Abertura das atividades da Moto 3 foi com a sessão de treinos livres que definiu os 14 pilotos que passariam para o Q2 diretamente. Com o terceiro treino livre de sábado sobre chuva, os treinos de sexta acabaram valendo para a definição dessas posições.
Jaume Masia (Leopard), Ayumu Sasaki (Husqvarna), Xavier Artigas (CFMoto), Romano Fenati (Snipers), Daniel Holgado (Tech 3), Jose Antonio Rueda (Ajo), Ivan Ortolá (Angeluss), Diogo Moreira (MT Helmets), Joel Kelso (CFMoto), Deniz Oncü (Ajo), Felipe Fagioli (Tech 3), Syarifuddin Azman (MT Helmets), Ryusei Yamanaka (Gas Gas) e Mario Aji (Honda Asia Team) estavam esperando os 4 classificados que viriam da repescagem.
Os pilotos da repescagem em Le Mans eram esses: Scott Ogden (VisionTrack), Matteo Bertelle (Snipers), Ana Carrasco (BOE), Tairo Furusato (Honda Asia Team), Stefano Nepa (Angeluss), Andrea Migno (CIP Green), David Alonso (Gas Gas), Joshua Whatley (VisionTrack), Tatsuki Suzuki (Leopard), David Salvador (CIP Green), Riccardo Rossi (SIC58), Collin Veijer (Husqvarna) e Kaito Toba (SIC58).
O primeiro a sair para a pista foi Stefano Nepa com sua moto da Angeluss. Os outros só foram sair com 1 minuto e meio de sessão, quando Suzuki saiu, os outros pilotos foram junto dele. Mais o piloto da Leopard Racing blefou e deixou os demais sem a sua referência. Suzuki saiu 30 segundos depois da turma.
Nepa marcou o primeiro tempo da sessão, mas a marca de 1:44.601 era ruim e foi facilmente superado pelos outros pilotos que partiram pra valer para a primeira volta, Esse foi o caso de David Salvador ao marca 1:43.658 seguido de Andrea Migno, Scott Odgen e Matteo Bertelle. Tatsuki Suzuki tinha feito um tempo melhor que todo mundo, mas por ter passado além do traçado sua volta foi cancelada.
Na metade da sessão (7:40 de Q2), Andrea Migno foi para a liderança e Stefano Nepa para a 2ªposição. Os dois deixam David Salvador para trás na terceira posição. O japonês Tairo Furusato da Honda Asia Team fez um bom tempo e subiu para a 4ªposição. Restando 5 minutos e 50 segundos do final, Kaito Toba marcou sua primeira volta que só foi o bastante para levar até a 9ªposição. Nessa altura da sessão, praticamente todo mundo estava nos boxes.
A menos de 2:30 do final da sessão, praticamente todo mundo foi para pista para uma última volta, bem na frente Collin Veijen buscava uma última volta rápida e estava conseguindo a primeira e segunda melhores parciais, mas acabou caindo nas curvas finais da sessão.
Esse acidente atrapalha totalmente o final da sessão, Pois Vários pilotos fizeram sua melhor volta tiveram suas voltas canceladas.
Depois de toda a confusão com as voltas, os classificados terminaram sendo Andrea Migno como o melhor piloto da Sessão, seguido de Stefano Nepa, David Salvador e Tairo Furusato. Collin Veijer que atrapalhou todo mundo nos últimos momentos de sessão terminou ficando na 5ªposição.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 16 | Andrea Migno | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 01’42.6460 |
2 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | 01’42.8180 |
3 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | 01’43.2110 |
4 | 38 | David Salvador | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 01’43.3760 |
5 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 01’43.7540 |
6 | 95 | Collin Veijer | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | 01’43.8160 |
7 | 19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | 01’43.8790 |
8 | 18 | Matteo Bertelle | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | 01’43.9660 |
9 | 27 | Kaito Toba | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | 01’44.0310 |
10 | 24 | Tatsuki Suzuki | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | 01’44.0610 |
11 | 80 | David Alonso | Gaviota GASGAS Aspar M3 | Gas Gas | RC250GP | 01’44.1810 |
12 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | 01’44.4100 |
13 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | 01’44.4780 |
Os primeiros pilotos a saírem para a fase final da classificação da Moto 3 foram os dois pilotos da CFMoto Pruestel, era uma estratégia para Xavier Artigas e Joel Kelso se ajudarem para conseguirem bons tempos.
Em principio a tática da CFMoto não adiantou muita coisa não, porque com 4:25 de sessão, Kelso Marcou o tempo de 1:43.135 e essa marca acabou sendo superado por Deniz Oncü que fez o tempo de 1:42.423, colocando 7 décimos em cima do piloto australiano. Ivan Ortolá marcou o segundo tempo e depois vinham Migno, Moreira, Masia e Furusato completando os 6 primeiros lugares.
Com 5:30 de sessão, Xavier Artigas faz uma belíssima volta e pula para a segunda posição, mas logo acabou sendo superado pelo rapidíssimo Ayumu Sasaki com sua Husqvarna.
Com 8:40 para o término da sessão, Diogo Moreira passou para a liderança, graças a uma excelente 4ªparcial que permitiu ao principal piloto da MT Helmets marcar o tempo de 1:42.530, 93 milésimos a frente de Deniz Oncü.
Na metade da sessão (com 7:10 de tempo restante), Daniel Holgado foi para a liderança com 1:42.211 e logo em seguida, Ayumu Sasaki da Husqvarna superou o líder do campeonato e assumiu a liderança com a volta de 1:42.023.
Os pilotos em sua maioria voltavam para os boxes para ajuste de motos. A 6 minutos do final, Sasaki, Holgado e Moreira formavam a primeira fila, Oncü, Migno e Artigas formavam a segunda fila, Ortolá, Masia e Fenati formavam a terceira fila e Yamanaka, Furusato e Nepa formavam a quarta fila.
Os dois pilotos da CF Moto sai juntos para a pista a 5:30 do final para tentarem puxar um ao outro para buscarem o melhor tempo. Todo mundo foi para pista a 3 minutos do final, buscando uma última volta. Ayumu Sasaki, o homem a ser batido voltou a pista a 2:40 do final, sozinho para realizar sua volta voadora.
A 2:10 do final, Artigas não conseguiu melhorar a ponto de sair da 6ªposição. A 1:20 do final, Jaume Masia melhorou a volta e pulou da 8ª para a 5ªposição.
Nos segundos finais, Holgado e Moreira melhoraram suas posições para 3ª e 4ª, superados logo depois por Andrea Migno, isso a poucos segundos do final da sessão. Com o cronometro zerado, Masia acabou ficando apenas com o 6ºtempo.
Ayumu Sasaki marcou uma volta ainda mais perfeito, com 1:41.630 o japonês conquistou a terceira pole position nesse ano. O piloto da Husqvarna teve mais um ótimo sábado, mas precisava traduzir isso em ótimos resultados no domingo para brigar pelo título da temporada.
A partir da segunda posição acabou ocorrendo uma enorme confusão em relação ao resultado. Andrea Migno tinha feito à segunda marca, seguido de Daniel Holgado e Diogo Moreira. Porém, alguns minutos depois as posições se inverteram e acabou que Moreira da MT Helmets acabou ficando com a segunda posição, Holgado ficou na mesma terceira posição e Migno caiu para a 5ªposição, ficando atrás até mesmo de Deniz Oncü, sem dúvida o piloto da CIP Green foi o mais prejudicado com essas mudanças.
Ivan Ortolá larga na 6ªposição seguido de Jaume Masia da Leopard Racing, o melhor dos pilotos da Honda, Xavier Artigas da CFMoto, Romano Fenati da Snipers e Syarifuddin Azman da Mt Helmets (o melhor resultado do piloto malaio em classificações).
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 71 | Ayumu Sasaki | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | 01’41.6300 |
2 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | 01’41.9390 |
3 | 96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | 01’41.9580 |
4 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | 01’42.1010 |
5 | 16 | Andrea Migno | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 01’42.1280 |
6 | 48 | Ivan Ortola | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | 01’42.3320 |
7 | 5 | Jaume Masia | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | 01’42.3690 |
8 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | 01’42.6190 |
9 | 55 | Romano Fenati | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | 01’42.6670 |
10 | 63 | Syarifuddin Azman | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | 01’42.6850 |
11 | 99 | Jose Antonio Rueda | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | 01’42.6850 |
12 | 38 | David Salvador | CIP Green Power | KTM | RC250GP | 01’42.7350 |
13 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | 01’42.7890 |
14 | 6 | Ryusei Yamanaka | Gaviota GASGAS Aspar M3 | Gas Gas | RC250GP | 01’42.8780 |
15 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 01’43.0070 |
16 | 66 | Joel Kelso | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | 01’43.1350 |
17 | 7 | Filippo Farioli | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | 01’43.4350 |
18 | 64 | Mario Suryo Aji | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 01’43.4430 |
19 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | 01’43.7540 |
20 | 95 | Collin Veijer | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | 01’43.8160 |
21 | 19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | 01’43.8790 |
22 | 18 | Matteo Bertelle | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | 01’43.9660 |
23 | 27 | Kaito Toba | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | 01’44.0310 |
24 | 24 | Tatsuki Suzuki | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | 01’44.0610 |
25 | 80 | David Alonso | Gaviota GASGAS Aspar M3 | Gas Gas | RC250GP | 01’44.1810 |
26 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | 01’44.4100 |
27 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | 01’44.4780 |
No histórico domingo aconteceu a 1000ªcorrida da história das três categorias, sendo que a Moto 3 seria a primeira prova do dia. Devido a pista difícil, aquela corrida intensa de ultrapassagens não aconteceu e isso facilitou para Daniel Holgado conquistar sua segunda vitória na temporada.
Sasaki conseguiu manter a liderança após a largada, mas acabou sendo superado por Daniel Holgado, líder do campeonato que pulou da 3ª para a 1ªposição, seguido de Sasaki, Moreira, Oncü, Migno, Masia, Ortolá, Artigas, Salvador e Azman nas 10 primeiras posições.
Logo nas primeiras voltas, todos os pilotos se consentiram que era melhor se preservar na parte inicial das 20 voltas da etapa da categoria menor. Apenas 2 modificações aconteceram nas 2 primeiras voltas: Onçü passou Moreira e assumiu a terceira posição e Jaume Masia supera Andrea Migno para ganhar a 5ªposição.
Ao final da 3ªvolta, Syarifuddin Azman (que estava fazendo seu melhor final de semana) foi o primeiro a ir para o chão. Nas voltas seguintes, os pilotos ficaram mais na tática de apenas seguir seu adversário na frente e eram raras as tentativas de ultrapassagem, que nem se quer chegavam a ser ameaças reais, mas só mesmo tentativas. David Alonso que largou na 25ªposição já vinha na 12ªposição, piloto colombiano teve uma ótima recuperação nas primeiras voltas.
Na 7ªvolta, Scott Odgen e Andrea Migno acabaram indo para o chão. Enquanto isso, Diogo Moreira é superado por Ivan Ortolá e assumiu a 4ªposição. Antes disso, o próprio Ortolá tinha passado Jaume Masia.
Diogo Moreira perdeu posição para Jaume Masia na entrada da 10ªVolta, o seu desempenho definitivamente não era bom, o piloto brasileiro não conseguia reagir a essas ultrapassagens. Na volta 11, Moreira é superado por Xavier Artigas…
… Na parte final da mesma 11ªvolta, Moreira perde o controle da sua traseira e vai para o chão e em consequência o brasileiro da MT Helmets deixava a corrida. Foi nesse exato momento em que a corrida começou a ficar um pouco mais movimentada.
Sasaki vai para o ataque em cima de Holgado. O piloto da Tech 3 continuava na frente, sem dar brechas para o piloto da Husqvarna. Deniz Oncü vinha em 3º seguido de Masia em 4º após ter recuperado posição em cima de Ivan Ortolá que estava na 5ªposição. Xavier Artigas e Ryusei Yamanaka completavam os pilotos do primeiro pelotão. David Alonso vinha em excepcional 8ªposição após largar das últimas posições. Rueda, Salvador, Nepa, Kelso, Toba, Furusato e Suzuki completava as 15 primeiras posições.
A 6 Voltas do final, Jaume Masia, único piloto como moto da Honda a andar na frente aproveita uma pequena falha de Deniz Oncü (Na curva 8) para ganhar a terceira posição. No começo da 16ªvolta (Volta seguinte), Masia passou Sasaki na chicane e subiu para a segunda posição.
Sasaki não desistia da 2ªposição, partiu para cima de Masia para dar o troco. Com toda essa briga, Daniel Holgado abriu vantagem sobre os dois. A 3 voltas do final, Sasaki passou Masia e recuperou a segunda posição.
Sasaki, Masia e Ortolá se livraram de Oncü, Yamanaka e Artigas e anularam a vantagem que Holgado tinha aberto na penúltima volta. Na última volta, Sasaki e Holgado lutaram pela vitória e Masia lutava para manter o pódio dos ataques de Ivan Ortolá.
Holgado não deu chances a Sasaki e cruzou a linha de chegada na frente, conquistando a sua segunda vitória na temporada. Holgado em uma atuação impecável, dispara na liderança do Mundial de pilotos. Após algumas corridas sem grandes resultados, Ayumu Sasaki conseguiu seu primeiro pódio da temporada após terminar na segunda posição, a 150 milésimos do vencedor.
Jaume Masia conseguiu segurar a 3ªposição e salvou um lugar do pódio para uma moto da Honda. A Leopard Racing é sem dúvida é a melhor equipe com a moto japonesa e Masia é o melhor piloto com a moto da Honda já que Tatsuki Suzuki não consegue desenhos tão constantes como o piloto espanhol. Ivan Ortolá fica em 4º, mais um bom resultado do piloto da Angeluss que esta se destacando nesse começo de Mundial.
Ryusei Yamanaka obteve a 5ªposição e ficou a frente de Deniz Oncü, para o japonês foi o melhor resultado dele no ano e igualou o melhor resultado da carreira (Conquistada no GP de Mugello do ano passado), para o turco é esperar quase 1 mês para tentar sua primeira vitória no Mundial de Motovelocidade. Xavier Artigas fez uma boa corrida e levou a moto da CF Moto até a 7ªposição.
David Alonso foi um dos grandes destaques da corrida, largou da 25ªposição e se recuperou brilhantemente chegando em uma ótima 8ªposição, marcando pontos importantes e demonstrando que já esta totalmente adaptado ao Mundial de Motovelocidade. Jose Antonio Rueda da Ajo e Stefano Nepa da Angeluss completaram as 10 primeiras posições.
A lamentar a queda de Tairo Furusato a poucas curvas da bandeirada, o japonês vinha obtendo seu melhor resultado no Mundial de Motovelocidade. Joel Kelso, Kaito Toba, Tatsuki Suzuki, David Salvador e Collin Veijer completaram a zona de pontuação da corrida 1000 da Moto 3.
Resultado final da 5ªetapa do Mundial de Motovelocidade
GP da França – Le Mans Bugatti – 20 Voltas – Moto 3
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | 34’07.1760 |
2 | 71 | Ayumu Sasaki | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | a 0.150 |
3 | 5 | Jaume Masia | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | a 0.946 |
4 | 48 | Ivan Ortola | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | a 1.113 |
5 | 6 | Ryusei Yamanaka | Gaviota GASGAS Aspar M3 | Gas Gas | RC250GP | a 2.409 |
6 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | a 2.521 |
7 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | a 3.280 |
8 | 80 | David Alonso | Gaviota GASGAS Aspar M3 | Gas Gas | RC250GP | a 9.372 |
9 | 99 | Jose Antonio Rueda | Red Bull KTM Ajo | KTM | RC250GP | a 11.930 |
10 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | RC250GP | a 14.318 |
11 | 66 | Joel Kelso | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMoto | Moto3 | a 14.438 |
12 | 27 | Kaito Toba | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | a 14.606 |
13 | 24 | Tatsuki Suzuki | Leopard Racing | Honda | NSF250RW | a 15.077 |
14 | 38 | David Salvador | CIP Green Power | KTM | RC250GP | a 16.937 |
15 | 95 | Collin Veijer | Liqui Moly Husqvarna Intact GP | Husqvarna | FR250GP | a 16.969 |
16 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | NSF250RW | a 19.059 |
17 | 18 | Matteo Bertelle | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | a 19.113 |
18 | 7 | Filippo Farioli | Red Bull KTM Tech3 | KTM | RC250GP | a 19.410 |
19 | 55 | Romano Fenati | Rivacold Snipers Team | Honda | NSF250RW | a 19.665 |
20 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | RC250GP | a 30.369 |
21 | 64 | Mario Suryo Aji | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | a 30.541 |
22 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | a 30.794 |
72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | NSF250RW | a 1 volta | |
10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | a 10 voltas | |
19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | NSF250RW | a 12 voltas | |
16 | Andrea Migno | CIP Green Power | KTM | RC250GP | a 14 voltas | |
63 | Syarifuddin Azman | MT Helmets – MSI | KTM | RC250GP | a 18 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP