GP da Espanha – 4ªEtapa do Mundial de Formula 1 – 2021

Lewis Hamilton conquistou a vitória no GP da Espanha, após perder a liderança na largada, o piloto da Mercedes usou da estratégia para quebrar as pernas da Red Bull e de Verstappen para conquistar sua 98ªvitória na Formula 1. Bottas completou o pódio em uma corrida apenas regular.

Pouca coisa aconteceu no começo de prova, com um tempo nublado aconteceu a largada, Max Verstappen acabou superando Lewis Hamilton na entrada da curva 1 e assumiu a liderança. Na curva 3, Leclerc foi por fora supera Valtteri Bottas e assumir a terceira posição. Quem pulou bem foi Sergio Perez que passou da 8ª para a 6ªposição, ficando atrás de Daniel Ricciardo. Ocon, Sainz jr., Norris e Alonso completavam as 10 primeiras posições.

Nas primeiras 6 voltas, não aconteceu praticamente nada, revelando a fama do circuito ser de difícil ultrapassagem. A primeira ultrapassagem aconteceu na 7ªVolta, quando Russell superou Mick Schumacher, uma briga valendo a 16ªposição.

Na volta 8, Yuki Tsunoda parou na curva 11 com problemas eletrônicos. Satefy Car entrou na pista para a retirada do carro do piloto japonês que não conseguiu mostrar bom desempenho no final de semana. Giovinazzi foi para a parada, mas a Alfa Romeo acaba fazendo uma bisonha parada de 35 segundos para trocar os pneus, levando o piloto a última posição, atrás das Haas e das duas Williams que fizeram a parada (colocando pneus médios).

Na volta 11 a corrida recomeçou, Verstappen continuou na frente, seguido de Hamilton, Leclerc, Bottas, Ricciardo e Perez nas 6 primeiras posições. Stroll passou Alonso e assumiu a 10ªposição.

Nas voltas seguintes, Não ocorreu ultrapassagens, Hamilton nem ameaçou Verstappen e Bottas não ameaçou Leclerc. Na 15ªVolta, aconteceu a 3ªultrapassagem da corrida (Não contando as ultrapassagens na largada). Os pneus macios de Hamilton já vinham desgastados, assim como o pneu de vários pilotos estavam com muito desgaste.

Gasly foi o primeiro a fazer a parada (na Janela normal, sem safety car) na volta 19. Três voltas depois pararam Vettel e Alonso para a primeira parada de ambos. Sainz jr. e Stroll pararam na volta 23.

Valtteri Bottas foi o primeiro dos líderes a parar nos boxes, na volta 24 e voltando sem trafego. Ao mesmo tempo, Hamilton chegou em Verstappen, os pneus do piloto Holandês começavam a se deteriorar e o piloto da Mercedes encostou, mas a briga pela ponta não aconteceu, Verstappen foi para a parada na 25ªVolta. A Red Bull acabou não fazendo uma parada muito boa e perderam 2 segundos nos boxes, era a chance de Hamilton parar na volta seguinte e voltar a liderança, mas Lewis decidiu ficar um pouco mais na pista.

Com isso, Verstappen  que tinha pneus novos andava mais rápido volta após volta sobre Hamilton. Na 29ªVolta, acontece a parada de Lewis Hamilton que volta a mais de 5 segundos atrás de Verstappen. Leclerc parou na mesma volta e acabou voltando atrás de Bottas que estava a 7 segundos atrás do líder da corrida.

Naquela altura da corrida, com 30 voltas completadas, Raikkonen era o único piloto que não tinha feito a parada, o homem de gelo chegou a ficar na 6ªposição, mas foi sendo superado pelos pilotos que já tinham feito a parada, assim como os pilotos da Williams que vinham bem colocados, mas o desgaste dos pneus de Russell e Latifi era grande e também iram ficando para trás conforme os pilotos que já tinha feito a parada avançassem.

Lá na Frente, Hamilton começou a diminuir a diferença para Verstappen, a cada volta. Enquanto isso, Perez encosta definitivamente em Ricciardo, tenta a ultrapassagem, mas como o circuito não dá muita chance de ultrapassagem, o mexicano não conseguia superar o piloto da Mclaren. Bottas em 3º já tinha se livrado mais de 15 segundos de frente para Leclerc, que por sinal, o monegasco vinha em um ritmo muito bom de corrida, que mostra uma bela evolução da Ferrari de 2021 em relação ao carro do ano passado.

Na 38ªVolta, Kimi Raikkonen foi o último a fazer a primeira parada. Uma volta depois, Vettel faz sua segunda parada de troca de pneus. Na volta 40, Stroll vai para a sua segunda parada. Enquanto isso, Perez dá uma escapada na curva 3, mas volta a pista sem grandes prejuízos.

Hamilton vinha no calcanhar de Verstappen, até que na 43ªVolta (Que eu considero o momento que a corrida se definiu) Hamilton vai para a segunda parada, coloca os pneus médios e volta em 3º. Quando Verstappen não vai para a parada na volta seguinte, a corrida pareceu mudar de rumo, até porque Lewis começou a virar mais de 1 segundo mais rápido que Verstappen, que vinha 10 segundos a frente de Bottas e 20 segundos a frente de Lewis Hamilton.

Na volta 45, após muita insistência, Sergio Perez supera Daniel Ricciardo e assume a 5ªposição. Duas voltas depois, Ricciardo vai para os boxes, juntamente com o espanhol Carlos Sainz jr. Gasly faz a segunda parada na 49ªvolta.

Norris que ainda não tinha parado cedeu posição para Ricciardo e na 50ªVolta, Sainz jr. superou o piloto inglês para ganhar a 8ªposição.

Na volta 53, Hamilton chega em Bottas e faz uma ultrapassagem tranquila, o finlandês não tirou o pé, mas também não dificultou as coisas para seu companheiro de equipe.  Na volta seguinte, Bottas foi para a segunda parada, voltando para os pneus macios. Sainz jr. passou Ocon e ganhou a 7ªposição.

Hamilton vinha volta após volta tirando vantagem de Verstappen, mais atrás, Bottas não teve dificuldades para superar Leclerc e assumir em definitivo a terceira posição. Perez e Leclerc pararam nas voltas 58 e 59 respectivamente para tentaram o ponto da volta mais rápida.

Na volta 60, Hamilton chegou em Verstappen e mesmo com todo o esforço do piloto da Red Bull, não conseguiu evitar a ultrapassagem do Heptacampeão do Mundo. Lewis Hamilton passou para a liderança a 7 voltas do final, a vitória já estava nas mãos de Hamilton. Verstappen acabou indo para os boxes, fazer uma última parada na 61ªvolta, buscando a melhor volta da prova.

Ocorreram brigas pelas últimas posições na zona de pontuação. Alonso acabou saindo dos pontos devido ao desgaste dos seus pneus. Norris ganha a 8ªposição sobre Ocon que também sofria de desgaste de pneus.

Lewis Hamilton conquista sua 98ªvitória na carreira, uma grande vitória, conquistada na estratégia e na pista também, consolidando a liderança no Mundial de Pilotos com 94 pontos.  Max Verstappen acabou conquistando a melhor volta da prova além da segunda posição, parecia que na primeira metade de corrida, o holandês conseguiria a vitória, mas acabou sendo encurralado pela tática de Hamilton e acabou perdendo a corrida pela tática de paradas.

O pódio foi completado por Valtteri Bottas que não conseguiu participar da disputa pela vitória, muito também por ter ficado por 23 voltas atrás de Leclerc. Depois de se livrar do piloto da Ferrari, conseguiu um ritmo razoável de corrida. O ponto positivo do piloto da Mercedes é ter retornado a 3ªposição no Mundial de Pilotos.

Charles Leclerc fez uma excelente corrida, com uma belíssima largada e com um desempenho muito bom da sua Ferrari acabou conquistando a 4ªposição. Isso mostra a melhor da Ferrari em relação ao ano passado. Sergio Perez se recuperou da classificação ruim, com uma corrida boa acabou o dia na 5ªposição, mas bem longe de uma disputa com Leclerc e mais longe ainda da disputa do pódio.

Belo final de semana de Daniel Ricciardo, chegando na 6ªposição, superando facilmente a seu companheiro de equipe pela primeira vez na temporada. O Espanhol Carlos Sainz jr. acabou conquistando a 7ªposição, numa corrida combativa do piloto da casa.

Lando Norris teve um final de semana muito abaixo do que ele vinha fazendo na temporada de 2021, ainda que tenha chegado na 8ªposição. Isso resultou na perda da 3ªposição no Mundial de Pilotos. Esteban Ocon sofreu na parte final de corrida, mas conseguiu ainda salvar 2 pontos com a 9ªposição, chegando a 0.1 segundo a frente de Pierre Gasly completando a zona de pontuação com sua Alpha Tauri.

Lance Stroll se esforçou bastante, mas acabou ficando de fora da zona de pontuação na 11ªposição. A Aston Martin precisa melhorar seu carro para que tanto Stroll como Vettel tenham chance de conquistar bons resultados. Kimi Raikkonen com uma parada acabou na 12ªposição, faltou pouco para a Alfa Romeo marcar os primeiros pontos em 2021.

Sebastian Vettel ficou de novo atrás de Lance Stroll. Mais uma corrida frustrante para o piloto da Aston Martin que ainda não conseguiu pontuar em 2021. George Russell teve um resultado muito bom hoje, ficou em 14ºlugar ajudado pela tática da Williams, ficando a frente de Antonio Giovinazzi (Prejudicado pela péssima parada no começo da prova) da Alfa Romeo.

Fernando Alonso acabou tendo que fazer uma parada no final da prova, acabou ficando de fora dos pontos e terminando o dia numa esquecível 17ªposição na Espanha, Atrás do canadense Nicholas Latifi da Williams. Mick Schumacher e Nikita Mazepin completaram a classificação da prova.

Daqui a 2 semanas teremos o GP de Mônaco, de volta depois de 1 ano de ausência do calendário do Mundial. Lá, podemos ter uma corrida inesquecível ou uma corrida monótona, depende da vontade que os pilotos estejam na corrida.

Resultado final da 4ªEtapa do Mundial de Formula 1
GP da Espanha – 66 Voltas

posPilotoequipechassismotortempo
144Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:33:07.680 
233Max Verstappen Red Bull Racing HondaRB16BHonda RA621Ha 15.841s 
377Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M12a 26.610s 
416Charles Leclerc Scuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/6a 54.616s 
511Sergio Perez Red Bull Racing HondaRB16BHonda RA621Ha 63.671s 
63Daniel Ricciardo McLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M12a 73.768s 
755Carlos Sainz Scuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/6a 74.670s 
84Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M12a 1 volta 
931Esteban Ocon Alpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20Ba 1 volta 
1010Pierre Gasly Scuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621Ha 1 volta 
1118Lance Stroll Aston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M12a 1 volta 
127Kimi Räikkönen Alfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/6a 1 volta 
135Sebastian Vettel Aston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M12a 1 volta 
1463George Russell Williams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M12a 1 volta 
1599Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/6a 1 volta 
166Nicholas Latifi Williams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M12a 1 volta 
1714Fernando Alonso Alpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20Ba 1 volta 
1847Mick Schumacher Uralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/6a 2 voltas 
199Nikita Mazepin Uralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/6a 2 voltas 
2022Yuki Tsunoda Scuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621Ha 60 Voltas

Melhor Volta de cada piloto – Max Verstappen ganha o ponto por ter feito a melhor volta da corrida.

posPilotoequipechassismotortemponº da Volta
133Max Verstappen Red Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:18.149 62
277Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:19.430 65
311Sergio Perez Red Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:19.483 60
416Charles Leclerc Scuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/61:20.459 64
544Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:20.665 54
614Fernando Alonso Alpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:21.182 63
74Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:21.279 56
810Pierre Gasly Scuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:21.375 64
955Carlos Sainz Scuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/61:21.568 53
103Daniel Ricciardo McLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:21.853 60
1118Lance Stroll Aston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:22.607 47
1247Mick Schumacher Uralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:22.637 54
1399Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:22.802 42
145Sebastian Vettel Aston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:22.820 56
157Kimi Räikkönen Alfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:22.868 54
166Nicholas Latifi Williams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:22.905 57
1763George Russell Williams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:23.208 30
1831Esteban Ocon Alpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:23.311 46
199Nikita Mazepin Uralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:24.040 45
2022Yuki Tsunoda Scuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:24.825 5

Fotos:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martin/Alpine/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta