhor e pulou da 5ªposição para liderança, seguido de Peppo, Bezzecchi, Aleix Espargaró que fez ótima largada, Luca Marini que recuou duas posições, Miguel Oliveira, Viñales, Miller, Nakagami e Alex Marquez. Já Fabio Quartararo teve uma largada muito ruim, caindo da 4ª para a 12ªposição.

Jack Miller passou Marevick Viñales no final da primeira volta para ganhar a 7ªposição, mas na curva 1 da segunda volta o piloto da KTM foi para o chão e foi o primeiro piloto a abandonar a prova.

Peppo Bagnaia começou a atacar Brad Binder a partir da segunda volta. Não demora muito para o piloto da Ducati conseguir a ultrapassagem sobre o sul-africano. Na terceira volta, Peppo passou para a liderança. Por outro lado, Fabio Quartararo foi para o chão e levou com ele o compatriota Johann Zarco. Os dois franceses abandonaram, o piloto da Yamaha teve lesão no braço.

Marevick Viñales passou Luca Marini e foi para a 5ªposição, mas pouco tempo depois, o piloto da Aprilla foi para o chão e aumentou a lista de abandonos após 4 voltas de corrida. Jorge Martin supera Miguel Oliveira e sobe para a 6ªposição no começo da 5 volta.

Lá na frente, Bagnaia estava na frente, mas não estava conseguindo abrir muita coisa de Brad Binder que continuava a pressionar o piloto da Ducati, em 3ºlugar, Marco Bezzecchi  começava a chegar nos dois. Um pouco mais longe vinha Aleix Espargaró em 4º e mais longe ainda vinham Jorge Martin, Miguel Oliveira, Alex Marquez, Enea Bastianini, Luca Marini e Takaagi Nakagami disputando da 5ª até a 10ªposição. Luca Marini teve um desequilíbrio na saída da chicane, perdeu posições caindo para a 9ªposição. Em seguida, um espetacular Takaagi Nakagami passou o piloto da VR46 passando a 9ªposição.

Na 7ªVolta, Enea Bastianini vai ao chão e abandona a corrida. Que Enea tenha mais sorte para a segunda metade do campeonato. Nakagami, Raúl Fernández e Iker Lecuona já tinham sido advertidos por excederem o limite da pista.

Ao chegamos a 10ªVolta, Peppo Bagnaia, Brad Binder e Marco Bezzecchi abriram 1.1 segundos sobre Aleix Espargaró que estava com tranquilos 2.4 segundos para Jorge Martin da Pramac. A partir de Alex Marquez da Gresini a luta já não era pelas primeiras posições, pois o próprio piloto espanhol já vinha bem longe de Martin. Takaagi Nakagami vinha em ótima 7ªposição, seguido de Marini, Di Giannantonio, Quartararo e Miguel Oliveira que perdeu várias posições devido a um erro do piloto Português. Poucas voltas depois, Oliveira foi para os boxes e abandonou a corrida.

Na metade da corrida, Takaagi Nakagami foi punido com a volta longa. O piloto da LCR Honda pagou a punição na volta seguinte e só perdeu posição para Luca Marini, caindo da 7ª para a 8ªposição. Outro que deixou a corrida com problemas em sua moto foi Iker Lecuona que estava fazendo uma prova bastante razoável em substituição a Joan Mir.

Bagnaia começa a abrir vantagem sobre Brad Binder que começou a sofrer a pressão de Marco Bezzecchi. Na volta seguinte, o piloto da VR46 passou o piloto da KTM sem grandes dificuldades. Bezzecchi passava a ser o segundo colocado e Brad Binder começava a pagar a conta devido aos pneus mais macios. Enquanto isso lá atrás, Alex Marquez em 6º e Lorenzo Savadori (piloto de testes da Aprilla) em 11º foram advertidos por passarem do limite da pista.

A 8 voltas do final, Fabio di Giannantonio foi para o chão e abandonou a prova quando estava em uma razoável 9ªposição.

A 7 voltas do final, Bagnaia tinha 1.3 segundos de vantagem para Marco Bezzecchi, com a vitória bem encaminhada para o piloto da Ducati. Enquanto isso o pega pelo pódio estava acirrado entre Brad Binder e Aleix Espargaró. O piloto da Aprilla mesmo com um pedaço da aerodinâmica danificada desde da largada vinha em fortíssimo ritmo de prova e buscava o primeiro pódio na temporada, mas atrás dos dois, Jorge Martin chegou para a disputa a 4 voltas do final. Alex Marquez foi punido com a volta longa após passar de novo do limite da pista, cumpriu a punição e ainda voltou na mesma 6ºposição onde ele estava.

A 3 voltas do final, Aleix ataca Binder, mas é atacado por Jorge Martin, era uma disputa que qualquer um dos três poderia ir ao pódio.

Francesco Bagnaia levou sua Ducati até a bandeirada e conquistou a sua 4ªvitória na temporada. Um impressionante momento do campeão do Mundo que sai para as férias com vantagem de 35 pontos de frente para Jorge Martin e de 36 pontos para Marco Bezzecchi que acabou em 2ºlugar após um excelente final de semana com a vitória na Sprint Race e o pódio na corrida do domingo.

Brad Binder novamente chegou na 3ªposição, mas como aconteceu no sábado foi punido por exceder o limite da pista. Nesse caso, o sul-africano perdeu 1 posição e cedeu o 3ºlugar para Aleix Espargaró da Aprilla que fez uma brilhante corrida e conquistou seu primeiro pódio na temporada. Já Brad Binder perdeu 2 pódios no final de semana por punições que podem ser discutíveis no critério da competição, mas que estão dentro do regulamento e não se deve discutir. Mesmo com as punições, Binder fez excelente final de semana e mostrou que esta entre os melhores pilotos da MotoGP.

Jorge Martin acabou o dia na 5ªposição e manteve a vice-liderança do Mundial, um ponto a frente de Marco Bezzecchi, mas ficou afastado do líder do campeonato e vai precisar reagir para as próximas corridas do Mundial.

Muito para trás, Alex Marquez levou a Gresini para uma boa 6ªposição, ficando na frente de Luca Marini que apesar de ter largado na primeira fila não conseguiu fazer boas corridas, nem na corrida Sprint e também não fez boa corrida no domingo e acabou na 7ªposição. Takaagi Nakagami fez uma excelente corrida e levou a Honda para a 8ªposição. Por incrível que pareça, o piloto nipônico da LCR Honda completou todas as corridas no campeonato.

Franco Morbidelli com a Yamaha salvou uma 9ªposição e Augusto Fernandez da Tech 3 completou o Top 10. Lorenzo Savadori, foi convidado para essa corrida e acabou na 11ªposição em bom final de semana do piloto italiano, na frente de Raúl Fernández que fez mais uma corrida abaixo do esperado. Stefan Bradl da LCR Honda e Jonas Folger da Tech 3 completaram a lista dos 14 pilotos que completaram a corrida.

Após a etapa de Assen do Mundial de Motovelocidade, Os pilotos e equipes vão para as férias e só vão voltar no dia 5 de Agosto, na 9ªetapa do Mundial de Motovelocidade em Silverstone na Inglaterra. Até lá, Peppo Bagnaia tem a liderança em suas mãos e vai para a segunda metade do campeonato como o homem a ser batido.

Resultado final da 8ªetapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Holanda – Assen – MotoGP – 26 Voltas

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 1 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 40’37.6400
2 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 1.223
3 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 1.925
4 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 1.528
5 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 1.934
6 73 Alex Marquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 12.437
7 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 14.174
8 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V a 14.616
9 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 29.335
10 37 Augusto Fernandez GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 33.736
11 32 Lorenzo Savadori Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 35.084
12 25 Raul Fernandez CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 39.622
13 6 Stefan Bradl LCR Honda CASTROL Honda RC213V a 42.504
14 94 Jonas Folger GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 45.609
49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 8 Voltas
27 Iker Lecuona Repsol Honda Team Honda RC213V a 12 Voltas
88 Miguel Oliveira CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 14 Voltas
23 Enea Bastianini Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 20 Voltas
12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 23 Voltas
5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 24 Voltas
20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 24 Voltas
43 Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 25 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário