GP da Comunidade Valenciana – Moto 3 – Mundial de Motovelocidade 2022

Com o campeonato definido a duas etapas passadas, as lutas que estavam ainda em aberto eram a briga pelo vice-campeonato entre Sergio Garcia, Dennis Foggia e Ayumu Sasaki e a luta pelo novato da temporada entre Diogo Moreira, Daniel Holgado e David Muñoz.

No sábado aconteceu a sessão de classificação com 32 pilotos na disputa da pole position, sendo que 18 deles disputariam a repescagem para lutarem por 4 vagas para a fase final da sessão.  No 3ºtreino Livre aconteceu um fato bastante pitoresco e muito antidesportivo. Os pilotos Kaito Toba e Jaume Masia se acidentaram na mesma curva e depois disso ambos trocaram tapas ai mesmo na brita. Com isso, ambos foram penalizados e terão de largar dos boxes não importa a posição que conseguissem no sábado. Além disso, os dois foram multados em mil euros e teriam de pagar uma volta longa. Ou seja, nenhum dos dois saiu como inocente nessa história e acabaram pagando mico para o mundo inteiro.

Os pilotos não demoraram muito para saírem para a pista. Seria bom se em toda a corrida os pilotos partirem de cara para a pista e não fazer o público esperar por 2, 3 ou até mais tempo depois do Cronometro disparado.

Ayumu Sasaki da Husqvarna marcou o tempo de 1:39.442 com 3:30 de sessão . Ele era o grande favorito a sair do Q1 com o passaporte para o Q2. O japonês foi superado pelo italiano Nicola Carraro da Avintia que marcou 1:39.268. Após a primeira volta rápida, Carraro, Sasaki, Kelso e Fagiolli estavam nas 4 primeiras posições. Nesse meio tempo, Adrian Fernández da Tech 3 e Fagiolli com a Gas Gas foram para o chão.

Com quase 6 minutos de sessão, Jaume Masia tomou o 4ºlugar de Fagiolli. Depois disso a maioria dos pilotos foram para os boxes na metade da sessão. Dos que não foram para os boxes, Ayumu Sasaki e David Muñoz se ajudaram para melhorarem seus tempos. O resultado dessa ajuda foi Sasaki assumir a liderança com 1:38.857 e com Muñoz em segundo para 2º a 323 milésimos atrás do piloto da Husqvarna a 4:35 do final do Q1.

Segundos depois, todo mundo saiu para a pista para as últimas tentativas. Ao final da sessão, já com o cronometro zerado o espanhol Jaume Masia conseguiu a classificação pulando da 5ª para a segunda posição. Nessa história acabou Joel Kelso rodando da zona de classificação.

Sasaki ficou na frente e classificou para o Q2 juntamente com Masia, Muñoz e Nicola Carraro que foi uma surpresa a classificação do piloto italiano.

Resultado do Q1:

pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 71  Ayumu Sasaki Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna 01’38.8570
2 5  Jaume Masia Red Bull KTM Ajo KTM 01’39.0960
3 44  David Muñoz BOE Motorsports KTM 01’39.1800
4 9  Nicola Carraro QJMotor Avintia Racing Team KTM 01’39.2680
5 66  Joel Kelso CIP Green Power KTM 01’39.4860
6 77  Filippo Farioli GASGAS Aspar Team GASGAS 01’39.5130
7 23  Elia Bartolini QJMotor Avintia Racing Team KTM 01’39.5790
8 95  David Almansa Finetwork Team BOE Motorsports KTM 01’39.6260
9 20  Lorenzo Fellon SIC58 Squadra Corse Honda 01’39.7810
10 16  Andrea Migno Rivacold Snipers Team Honda 01’39.7880
11 27  Kaito Toba CIP Green Power KTM 01’39.8360
12 31  Adrian Fernandez Red Bull KTM Tech3 KTM 01’39.9580
13 19  Scott Ogden VisionTrack Racing Team Honda 01’40.0490
14 67  Alberto Surra Rivacold Snipers Team Honda 01’40.0640
15 72  Taiyo Furusato Honda Team Asia Honda 01’40.1910
16 64  Mario Suryo Aji Honda Team Asia Honda 01’40.4980
17 70  Joshua Whatley VisionTrack Racing Team Honda 01’40.7350
18 22  Ana Carrasco BOE Motorsports KTM 01’41.3840

No Q2, os três candidatos ao vice-campeonato (Garcia, Foggia e Sasaki) e os três candidatos ao campeonato dos novatos (Moreira, Holgado e Muñoz) estavam com outros 12 pilotos na disputa da última pole pósiton da temporada de 2022. Izan Guevara já campeão a duas etapas passadas estava leve e disposto a conquistar essa pole.

Nos primeiros momentos da classificação, Tatsuki Suzuki com 1:38.875 e Ryusei Yamanaka saíram na frente. Diferente de seus compatriotas, Ayumu Sasaki acabou indo para o chão e complicando seu treinamento nos 11 minutos restantes de sessão.

Izan Guevara vinha completando a 3ªfila. Deniz Oncü fez uma bela volta e subiu para a 4ªposição com 5:15 de sessão percorrida. John McPhee, Sergio Garcia, Daniel Holgado, Xavier Artigas, Niccola Carraro e Ivan Ortolá completavam os 10 primeiros colocados.

Sergio Garcia foi para a pista para uma tentativa sozinha de volta. Essa tentativa poderia dar certo se não tivesse cometido um erro na 3ªparcial que comprometeu a volta rápida.

A 4 minutos do final, todo mundo saiu para a pista. Já Izan Guevara saiu depois para pegar pista limpa para marcar volta rápida. A razão para o campeão do Mundo foi dada pela bela volta de Sergio Garcia que tomou a ponta com 1:38.654 a 2:30 do final da sessão.

Os pilotos foram para a volta final e buscavam baixar seus tempos em uma última tentativa. Ian Guevara fez o mesmo e acabou marcando o tempo de 1:38.479, pulando para a liderança a 20 segundos do final do Q2.

Já com o cronometro zerado, Dennis Oncü fez um ótimo tempo, mas ficou atrás de Izan Guevara que sem vácuo conquistou a pole position da última corrida da temporada na Comunidade Valenciana. O campeão da temporada quer fechar o ano com chave de ouro.

Deniz Oncü da Tech 3 vai largar em 2º e vai tentar conquistar a primeira vitória no Mundial de Motovelocidade. Sergio Garcia entra com vantagem na disputa do vice-campeonato, o companheiro de Izan Guevara vai completar a primeira fila do grid de largada (3ªposição). Ayumu Sasaki em 5º e Dennis Foggia em 7º vão ter de buscar não só superar Garcia como tirar a vantagem do piloto da Gas Gas para lutarem pelo vice-campeonato.

Em relação ao título de novatos, Diogo Moreira estava em grande vantagem sobre David Muñoz que larga em 13º e Daniel Holgado que larga em 14º, mas teria de pagar uma punição de volta longa por pilotagem irresponsável no 1ºTreino Livre e isso poderia atrapalhar o piloto da MSi Helmets.

Grid de Largada:

pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 28  Izan Guevara Valresa GASGAS Aspar Team GASGAS 01’38.4790
2 53  Deniz Öncü Red Bull KTM Tech3 KTM 01’38.5250
3 11  Sergio Garcia Valresa GASGAS Aspar Team GASGAS 01’38.6540
4 10  Diogo Moreira MT Helmets – MSI KTM 01’38.6970
5 71  Ayumu Sasaki Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna 01’38.7610
6 48  Ivan Ortola Angeluss MTA Team KTM 01’38.7970
7 7  Dennis Foggia Leopard Racing Honda 01’38.8560
8 24  Tatsuki Suzuki Leopard Racing Honda 01’38.8750
9 6  Ryusei Yamanaka MT Helmets – MSI KTM 01’38.9270
10 17  John McPhee Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna 01’38.9490
11 5  Jaume Masia Red Bull KTM Ajo KTM 01’39.0160
12 54  Riccardo Rossi SIC58 Squadra Corse Honda 01’39.0180
13 38  David Salvador Angeluss MTA Team KTM 01’39.0210
14 44  David Muñoz BOE Motorsports KTM 01’39.0390
15 96  Daniel Holgado Red Bull KTM Ajo KTM 01’39.1460
16 43  Xavier Artigas CFMOTO Racing PruestelGP CFMOTO 01’39.1670
17 99  Carlos Tatay CFMOTO Racing PruestelGP CFMOTO 01’39.2620
18 9  Nicola Carraro QJMotor Avintia Racing Team KTM 01’39.3070
19 66  Joel Kelso CIP Green Power KTM 01’39.4860
20 77  Filippo Farioli GASGAS Aspar Team GASGAS 01’39.5130
21 23  Elia Bartolini QJMotor Avintia Racing Team KTM 01’39.5790
22 95  David Almansa Finetwork Team BOE Motorsports KTM 01’39.6260
23 20  Lorenzo Fellon SIC58 Squadra Corse Honda 01’39.7810
24 16  Andrea Migno Rivacold Snipers Team Honda 01’39.7880
25 27  Kaito Toba CIP Green Power KTM 01’39.8360
26 31  Adrian Fernandez Red Bull KTM Tech3 KTM 01’39.9580
27 19  Scott Ogden VisionTrack Racing Team Honda 01’40.0490
28 67  Alberto Surra Rivacold Snipers Team Honda 01’40.0640
29 72  Taiyo Furusato Honda Team Asia Honda 01’40.1910
30 64  Mario Suryo Aji Honda Team Asia Honda 01’40.4980
31 70  Joshua Whatley VisionTrack Racing Team Honda 01’40.7350
32 22  Ana Carrasco BOE Motorsports KTM 01’41.3840

Em um domingo de decisão, a Moto 3 mostrou ser uma boa preliminar para as decisões da Moto 2 e MotoGP. Izan Guevara conquistou a vitória e fechou com chave de ouro a sua temporada de campeão após um belo duelo com o turco Deniz Oncü. Guevara fechou o ano com 7 vitórias sendo que venceu em todas as corridas que aconteceram em solo espanhol.

Guevara vai bem na largada e manteve na liderança. Oncü, Garcia mantiveram as suas posições. Ivan Ortolá subiu da 6ª para a 4ªposição,  Diogo Moreira recuou da 4ª para a 5ªposição e Ayumu Sasaki caiu da 5ª para a 6ªposição. Foggia, Muñoz, Suzuki e McPhee completam o Top 10.

Moreira, Masia e Toba teriam de cumprir uma volta longa de punição. No caso de Masia e Toba eles largaram dos boxes e estavam longe de qualquer disputa. Já Moreira pagou a punição na 3ªvolta (Curva 11) e acabou caindo para a 7ªposição voltando à frente de Foggia e Suzuki. Logo a frente, Muñoz abriu fogo para cima de Sasaki na luta pela 5ªposição.

Guevara, Oncü, Garcia e Ortolá, os 4 primeiros colocados já estavam abrindo vantagem em cima dos demais pilotos. Muñoz passou Sasaki, mas na entrada da 5ªVolta o piloto japonês deu o troco e voltou a estar na 5ªposição.

Deniz Oncü procura fazer um ataque para cima de Izan Guevara, mas ainda estava nas ameaças, nem chegavam a ser tentativas concretas de ultrapassagem. Meio segundo depois vinham Garcia e Ortolá disputando a 3ªposição. Sasaki liderava o segundo pelotão seguido de Muñoz, Foggia, Artigas, Moreira e Holgado, mas já vinha a 3.5 segundos dos lideres. Na segunda metade da 6ªvolta, Riccardo Rossi foi para o chão e acabou sendo o primeiro a deixar a corrida.

Depois disso por algumas voltas a classificação praticamente não se modificou, apenas Artigas ganhou a posição de Dennis Foggia ganhando a 7ªposição. Na metade da corrida a classificação era: Guevara, Oncü, Garcia, Ortolá, Sasaki, Muñoz, Artigas, Foggia, Moreira e Holgado.

A partir dai, Guevara e Oncü abriram vantagem sobre Garcia que abriu de Ortolá que foi ficando cada vez mais para trás. Odgen na 14ªVolta e Furusato na volta seguinte acabaram deixando a corrida quando vinham muito na parte de trás da tabela.

Oncü tentava uma possibilidade de ataque em cima de Guevara que tinha mais velocidade de reta e que fazia uma corrida impecável, suportando a pressão do piloto turco. No pelotão intermediário, Ivan Ortolá que perdeu o desempenho passou a ficar vulnerável sobre Sasaki e os demais pilotos desse pelotão. A 7 voltas do final, Diogo Moreira passa Dennis Foggia que acabou recuperando a posição algumas curvas depois.

A 6 voltas do final, Xavier Artigas (Que venceu a corrida em 2021) acabou indo para o chão e só voltou bem mais para trás, já sem chances de brigar por pontuação.

Enquanto Guevara liderava e Oncü lutava para realizar uma ultrapassagem sobre o campeão do Mundo. Lá no pelotão intermediário, Foggia começava a ganhar força a 4 voltas do final e passou a ser o 5ºcolocado após passar Muñoz e Ortolá. Curvas depois, o principal piloto da Boe (Muñoz) recupera a posição sobre o piloto da Leopard Racing na metade da 20ªvolta.

A 3 voltas do final, Foggia passa Muñoz e depois passou Sasaki subindo para a 4ªposição. A luta por essas posições nesse grupo estavam intensas e se alta qualidade.

Guevara seguia na frente e inabalável, até que na última volta, Deniz Oncü foi com tudo para atacar Guevara, para conseguir uma chance de ultrapassagem.

Na curva 8, Oncü conseguiu esse espaço e realizou a ultrapassagem que foi conseguida a duras penas já que Guevara tentou resistir por fora. Parecia que finalmente o piloto turco conquistaria sua primeira vitória no Mundial…

… Porém, no final, Oncü espalha e Guevara se aproveita para passar o piloto da Tech 3 na potência do motor e acaba levando a vitória na última corrida da temporada. Izan Guevara conquistou sua 7ªvitória no ano, consolidando o campeonato e ganhando todas as 4 corridas realizadas na Espanha (Jerez, Catalunha, Aragón e Comunidade Valenciana).

Além de tudo, Guevara mostrou frieza e muita cabeça no lugar, principalmente quando Oncü acabou tomando a ponta na metade da volta final para depois ganhar a corrida nos metros finais se aproveitando do erro de Oncü.

Por favor no turco, Uma pena ter perdido a vitória que parecia estar tão perto das mãos dele, mas Deniz tem motivos para comemorar não só o segundo lugar e de ter valorizado a vitória de Guevara como também conseguiu chegar ao final de todas as corridas do campeonato. Esse feito somente Oncü e Bo Bendsneyder na Moto 2 conseguiram após as 20 etapas do Mundial de Motovelocidade. O piloto da Tech 3 fecha o ano na 5ªposição na classificação do Mundial de Moto 3.

Sergio Garcia completou o pódio e garantiu o vice-campeonato fechando com chave de ouro a temporada da equipe Gas Gas que conquistou o campeonato e vice de pilotos, o campeonato de melhor equipe e o campeonato de construtores com a marca espanhola. Uma temporada de ouro para Aspar Martinez que esta no comando dessa excelente equipe que foi a dominadora da temporada.

Dennis Foggia conquistou a 4ªposição após ter um grande final de corrida e acabou levando a Leopard Racing a 3ªposição no Mundial. Guevara, Garcia e Foggia estão no Mundial de Moto 2 na próxima temporada. Ayumu Sasaki fechou os 5 primeiros colocados e termina a temporada na 4ªposição do campeonato.

Adrian Fernández se recuperou muito bem e terminou o dia em promissora 6ªposição, seguido de David Muñoz da Boe, uma das revelações dessa temporada. Porém, o título dos novatos ficou mesmo com o Brasileiro Diogo Moreira que fez uma corrida correta e acabou ficando na 8ªposição, fazendo o suficiente para conquistar o título de melhor novato da temporada de 2022 da categoria menor do Mundial de Motovelocidade.

Ryusei Yamanaka da Msi Helmets (Mesma equipe de Moreira) e Daniel Holgado da Ajo completaram as 10 primeiras posições. John McPhee se despediu da Moto 3 com a 11ªposição após uma corrida correta.

Resultado Final da 20ªetapa do Mundial de Motovelocidade – Temporada 2022
GP da Comunidade Valenciana – Ricardo Torno – 23 Voltas – Moto 3

pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 28  Izan Guevara Valresa GASGAS Aspar Team GASGAS 38’10.4060
2 53  Deniz Öncü Red Bull KTM Tech3 KTM a 0.062
3 11  Sergio Garcia Valresa GASGAS Aspar Team GASGAS a 6.557
4 7  Dennis Foggia Leopard Racing Honda a 14.133
5 71  Ayumu Sasaki Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna a 14.574
6 31  Adrian Fernandez Red Bull KTM Tech3 KTM a 14.676
7 44  David Muñoz BOE Motorsports KTM a 14.889
8 10  Diogo Moreira MT Helmets – MSI KTM a 15.048
9 6  Ryusei Yamanaka MT Helmets – MSI KTM a 15.288
10 96  Daniel Holgado Red Bull KTM Ajo KTM a 15.440
11 17  John McPhee Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna a 15.533
12 48  Ivan Ortola Angeluss MTA Team KTM a 15.618
13 99  Carlos Tatay CFMOTO Racing PruestelGP CFMOTO a 15.777
14 24  Tatsuki Suzuki Leopard Racing Honda a 28.493
15 16  Andrea Migno Rivacold Snipers Team Honda a 28.503
16 9  Nicola Carraro QJMotor Avintia Racing Team KTM a 28.545
17 23  Elia Bartolini QJMotor Avintia Racing Team KTM a 28.818
18 38  David Salvador Angeluss MTA Team KTM a 29.160
19 77  Filippo Farioli GASGAS Aspar Team GASGAS a 29.402
20 20  Lorenzo Fellon SIC58 Squadra Corse Honda a 29.454
21 66  Joel Kelso CIP Green Power KTM a 31.915
22 5  Jaume Masia Red Bull KTM Ajo KTM a 36.482
23 43  Xavier Artigas CFMOTO Racing PruestelGP CFMOTO a 36.526
24 27  Kaito Toba CIP Green Power KTM a 36.751
25 95  David Almansa Finetwork Team BOE Motorsports KTM a 42.091
26 70  Joshua Whatley VisionTrack Racing Team Honda a 50.015
27 64  Mario Suryo Aji Honda Team Asia Honda a 50.156
28 22  Ana Carrasco BOE Motorsports KTM a 57.280
29 67  Alberto Surra Rivacold Snipers Team Honda a 57.360
19  Scott Ogden VisionTrack Racing Team Honda a 8 voltas
72  Taiyo Furusato Honda Team Asia Honda a 9 voltas
54  Riccardo Rossi SIC58 Squadra Corse Honda a 15 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário