GP da Alemanha – Mundial de Motovelocidade 2023 – 3ªEtapa da Moto E

Moto E na Alemanha realizou a sua terceira rodada dupla, no complicado e travado circuito de Sachsenring.

A repescagem começou com a pista molhada e com os pilotos saindo com os pneus de pista de chuva. A partir dos 6:20 minutos para o final do Q1 até o final da sessão os tempos foram baixando cada vez mais. O piloto italiano Kevin Manfredi marcou 1:41.859 isso entre os primeiros tempos marcados com Luca Savadori na segunda posição.

Na reta final da sessão, Os melhores tempos desabaram em mais de 4 segundos em relação ao começo da sessão. Nicholas Spinelli com o tempo de 1:37.281 marcando com o cronometro zerado acabou com a primeira posição e o japonês Hikari Okubo acabou ficando com a segunda vaga após marcar o tempo de 1:37.525. Miguel Pons chegou a ficar na frente nos momentos finais, mas foi superado por Spinelli e Okubo e acabou ficando mesmo com a 11ªposição no Grid de largada.

Resultado do Q1:

pos piloto Equipe Moto Tempo
1 29 Nicholas Spinelli HP Pons Los40 Ducati 01’37.281
2 78 Hikari Okubo Tech3 E-racing Ducati 01’37.525
3 77 Miquel Pons LCR E-Team Ducati 01’37.647
4 9 Andrea Mantovani RNF MotoE Team Ducati 01’37.698
5 34 Kevin Manfredi Ongetta SIC58 Squadracorse Ducati 01’37.760
6 23 Luca Salvadori Prettl Pramac MotoE Ducati 01’38.003
7 8 Mika Perez RNF MotoE Team Ducati 01’38.639
8 21 Kevin Zannoni Ongetta SIC58 Squadracorse Ducati 01’38.898
9 72 Alessio Finello Felo Gresini MotoE Ducati 01’39.217
10 6 Maria Herrera OpenBank Aspar Team Ducati 01’42.447

Com a pista um pouco melhor tivemos a definição da pole position no final da programação da sexta-feira. Os pilotos não decepcionaram e colocaram o tempo sempre para baixo até o termino dos 10 minutos de sessão.

Na primeira rodada de voltas, Nicholas Spinelli veio com tudo e marcou o melhor tempo com 1:37.644, seguido de Jordi Torres que fez o tempo antes de Spinelli, de Okubo e de Eric Granado que foi o primeiro desses quarto a marcar tempo. Ou seja, a pista estava melhorando volta após volta, tanto é que em sua segunda tentativa, Hector Garzó superou todos eles ao marcar o tempo de 1:37.626 a 4:40 do final do Q2.

A menos de 4 minutos do final, Granado com 1:37.042 foi para a liderança, mas em seguida foi superado por Okubo que fez 1:36.914 e por Jordi Torres que marcou 1:36.449 e assumiu a liderança da sessão. Nicholas Spinelli chegou a almejar a pole, mas perdeu tempo no trecho final e acabou marcando apenas o 4ºtempo. A 3:10 do final da Sessão, Hector Garzó pulou da 5ª para a segunda posição com o tempo de 1:36.735.

A 2:20 do final, Eric Granado pula para a ponta sendo o primeiro a entrar na casa do 1 minuto e 35 segundos (1:35.954), superando em 30 milésimos o tempo de Hikari Okubo que fez a volta na sequência e não conseguiu superar o piloto brasileiro, Jordi Torres ficou com o terceiro tempo.

O brasileiro ficou na liderança até que Hector Garzó da Dynavolt superou por pouco o seu tempo (1:35.931).

A 45 segundos do final, Granado marcou 1:35.235 e voltou a liderança, mas foi superado por Jordi Torres 10 segundos depois ao marcar 1:34.954. Com o cronometro zerado, Garzó marca 1:34.775 e pula para a liderança e Eric Granado não conseguiu superar o tempo do espanhol, marcando 1:34.920.

Jordi Torres acabou levando a pole position após marcar o tempo de 1:34.601, quase 7 segundos do primeiro tempo marcado na repescagem, mostras de que a pista melhorou bastante no decorrer da sessão das motos elétricas, mas a pista não permitiu o tempo ideial para esses pilotos. Torres vai largar na frente nas duas corridas do sábado. Ao seu lado vão estar os pilotos Hector Garzó, 3ºcolocado no Mundial vai largar na segunda posição e Eric Granado da LCR na 3ªposição, motivado após a vitória na segunda prova em Mugello.

Nicholas Spinelli que saiu do Q1 fez uma ótima classificação e foi recompensado com a 4ªposição. O piloto da Pons vai abrir a 2ªfila e terá a companhia do japonês Hikari Okubo e o italiano Mattia Casadei, seu companheiro de equipe na equipe de Sito Pons. O Top 10 será completado por Randy Krummenacher, Alessandro Zaccone, Tito Rabat e Matteo Ferrari que acabou desclassificado do Q2 por irregularidades em sua moto e caiu para a 10ªposição.

Grid de Largada:

pos piloto Equipe Moto Tempo
1 81 Jordi Torres Openbank Aspar Team Ducati 01’34.601
2 4 Hector Garzo Dynavolt Intact GP MotoE Ducati 01’34.775
3 51 Eric Granado LCR E-Team Ducati 01’34.920
4 29 Nicholas Spinelli HP Pons Los40 Ducati 01’35.605
5 78 Hikari Okubo Tech3 E-racing Ducati 01’35.703
6 40 Mattia Casadei HP Pons Los40 Ducati 01’35.806
7 3 Randy Krummenacher Dynavolt Intact GP MotoE Ducati 01’36.309
8 61 Alessandro Zaccone Tech3 E-racing Ducati 01’36.487
9 53 Tito Rabat Prettl Pramac MotoE Ducati 01’38.783
10 11 Matteo Ferrari Felo Gresini MotoE Ducati 01’37.410
11 77 Miquel Pons LCR E-Team Ducati 01’37.647
12 9 Andrea Mantovani RNF MotoE Team Ducati 01’37.698
13 34 Kevin Manfredi Ongetta SIC58 Squadracorse Ducati 01’37.760
14 8 Mika Perez RNF MotoE Team Ducati 01’38.639
15 21 Kevin Zannoni Ongetta SIC58 Squadracorse Ducati 01’38.898
16 72 Alessio Finello Felo Gresini MotoE Ducati 01’39.217
17 6 Maria Herrera OpenBank Aspar Team Ducati 01’42.447
18 23 Luca Salvadori Prettl Pramac MotoE Ducati 01’38.003

A primeira corrida da rodada dupla foi disputada em pista seca, muito diferente do que foi a classificação na tarde do dia anterior. 10 voltas de várias disputas pela liderança e com final favorável para o líder do campeonato Jordi Torres.

Na largada, Hector Garzó pula muito bem e faz a curva 1 na frente, mas na curva 2, o jovem Nicholas Spinelli surpreendeu e tomou a ponta vindo da 4ªposição no grid de largada, deixando Garzó em segundo, Jordi Torres em 3º, Eric Granado em 4º e Hikari Okubo em 5º. Casadei, Krummenacher, Zaccone, Rabat e Ferrari fechavam o Top 10. Nas curvas 10 e 11, Eric passou Jordi Torres e assume a 3ªposição.

Já na segunda volta, Garzó aproveita uma brecha para passar Spinelli e tomar de novo a liderança. Spinelli da Pons foi superado por Granado e Torres caindo para a 4ªposição. A partir dai, Jordi Torres foi para o ataque de Eric Granado que segura a segunda posição na entrada da 3ªVolta.

No final da volta 3, Torres supera Granado e sobe para a segunda posição. Nicholas Spinelli tentou se aproveitar para passar o piloto brasileiro da LCR, mas Granado segurou bem na curva 1 para ficar por dentro na curva 2 para ficar com a 3ªposição. Os 4 primeiros colocados estavam disputando posições, Garzó segurando Torres que estava no ataque enquanto que Granado segura a 3ªposição dos ataques de Spinelli. Randy Krummenacher completa as 5 primeiras posições após chegamos a metade da prova.

Randy Krummenacher superou Casadei e sube para a 4ªposição, os pilotos da Pons acabaram advertidos por excederem os limites da pista. No final da volta 6 (Curva 12), Granado recuperou a segunda posição em cima de Jordi Torres.

Na 7ªVolta, Garzó que chegou a abrir 4 décimos passou a ser pressionado por Granado e Torres. O piloto brasileiro fez a mesma manobra para passar Torres, na curva 12 para passar Garzó e assumir a ponta. Torres também passou o piloto da Dynavolt e seguiu junto de Granado. Garzó caiu para 3º e estava logo a frente de Krummenacher, Spinelli e Matteo Ferrari que estava fazendo uma boa corrida de recuperação. Na 8ªVolta, Ferrari passou Spinelli e assumiu a 5ªposição.

Na penúltima volta, Torres teve de lutar com Garzó para manter a 2ªposição. No final da volta, Torres foi para cima de Granado e passou na curva 12. Jordi Torres entrou na última volta na frente, ai Eric Granado foi com tudo para passar Torres na curva 1, mas acabou errando, indo para a parte suja da pista e foi para o chão e acabou deixando a prova. Metros depois, Hector Garzó foi para o chão após ter sido tocado por Nicholas Spinelli.

Sorte de Jordi Torres que levou sua moto até a bandeirada e conquistou uma vitória que poderia lhe ser mais difícil do que foi. O espanhol se consolidou na liderança do Mundial após uma grande atuação e cruzando a linha de chegada, ao contraio de Granado e Garzó que correram muito bem, mas por erro ou por toque em outro piloto.

O pódio foi completado pelo suíço Randy Krummenacher da Dynavolt, o seu segundo pódio na temporada, passando o italiano Nicholas Spinelli da Pons que acabou na 3ªposição. Matteo Ferrari se recuperou bem, mas não passou da 4ªposição, perdendo 12 pontos em relação a Jordi Torres que tinha 14 pontos de vantagem para o piloto da Gresini na liderança. Alessandro Zaccone e Mattia Casadei completaram as primeiras posições.

Resultado do 7ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Alemanha – Sachsenring – Moto E – Corrida 1 – 10 voltas

pos piloto Equipe Moto Tempo
1 81 Jordi Torres Openbank Aspar Team Ducati 14’46.6360
2 3 Randy Krummenacher Dynavolt Intact GP MotoE Ducati a 0.778
3 29 Nicholas Spinelli HP Pons Los40 Ducati a 0.962
4 11 Matteo Ferrari Felo Gresini MotoE Ducati a 1.014
5 61 Alessandro Zaccone Tech3 E-racing Ducati a 1.370
6 40 Mattia Casadei HP Pons Los40 Ducati a 3.550
7 53 Tito Rabat Prettl Pramac MotoE Ducati a 4.772
8 77 Miquel Pons LCR E-Team Ducati a 4.850
9 9 Andrea Mantovani RNF MotoE Team Ducati a 5.282
10 78 Hikari Okubo Tech3 E-racing Ducati a 6.481
11 21 Kevin Zannoni Ongetta SIC58 Squadracorse Ducati a 7.318
12 34 Kevin Manfredi Ongetta SIC58 Squadracorse Ducati a 7.949
13 8 Mika Perez RNF MotoE Team Ducati a 13.567
14 72 Alessio Finello Felo Gresini MotoE Ducati a 18.576
15 6 Maria Herrera OpenBank Aspar Team Ducati a 18.761
16 23 Luca Salvadori Prettl Pramac MotoE Ducati a 21.661
4 Hector Garzo Dynavolt Intact GP MotoE Ducati a 1 Volta
51 Eric Granado LCR E-Team Ducati a 1 Volta

A Segunda corrida da Moto E aconteceu logo após a corrida Sprint da MotoGP e ela acabou sendo prejudicada pela chuva que acabou caindo no decorrer da competição e que encurtou a mesma em algumas voltas.

Na largada, Hector Garzó repetiu a ótima largada, mas dessa vez o piloto espanhol da Dynavolt manteve a ponta com Torres, Casadei e Granado no primeiro pelotão, tentando fugir do restante da turma. Randy Krummenacher passou Nicholas Spinelli para ganhar a 5ªposição. Okubo, Ferrari, Zaccone e Mantovani completavam o Top 10.

Mattia Casadei até tentou passar Jordi Torres na 3ªvolta, mas não teve espaço para realizar a manobra e acabou esperando outro momento para fazer a manobra. Randy Krummenacher chegou no primeiro pelotão quando começou a chuviscar. No final da Volta 3, Garzó é superado por Jordi Torres que assume a liderança. O espanhol queria vencer a segunda bateria e disparar na liderança do Mundial.

Na entrada da 4ªVolta, Mattia Casadei fez uma ultrapassagem dupla  sobre Garzó e Torres passando da 3ª para a 1ªposição. O piloto da Pons que não foi tão bem na primeira corrida queria dá a volta por cima. Já Granado era pressionado por Krummenacher.

No final da 5ªVolta, Jordi Torres passou Mattia Casadei e voltou á ponta na curva 12, mas na curva seguinte, Casadei deu o troco em cima de Torres e terminou a volta 5 na ponta.

Na volta 6, Hector Garzó fez ultrapassagem dupla sobre Torres e Casadei para tomar a ponta. Krummenacher passou Granado e passou para a 4ªposição. Na curva 12, Granado deu o troco e voltou para a 4ªposição.

Na 7ªVolta a chuva se intensifica e a direção de corrida decide interromper a corrida e logo em seguida encerra a mesma com 2/3 de prova concluídas. Hector Garzó conquista a vitória por ter cruzado a linha de chegada na última volta válida. O pódio foi completado por Mattia Casadei que fez uma grande corrida na segunda corrida e por Jordi Torres da Aspar Martinez.

Eric Granado da LCR, Nicholas Spinelli da Pons e Randy Krummenacher da Dynavolt completou o Top 6 da 2ªprova da rodada Dupla do GP da Alemanha.

Resultado do 7ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Alemanha – Sachsenring – Moto E – Corrida 2 – 6 voltas

pos piloto Equipe Moto Tempo
1 4 Hector Garzo Dynavolt Intact GP MotoE Ducati 08’50.5070
2 40 Mattia Casadei HP Pons Los40 Ducati a 0.233
3 81 Jordi Torres Openbank Aspar Team Ducati a 0.290
4 51 Eric Granado LCR E-Team Ducati a 0.577
5 29 Nicholas Spinelli HP Pons Los40 Ducati a 0.779
6 3 Randy Krummenacher Dynavolt Intact GP MotoE Ducati a 0.802
7 11 Matteo Ferrari Felo Gresini MotoE Ducati a 0.857
8 78 Hikari Okubo Tech3 E-racing Ducati a 2.650
9 61 Alessandro Zaccone Tech3 E-racing Ducati a 2.657
10 9 Andrea Mantovani RNF MotoE Team Ducati a 2.770
11 77 Miquel Pons LCR E-Team Ducati a 2.880
12 21 Kevin Zannoni Ongetta SIC58 Squadracorse Ducati a 5.312
13 34 Kevin Manfredi Ongetta SIC58 Squadracorse Ducati a 5.886
14 53 Tito Rabat Prettl Pramac MotoE Ducati a 6.155
15 8 Mika Perez RNF MotoE Team Ducati a 8.396
16 23 Luca Salvadori Prettl Pramac MotoE Ducati a 13.836
17 72 Alessio Finello Felo Gresini MotoE Ducati a 14.481
18 6 Maria Herrera OpenBank Aspar Team Ducati a 19.828

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário