GP da Alemanha – Mundial de Motovelocidade 2023 – 7ªEtapa da MotoGP

Em um domingo dominador da Ducati, Jorge Martin se mostrou gigante para segurar os ataques de Peppo Bagnaia para vencer o GP da Alemanha do Mundial de Motovelocidade nesse domingo. Etapa que contou com o desfalque de Marc Marquez que após a 5ªqueda no final de semana que aconteceu no Warm Up (Treino livre da manhã da Corrida), Ele fraturou um dedo da mão esquerda. A decisão de não alinhar no grid de largada foi tomada logo depois da corrida da Moto 2.

Com 19 pilotos no grid e somente um piloto com moto Honda alinhada(Do Japonês Takaagi Nakagami). O GP da Alemanha teria o menor grid após muito tempo na categoria principal.

Jack Miller repetiu a grande largada da corrida Sprint, mas dessa vez não deu chance para Peppo Bagnaia retomar a liderança, pelo contraio, o piloto da Ducati teve de segurar o ataque de Luca Marini para assegurar a segunda posição. Jorge Martin vinha em 4º seguido de Brad Binder (que pulou da 9ª para a 5ªposição), Marco Bezzecchi, Johann Zarco, Aleix Espargaró, Alex Marquez e Fabio Quartararo.

Na curva 11, Jack Miller balançou e foi superado por Bagnaia, Martin e Marini. O australiano caiu da liderança para o 4ºlugar. Binder continuava em 5º, com Aleix Espargaró em 6º. Bezzecchi completou a 1ªvolta em 7º mas Johann Zarco logo ganhou a posição do piloto da VR46.

No final da 2ªVolta, Aleix Espargaró passou Brad Binder e subiu para a 5ªposição (mal sabia que esse seria seu melhor momento na prova). Na reta dos boxes, Binder recupera a 5ªposição usando a potência da moto austríaca.

No final da 3ªVolta, Jorge Martin passou Peppo Bagnaia e assumiu a liderança e começou a abrir vantagem para os demais, era a mesma tática de ontem, disparar na liderança. Na corrida curta a tática deu muito certa, mas agora a corrida tinha 30 voltas. Brad Binder foi para cima de Jack Miller e passou seu companheiro de equipe para ganhar a 4ªposição. No final da 5ªVolta, Marco Bezzecchi supera Alex Marquez e sobe para a 8ªposição.

Na 6ªVolta, foi a vez de Zarco passar Miller. O francês subiu para a 5ªposição. logo depois, na mesma volta, Bezzecchi ganha mais uma posição, desta vez em cima de Aleix Espargaró. Enquanto isso, Quartararo e Bastianini disputavam a 10ªposição. No final da 8ªVolta, Marevick Viñales abandona com problemas no motor.

Jorge Martin estava na liderança, mas Peppo Bagnaia não deixava o piloto da Pramac fugir da sua vista e se aproximava cada vez mais do líder da corrida. Já Luca Marini se afastou e começou a ser pressionado por Brad Binder. Além disso, Johann Zarco vinha rápido, também disposto a participar da disputa pelo lugar no pódio. Logo atrás, Marco Bezzecchi seguia se recuperando, passou Jack Miller subindo para a 6ªposição.

Ao final da 10ªVolta, Brad Binder supera Luca Marini e assume a terceira posição. O piloto da VR46 tenta dar o troco em cima do Guepardo Sul-africano, mas é abatido por Johann Zarco que passa na curva 11, com a mesma manobra em que ele usou para passar Binder na volta final da corrida de Sábado. Com isso, Zarco assume a 4ªposição, enquanto que Marini assim como Miller e Aleix Espargaró estavam perdendo terreno quando a corrida se aproxima da metade.

Após chegamos a metade da corrida, Martin estava na frente e Peppo Bagnaia vinha na sua cola, os dois lutavam pela vitória já abriam mais de 3 segundos de vantagem para Brad Binder que estava sustentando o pódio a meio segundo a frente de Johann Zarco que estava com moto mais equilibrada do que seu adversário na frente. Marini, Bezzecchi, Miller, Alex Marquez, Aleix Espargaró e Enea Bastianini completavam as 10 primeiras posições.

A 14 voltas do final, Marco Bezzecchi chega a passar Luca Marini que recupera a posição de número 5. Enquanto que Enea Bastianini passou Aleix Espargaró e subiu para a 9ªposição. No começo da 18ªvolta, Bezzecchi passou Marini em definitivo para assumir a 5ªposição. Na mesma volta, Brad Binder foi para o chão e abandonou a prova, com isso, Zarco passou para terceira posição, seguido de Bezzecchi, Marini e dos demais pilotos. Os 5 primeiros colocados eram pilotos com motos da Ducati, um amplo domínio da moto italiana. Enquanto isso, Fabio Quartararo perdeu terreno e caiu para a 14ªposição, atrás até mesmo de Augusto Fernandez e Franco Morbidelli.

Martin chega a abrir um pouco de tempo em cima de Bagnaia, mas o campeão do Mundo acaba com essa vantagem e ultrapassa o piloto da Pramac para assumir a liderança no finalzinho da 21ªvolta (Curva 12), mas a batalha não tinha terminado e Jorge Martin não estava disposto a se entregar e partiu para cima de Peppo.

Peppo Bagnaia não dava qualquer chance para Martin superar a ele, mas na curva 11, a menos de 7 voltas do final, Jorge Martin foi com tudo para cima de Peppo na descida e recuperou a liderança. Agora Peppo tinha 2 opções: Atacar e tentar a vitória ou ficar na segunda posição e preservar a liderança do campeonato…

… Peppo Preferiu o ataque em cima de Jorge Martin nas voltas finais. A 3 voltas do final, Bagnaia ataca Martin na descida, mas o piloto da Pramac manteve-se em primeiro. O pega pela vitória continua. Ao final da penúltima volta, Peppo Bagnaia toca sua roda dianteira na roda traseira de Jorge Martin. Nessa história foi o piloto da Pramac que levou a melhor e abriu a volta final na ponta.

Peppo fez de tudo para ter uma chance de passar Martin. Na curva final, o campeão de 2022 colocou sua moto do lado de Martin, mas o espanhol resistiu e chegou na frente conquistando a segunda vitória na MotoGP. Jorge Martin conquistou todos os 37 pontos e sai de Sachsenring mais forte na disputa pelo título.

Peppo Bagnaia sai com a segunda posição nas duas corridas, tanto na corrida de sábado como na corrida de domingo. Se não conseguiu transformar a sua pole em vitória pelo menos minimizou os prejuízos e ainda é o líder do Mundial com 160 pontos contra 144 pontos de Jorge Martin.

Johann Zarco conquista o terceiro pódio seguido na 3ªposição. Ótima corrida do francês que foi crescendo no decorrer da prova e acabou o dia com mais um troféu na sua coleção. Marco Bezzecchi também evoluiu de classificação no decorrer da corrida, mas o 4ºlugar na corrida faz o piloto da VR46 perder terreno em relação a disputa do título. Luca Marini fechou os 5 primeiros colocados e fechou a quina de pilotos da Ducati que mais uma vez tem amplo domínio da corrida.

O primeiro não Ducati foi o Australiano Jack Miller que começou na liderança, mas perdeu rendimento durante a corrida e acabou apenas na 6ªposição. Alex Marquez da Gresini fez uma boa corrida e acabou na 7ªposição, seguido de Enea Bastianini que ainda esta longe da sua melhor forma, voltar ao ritmo que ele tinha em 2022 com a Gresini só mesmo na segunda metade de temporada. Fabio di Giannantonio obteve uma razoável 9ªposição.

Miguel Oliveira ganhou posições na reta final e acabou conquistando a 10ªposição. Augusto Fernandez fez uma corrida legal para uma moto como da Tech 3, chegando na 11ªposição. Já a Yamaha com Franco Morbidelli em 12º e Fabio Quartararo em 13º e a Honda com a 14ªposição de Takaagi Nakagami é uma prova da crise das fábricas japonesas no Mundial e o sucesso das marcas europeias nesse momento. Raúl Fernández completou a zona de pontuação graças aos problemas de Aleix Espargaró que caiu várias posições e terminou o dia na 16ªposição.

Semana que vem a maratona de 3 corridas antes das férias terá seu último ato na catedral da Motovelocidade, O GP da Holanda no circuito de Assen. Será que a Ducati vai continuar como o rolo compressor do campeonato ou veremos alguma reação das outras fabricantes? A Resposta, só na bandeirada no domingo.

Resultado do 7ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Alemanha – Sachsenring – MotoGP – 30  voltas

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 40’52.4490
2 1 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 0.064
3 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 7.013
4 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 8.430
5 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 11.679
6 43 Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 11.904
7 73 Alex Marquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 14.040
8 23 Enea Bastianini Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 14.859
9 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 17.061
10 88 Miguel Oliveira CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 19.648
11 37 Augusto Fernandez GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 19.997
12 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 22.949
13 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 25.117
14 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V a 25.327
15 25 Raul Fernandez CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 25.503
16 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 28.543
17 94 Jonas Folger GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 48.962
33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 12 voltas
12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 22 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

 

Deixe um comentário