1ºlugar nos três treinos livres, Claro que Fabio Quartararo iria ser o favorito a pole position. A bola já tava cantada para o piloto da Petronas que não decepcionou e acabou levando a pole position, Num treino muito disputado entre ele, Marquez, Viñales e Jack Miller.
Na repescagem, Rins era o grande favorito para uma das 2 vagas para o Q2, Pol e Aleix Espargaró e Johann Zarco eram os candidatos naturais para a outra vaga. Desde da primeira volta, Rins estava na frente, Na primeira e na segunda volta, o piloto da Suzuki era o primeiro colocado. Já Pol Espargaró com a KTM estava em 2ºlugar. Zarco, Pirro e Aleix Espargaró vinham logo a seguir.

Jorge Lorenzo se esforça para tentar melhorar seu tempo, A 5 minutos do final, conseguiu melhorar para o 4ºlugar em seu último treino da carreira. O Momento de definição estava chegando, Mas para Abraham o treino acabou mais cedo quando ele foi para o chão a minutos do final.
A 1 minuto e 20 segundos do final, Pol Espargaró leva a sua KTM ao limite para assumir a liderança, Com 1:30.593. Rins com risco de ser eliminado por Zarco e Pirro, O piloto da Suzuki acabou fazendo uma bela volta e retorna a 1ªposição (Dessa vez em definitivo) 5 milésimos a frente de Pol Espargaró. Os dois acabaram classificados e foram para o Q2.

Johann Zarco acabou com o 3ºlugar e vai largar em 13ºlugar em sua terceira e última chance pela LCR Honda. Michele Pirro vai largar em 14º. O piloto de testes da Ducati usa componentes para a Moto de 2020. Aleix Espargaró com a Aprilla e Jorge Lorenzo completam os 6 primeiros colocados no Q1. Iker Lecuona que estreia na motoGP, vai largar em um bom 19ºlugar, levando em conta que ele só teve 2 dias de conhecimento com essa moto da KTM.

Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’30.538 |
2 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’30.543 |
3 | 5 | Johann Zarco | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’30.826 |
4 | 51 | Michele Pirro | Ducati Team | Ducati | 1’30.949 |
5 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’30.972 |
6 | 99 | Jorge Lorenzo | Repsol Honda Team | Honda | 1’31.295 |
7 | 82 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’31.383 |
8 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’31.507 |
9 | 27 | Iker Lecuona | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’31.658 |
10 | 29 | Andrea Iannone | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’31.714 |
11 | 17 | Karel Abraham | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’31.815 |
12 | 55 | Hafizh Syahrin | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’31.839 |
No começo da parte final da classificação da categoria principal, Os pilotos foram para a pista aos pontos, Muito diferente do que acontece com a Moto 2 e principalmente com a Moto 3.
Na primeira rodada de voltas rápidas, A liderança passou nas mãos de 4 pilotos: Morbidelli, Rossi e Marquez. Dai veio Miller e triturou todo mundo, fazendo uma bela volta de 1:30.405, A menos de 11 minutos do final, Viñales supera Miller e assume a liderança. Marquez foi para nova volta rápida fazendo tudo certo nas 3 primeiras parciais, Mas na última parcial acaba perdendo tempo e ficou com o 2ºlugar.

A 9 minutos do final, Fabio Quartararo fez 1:30.235, assumiu a liderança. Já Franco Morbidelli acabou errando e indo para a caixa de brita (Quase atolando nela) Na metade do Q2, Quartararo tinha 130 milésimos de vantagem para o Espanhol Marevick Viñales que vinha em 2ºlugar.
A 5 minutos do final, Os pilotos saíram aos poucos para fazerem suas voltas finais. Os rivais Fabio Quartararo da Petronas e Marevick Viñales da Yamaha foram os últimos a saírem dos boxes para a pista. Apesar de ter menos moto, Pol Espargaró conseguiu uma boa melhora e subiu para o 6ºlugar. Apesar de Marquez não ter permitido a Miller que pegasse seu vácuo o Australiano acabou fazendo uma grande volta e a 2 minutos do final assumiu a liderança com 1:30.086 a 2 minutos do final.

A Pramac estava com a chance de ter a primeira pole do ano com o Australiano, Mas a 1 minuto e 40 segundos do final, Quartararo acabou colocando Miller no Bolso e assumiu a liderança. Marquez passou para o segundo lugar, Bem perto do tempo do piloto da Petronas.

Na volta final, Quartararo com 1:29.978 confirma a sua 6ªpole na temporada, confirmando a sua liderança nos treinos livres e seu favoritismo nessa classificação. O piloto da Petronas vai largar na frente, Com Marc Marquez largando em 2ºlugar, com 32 Milésimos atrás de Fabio Quartararo. A primeira fila ser completada por Jack Miller, que esta disposto a fazer uma bela última prova dessa temporada.

A segunda fila será aberto pelo espanhol Marevick Viñales da Yamaha, Pelo companheiro de Quartararo, O Ítalo-brasileiro Franco Morbidelli e completando a 2ªfila, o piloto da Ducati oficial Andrea Dovizioso.

A Suzuki terá seus dois pilotos na terceira fila, Com Joan Mir em 7º e Alex Rins em 8º. Cal Crutchlow completa a terceira fila. Fechando os 12 primeiros, Na quarta fila largam Danilo Petrucci que mais uma vez deve fazer uma corrida bem meia boca, Pol Espargaró que só de levar a KTM para o Q2 já se pode significar missão cumprida e Valentino Rossi larga em 12º, O Italiano não se encontrou na classificação, Infelizmente.
Amanhã, A partir das 10 da manhã teremos a etapa de encerramento do Campeonato Mundial de Motovelocidade. A principal disputa esta no Mundial de equipes. Uma disputa entre a Ducati e a Honda Repsol pelo titulo, Ducati e Honda Repsol estão separadas por apenas 2 pontos de distância.
Fotos:
Grid de largada da última etapa da Moto GP
GP de Valencia
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 20 | Fabio Quartararo | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’29.978 |
2 | 93 | Marc Márquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’30.010 |
3 | 43 | Jack Miller | Pramac Racing | Ducati | 1’30.086 |
4 | 12 | Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’30.178 |
5 | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’30.449 |
6 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 1’30.511 |
7 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’30.573 |
8 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’30.595 |
9 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda CASTROL | Honda | 1’30.726 |
10 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | 1’30.771 |
11 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’30.908 |
12 | 46 | Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’30.954 |
13 | 5 | Johann Zarco | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’30.826 |
14 | 51 | Michele Pirro | Ducati Team | Ducati | 1’30.949 |
15 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’30.972 |
16 | 99 | Jorge Lorenzo | Repsol Honda Team | Honda | 1’31.295 |
17 | 82 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’31.383 |
18 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’31.507 |
19 | 27 | Iker Lecuona | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’31.658 |
20 | 29 | Andrea Iannone | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’31.714 |
21 | 17 | Karel Abraham | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’31.815 |
22 | 55 | Hafizh Syahrin | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’31.839 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP