GP da Espanha – Mundial de Motovelocidade 2023 – 4ªEtapa da MotoGP

Domingo perfeito para Peppo Bagnaia, que conquistou a vitória na 4ªetapa do Mundial de Motovelocidade e assumiu de novo a liderança do Mundial em Jerez de la Fronteira, no circuito Angel Nieto.

Assim como na prova Sprint, tivemos 2 largadas. A primeira delas, Miller largou muitíssimo bem e se aproveitou do fraco sistema de largada da Aprilla de Aleix Espargaró para tomar a liderança, seguido de Binder, Martin, Espargaró e Bagnaia. Na segunda curva de prova, Fabio Quartararo toca o braço com o português Miguel Oliveira e ambos vão para o chão. A prova acaba sendo interrompida por conta do atendimento que foi feito ao piloto da RNF.

Os pilotos voltaram para os boxes e ficaram esperando a pista ser liberada, o que acabou durando cerca de 10 minutos para acontecer. Assim que a pista foi liberada, os pilotos foram para a pista para o alinhamento nas mesmas posições do Grid de largada original, com uma exceção, Miguel Oliveira não foi liberado para a corrida e devido a esse acidente, Fabio Quartararo foi punido com uma volta longa por pilotagem irresponsável.

A segunda relargada foi uma repetição da primeira, Aleix Espargaró foi engolido por Miller, Binder e Jorge Martin, caindo para a 4ªposição e logo depois perdendo a posição para Peppo Bagnaia, o piloto da Ducati também passou Jorge Martin ainda na metade da 1ªvolta e pulou para a terceira posição.

Brad Binder fechou a primeira volta na liderança, seguido de Jack Miller e Bagnaia nas 3 primeiras posições. Martin, Espargaró,  Marini, Zarco, Pedrosa, Alex Marquez e Viñales completavam as 10 primeiras colocações.

Na 3ªVolta, Martin ataca Bagnaia, chega a passar o campeão do Mundo de 2022, mas logo leva o troco e fica na 4ªposição. Ao final da volta, Miller supera Binder e assume a liderança, ao mesmo tempo em que Joan Mir foi para o chão e abandona a prova, mais um final de semana complicado para o campeão do mundo de 2020.

A liderança de Miller durou apenas 1 volta já que Brad Binder recupera a liderança no final da volta seguinte. Na volta seguinte, Miller deixou a brecha para Bagnaia passar o piloto da KTM, houve enrosco e o piloto australiano reclamou da ultrapassagem. Depois disso, Miller começou a ficar preocupado com os ataques de Jorge Martin, mas não teve jeito e o piloto da Pramac passou Miller e foi para 3º.

Mas se pensa que Jack Miller deixaria por isso mesmo, Se enganou muito, No final da 6ªVolta, o piloto da KTM foi super arrojado e acabou tomando a terceira posição na marra, pior ficou para Martin que perdeu a 4ªposição para Aleix Espargaró que estava tentando entrar na luta pelas posições de pódio.

Fabio Quartararo cumpriu a volta longa de forma errada e teve de cumprir de novo a punição. Resultado dessa trapalhada: o piloto da Yamaha caiu para a 15ªposição. Muito pouco para quem disputou o título em 2021 e 2022.

No começo da 8ªVolta, Peppo Bagnaia teve de ceder uma posição para Jack Miller, pela manobra de ultrapassagem sobre o pódio Miller voltas anteriores. Sorte para Brab Binder que aumentou sua vantagem na liderança. Para Peppo, era ter calma para evitar uma nova queda na corrida, principalmente pelo desempenho ruim de Marco Bezzecchi que só ocupava a 11ªposição naquela altura da prova.

Na volta 10, Miller chega a errar a trajetória da curva 6, mas segura a posição sobre Bagnaia que estava na pressão para tomar a segunda posição. O mesmo fato acontecia com Jorge Martin que estava para ficar mais afobado em cima de Aleix Espargaró. Felizmente para Martin a batalha terminou com a ultrapassagem sobre o principal piloto da Aprilla nesse final de semana, na 12ªVolta o piloto da Pramac ganha a 4ªposição.

Na 15ªVolta, Peppo Bagnaia superou Jack Miller, recuperando a 2ªPosição. A 8 voltas do final, Johann Zarco que tinha superado Aleix Espargaró acabou indo ao chão na curva 5. Segundos depois, Marco Bezzecchi acaba indo ao chão. Era fim de corrida para o líder do campeonato e Peppo já tinha mais do que o bastante para ficar feliz da vida com a segunda posição…

… Mas se você tem a melhor moto do Grid, porque não tentar ganhar a corrida e foi isso que Peppo fez a melhor volta da prova a 5 voltas do final e partiu pra cima de Brad Binder que já estava ficando sem pneus.

A 3 voltas do final, Peppo Bagnaia ultrapassa Binder, assume a liderança e tenta abrir vantagem sobre o sul-africano. Mas Binder não se entregou e fez de tudo para buscar a ultrapassagem sobre Bagnaia. Os dois no final deram um show, fizeram melhores parciais e tiraram tudo dos seus equipamentos.

Peppo Bagnaia suporta a pressão de Brad Binder e conquista a vitória do GP da Espanha, repetindo o feito do ano passado. Após essa grande vitória, partindo da 5ªposição no Grid de largada, Peppo Bagnaia assume novamente a liderança do Mundial, agora bem a frente do novo vice-líder do Mundial que passa a ser o sul-africano Brad Binder. Diga-se passagem, um belíssimo final de semana da KTM, principalmente para Binder que venceu a corrida do Sábado e ficou a poucos décimos de uma vitória, chegando na segunda posição.

Jack Miller na 3ªposição completou o pódio novamente, com uma bela atuação na classificação e boas corridas na Sprint e na corrida de hoje, mas faltou um pouco mais de competência para conquistar a vitória, tanto no sábado como no domingo. Jorge Martin levou a Ducati da equipe Pramac mais uma vez a 4ªposição após mais uma boa atuação do jovem piloto espanhol.

Aleix Espargaró pagou pelo fraco sistema de largada da Aprilla. Porém, não parecia que teria condições para ganhar a corrida. A 5ªposição de hoje mostra que falta alguma coisa ou um pouco mais de rendimento para a Aprilla se tornar um equipamento vencedor. Luca Marini fez uma boa corrida e suportou a pressão de Dani Pedrosa, com sua KTM e mesmo sem ritmo de corrida acabou fazendo um final de semana incrivelmente bom, classificando muito bem e obtendo bons resultados, tanto no sábado como no domingo ao alcançar a 7ªposição.

Em 8ºlugar chegou o espanhol Alex Marquez da Gresini, que fez uma corrida regular e chegou a frente de Takaagi Nakagami, o único piloto da Honda que teve um desempenho decente em Jerez, já que os outros ficaram bem para trás. Fabio Quartararo salvou uma 10ªposição, mas o resultado final e o final de semana mostra que a Yamaha também tem problemas com sua moto e que vai precisar de muita evolução para voltar a brigar pelas primeiras posições.

Franco Morbidelli fez o que pode e acabou ficando perto de Quartararo na 11ªposição. Fabio di Giannantonio novamente deixou a desejar e ficou na 12ªposição. Augusto Fernandez foi bem, dentro das condições do equipamento da Tech 3 acabou ficando em uma decente 13ªposição.

Stefan Bradl conseguiu marcar seus primeiros 2 pontos ao terminar o dia na 14ªposição e Raúl Fernández fechou a zona de pontuação. Ao final da corrida, Marevick Viñales que vinha na 9ªposição teve a corrente da sua moto se soltando e o espanhol teve de abandonar na última volta, um soco no estomago para quem teve um final de semana abaixo das expectativas.

Daqui a 2 semanas, o Mundial de Motovelocidade vai realizar a corrida de número 1000 da sua gloriosa história de 74 anos de uma categoria que cada vez mais se renova e se consolida como a maior categoria do esporte a motor no mundo inteiro.

Resultado da 4ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
24 Voltas – Jerez de La Fronteira – MotoGP

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 1 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 39’29.0850
2 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 0.221
3 43 Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 1.119
4 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 1.942
5 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 4.760
6 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 6.329
7 26 Dani Pedrosa Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 6.371
8 73 Alex Marquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 14.952
9 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V a 15.692
10 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 15.846
11 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 17.209
12 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 17.911
13 37 Augusto Fernandez GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 19.010
14 6 Stefan Bradl HRC Team Honda RC213V a 27.294
15 25 Raul Fernandez CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 36.371
16 27 Iker Lecuona Repsol Honda Team Honda RC213V a 36.753
17 94 Jonas Folger GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 47.146
12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 1 volta
72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 8 Voltas
5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 8 Voltas
42 Alex Rins LCR Honda CASTROL Honda RC213V a 22 Voltas
36 Joan Mir Repsol Honda Team Honda RC213V a 23 Voltas
88 Miguel Oliveira CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP não largou na 2ªlargada

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

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