Realizada na semana do GP da Hungria de Formula 1. A sessão de classificação na sexta-feira começou sob chuva, todos os 30 carros foram para a pista, o que era favorável para formar um trilho. Lirim Zendeli foi o primeiro tempo a ser marcado (1:57.566), mas não foi o mais rápido. O russo Alexander Smolyar e o Norueguês Dennis Hauger foram mais rápidos.
Esses tempos iriam baixar de forma constante durante todo o tempo. Chegando ao 7ºminuto de treino, Zendeli faz 1:56.085, superado pelo inglês Max Fewtrell por 31 milésimos. Mas o russo Smolyar arrebentou e marcou 1:54.357, colocando 1.6 segundos de vantagem para o segundo colocado. Frederik Vesti conseguiu chegar perto, marcando 1:55.046.
O Russo vinha dando um show, na volta seguinte, Smolyar baixou ainda mais seu tempo, marcando 1:53.653. Seguidos de Pourchaine, Enzo Fittipaldi e Logan Sargeant vinham logo a seguir. Já para trás, Matteo Nannini roda, era difícil para um piloto jovem e de equipe pequena como era a Jenzer.
A 19 minutos e meio do final da sessão, o líder do campeonato Oscar Piastri passou para a liderança com 1:52.778, colocando 1.3 segundos sobre Smolyar. Enquanto isso Alessio Deledda e Lirim Zendeli rodaram.
O Russo Smolyar retonou a ponta, com 1:52.442 com metade da classificação concluída. Os pilotos da Prema Oscar Piastri e Logan Sargeant vinham na 2ª e 3ªcolocações respectivamente, com tempos próximos do piloto da ART Grand Prix. Lawson, Haugen, Pourchaire, Fernandez, Vesti, Beckmann e Fewtrell completando as 10 primeiras posições.
A 13 minutos do final, Théo Pourchaire subiu 3 posições e foi para a 5ªposição. A maioria dos pilotos foram para os boxes. A se destacar o belo desempenho da piloto Sophia Floersch esta em uma respeitável 14ªposição.
Poucos pilotos estavam na pista, entre eles, o inglês Jake Hughes fez uma boa volta, pulando para a 10ªposição. O Australiano Jake Doohan ganhou 8 posições passando para a 14ªposição.
Os pilotos voltam para a pista a 9 minutos do término da classificação, Logan Sargeant foi tentar uma volta rápida, mas acabou escapando e ficando com o tempo que tinha, na volta seguinte é que o piloto da Prema marcou a melhor volta com 1:51.606.
A minutos do final, Calam Williams faz excelente volta e coloca a Jenzer na terceira posição. Na reta final, a 40 segundos do final, Alexander Smolyar toma a pole que estava nas mãos de Logan Sargeant e acaba conquistando sua primeira pole position da carreira. Um desempenho monumental do piloto russo. Logan Sargeant divide a primeira fila, colocando o carro da dominadora Prema na 2ªposição.
Theo Pourchaire larga na 3ªposição, ao lado dele largaria Frederik Vesti da Prema. A ART e a Prema faziam duetos nas 2 primeiras filas do grid. Depois vinha a surpresa do dia, Calan Williams da Jenzer em uma sensacional 5ªposição, logo a frente do líder do campeonato Oscar Piastri. Completando os Top 10: Sebastian Fernandez, Richard Verschoor, Bent Viscaal e Dennis Hauger.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | equipe | tempo | nº de Voltas |
1 | 8 | Alexander Smolyar | ART Grand Prix | 1:51.348 | 14 |
2 | 3 | Logan Sargeant | Prema Racing | 1:51.606 | 14 |
3 | 7 | Théo Pourchaire | ART Grand Prix | 1:51.714 | 14 |
4 | 2 | Frederik Vesti | Prema Racing | 1:52.228 | 14 |
5 | 20 | Calan Williams | Jenzer Motorsport | 1:52.252 | 14 |
6 | 1 | Oscar Piastri | Prema Racing | 1:52.278 | 12 |
7 | 9 | Sebastian Fernandez | ART Grand Prix | 1:52.288 | 14 |
8 | 17 | Richard Verschoor | MP Motorsport | 1:52.352 | 12 |
9 | 18 | Bent Viscaal | MP Motorsport | 1:52.460 | 14 |
10 | 6 | Dennis Hauger | Hitech Grand Prix | 1:52.471 | 14 |
11 | 5 | Liam Lawson | Hitech Grand Prix | 1:52.638 | 14 |
12 | 12 | Olli Caldwell | Trident | 1:52.919 | 14 |
13 | 4 | Max Fewtrell | Hitech Grand Prix | 1:53.001 | 15 |
14 | 11 | David Beckmann | Trident | 1:53.101 | 14 |
15 | 29 | Alex Peroni | Campos Racing | 1:53.231 | 12 |
16 | 25 | David Schumacher | Charouz Racing System | 1:53.283 | 13 |
17 | 21 | Federico Malvestiti | Jenzer Motorsport | 1:53.296 | 13 |
18 | 24 | Igor Fraga | Charouz Racing System | 1:53.333 | 13 |
19 | 14 | Enzo Fittipaldi | HWA Racelab | 1:53.432 | 14 |
20 | 19 | Lukas Dunner | MP Motorsport | 1:53.479 | 13 |
21 | 15 | Jake Hughes | HWA Racelab | 1:53.501 | 13 |
22 | 16 | Jack Doohan | HWA Racelab | 1:53.648 | 14 |
23 | 27 | Enaam Ahmed | Carlin Buzz Racing | 1:53.751 | 13 |
24 | 31 | Sophia Flörsch | Campos Racing | 1:53.855 | 14 |
25 | 10 | Lirim Zendeli | Trident | 1:53.937 | 13 |
26 | 26 | Clément Novalak | Carlin Buzz Racing | 1:53.991 | 11 |
27 | 28 | Cameron Das | Carlin Buzz Racing | 1:54.000 | 12 |
28 | 23 | Roman Stanek | Charouz Racing System | 1:54.243 | 12 |
29 | 22 | Matteo Nannini | Jenzer Motorsport | 1:54.780 | 13 |
30 | 30 | Alessio Deledda | Campos Racing | 1:57.455 | 13 |
Antes da corrida, tiveram que limpar o circuito com terra ou algum produto ou serragem para secar algum liquido ou óleo da pista. A corrida seria sobre pista molhada, mas com tendência a secar, Na largada, Smolyar largou bem e manteve a liderança, até que na entrada da primeira curva, Logan Sargeant acabou numa manobra precipitada e desastrada, acabou atingindo a traseira de Smolyak.
A partir dai vários pilotos na confusão bateram ou se enroscaram, Entre eles o piloto da Jenzer Calan Williams que acabou tocando por trás de Bent Viscaal e atingido pelo dinamarquês Frederik Vesti. Safety car na pista, apesar de 3 pilotos acidentados, esse safety car fica por 2 voltas para a limpeza da pista e a retirada dos carros acidentados.
Com Théo Pourchaire na liderança a prova recomeçou com Piastri, Sargeant, Lawson e Fernandez nas 5 primeiras posições. Lirim Zendeli (ganhando 11 posições) e Clément Novalak (Ganhando 10 posições) ganharam muitas posições se aproveitando da confusão que tiveram.
Por duas voltas seguidas, Logan Sargeant saiu para fora da pista e voltou as duas vezes de maneira perigosa e irresponsável, na volta seguinte, Liam Lawson que vinha atrás dele quebra o motor e deixa um rastro de óleo na pista, tanto é que Verschoot, Viscaal e Fewtrell saíram da pista na 1ªcurva, segundos depois o motor explode deixando um rastro de óleo na pista. O Neozelandês deixou a prova e o safety entrou na pista, mas a pista estava muito escorregadia demais.
Com a pista molhada de óleo, A bandeira vermelha foi acionada. Resultado da quebra de motor de Lawson, a corrida foi paralisada por 25 minutos. Com a pista cheia de cal e seca de óleo, o Safety Car entrou na pista e ficou por duas voltas , Até que finalmente a corrida recomeça na 8ªVolta. Piastri foi para cima de Pourchaire. Esse foi o único momento que o líder do campeonato conseguiu ameaçar o piloto francês da ART. A partir daquele momento, Théo Pourchaire começou a abrir vantagem volta após volta do Oscar Piastri.
Enquanto isso, Jake Hughes, Enzo Fittipaldi punidos severamente por terem violado o regulamento do Safety Car, Outros punidos foram Olli Caldewell em 5 segundos, Stanek e Nannini punidos por ficarem acima da distância mínima de 10 carros no Safety Car.
Pourchaire abria volta após volta mais e mais sobre Piastri que vinha seguro em 2ºlugar. A disputa da prova fica pela 3ªposição, que estava entre Sargeant, Fernandez e Verschoor. Viscaal vinha em 6ºlugar. Enquanto que Fewtrell segurava o 9ºlugar da pressão de Novilak, Dunner, Beckmann e Malestri.
Verschoor supera Fernandez e partiu para cima de Sargeant, enquanto que Fernandez ficava para Viscaal e Peroni. Na 16ªVolta, Vissel superou o piloto Venezuelano e ganhou a 5ªposição. Enquanto Fernandez ficava para Alex Peroni e Dennis Hauger.
Piastri começou a ser pressionado pelo norte-americano Sargeant enquanto que Pourchaire já vinha quase 9 segundos de frente na liderança. Verschoor começava a sentir a pressão de Viscaal, seu companheiro e compatriota na MP motorsports. Na penúltima volta, Viscaal tentou passar Verschoor, mas faltou pista para realizar essa ultrapassagem, mas na volta final. Viscaal conseguiu a ultrapassagem e passou a ser o 4ºcolocado.
Pourchaire venceu pela segunda vez na temporada. Dessa vez em uma corrida dominadora no Sábado, com 12 segundos de frente para Oscar Piastri, o líder do campeonato segurou a segunda posição dos ataques de Logan Sargeant, que seria o 3ºcolocado, mas acabou punido pela pilotagem irresponsável em 5 segundos no tempo final de corrida. Melhor para Bent Viscaal que conseguiu o último lugar no pódio, superando seu companheiro de equipe Richard Verschoor em um bom dia da MP motorsports.
Sebastian Fernandez da ART segurou a 5ªposição dos ataques de Alex Peroni e Dennis Hauger (Os dois ficariam atrás de Sargeant, em 7º e 8ºlugares respectivamente) Clément Novalak que largou da 26ªPosição acabou conquistando uma ótima 9ªposição e completando a zona de pontuação, o alemão David Beckmann que largaria na pole position na manhã de domingo.
Resultado do GP da Hungria
5ªEtapa da Formula 3 – Temporada 2020
pos | nº | piloto | equipe | tempo | Melhor volta | nºVolta |
1 | 7 | Théo Pourchaire | ART Grand Prix | 1:03:55.424 | 1:34.616 | 11 |
2 | 1 | Oscar Piastri | Prema Racing | a 11.920 | 1:35.343 | 11 |
3 | 18 | Bent Viscaal | MP Motorsport | a 17.360 | 1:35.664 | 11 |
4 | 17 | Richard Verschoor | MP Motorsport | a 18.063 | 1:35.433 | 11 |
5 | 9 | Sebastian Fernandez | ART Grand Prix | a 19.636 | 1:35.699 | 11 |
6 | 3 | Logan Sargeant | Prema Racing | a 19.739 | 1:35.411 | 11 |
7 | 29 | Alex Peroni | Campos Racing | a 21.431 | 1:35.697 | 12 |
8 | 6 | Dennis Hauger | Hitech Grand Prix | a 21.656 | 1:35.728 | 12 |
9 | 26 | Clément Novalak | Carlin Buzz Racing | a 22.208 | 1:36.638 | 16 |
10 | 11 | David Beckmann | Trident | a 22.951 | 1:36.365 | 15 |
11 | 4 | Max Fewtrell | Hitech Grand Prix | a 23.428 | 1:36.674 | 14 |
12 | 19 | Lukas Dunner | MP Motorsport | a 27.298 | 1:36.637 | 12 |
13 | 21 | Federico Malvestiti | Jenzer Motorsport | a 27.972 | 1:36.774 | 12 |
14 | 27 | Enaam Ahmed | Carlin Buzz Racing | a 28.597 | 1:37.139 | 11 |
15 | 24 | Igor Fraga | Charouz Racing System | a 30.883 | 1:37.157 | 11 |
16 | 25 | David Schumacher | Charouz Racing System | a 31.265 | 1:36.933 | 11 |
17 | 28 | Cameron Das | Carlin Buzz Racing | a 34.777 | 1:36.999 | 11 |
18 | 31 | Sophia Flörsch | Campos Racing | a 36.352 | 1:36.051 | 12 |
19 | 14 | Enzo Fittipaldi | HWA Racelab | a 36.629 | 1:35.467 | 13 |
20 | 30 | Alessio Deledda | Campos Racing | a 38.432 | 1:36.458 | 12 |
21 | 12 | Olli Caldwell | Trident | a 44.026 | 1:36.232 | 12 |
22 | 22 | Matteo Nannini | Jenzer Motorsport | a 47.482 | 1:35.951 | 16 |
23 | 23 | Roman Stanek | Charouz Racing System | a 49.705 | 1:36.560 | 14 |
24 | 15 | Jake Hughes | HWA Racelab | a 1:02.217 | 1:34.195 | 15 |
10 | Lirim Zendeli | Trident | a 16 Voltas | 1:46.941 | 4 | |
5 | Liam Lawson | Hitech Grand Prix | a 18 Voltas | 1:45.207 | 4 | |
16 | Jack Doohan | HWA Racelab | a 19 Voltas | 2:30.889 | 2 | |
8 | Alexander Smolyar | ART Grand Prix | a 21 Voltas | |||
2 | Frederik Vesti | Prema Racing | a 22 Voltas | |||
20 | Calan Williams | Jenzer Motorsport | a 22 Voltas |
Grid de Largada – 6ªEtapa da Formula 3 – Temporada 2020
pos | nº | piloto | equipe |
1 | 11 | David Beckmann | Trident |
2 | 26 | Clément Novalak | Carlin Buzz Racing |
3 | 6 | Dennis Hauger | Hitech Grand Prix |
4 | 29 | Alex Peroni | Campos Racing |
5 | 3 | Logan Sargeant | Prema Racing |
6 | 9 | Sebastian Fernandez | ART Grand Prix |
7 | 17 | Richard Verschoor | MP Motorsport |
8 | 18 | Bent Viscaal | MP Motorsport |
9 | 1 | Oscar Piastri | Prema Racing |
10 | 7 | Théo Pourchaire | ART Grand Prix |
11 | 4 | Max Fewtrell | Hitech Grand Prix |
12 | 19 | Lukas Dunner | MP Motorsport |
13 | 21 | Federico Malvestiti | Jenzer Motorsport |
14 | 27 | Enaam Ahmed | Carlin Buzz Racing |
15 | 24 | Igor Fraga | Charouz Racing System |
16 | 25 | David Schumacher | Charouz Racing System |
17 | 28 | Cameron Das | Carlin Buzz Racing |
18 | 31 | Sophia Flörsch | Campos Racing |
19 | 14 | Enzo Fittipaldi | HWA Racelab |
20 | 30 | Alessio Deledda | Campos Racing |
21 | 12 | Olli Caldwell | Trident |
22 | 22 | Matteo Nannini | Jenzer Motorsport |
23 | 23 | Roman Stanek | Charouz Racing System |
24 | 15 | Jake Hughes | HWA Racelab |
25 | 10 | Lirim Zendeli | Trident |
26 | 5 | Liam Lawson | Hitech Grand Prix |
27 | 8 | Alexander Smolyar | ART Grand Prix |
28 | 2 | Frederik Vesti | Prema Racing |
29 | 20 | Calan Williams | Jenzer Motorsport |
30 | 16 | Jack Doohan | HWA Racelab |
No dia de domingo, ainda com pista molhada a corrida aconteceu. Em uma das provas mais confusas, onde o dominar da prova acabou sem qualquer resultado.
A largada de David Beckmann foi perfeita mantendo a liderança, Hauger tentou tomar a liderança nas primeiras curvas. Depois vinham Novilak e Sargeant. A partir do 5ºcolocado, a visão dos pilotos ficava mais crítica. No final da 1ªVolta, Lukas Dunner acabou atingindo Cameron Das.
Na segunda volta, Hauger passou para a ponta na curva 3 e abriu do Beckmann. Mais atrás Igor Fraga e Bent Viscaal brigavam por boa posição, Acabou que os dois se tocaram e o brasileiro acabou rodando. Essa rodada gera punição de 5 segundos para o piloto Holandês (na minha opinião foi injusta a punição).
Após 3 voltas: Hauger abre 2.5 segundos de Beckmann. Depois vinha Novilak, Sargeant, Verschoor, Piastri nas 6 primeiras posições. Depois vinha Peroni, Fernandez e Viscaal. Após a bobeada de Fewtrell que saiu da pista, Théo Pourchaire o superou e assumiu a 10ªposição.
Viscaal já tinha superado Fernandez. Na entrada da 6ªVolta, o holandês superou Peroni e passou para a 7ªposição. Após as primeiras voltas, Hauger perdeu rendimento e passou a ser pressionado por Beckmann da Trident. Quando a disputa pela liderança iria esquentar, o Safety Car entrou na pista, por causa do carro de Liam Lawson que deu problemas e parou em uma área de escape.
O Safety Car durou por 2 voltas. A prova recomeça na 10ªVolta, o Norueguês Hauger escapou na frente, com Beckmann na perseguição. Enquanto que Viscaal arriscou tudo para passar Sargeant para ganhar a 4ªposição, só que ele realizou a ultrapassagem pela parte de fora e o lance é colocado sobre investigação. Sem se importar por isso, Viscaal foi pra cima de Novilak e logo passou o piloto da Carlin subindo para a terceira posição, na volta seguinte o piloto inglês deu o troco em cima do Holandês, que conseguiu retornar a posição.
Já sabedor da punição de 5 segundos pelo toque em Igor Fraga, Viscaal precisava abrir 5 segundos sobre Novilak, mas não seria difícil já que o piloto da Carlin não tinha mais desempenho. O inglês perdeu posição para Sargeant e Piastri e curvas depois perdeu posição para Verschoor, caindo do 4º para o 7ºlugar.
Viscaal foi para cima de Beckmann e disputando lado a lado com o piloto alemão levou a melhor e passou a ser o segundo, 1 volta depois, foi para cima de Hauger assumindo a liderança na curva 13, o holandês passou para a ponta, mas precisava abrir 5 segundos para tornar a punição nula. Na briga interna da Prema, Piastri passou Sargeant assumindo a 4ªposição.
Viscaal vinha se aproveitando do desempenho pior de Hauger que segurava Beckmann e Piastri que vinha chegando na disputa pelo 2ºlugar. Não foi nada difícil para o piloto Holandês chegar a mais de 5 segundos de vantagem, a corrida estava nas suas mãos.
Na 17ªVolta, Beckmann tocou na traseira de leve em Hauger e logo depois consegue superar o piloto da Hitech, assumindo a segunda posição. O piloto da Trident tinha que tirar pelo menos mais 1 segundo para ter a vitória nas suas mãos. Já Hauger tinha que se manter na frente de Piastri, mas era totalmente inútil, no final da mesma volta, o Australiano o passou se tornando o terceiro colocado.
A 4 voltas do final, os comissários deram uma nova punição para Viscaal (Essa sim achei justa) mais 5 segundos que naquele momento dava a vitória, Piastri passaria a ser o segundo e Viscaal ainda tinha a terceira posição que parecia segura graças ao norueguês ter que se preocupar em se defender de Logan Sargeant.
Porém, a 2 voltas do final, Frederico Malvesti acabou batendo entre as curvas 5 e 6, Safety Car na pista, Viscaal que tinha a vitória e passou a ficar em terceiro viu tudo ir para o saco. O Holandês foi humilhado nessa história. Para mim 1 das punições foi muito injusta, considero aquele lance com Igor Fraga um lance de corrida simplesmente. Isso acabou com o trabalho do piloto Holandês que cruzou na frente, mas acabou com a punição caindo para a 17ªposição.
David Beckmann acabou herdando essa vitória, sendo sua primeira na temporada e a primeira da Trident nessa temporada. Oscar Piastri acabou levando a Prema para o pódio, seu terceiro no ano, consolidando a liderança no campeonato com 76 pontos, contra 50 pontos de Sargeant e 48 de Théo Pourchaire. O Norueguês Dennis Hauger da Hitech completou o pódio.
Logan Sargeant ficou em 4ºlugar, seguido de Richard Verschoor da MP Motorsport, Théo Pourchaine da ART, Aleksandr Smolyar (que fez um corridaça de recuperação após a frustação da primeira curva da corrida de sábado, onde ele foi tirado pelo toque de Sargeant) Sebastian Fernandez, Enzo Fittipaldi e Alex Peroni.
A Formula 3 continua nesse final de semana em Silverstone, junto da Formula 1 e da Formula 2.
Fotos:
Resultado do GP da Hungria
6ªEtapa da Formula 3 – Temporada 2020
pos | nº | piloto | equipe | tempo | Melhor volta | nºVolta |
1 | 11 | David Beckmann | Trident | 43:54.224 | 1:51.509 | 18 |
2 | 1 | Oscar Piastri | Prema Racing | a 1.026 | 1:50.721 | 19 |
3 | 6 | Dennis Hauger | Hitech Grand Prix | a 1.522 | 1:52.544 | 2 |
4 | 3 | Logan Sargeant | Prema Racing | a 1.975 | 1:52.523 | 12 |
5 | 17 | Richard Verschoor | MP Motorsport | a 2.497 | 1:52.661 | 16 |
6 | 7 | Théo Pourchaire | ART Grand Prix | a 2.724 | 1:52.399 | 18 |
7 | 8 | Alexander Smolyar | ART Grand Prix | a 3.220 | 1:52.220 | 19 |
8 | 9 | Sebastian Fernandez | ART Grand Prix | a 3.594 | 1:53.080 | 19 |
9 | 14 | Enzo Fittipaldi | HWA Racelab | a 3.939 | 1:52.686 | 14 |
10 | 29 | Alex Peroni | Campos Racing | a 4.665 | 1:52.972 | 19 |
11 | 4 | Max Fewtrell | Hitech Grand Prix | a 5.558 | 1:53.903 | 4 |
12 | 26 | Clément Novalak | Carlin Buzz Racing | a 5.911 | 1:53.253 | 7 |
13 | 25 | David Schumacher | Charouz Racing System | a 6.351 | 1:54.290 | 17 |
14 | 31 | Sophia Flörsch | Campos Racing | a 7.584 | 1:53.802 | 15 |
15 | 20 | Calan Williams | Jenzer Motorsport | a 8.158 | 1:52.450 | 16 |
16 | 10 | Lirim Zendeli | Trident | a 9.253 | 1:52.876 | 18 |
17 | 18 | Bent Viscaal | MP Motorsport | a 9.377 | 1:51.321 | 16 |
18 | 12 | Olli Caldwell | Trident | a 10.023 | 1:53.413 | 15 |
19 | 15 | Jake Hughes | HWA Racelab | a 11.385 | 1:51.374 | 19 |
20 | 23 | Roman Stanek | Charouz Racing System | a 12.231 | 1:54.011 | 19 |
21 | 27 | Enaam Ahmed | Carlin Buzz Racing | a 24.654 | 1:55.282 | 5 |
22 | 28 | Cameron Das | Carlin Buzz Racing | a 49.970 | 1:54.156 | 11 |
23 | 30 | Alessio Deledda | Campos Racing | a 51.050 | 1:54.783 | 17 |
24 | 16 | Jack Doohan | HWA Racelab | a 1:51.752 | 1:52.631 | 14 |
25 | 22 | Matteo Nannini | Jenzer Motorsport | a 1 Volta | 1:52.760 | 18 |
26 | 21 | Federico Malvestiti | Jenzer Motorsport | a 3 Voltas | 1:54.034 | 16 |
2 | Frederik Vesti | Prema Racing | a 10 Voltas | 1:54.408 | 5 | |
5 | Liam Lawson | Hitech Grand Prix | a 15 Voltas | 1:53.068 | 4 | |
24 | Igor Fraga | Charouz Racing System | a 20 Voltas | |||
19 | Lukas Dunner | MP Motorsport | a 21 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Trident/Prema/Mp Motorsports/ART Grand Prix/Hitech/Jenzer