GP da Estiria – Mundial da Motovelocidade 2021 – Moto 2 – 10ªetapa

Ao começar o Q1, todos os 16 pilotos foram para a pista, eram apenas 4 vagas para o Q2. A Etapa foi realizada no dia 8 de Agosto, no dia de encerramento dos jogos Olimpíadas de Tokyo.

Fabio di Giannatonio levou a melhor nos primeiros tempos marcados, com 1:29.875 do piloto da Gresini. Em 2º vinha Hector Garzó com 1:29.934, Stefano Manzi com 1:30.202 e Celestino Vietti com 1:30.274. Esse eram os 4 classificados a 10:50 do final do Q1.

Na volta seguinte, Garzo da Pons tomou a ponta com 1:29.838, segundos depois, Lorenzo Baldassarri da MV Agusta fez tempo 6 milésimos mais rápido que o espanhol, mas logo, Fabio di Giannantonio coloca ordem na casa, marcando 1:29.485 e na volta posterior, o piloto da Gresini faz 1:29.394, a 8:10 do final. O italiano era seguido por Stefano Manzi da Pons e Celestino Vietti.

Di Giannantonio marca 1:29.202 a 6:35 do final. Pelo desempenho, era praticamente certa a participação do italiano no Q2. Enquanto isso, a disputa pela 4ª e última vaga estava acirrada. Arenas chega a pegar a posição, mas Hector Garzó tratou de acabar com a alegria do campeão da Moto 3 de 2020, voltando a 4ªposição. O piloto da Aspar tentou recuperar a posição de classificado, mas não conseguiu passar da barreira do 5ºlugar.

Na reta final, Vietti melhorou um pouco seu tempo, mantendo a 3ºposição. Jake Dixon da Petronas chega a se colocar em 4º, mas acabou sendo superado por Joe Roberts da Italtrans a 2 minutos do final. Pouco depois Vietti faz 1:29.218 e sobe para segunda posição.

A 30 segundos do final, Hector Garzó fez uma grande volta e tirou Vietti da segunda posição por 4 milésimos. Nos últimos momentos, Albert Arenas acabou tomando a 3ªposição. A principio, Manzi ficou de fora do Q2, mas a melhor volta de Vietti acabou sendo cancelada. Isso fez com que o piloto da VR46 ficasse com a 19ªposição no grid. Manzi reconquistou a última vaga para o Q2 e se juntou a Fabio di Giannantonio da Gresini, seu companheiro de equipe, Hector Garzó e Albert Arenas da Aspar Martinez.

Resultado do Q1:

pospilotoequipemototempo
121Fabio Di GiannantonioFederal Oil Gresini Moto2Kalex1’29.202
240Hector GarzoFlexbox HP40Kalex1’29.214
375Albert ArenasAspar Team Moto2Boscoscuro1’29.433
462Stefano ManziFlexbox HP40Kalex1’29.436
513Celestino ViettiSKY Racing Team VR46Kalex1’29.494
616Joe RobertsItaltrans Racing TeamKalex1’29.531
796Jake DixonPetronas Sprinta RacingKalex1’29.565
864Bo BendsneyderPertamina Mandalika SAG TeamKalex1’29.719
911Nicolo BulegaFederal Oil Gresini Moto2Kalex1’29.739
106Cameron BeaubierAmerican RacingKalex1’29.747
119Jorge NavarroLightech Speed UpBoscoscuro1’29.785
127Lorenzo BaldassarriMV Agusta Forward RacingMV Agusta1’29.832
1355Hafizh SyahrinNTS RW Racing GPNTS1’29.911
1424Simone CorsiMV Agusta Forward RacingMV Agusta1’29.979
1570Barry BaltusNTS RW Racing GPNTS1’30.032
165Yari MontellaLightech Speed UpBoscoscuro1’30.354

Após alguns minutos de intervalo, começa o Q2. Os 18 pilotos foram saindo aos poucos dos boxes para as primeiras tentativas de volta. Os favoritos a pole position eram Remy Gardner e Raúl Fernández.

Em sua primeira volta, Remy Gardner marcou o melhor tempo, com 1;29.377 a 11 minutos e 40 segundos do final. Bem a frente de Xavi Vierge e Thomas Luthi. Porém, esse tempo foi cancelado pelo australiano ter passado do limite da pista. Na volta seguinte, Raúl Fernández foi para a liderança com 1:29.645. Augusto Fernandez passou a ser o segundo, Marco Bezzecchi era o 3º. Xavi Vierge, Fabio di Giannantonio e Sam Lowes completavam os 6 primeiros colocados.

A 10 minutos do final, Gardner passou para a ponta, ao marcar 1:28.910. A 9:40 do final, Ai Ogura faz um ótimo segundo tempo, num ótimo trabalho da equipe Honda Asia Team, já que Somkiat Chantra marcou uma bela volta e se colocou em brilhante 5ªposição até aquele momento. Raúl Fernández tenta se posicionar a frente de Gardner, mas seu tempo de 1:29.076 ainda não é o suficiente para tomar a ponta do australiano. A 8:35 do final, Xavi Vierge e Marcel Schrotter fazem bons tempos e ficam na 5ª e 6ªposições respectivamente, até que Chantra melhorou sua marca e subiu para a 5ªposição.

Quem destronou Gardner foi Marco Bezzecchi da VR46, com o tempo de 1:28.811. Ai Ogura passou para a 4ªposição a 6:45 do final. Na volta seguinte, o Japonês da Honda Asia Team subiu mais na classificação, com 1:28.975 subindo para a 3ªposição. Quem caiu na classificação foi Sam Lowes, que teve sua melhor volta anulada, caindo para a 9ªposição.

Dispostos a recuperar a pole position, Garnder e Fernández voltaram para a pista. A 2 minutos e 20 segundos do final, Ogura marca 1:28.769 e passa a ficar muito perto da 1ªpole da sua carreira.

Porém, a classificação não tinha terminado. Bezzecchi tentou recuperar a ponta, mas foi Remy Gardner que marcou 1:28.668, a 55 segundos do final e levou a pole position. O líder do campeonato larga na frente na etapa da Estíria. O Japonês Ai Ogura que faz uma grande temporada acabou colocando a Honda Asia Team na primeira fila, na segunda posição. Marco Bezzecchi completa a primeira fila.

Na segunda fila, larga o vice-líder do campeonato, Raúl Fernández, que estava em busca de tirar a desvantagem que ele tem sobre Gardner. Aron Canet leva a moto Boscoscuro ao 5ºlugar no grid de largada, superando Augusto Fernandez da Marc VDS que fecha a segunda fila.

Sam Lowes acabou melhorando um pouco, mas acabou abaixo das expectativas e larga na 7ªposição. Lorenzo Dalla Porta fez um treino muito bom e vai largar na 8ªposição. Em um dia muito bom, Somkiat Chantra consegue uma belíssima 9ªposição no Grid de largada. Marcel Schrotter da Dynavolt, Xavi Vierge da Petronas e Fabio di Giannantonio da Gresini completam os 12 primeiros colocados.

Grid de largada:

pospilotoequipemototempo
187Remy GardnerRed Bull KTM AjoKalex1’28.668
279Ai OguraIDEMITSU Honda Team AsiaKalex1’28.789
372Marco BezzecchiSKY Racing Team VR46Kalex1’28.811
425Raúl FernándezRed Bull KTM AjoKalex1’28.978
544Arón CanetAspar Team Moto2Boscoscuro1’29.004
637Augusto FernandezElf Marc VDS Racing TeamKalex1’29.005
722Sam LowesElf Marc VDS Racing TeamKalex1’29.138
819Lorenzo Dalla PortaItaltrans Racing TeamKalex1’29.220
935Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalex1’29.223
1023Marcel SchrotterLiqui Moly Intact GPKalex1’29.238
1197Xavi ViergePetronas Sprinta RacingKalex1’29.275
1221Fabio Di GiannantonioFederal Oil Gresini Moto2Kalex1’29.334
1312Thomas LuthiPertamina Mandalika SAG TeamKalex1’29.361
1440Hector GarzoFlexbox HP40Kalex1’29.385
1575Albert ArenasAspar Team Moto2Boscoscuro1’29.416
1642Marcos RamirezAmerican RacingKalex1’29.572
1762Stefano ManziFlexbox HP40Kalex1’29.778
1814Tony ArbolinoLiqui Moly Intact GPKalex1’29.929
1913Celestino ViettiSKY Racing Team VR46Kalex1’29.494
2016Joe RobertsItaltrans Racing TeamKalex1’29.531
2196Jake DixonPetronas Sprinta RacingKalex1’29.565
2264Bo BendsneyderPertamina Mandalika SAG TeamKalex1’29.719
2311Nicolo BulegaFederal Oil Gresini Moto2Kalex1’29.739
246Cameron BeaubierAmerican RacingKalex1’29.747
259Jorge NavarroLightech Speed UpBoscoscuro1’29.785
267Lorenzo BaldassarriMV Agusta Forward RacingMV Agusta1’29.832
2755Hafizh SyahrinNTS RW Racing GPNTS1’29.911
2824Simone CorsiMV Agusta Forward RacingMV Agusta1’29.979
2970Barry BaltusNTS RW Racing GPNTS1’30.032
305Yari MontellaLightech Speed UpBoscoscuro1’30.354

No domingo, a corrida foi sobre uma pista ainda complicada, ainda com a parte de fora com pontos úmidos, mas a prova seria disputada em condições de pista seca.

Remy Gardner até larga bem, mas Bezzecchi é melhor e tomou a liderança. Na curva 3, Gardner tentou recuperar a ponta, mas erra a curva e acaba tomando ultrapassagem de Raúl Fernández e cai para a 3ªposição.  Ogura, Canet, Chantra e Lowes eram os 7 primeiros colocados.

Na segunda volta, Gardner recupera a segunda posição ao superar Fernández. Logo atrás, Canet passa Ogura e assume a 4ªposição. OS 4 primeiros colocados (Bezzecchi, Gardner, Fernández e Canet) começaram a abrir vantagem para Ogura que vinha na 5ªposição e pressionado por Sam Lowes. Augusto Fernandez, Somkiat Chantra, Xavi Vierge e Hector Garzó completavam os 10 primeiros colocados no comecinho de corrida.

No final da 3ªVolta, Canet passa Raúl Fernández e assume a 3ªposição. Na volta seguinte, Sam Lowes supera Ai Ogura e assume a 5ªposição.

Gardner vai para cima de Bezzecchi, a partir da 6ªVolta, os dois começam a disputa pela liderança. Canet em 3º vinha acompanhando de perto a briga. Ao começar a volta 7, Bezzecchi erra a curva 1, Remy Gardner teve que diminuir a velocidade e quem se aproveitou foi Canet que passou da 3ª para a 1ªposição. Gardner manteve a segunda posição e Bezzecchi caiu da ponta para a 3ªposição.

No final da 7ªVolta, o líder do campeonato supera Canet e passa para a liderança. Bezzecchi era o terceiro. Raúl Fernández e Sam Lowes superaram Ogura e subiram para 4ª e 5ªposições respectivamente. Fernández, Garzó que ganhou 2 posições, Chantra e Dixon completavam os 10 primeiros colocados.

Enquanto Gardner tentava abrir vantagem na liderança, Raúl Fernández cometeu um erro e caiu da 4ª para a 7ªposição. Na 9ªVolta, Sam Lowes é superado por Ai Ogura. O Japonês conquista a 4ªposição, deixando os dois pilotos da Marc VDS para trás.

O espanhol  Hector Garzó abria fogo para cima de Raúl Fernández, o piloto da Pons estava em bom final de semana e queria a 7ªposição do piloto da Ajo, com Chantra acompanhando os dois nessa disputa.

Na 13ªVolta, Gardner tinha abrido vantagem sobre Canet, Bezzecchi e Ogura. Na volta seguinte, o piloto da VR46 foi para cima de Canet da Aspar Martinez. Na 15ªvolta, Bezzecchi assumiu a segunda posição. Logo, Canet começava a ser pressionado por Ai Ogura. Mais atrás, Sam Lowes acabou errando e perdeu posições, enquanto que Raúl Fernández passou a 6ªposição e começou a se livrar do grupo intermediário. Nesse Grupinho, Marcel Schrotter e Celestino Vietti acabam se tocando na curva 4 ao disputarem a 11ªposição.

A 9 voltas do final, Canet e Ogura disputam um lugar no pódio, enquanto que Augusto Fernandez vinha em 5º, conseguindo acompanhar os dois. Na 18ªVolta, Garzó acabou indo ao chão e deixando a corrida.

Bezzecchi foi para cima de Gardner, o piloto da VR46 queria sua primeira vitória na temporada e foi com tudo para a ultrapassagem sobre o líder do campeonato. A 7 voltas do final, Marco Bezzecchi passou Remy Gardner e assumiu a liderança. Ao mesmo tempo que Ogura passou Canet e subiu para a 3ªposição, rumo ao primeiro pódio na Moto 2.

A 6 voltas do final, Gardner acaba perdendo a curva e passando pela brita. O prejuízo foi enorme, o australiano caiu para a 5ªposição. Para Raúl Fernández, era o melhor dos mundos, pois o espanhol estava vendo a situação no campeonato ficar mais difícil para disputa do título.

Bezzecchi ficou mais tranquilo na frente, com Ogura e Canet completando o pódio. Porém, Ogura é punido com a volta longa. O Japonês ao fazer a volta longa na curva 1 cai para a 5ªposição, logo atrás de Gardner. Augusto Fernandez da Marc VDS estava herdando esse pódio.

Aron Canet tenta uma aproximação no final da prova, mas Marco Bezzecchi teve o controle suficiente para levar sua moto até a bandeirada na frente. Foi a primeira vitória do piloto da VR46 na temporada de 2021, uma bela vitória do terceiro colocado do Mundial. Enquanto que Canet levou o seu 3ºpódio na temporada e o 3ºpódio de uma Boscoscuro, em meio a um domínio das motos da Kalex. Augusto Fernandez leva pela segunda vez seguida o pódio, de novo na 3ªposição.

Remy Gardner sai do GP da Estiria como um dos grandes derrotados do dia, tinha tudo para conquistar pelo menos a segunda posição e abrir mais vantagem na liderança do campeonato, mas o erro custou 7 pontos para o australiano, o que pode custar demais no final do ano. O 4ºlugar poderia ser até pior, primeiro por que Ai Ogura acabou tendo de cumprir uma punição e acabou perdendo o pódio, ficando em uma frustrante 5ªposição.

Outro fato que fez o resultado de Gardner não ser tão ruim foi que Celestino Vietti passou Raúl Fernández no final da prova e acabou conquistando uma importante 6ªposição. A corrida do Raúl não foi nada boa e acabou ficando longe de disputa pelos primeiros lugares. O Tailandês Somkiat Chantra foi muito bem no final de semana, conseguindo uma belíssima 8ªposição. Xavi Vierge fez uma corrida apenas regular e obteve uma regular 9ªposição. Marcel Schrotter completou os 10 primeiros colocados.

Jake Dixon voltou a pontuar na moto 2 com a 11ªposição. Seguido de Lorenzo Dalla Porta da italtrans, Fabio di Giannantonio da Gresini, Sam Lowes em uma desapontadora 14ªposião e Albert Arenas da Aspar Martinez que fechou a zona de pontuação.

Resultado final do GP da Estíria
10ªEtapa do Mundial de motovelocidade – Moto 2

pospilotoequipemototempo
172Marco BezzecchiSKY Racing Team VR46Kalex37’29.460
244Arón CanetAspar Team Moto2Boscoscuroa 1.171
337Augusto FernándezElf Marc VDS Racing TeamKalexa 3.260
487Remy GardnerRed Bull KTM AjoKalexa 3.856
579Ai OguraIDEMITSU Honda Team AsiaKalexa 6.922
613Celestino ViettiSKY Racing Team VR46Kalexa 9.390
725Raúl FernándezRed Bull KTM AjoKalexa 9.590
835Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalexa 12.217
997Xavi ViergePetronas Sprinta RacingKalexa 12.747
1023Marcel SchrötterLiqui Moly Intact GPKalexa 12.874
1196Jake DixonPetronas Sprinta RacingKalexa 13.532
1219Lorenzo Dalla PortaItaltrans Racing TeamKalexa 14.071
1321Fabio Di GiannantonioFederal Oil Gresini Moto2Kalexa 14.197
1422Sam LowesElf Marc VDS Racing TeamKalexa 14.536
1575Albert ArenasAspar Team Moto2Boscoscuroa 18.616
1612Thomas LüthiPertamina Mandalika SAG TeamKalexa 19.378
1714Tony ArbolinoLiqui Moly Intact GPKalexa 19.660
1862Stefano ManziFlexbox HP40Kalexa 22.467
1942Marcos RamírezAmerican RacingKalexa 22.762
209Jorge NavarroLightech Speed UpBoscoscuroa 25.267
217Lorenzo BaldassarriMV Agusta Forward RacingMV Agustaa 30.121
2211Nicolò BulegaFederal Oil Gresini Moto2Kalexa 37.544
2364Bo BendsneyderPertamina Mandalika SAG TeamKalexa 38.095
245Yari MontellaLightech Speed UpBoscoscuroa 39.007
2524Simone CorsiMV Agusta Forward RacingMV Agustaa 2 voltas
6Cameron BeaubierAmerican RacingKalexa 6 voltas
40Héctor GarzóFlexbox HP40Kalexa 8 voltas
55Hafizh SyahrinNTS RW Racing GPNTSa 16 voltas
16Joe RobertsItaltrans Racing TeamKalexa 16 voltas
70Barry BaltusNTS RW Racing GPNTSa 24 voltas

Fotos:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário