Formula jr. – Etapa 1 – Elger a 5 corridas esta invicto!!! Quem para ele!!!

Formula Junior – 2014
Round 1 – Guaporé

Rodrigo Elger – 34 – Pole Motorsports Fonte da Foto – Andre Kotoman

Grid de largada:

1ªFila
1 (G) Bruna Tomaselli (SC) – 1:18.132 – Giocar Racing
2 (G) Rodrigo Elger (PR) – 1:18.466 – Pole

2ªFila
3 (G) Franco Pasquale (RS) – 1:18.622 – Pole
4 (G) Matheus Rouver (SE) – 1:19.160 – Irineu Racing

3ªFila

5 (N) Lucca Abreu (MG) – 1:19.211 – Giocar Racing
6 (N) Lucas Villela (SP) – 1:19.263 – Satti Racing

4ªFila

7 (N) Lucyano Calabini (ES) – 1:19.604 – Quadrado Racing
8 (N) Lucas Kohl (RS) – 1:19.796 – Satti Racing

5ªFila

9 (N) Vitor Fernandes (MG) – 1:20.233 – Nafta Motorsport
10 (N) Lucas Fernandes (MG) – Sem Tempo – Irineu Racing

Texto: Deivison da Conceição da Silva

Após um relativo sucesso em 2013 a Formula Junior começava 2014 com novidades, Com patrocinadores novos entrando no evento como a Excelsior, Além da Protune que é parceira desde do ano passado. Mas as principais mudanças vem dos pneus que passaram a ser os pneus Pirelli e da divisão dos pilotos em 2 categorias, A Graduados que conta com os pilotos que correram na temporada de 2013 e a Novatos com pilotos novos.
Os custos da Categoria deram uma aumentada, Mas isso acabou tendo uma compensação, Os Treinos de sexta-feira passaram a contar no Orçamento da temporada.

10 pilotos vieram para essa corrida, Vamos apresentar a Eles:

Graduados:

31. Matheus Rouver (Irineu Racing)
34. Rodrigo Elger (Pole Motorsport)
78. Franco Pasquale (Pole Motorsport)
97. Bruna Tomaselli (Giocar Racing)

Novatos:

85. Lucas Villela (Satti Racing)
95. Lucas Kohl (Satti Racing)
60. Lucyano Calabini (Quadrado Racing)
23. Luca Abreu (Giocar Racing)
14. Vitor Fernandes (Nafta Motorsports)
22. Lucas Fernandes (Irineu Racing)

A principio o piloto que ocuparia o carro 22 seria Saulo Ramos Filho, Mas acabou ele fazendo os treinos e desistindo de correr por causa dos seus tempos que estavam sendo insatisfatórios. Um tipo de coisa que um piloto não pode e nem deve fazer mesmo que as coisas não estejam saindo com o planejado. Lucas Fernandes que iria correr em dupla com o seu irmão assumiu esse carro e correu as duas corridas assim com Vitor, Alias uma nota muito positiva foi a Vinda dos Irmãos Gêmeos que ainda buscam patrocinadores para continuarem no Esporte, Espero que depois da corrida de Guaporé não tenhamos alguém em Minas Gerais, um estado tão rico que poderia sim alguma empresa patrocinar esses dois jovens pilotos de Uberlândia.

Outra presença muito positiva foi do piloto que correu pela Formula 1 em Equipes como Benetton, AGS, Coloni, Forti Corsi, Eurobrun,Que correu pela Formula Indy e ficou em 3ºlugar no campeonato mundial de pilotos com a Patrick Racing, 2 vitórias na Carreira, 3ºlugar nas US 500 de 1996 pela nanica Payton Coyne, Falo de Roberto Pupo Moreno. Um dos melhores pilotos que o Brasil teve e um dos pilotos mais injustiçados da História do Automobilismo Mundial. E ele elogiou muito a categoria, Serve de Exemplo para outros importantes pilotos do Brasil falarem da categoria, pois precisamos divulgar ela ainda mais pois se mais mídia tiver a Formula Júnior, Mais Facilmente os pilotos irão conseguir novos patrocinadores para se manterem no Esporte.

97 – Bruna Tomaselli – Giocar Racing Fonte da Foto – Andre Kotoman

A primeira pole do ano Ficou com a piloto Bruna Tomaselli com o carro Vermelho vinho da Giocar Racing com Rodrigo Elger em 2º com o carro da Pole Motorsport, Na segunda fila largaria Franco Pasquale com o outro carro da Pole e Matheus Rouver com o carro com a pintura da MC Tubarão (Que acabou saindo da Categoria) Mas sendo da Irineu Racing. Luca Abreu da Giocar Racing (Com o carro com a pintura mais bonita do Grid de 2014) em 5º era o primeiro lugar entre os pilotos novatos.

Só que Luca Abreu teve problemas com o seu equipamento e acabou não saindo para a volta de apresentação. Na Largada Bruna se manteve na ponta com Rodrigo Elger em 2º, Pasquale em 3º, Rouver em 4º, Mas na segunda Curva Matheus Rouver foi para o ataque e se aproveitando de um erro de Franco Pasquale o Sergipano da equipe de Irineu Camargo assumiu o 3ºposto, Lucas Kohl queria tomar curvas depois as posições de Pasquale e de Rouver, Isso ainda não foi possível para o piloto Estreante da Satti Racing, Kohl é piloto de Santa Cruz do Sul (RS).

No Final da primeira volta Rodrigo Elger foi para cima de Bruna Tomaselli e assumiu o primeiro lugar, Briga estava muito bom também pelo terceiro lugar e entre os novatos Lucas Kohl, Lucyano Calabini, Lucas Villela e um pouco mais atrás vinham Vitor e Lucas Fernandes fazendo a corrida deles e retornando depois de 8 meses sem correr, Com a Falta de Treinos era evidente que o Ritmo de prova não era tão rápido dos ponteiros, Mas os Meninos estavam na batalha.

Como estavam na batalha Elger e Tomaselli na luta pelo primeiro lugar, Já Lucas Kohl acabou rodando, Ossos de uma estreia, Mas por felicidade dele o carro nada sofreu e ele pode continuar na corrida. Franco Pasquale estava lutando com Matheus Rouver pelo 3ºlugar e um pouco mais a frente a Catarinense Bruna Tomaselli ultrapassava a Rodrigo Elger e voltava a liderança, nem parecia a apática piloto que terminou a temporada de 2013 nas últimas colocações.

Tomaselli vinha na frente com Elger perto e entrando na briga o Matheus Rouver que tava querendo mais do que o 3ºposto Pasquale ficava um pouco mais atrás, Pelo 5ºlugar lestavam brigando Villela e Calabini que também lutavam pela ponta dos Novatos.
logo depois Na 10ªVolta o piloto Rodrigo Elger além de fazer a melhor volta da corrida 1:17.776 – Média de 142.563 km/h ele no final da reta colocou de lado e pelo lado de dentro e tomou de novo a ponta da corrida na 11ªvolta quando Continuavam os 4 primeiros colocados juntos e são os 4 pilotos da Graduados confirmando o seu favoritismo inicial para essa temporada.

Franco Pasquale se aproveitou da trazerada de Matheus Rouver e conseguiu a ultrapassagem na reta dos boxes assumindo o 3ºlugar, Rouver jamais teve um carro a altura para lutar por vitória apesar de na primeira parte de prova esta andando perto de Elger e de Tomaselli.

Enquanto isso Vitor Fernandes e Lucas Fernandes continuavam na corrida honrando os Mineiros que com Luca Abreu tiveram maioria nessa corrida com 3 pilotos no Grid, Contra 2 do Rio Grande do Sul, 1 catarinense, 1 Paranaense, 1 Paulista, 1 Capixaba e 1 Sergipano.
Na Reta Final Elger e Tomaselli curva a curva lutaram pelo primeiro lugar, Pasquale não tinha carro para lutar pela vitória, Mas Rouver acabou tentando lutar pelo 3ºlugar, O Carro de Pasquale não estava também campeão do mundo, Mas o desempenho dele estava melhor do que o carro da Irineu Racing. Elger segurou Tomaselli e começou a temporada como terminou o ano de 2013 com a Vitória, a 4ªvitória seguida com Bruna Tomaselli em 2ºlugar e Franco Pasquale em 3ºlugar que ambos tiveram seus melhores resultados na Formula Junior. Rouver ficou em 4ºlugar, Lucyano Calabini (Bussylar) em 5ºlugar ficou com a vitória entre os Novatos, Lucas Kohl em 6º, Lucas Villela 7º, Vitor Fernandes 8º, Lucas Fernandes em 9º e Luca Abreu que largou com muito atraso ficou em 10ºlugar.

Classificação final da 1ªBateria

1 – 34 Rodrigo Elger (PR) – Pole 22:20.868 em 17 Voltas (G)
2 – 97 Bruna Tomaselli (SC) – Giocar Racing a 0.085 (G)
3 – 78 Franco Pasquale (RS) – Pole a 3.353 (G)
4 – 31 Matheus Rouver (SE) – Irineu Racing a 10.352 (G)
5 – 60 Lucyano Bussular da Silva (ES) – Quadrado Racing a 20.844 (N)
6 – 95 Lucas Kohl (RS) – Satti Racing a 23.404 (N)
7 – 85 Lucas Villela (SP) – Satti Racing a 29.467 (N)
8 – 14 Vitor Fernandes (MG) a 41.671 – Nafta Motorsport (N)
9 – 22 Lucas Fernandes (MG) 1 Volta – Nafta Motorsport (N)
10 – 23 Lucca Abreu (MG) – Giocar Racing a 8 Voltas (N)

Melhor Volta: 34 Rodrigo Elger (PR) – Pole 1:17.776 – Volta 10

Pódio da 1ªBateria – Novatos Fonte da Foto – Andre Kotoman

2ªBateria

Se a primeira bateria foi boa a segunda seria melhor, mesmo com apenas 10 carros tínhamos uma competitividade, Na largada da segunda bateria Elger consegue manter a liderança com Tomaselli, Pasquale e Rouver completando o quarteto da Graduados, Os três primeiros lugares buscavam o primeiro lugar na segunda volta, na primeira curva Pasquale chegou a colocar por fora e se posicionar a frente da piloto de Caibi que acabou conseguindo recuperar o 2ºlugar, Já Lucyano Calabini ultrapassava a Matheus Rouver que acabava confirmando o desempenho ruim do seu equipamento e sofria muito pressionado por Kohl e por Villela.

A Briga continuava forte, Elger e Tomaselli e Pasquale quase fizeram um Tri-wade no final da reta de Guaporé e Calabini andava por perto dos três, Se mostrando um piloto muito rápido com o carro da Quadrado Racing.

Na quinta volta um acidente que envolveu Bruna Tomaselli e Franco Pasquale que inutilizou ambos da corrida. Bruna Tomaselli que vinha de 17 corridas completadas com todas as voltas terminadas na categoria, um número impressionante, Mas que com esse acidente essa sequência terminava por aqui mesmo. Com o acidente o primeiro Safety Car do final de semana foi acionado.

Elger era o primeiro com o piloto Capixaba Lucyano Calabini em segundo lugar, Depois vinham Kohl, Rouver e Villela completando os 5 primeiros colocados. Na relargada Elger que parecia que teria mais facilidade para vencer principalmente com seu único adversário que era o Matheus Rouver passando com mal bocados com o carro que não rendia e perdendo posições para Kohl e para Lucca Abreu, Mas Lucyano Calabini estava acompanhando a turma e estava com mais carro que Elger. Villela e Luca Abreu lutavam pelo 4ºlugar.
Naquela altura do campeonato Rodrigo Elger também não estava com um carro tão bom assim e Com o carro da Quadrado Racing o Capixaba Lucyano Cabalini assumiu a liderança da corrida e Lucas kohl estava por perto de Elger. Mas a alegria de Cabalini não duraria muito, Seu carro teve problemas e passou reto e indo para a grama, Seu carro quase voou de pernas para o ar. Ao sair do carro ele foi aplaudido pelos espectadores que viram as corridas desse final de semana da Formula Junior.

60 – Lucyano Calabini – Quadrado Racing Fonte da Foto – Andre Kotoman

Matheus Rouver conseguiu passar a Luca Abreu que era o carro que Sobrava na equipe Giocar Racing, Já Lucas Kohl foi para o ataque para cima de Elger, fez a melhor volta da corrida com 1:18,923 – Média de 140.491 Km/h na Volta final. Mas Elger segurou a vitória, A 5ª em Sequencia, uma fase maravilhosa do piloto de Maringá. Lucas Kohl completa a corrida em segundo lugar e com a vitória da Satti Racing que fez dobradinha na Novatos com Lucas Villeva em 3ºlugar. completaram os 5 primeiros colocados Matheus Rouver e Luca Abreu.

Agora as emoções ficam para Tarumã nos dias 3 e 4 de maio e espero que tenhamos mais de 10 pilotos no Grid do Templo Sagrado do Automobilismo Gaúcho.

Classificação final da 2ªBateria

1 – 34 Rodrigo Elger (PR) – Pole 21:54.509 em 15 voltas (G)
2 – 95 Lucas Kohl (RS) – Satti Racing a 0.139 (N)
3 – 85 Lucas Villela (SP) – Satti Racing a 3.218 (N)
4 – 31 Matheus Rouver (SE) – Irineu Racing a 4.580 (G)
5 – 23 Lucca Abreu (MG) – Giocar Racing a 4.983 (N)
6 – 14 Vitor Fernandes (MG) a 34.985 – Nafta Motorsport (N)
7 – 22 Lucas Fernandes (MG) a 37.525 – Nafta Motorsport (N)
8 – 60 Lucyano Bussular da Silva (ES) – Quadrado Racing a 4 Voltas (N)
9 – 97 Bruna Tomaselli (SC) – Giocar Racing a 12 Voltas (G)
10 – 78 Franco Pasquale (RS) – Pole a 12 Voltas (G)

Melhor Volta: 95 Lucas Kohl (RS) – Satti Racing 1:18.923 – 15ªVolta

Pódio da Segunda Bateria na Graduados Fonte da Foto – Andre Kotoman

Classificação do Campeonato:

Classificação dos Graduados:

Rodrigo Elger 40 Pontos
Matheus Rouver 25 Pontos
Bruna Tomaselli 15 Pontos
Franco Pasquale 12 Pontos

Classificação dos Novatos:

Lucas Kohl 35 Pontos
Lucas Villela 27 Pontos
Lucyano Cabalini 26 Pontos
Vitor Fernandes 20 Pontos
Lucas Fernandes 16 Pontos
Lucca Abreu 12 Pontos

Classificação sem a divisão em duas categorias:

Rodrigo Elger 40 Pontos
Lucas Kohl 21 Pontos
Matheus Rouver 20 Pontos
Lucas Villela 16 Pontos
Bruna Tomaselli 15 Pontos
Franco Pasquale 12 Pontos
Lucyano Cabalini 11 Pontos
Vitor Fernandes 9 Pontos
Lucca Abreu 8 Pontos
Lucas Fernandes 6 Pontos

Nota e Avaliação para os pilotos:

Rodrigo Elger: Andou com Garra e teve coração para vencer as duas corridas, principal a 2ªBateria quando seu carro estava perdendo rendimento, Com 5 vitórias seguidas e com o desempenho que a Pole tem, Quem quiser ser campeão terá de vencer dele. Nota: 10.

Lucas Kohl: Tirando uma rodada que ele deu ele fez duas corridas boas e acabou muito bem e em ambas andando na frente de Lucas Villela, Belíssimo final de semana para esse piloto que promete para 2014. Nota: 9

Matheus Rouver: Sem dúvida não foi a melhor exibição dele na Formula Junior, Começou a corrida andando bem, chegou a lutar pelos 2 primeiros lugares, Mas a partir do final da primeira bateria acabou ele perdendo rendimento e na segunda bateria andou perdendo posição para os pilotos novatos Mesmo com toda a sua luta para tentar buscar posições. Ele que começou os testes na MC Tubarão acabou vendo a sua provável casa sair da Categoria e de repente dai pode ter sido a origem dos problemas dele nesse final de semana, sem dúvida não é essa corrida que vai tirar o Rouver da disputa do título, Sem dúvida ele estará nessa briga, Pelo menos completou as duas corridas e conseguiu sair de Guaporé como o vice-líder da Formula Junior. Nota: 8

Lucas Villela: Foi bem na corrida, Mas acabou que eu esperava um pouco mais dele. Ele disputou uma etapa no ano passado, Mas essa etapa não foi suficiente para que ele conseguisse chegar na frente de Kohl, O Paulista andou bem, Mas a nota dele vai sar inferior a nota de Kohl Nota: 8,5

Bruna Tomaselli: É uma outra piloto em relação ao final da temporada de 2013 onde ela andou lá atrás, Até mesmo o detalhe de deixar os cabelos Soltos na hora do pódio ela fez isso. Foi combativa, seu carro foi bem rápido e acabou batendo na trave a sua primeira vitória na categoria, acabou se envolvendo em um incidente com Franco Pasquale na segunda corrida, O que não tira o fim de semana positivo para a piloto Catarinense que foi dona da primeira pole da temporada Nota: 9,5

Franco Pasquale: Andou muito bem, É outro piloto que teve evolução, na primeira corrida acabou não conseguindo lutar pela vitória. Na segunda bateria pelo que mostrou Pasquale ele poderia se não tivesse se envolvido em um acidente com Bruna Tomaselli o piloto de Gramado poderia ter até vencido a corrida. Acabou tendo seu melhor resultado na sua carreira na Formula Junior, pode se esperar mais dele em 2014. Nota: 9

Lucyano Cabalini: Um dos destaques do final de semana, O Capixaba é muito bom e mais uma vez desmente os Babacas que acham que os melhores pilotos estão só nos grandes centros do país, Prova disso é Matheus Rouver, Felipe Fraga, Valdeno Brito, Beto Monteiro entre outros, Na primeira bateria ele venceu na Novatos e na segunda bateria se não fosse o problema que ele teve de suspensão o capixaba venceria no Geral, É muito bom ver nascer um novo piloto como ele para o cenário nacional como ele. Nota: 10

Vitor Fernandes: Estava parado por muito tempo, dentro das possibilidades que ele tinha para essa prova ele foi muito bem, chegou a fazer tempos razoáveis e teve perto dos pilotos como Lucas Villela e Lucas Kohl na corrida na primeira bateria pelo menos, Se Ele e o irmão dele tivessem mais treinos e tivessem mais corridas disputadas ele seria um piloto que brigaria pelas primeiras posições. Espero que Ambos consigam patrocínio para correrem o resto da Temporada de 2014 da Formula Junior. Nota: 7,5

Lucas Fernandes: Também sentiu a falta de ritmo de corrida, mas para ele a falta de ritmo foi maior do que do Vitor Fernandes, Acabou que ele andou num carro que estava pronto para um outro piloto, Talvez mais um motivo para Lucas não ter acompanhado seu irmão Vitor. O Bom é que tanto Vitor como Lucas completaram as corridas. Lucas cumpriu seu papel e que espero que ele esteja no Grid o ano todo assim com seu irmão. Nota: 7

Luca Abreu: Outro piloto que se esperava mais e que acabou tendo seu final de semana prejudicado pelos problemas de equipamento, Na primeira corrida ele não largou com os outros e só conseguiu largar voltas depois impossibilitando ele de marcar pontos. Na segunda Bateria ele conseguiu se recuperar bem, Mas acabou sem desempenho para lutar pela vitória na categoria Light contra os dois pilotos da Satti, Mas mostrou combatividade, Coloco ele na mesma situação do Matheus Rouver, Talvez ele teve um carro melhor em desempenho, Mas sem ter sorte em relação ao carro em problemas mecânicos como piloto que acabou devendo não pelo piloto, Mas pelo equipamento. Nota: 8

Saulo Ramos Filho: Não teve uma atitude profissional, deveria pensar em acumular experiência mesmo que seu desempenho não fosse bom, Lamentável que ele faça isso pois tem tanto piloto jovem que queria uma chance dessa e não tem dinheiro. É o segundo piloto que larga a corrida por que não estava tendo um desempenho satisfatório (Primeiro deles foi o Bertoncello que largou a Satti Racing na 7ªetapa do campeonato de 2013 pelo tempos ruins que ele estava fazendo. Lamentavelmente é uma nota que não quero dar para ninguém, nem para os pilotos de Formula 1, Mas sou obrigado pelas circunstancias a fazer isso. Nota: 0

Finalmente veja o vídeo da primeira etapa da Formula Júnior:

Fonte das Fotos: André Kotoman
Fonte do Vídeo: In Line Produtora

Fãn Page da Formula Junior no Facebook
Site da Fãn Page

Sem categoria

Deixe uma resposta