Gasly aproveita Safety Car e circunstâncias excepcionais para vencer GP da Itália

Em Monza, o roteiro habitual seria uma vitória de Hamilton ou Bottas, mas não foi isso que aconteceu, já que o imponderável e circunstancias especial acabaram por embolar a corrida na metade. Isso deu a chance para Pierre Gasly da Alpha Tauri vencer o GP da Itália e colocar a França no lugar mais alto do pódio desde do GP da França de 1996, quando Olivier Panis venceu o GP de Mônaco com a Ligier-Mugen Honda.

Hamilton largou bem e manteve a ponta, Bottas não largou bem e além de perder posição para Sainz jr. acabou perdendo só na primeira volta posições para Norris, Perez e Ricciardo, caindo ara a 6ªposição. Verstappen também não foi bem, caindo da 5ªpara a 7ªposição, sofrendo para manter a posição sobre Lance Stroll.

A vida de Hamilton acabou sendo bem facilitada, na frente, o inglês vinha abrindo muito sobre Carlos Sainz jr., abrindo demais do piloto espanhol. Lá atrás, Vettel tem problemas de freios e passa reto na 7ªvolta. Um final de semana desastroso para o piloto alemão, que foi para os boxes para abandonar a corrida.

Alexander Albon não estava tendo uma boa corrida, na largada ele vazou a chicane e voltas depois, fecha a porta de Magnussen. Com isso, ele foi punido em 5 segundos por não dar espaço a um adversário, ele vinha nas últimas posições, tentando se recuperar na corrida.

Lá na frente, Perez começa a 9ªvolta na pressão em cima de Lando Norris, que vinha segurando não só o mexicano como também de Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Max Verstappen. Para o finlandês, a corrida estava ruim, não conseguia usar o vácuo para passar Ricciardo. Na verdade, Bottas vinha poupando pneu para prolongar a vida deles para tentar ganhar posições na tática, mas tinha Verstappen no seu encalço.

Na 12ªvolta, Hamilton abriu 9 segundos sobre Sainz e quase 13 segundos a frente de Norris. A se destacar duas coisas, Kvyat em 11ª acompanhando muito bem o ritmo de corrida de Gasly com os pneus duros e Raikkonen em uma ótima 12ªposição.

Albon passou Leclerc que passou a sofrer pressão de Antonio Giovinazzi. Para não tomar a vergonha de ser superado pelo piloto da Alfa Romeo, o monegasco foi para os boxes na entrada da 18ªvolta. A partir dai começou a rodada de paradas nos boxes. Na volta 20ª Gasly vai para a sua parada nos boxes (A partir dai começa a se construir a vitória do piloto Francês). Ao mesmo tempo que Kevin Magnussen para na área de escape da parte externa da parabólica. Não era um lugar tão complicado para tirar o carro do local de perigo. Porém, o safety car entra na pista e a corrida tomaria outro rumo.

Isso por que Lewis Hamilton foi para os boxes com eles fechados, isso acabaria por mudara história da corrida. Com os boxes abertos na volta 22, todo mundo vai para os boxes, Sainz jr. que era o líder foi o primeiro seguido de Norris, que acabou freando demais e segurando a turma toda para que ele pudesse para sem perder muito tempo nos boxes. A equipe Mercedes trabalhou muito bem com Bottas que ganhou a posição de Ricciardo e de Perez (Que contou com uma para ruim da sua equipe para o carro dele) melhorando um pouco a situação para o piloto Finlandês.

Hamilton era o líder com Stroll, Gasly, Giovinazzi, Raikkonen, Leclerc e Latifi que ficaram na pista. Stroll não tinha feito a parada. Enquanto isso, Hamilton e Giovinazzi estavam sendo investigados por terem parado com os boxes fechados.

Relargada na 24ªVolta, Leclerc foi agressivo e passou os dois pilotos da Alfa Romeo, porém, no final da volta. O piloto da Ferrari acabou errando e indo diretamente para o muro. A pancada foi muito forte, tanto é que foi acionada a bandeira vermelha, para consertarem o muro de proteção. Foi nesse momento que Giovinazzi e Hamilton acabaram punidos com um stop in go de 10 segundos nos boxes.

Com Stroll em segundo e colocando pneus novos, ele passaria a ser o favorito a vitória, com Gasly na sua cola em segundo.

Após uns 30 minutos foi determinada que a parada seria um novo procedimento de largada. Com Hamilton, Stroll, Gasly, Raikkonen, Giovinazzi, Sainz jr., Norris, Bottas, Latifi, Ricciardo, Verstappen e os demais. Na relargada, Gasly foi muito bem, superando Stroll e passando a ser o segundo colocado. Stroll acabou vazando a 2ªchicane e se perdeu, ficando atrás do Sainz jr. e com muita dificuldade conseguiu ficar a frente de Norris.

Com a parada de Hamilton (pagando a punição) a liderança passou a ser de Pierre Gasly, que não tinha uma ameaça séria já que Kimi Raikkonen assumiu a segunda posição. Sainz jr. vinha na terceira posição, seguido de Stroll, Bottas, Ricciardo, Ocon e Kvyat. Giovinazzi foi cumprir sua punição. Verstappen com problemas abandonou na 31ªVolta. Não foi o dia nem de Hamilton, nem de Bottas e muito menos de Verstappen em Monza.

Sainz jr. vendo que poderia levar a Mclaren a uma vitória que não vinha desde do GP do Brasil de 2012 foi para cima de Raikkonen, colocou por fora e fez a ultrapassagem assumindo a segunda posição. Na volta seguinte, foi a vez de Stroll superar o piloto da Alfa Romeo para levar a 3ªposição.

Infelizmente para o homem de gelo, ele seria escalado pelo pelotão, sendo superado por Norris, Bottas e Ricciardo caindo para a 7ªposição. Enquanto isso, Hamilton teve muita dificuldade para superar Alexander Albon, isso por causa da configuração de asa, que fazia a Mercedes ser lenta de reta. Apenas na 41ªvolta, Lewis conseguiu superar Albon para ganhar a 14ªposição. A partir dai, a reação do líder do campeonato emplacou.

Hamilton passou Rusell e Grosjean em 2 voltas, ganhando a 12ªposição. Com 10 voltas para terminar a corrida, dava perfeitamente para completar a prova dentro da zona de pontuação. Enquanto isso, Ocon na 43ªVolta, depois Kvyat na 44ªvolta superam Raikkonen, que vinha na 9ªposição, tentando ficar na zona de pontuação, mas iria ser difícil.

A 8 Voltas do final, Sainz jr. conseguiu tirar um pouco da vantagem que Gasly tinha, mas o piloto da Alpha Tauri manteve uma distância segura. Já Valtteri Bottas tentou chegar Lando Norris, tentando ganhar mais uma posição, numa corrida que parecia estar bem pior do que estava.

Hamilton já tinha superado Latifi e agora estava a uma posição da zona de pontuação. Na volta 46, Raikkonen que foi superado por Perez acabou superado por Hamilton e saiu da zona de pontuação. Hamilton tinha a melhor volta da corrida e ainda superou Perez, Kvyat e no final da corrida, superou Ocon, passando para a 7ªposição.

Ao final da prova, Sainz jr. tenta chegar em cima de Gasly. Na última volta, o espanhol chegou no piloto da Alpha Tauri, mas não tinha mais tempo para impedir a primeira vitória do piloto francês na Formula 1. Foi a primeira vitória de um francês na categoria desde do GP de Mônaco de 1996, quando Olivier Panis de Ligier conquistou a vitória. Uma grande corrida do piloto que aproveitou a chance e as circunstâncias especiais para conquista à vitória, Um dia de festa para os integrantes da Alpha Tauri.

Carlos Sainz jr. bateu na trave para a sua primeira vitória, mas obteve seu melhor final de semana da carreira, chegando na segunda posição e ajudando a consolidar a Mclaren na terceira posição no Mundial de Construtores. Lance Stroll acabou completando o pódio, mas a sua largada não muito boa e o erro na 2ªchicane acabou por tirar a chance de vencer a corrida.

Lando Norris ficou na frente de Valtteri Bottas e conquistou o 4ºlugar, um pouco ofuscado pela grande atuação de Sainz jr. no final de semana. Já o piloto da Mercedes teve sua pior corrida da temporada, deu tudo errado na pista, mas as circunstâncias que aconteceram na prova acabaram por salvar uma 5ªposição. Seguido de Daniel Ricciardo, a Renault ficou um pouco abaixo do que poderia ter feito.

Lewis Hamilton que em circunstâncias normais, venceria com sobras, mas com o que aconteceu hoje acabou sendo jogado para a última posição, acabou liquidando suas chances de vencer pela 90ªvez na Formula 1 em Monza. Porém, Lewis conseguiu reagir, fez a volta mais rápida da prova e ainda conseguiu ficar na 7ªposição. Uma grande corrida de recuperação para o líder do campeonato.

Esteban Ocon ficou em 8ºlugar, ajudando um pouco mais a Renault na disputa do Mundial de Construtores. Daniil Kvyat que tinha uma bela tática de corrida, em muito bom ritmo de corrida com os compostos duros não teve a mesma sorte de Gasly, acabou prejudicado pelo Safety Car, mas conseguiu recuperar e acabou na 9ªposição.

Se o russo terminou a corrida em saldo positivo, Sergio Perez teve uma corrida para esquecer, prejudicado pelo trabalho da Racing Point, ficou longe demais da briga pela vitória e não foi além da 10ªposição. Fechando a zona de pontuação.

Nicholas Latifi por muito pouco não levou a Williams a zona de pontuação pela segunda vez seguida, ficou em 11ºlugar, a frente de Romain Grosjean da Haas. Por incrível que pareça, foi o melhor resultado de um motor Ferrari hoje. Lamentável o estágio que se encontra os propulsores italianos.

Kimi Raikkonen chegou a ficar em 2ºlugar, mas com um carro ruim e um motor ruim, nada poderia ter feito para se segurar pelo menos na zona de pontuação e ficou apenas em 13º. George Russell terminou em 14º, apesar de ofuscado por Lafiti acabou ficando a frente de Alexander Albon, O resultado do tailandês foi trágico como a sua corrida. Muito fraco com o carro que tem. Antonio Giovinazzi ficou muito longe de qualquer briga, ficando na 16ªposição.

Semana que vem, a Formula 1 vai pela primeira vez a Mugello para o GP da Toscana, provável que a corrida seja normal, mas depois de hoje, nunca se sabe o que pode acontecer. Depois da vitória de Pierre Gasly hoje, nada é certo na categoria até que se cruze a linha de chegada.

Fotos:

Resultado final do GP da Itália de Formula 1
53 Voltas – 8ªEtapa

posPilotoEquipeChassiMotorTempo
110Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:47:06.056
255Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20+0.415s
318Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes+3.358s
44Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20+6.000s
577Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M11+7.108s
63Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20+8.391s
744Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M11+17.245s
831Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20+18.691s
926Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H+22.208s
1011Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes+23.224s
116Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11+32.876s
128Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065+35.164s
137Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065+36.312s
1463George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11+36.593s
1523Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H+37.533s
1699Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065+55.199s
33Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 33 Voltas
16Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 30 Voltas – Acidente
20Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 36 Voltas
5Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 47 Voltas – Freios

Melhor volta de cada piloto na corrida:

posPilotoEquipeChassiMotorTemponº da Volta
144Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:22.74634
255Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:23.88240
318Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:23.89742
43Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:23.89838
577Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:23.96151
610Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:24.03734
74Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:24.23250
811Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:24.33650
963George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:24.42139
1026Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:24.47944
1131Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:24.49052
128Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:24.78548
137Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:24.83529
1499Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:24.85643
1523Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:24.92648
166Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:24.99939
1733Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:25.53910
1820Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:25.78710
1916Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:26.02619
205Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:27.1074

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta