Formula 2 na Bélgica – Homenagens a Hubert, punições e acidentes em SPA

Realizada semana passada, a Formula 2 se mostrou intensa e emocionante, com disputas, homenagens e acidentes que acabaram mudando os resultados de ambas as corridas. 1 ano depois do trágico acidente que vitimou Anthoine Hubert, A Formula 2 volta a Spa-Francorchamps. Ocorreram muitas homenagens de todo o circo da Formula 1, Formula 2 e Formula 3 pelo companheiro de trabalho morto no ano passado.

A Categoria fez as 2 corridas,  começando a entrar na sua 2ªmetade de campeonato, a partir daquele ponto iria começar a reta final do campeonato. Todos os pilotos foram para a pista de imediato, estavam fazendo fila para entrarem na pista.

Giuliano Alesi após entrar na pista, a 4 minutos de treino acabou voltando aos boxes, alguma coisa de estranho aconteceu no carro do piloto francês da HWA. Os outros foram marcar tempo. Antes disso, Aos 5 minutos de classificação, o Estones Juri Vips, substituto de Sean Gelael (que sofreu com problema na vertebra após a primeira corrida do GP da Espanha) acabou parando na entrada do segundo setor. A sorte é que os comissários tiraram rapidamente esse carro do ponto de risco e a sessão não precisou ser paralisada com a Bandeira Vermelha.

Os primeiros pilotos a marcaram volta, foram os pilotos da Trident. Marino Sato marcou a melhor volta, Um tempo que poderia ser facilmente superado, mas não foi superado, muito porque o motor de Guilherme Samaia quebrou e o piloto Brasileiro acabou parando no terceiro setor. Isso provocou uma bandeira vermelha a 21:24 do final da sessão.

Foram 10 minutos de paralização para o treino recomeçar. Tudo certo, mas 1 minuto depois deram bandeira vermelha de novo. A Classificação estava totalmente confusa. Com 10 minutos de treino, os 5 primeiros eram: Sato, Piquet, Daruvala, Aitken e Nissany.

Após mais alguns minutos, a classificação reinicia. Com o tempo bem curto, os pilotos nem fizeram duas voltas de aquecimento, todos já foram para a volta direta. Após um bom tempo na liderança, Marino Sato acabou deixando a liderança. O líder do campeonato Callum Ilott passou para a liderança da sessão, marcando 1:58.427, com Deletraz e Shwartzman vinham em 2º e 3ºlugares. Porém, o japonês Yuji Tsunoda botou os cronômetros abaixo e marcou 1:57.994, passando para a liderança. Mick Schumacher passou a ser o segundo, com 258 milésimos atrás do japonês.

Depois dessa volta, os pilotos foram para os boxes. Tsunoda, Schumacher, Ilott, Mazepin, Deletraz, Zhou, Drugovich, Ghiotto, Shwartzman e Daruvala eram os 10 primeiros colocados. Alesi foi para a pista, marcar o 20ºtempo, com uma volta bem lenta, mas era o bastante para ficar a frente de dois pilotos que já estavam de fora da sessão. Lundgaard poderia ter feito um bom tempo, mas acabou indo para os boxes e não fechou a sua volta.

Jack Aitken foi o primeiro a ir para a pista nos 10 minutos finais, tentando marcar uma volta rápida. Um minuto depois, todo o resto da turma foi para a pista.

A 6 minutos do final, Aitken melhora para a 14ªposição. 1 minuto depois, Mazepin e outros pilotos começaram as suas últimas tentativas de voltas. O piloto russo da Hitech voou baixo (Principalmente no 2ºsetor) e passou para a liderança com 1:57.721. Liderança que durou até a volta de Yuki Tsunoda, o piloto da Carlin que vem num crescente na temporada, supera Mazepin e marcou 1:57.593, colocando 128 milésimos de frente para o seu mais próximo adversário. Schwartzmann e Zhou vinham logo atrás. Até que Nobuharu Matsushita com o 3ºmelhor tempo e Felipe Drugovich com o 5ºmelhor tempo levaram a MP Motorsport a boas posições no Grid de largada.

Se imaginaria que pudéssemos ter uma última tentativa, mas não aconteceu essa tentativa final e Tsunoda conquistou a pole position, era a possibilidade do piloto da Carlin de entrar de vez na briga direta pelo campeonato. Ao seu lado na primeira fila, larga Nikita Mazepin da Hitech.

Estão na segunda fila do grid de largada os pilotos Nobuharu Matsushita (Vindo do seu melhor final de semana de 2020 na Formula 2) e Robert Shwartzmann da Prema, vice-líder do campeonato. O Brasileiro Felipe Drugovich da MP Motorsport larga em 5ºlugar, abrindo a fila de número 3. Guanyu Zhou da Uni-virtuosi larga em 6ºlugar.

Completando os 10 primeiros colocados: Mick Schumacher da Prema, Louis Deletraz da Chauouz, Jehan Daruvala da Carlin e Luca Ghiotto da Hitech.

Grid de Largada:

pospilotoEquipeTemponºVoltas
17Yuki TsunodaCarlin1:57.59310
224Nikita MazepinHitech Grand Prix1:57.72110
314Nobuharu MatsushitaMP Motorsport1:57.84410
421Robert ShwartzmanPrema Racing1:57.86110
515Felipe DrugovichMP Motorsport1:58.0149
63Guanyu ZhouUNI-Virtuosi1:58.02210
720Mick SchumacherPrema Racing1:58.07610
811Louis DelétrazCharouz Racing System1:58.08010
98Jehan DaruvalaCarlin1:58.13710
1025Luca GhiottoHitech Grand Prix1:58.16810
1112Pedro PiquetCharouz Racing System1:58.19410
124Callum IlottUNI-Virtuosi1:58.25910
135Marcus ArmstrongART Grand Prix1:58.31810
142Dan TicktumDAMS1:58.39111
1522Roy NissanyTrident1:58.57810
1623Marino SatoTrident1:58.95910
179Jack AitkenCampos Racing1:59.0078
186Christian LundgaardART Grand Prix1:59.07911
1916Artem MarkelovBWT HWA RACELAB1:59.20710
2017Giuliano AlesiBWT HWA RACELAB2:02.9915
2110Guilherme SamaiaCampos Racing2:30.7942
221Jüri VipsDAMSSem Tempo1

Depois do treino da Formula 1, aconteceu 45 minutos depois da classificação da Formula 1. Antes da prova longa do final de semana, ocorreu uma homenagem a Anthoine Hubert, com o capacete que ele usou na sua carreira.

Após essa homenagem, os pilotos foram para a volta de apresentação e para a largada. Mazepin largou determinado a tomar a ponta de Tsunoda, mas além de não conseguir isso, acabou superado por Nobuharu Matsushita, formando a dobradinha japonesa nesses primeiros momentos de corrida. Mick Schumacher vinha atrás de Mazepin em 4º, Deletraz e Zhou completavam os 6 primeiros colocados. Porém, Shwartzman e Drugovich tomaram posição do Chinês. Na largada, Guilherme Samaia não saiu do lugar, e foi recolhido para os boxes sem que se precisasse de um Safety Car.

As confusões da largada ainda não tinham terminado. O Indiano Jehan Daruvala quebra o bico dianteiro do seu carro e vai para os boxes para colocar um novo bico e voltar para a última posição.

Na terceira volta, Mazepin recupera a segunda posição e se afasta de Matsushita, que não tinha rendimento para segurar-se na frente. Na mesma volta 3, Ilott fez uma bonita ultrapassagem sobre Ghiotto passando para a 10ªposição.

Matsushita perdeu posições para Mick Schumacher, Louis Deletraz, Robert Shwartzman e Guanyu Zhou. No final da 4ªVolta, na tentativa de passar sem companheiro de equipe MP Motorsport, Felipe Drugovich fura o pneu de Nobuharu Matsushita. O Japonês roda e abandonou a corrida, já o piloto brasileiro quebra o bico e acaba indo para os boxes. Ele voltou em 19º, muito longe dos ponteiros e mesmo do final do pelotão. A Direção de corrida acionou o Safety Car Virtual para a retirada do carro de nº14 que foi para a área de escape.

Na 6ªVolta a prova recomeça, com Tsunoda na liderança, Mazepin vinha 2 segundos atrás do líder. Mick Schumacher vinha em 3º. Os três com um bom ritmo de corrida. Já Shwartzman sofria pressão de Guanyu Zhou, que tinha mais rendimento que o piloto da Prema e acabou passando para a 5ªposição na 7ªVolta. Logo depois, o piloto da Uni-Virtuosi foi para cima de Louis Deletraz. Pedro Piquet ganhou posição sobre Callum Ilott, que passou reto na curva depois da reta oposta. O inglês começava a perder rendimento assim como Deletraz.

Apesar de Deletraz ter dificultado o que podia para ficar a frente do Chinês, a ultrapassagem do chinês na volta 8 foi inevitável. Zhou fazia um ótimo começo de corrida. Lá na frente, Tsunoda e Mazepin fugiram de Mick Schumacher. Enquanto que Deletraz passou a segurar Shwartzman, Piquet, Ilott e Ticktum.

Na entrada da 10ªVolta, Nikita Mazepin e Mick Schumacher foram para a primeira parada, Os mecânicos da Prema não fizeram um grande trabalho para o piloto alemão e fizeram o piloto perder precisos segundos. Na pista, Ilott vinha sem rendimento, foi superado por Ticktum na volta 9 e nessa volta, foi superado pelo Israelita Roy Nissany.

Na 11ªVolta, Tsunoda vai para a sua parada obrigatória junto de Deletraz e Shwartzman, Mas o Japonês se deu mal, a sua equipe fez um trabalho muito ruim e acabou devolvendo o piloto da Carlin atrás de Nikita Mazepin. Teoricamente, o russo voltando em 13ºlugar era o líder dos pilotos que tinham feito a parada.

Guanyu Zhou era o líder, com 5 segundos a frente do Brasileiro Pedro Piquet. Um incidente envolvendo Mazepin foi anotado pelos comissários. O Estreante na Formula 2, Juri Vips vinha fazendo uma boa corrida, Na volta 12 supera Marcus Armstrong, ganhando a 6ªposição. Na volta 13, Artem Markelov vai para os boxes.

Daniel Ticktum foi para cima de Pedro Piquet, por duas vezes em duas voltas atacou o piloto da Chaoruz que segurou muito bem a 2ªposição. Roy Nissany e Callum Ilott vinham em quarto e quinto lugares, próximos do 2º e 3ºcolocados. Juri Vips parou na 14ªvolta. Na mesma volta, Shwartzman superou Ghiotto passando para a 12ªposição.

Na 15ªvolta, Piquet, Ticktum, Ilott, Armstrong e Aitken foram para a parada obrigatória. Na volta 16, parou Christian Lundgaard. A 9 voltas do final, restavam para fazer a parada Guanyu Zhou e Roy Nissany que vinham nas duas primeiras posições. Mazepin vinha em 3º seguido de Yuki Tsunoda e Mick Schumacher (Com o alemão mais afastado dos dois primeiros).

Na 17ªVolta, Zhou e Nissany foram para a parada. Mazepin vai para a ponta, com Tsunoda na segunda posição. Zhou voltou em 6º, mas com os pneus frios acabou pressionado por Ghiotto e Piquet. Com isso, Zhou passou reto na curva 7 e acabou perdendo 3 posições. Ghiotto, Piquet e Ticktum superaram o piloto da Uni-Virtuosi que caiu para a 9ªposição. Nissany voltou em 12º.

Piquet pressionou Ghiotto na volta 18 e por fora, passou para a 6ªposição na La Source, mas na reta oposta, o brasileiro da Chaoruz foi superado por Ghiotto e Ticktum e perdeu 2 posições. Zhou foi superado pelo Ilott e cai para a 10ªposição.  A partir dai, Pedro Piquet passou a ser superado sistematicamente, primeiro pelos pilotos da Uni-Virtuosi e depois ele foi ficando para Roy Nissany e Juri Vips.

Na 19ªvolta, os mecânicos e funcionários de todas as equipes da Formula 2 bateram palmas em homenagem a Anthoine Hubert. Lá na pista, Ticktum passou Ghiotto e ganha a 6ªposição.

Lá na frente, Yuki Tsunoda começa a atacar Nikita Mazepin. O piloto japonês tenta passar o russo, mas Nikita segura a liderança. Lá atrás, Zhou superou Ilott e ao final da 19ªVolta, em uma manobra muito inteligente acabou superando Ghiotto que vinha perdendo rendimento assim como Piquet.

Na 22ªVolta, Roy Nissany superou Callum Ilott e assumiu a 9ªposição. Definitivamente era um dia ruim para o líder do campeonato. Depois, O piloto de Israel passou Ghiotto e subiu para a 8ªposição.

Enquanto isso, continuava a disputa pela vitória entre Tsunoda e Mazepin. Na penúltima volta, Tsunoda tentou passar por fora Mazepin, O piloto russo fica por dentro e espreme o japonês para fora da pista e fica na frente. Esse lance foi para analise dos comissários.

Nikita Mazepin segurou até o final e cruzou a frente de Yuki Tsunoda. Porém, os comissários consideraram o russo agiu de forma ilegal e acabou acrescentados 5 segundos no seu tempo final de corrida. Com isso, Yuki Tsunoda herda a vitória e entra definitivo na disputa pelo título da temporada. Nikita Mazepin acabou correndo muito bem e segurando a liderança até o final, infelizmente para o piloto da Hitech foram fatores de regra de pilotagem que lhe tiraram a vitória, mas ainda segurou a segunda posição. Mick Schumacher completou o pódio, numa corrida bastante correta.

Louis Deletraz da Charouz teve mais uma boa corrida e ficou em 4ºlugar, a frente do russo Robert Shwartzman da Prema, que se saiu bem sobre Ilott com relação a disputa pelo título.

Daniel Ticktum segurou um último ataque de Guanyu Zhou e acabou ficando com a 6ªposição sobre o piloto Chinês. Roy Nissany da Trident fez uma boa corrida, termina em 8ºlugar e larga na pole position na prova curta de domingo. Completando a zona de pontuação: Luca Ghiotto da Hitech e Callum Ilott da Uni-Virtuosi.

Eu destaco a boa corrida de Juri Vips, sem conhecer o carro da Formula 2 com os pneus de aro 18 acabou na 11ªposição, a 1 posição da zona de pontuação e na frente de Pedro Piquet.

Resultado da 13ªCorrida da Formula 2
GP da Bélgica – 25 voltas

pospilotoEquipeTempoMelhor Voltanº da Volta
17Yuki TsunodaCarlin53:42.5382:02.57512
224Nikita MazepinHitech Grand Prixa 4.4302:02.42512
320Mick SchumacherPrema Racinga 5.6392:02.66013
411Louis DelétrazCharouz Racing Systema 10.3812:02.78813
521Robert ShwartzmanPrema Racinga 13.5952:01.09212
62Dan TicktumDAMSa 16.2182:01.86516
73Guanyu ZhouUNI-Virtuosia 16.4532:03.81324
822Roy NissanyTridenta 20.7922:02.01219
925Luca GhiottoHitech Grand Prixa 24.2222:03.66011
104Callum IlottUNI-Virtuosia 25.8082:02.11516
111Jüri VipsDAMSa 28.8772:01.50615
1212Pedro PiquetCharouz Racing Systema 29.7762:01.88416
139Jack AitkenCampos Racinga 36.6132:02.95118
1423Marino SatoTridenta 38.9422:03.29213
155Marcus ArmstrongART Grand Prixa 41.4142:02.19816
1616Artem MarkelovBWT HWA RACELABa 44.2582:02.28414
176Christian LundgaardART Grand Prixa 46.0512:03.00318
1817Giuliano AlesiBWT HWA RACELABa 47.0452:02.59615
198Jehan DaruvalaCarlina 1:32.7942:01.53717
10Guilherme SamaiaCampos Racinga 10 Voltas2:04.2632
14Nobuharu MatsushitaMP Motorsporta 22 Voltas2:04.3582
15Felipe DrugovichMP MotorsportDesclassificado2:03.6942

Grid de largada da 14ªcorrida da Formula 2

pospilotoEquipe
122Roy NissanyTrident
23Guanyu ZhouUNI-Virtuosi
32Dan TicktumDAMS
421Robert ShwartzmanPrema Racing
511Louis DelétrazCharouz Racing System
620Mick SchumacherPrema Racing
724Nikita MazepinHitech Grand Prix
87Yuki TsunodaCarlin
925Luca GhiottoHitech Grand Prix
104Callum IlottUNI-Virtuosi
111Jüri VipsDAMS
1212Pedro PiquetCharouz Racing System
139Jack AitkenCampos Racing
1423Marino SatoTrident
155Marcus ArmstrongART Grand Prix
1616Artem MarkelovBWT HWA RACELAB
176Christian LundgaardART Grand Prix
1817Giuliano AlesiBWT HWA RACELAB
198Jehan DaruvalaCarlin
2010Guilherme SamaiaCampos Racing
2115Felipe DrugovichMP Motorsport

Na volta de apresentação, Juri Vips não consegue partir com seu carro e acabou tendo de largar dos boxes. Antes da largada, Felipe Drugovich quase provoca um acidente com Guilherme Samaia. Foi o pior final de semana do piloto brasileiro da MP nesse ano.

Na largada, Nissany e Zhou não largaram bem, a liderança caiu nas mãos do inglês Daniel Ticktum da DAMS. Porém, Roy Nissany usou o vácuo e conseguiu recuperar a liderança na saída da Lommel. Um piloto passou reto na curva 7. Duas curvas depois, o vencedor da prova de sábado Yuki Tsunoda toca por trás em Callum Ilott que acaba rodando. O Safety Car entrou na pista para a retirada do carro do inglês. Definitivamente não foi um bom final de semana para Ilott.

Com toda essa confusão, Roy Nissany manteve a liderança, seguido de Ticktum, Shwartzman, Deletraz, Zhou, Mazepin, Schumacher e Ghiotto.

Após a limpeza da pista, tivemos a relargada na 4ªVolta, Ticktum foi com tudo para passar o piloto Israelita, Na Lommel, o piloto da DAMS usou o DRS e o vácuo para superar por fora Nissany, mas acabou furando a curva seis, quando voltou, acabou fazendo de forma perigosa e atingiu Nissany pela traseira, fazendo com que o piloto da Trident fosse para o muro. Safety Car entrou na pista de novo. Dessa vez, eu acho que Ticktum deveria ter sido punido pela direção. A manobra dele foi desastrada e o piloto não deveria voltar da forma como voltou, a direção de prova deixou para investigar o acidente depois da corrida.

Com tudo isso, Robert Shwartzman não precisou fazer nada, o russo assumiu a liderança da prova, com Tickman na segunda posição e Deletraz na terceira. Depois de 3 voltas, tivemos novamente a relargada. Enquanto Shwartzman disparava na frente, Ticktum segurava a turma inteira. Luca Ghiotto cortou a curva 7 e acabou perdendo posição para Mick Schumacher.

Ao final da volta 7, Deletraz passou Ticktum e subiu para a segunda posição. Quando parecia que o suíço iria sumir na frente do britânico, eis que o piloto da DAMS usa o vácuo na Lommel e volta para a segunda posição. Schumacher já tinha superado Mazepin e já tinha ganho a 5ªposição. Aitken com muita garra superou Ghiotto e passou para a 7ªposição.

Yuki Tsunoda foi punido em 5 segundos por ter tocado em Ilott por trás na primeira volta. Ao final da 8ªVolta, Zhou e Schumacher superaram Deletraz. Na Lommel, Schumacher usa o vácuo e o DRS para superar o chinês e assumir a 3ªposição. Zhou seria pressionado por Mazepin, mas o russo exagerou na hora de passar o piloto Chinês e acabou nada conseguindo. Aitken e Daruvala estavam sendo investigados por irregularidades no grid de largada.

Na 11ªVolta, Marcus Armstrong para na área de escape, mas dessa vez não se precisou de Satefy Car, nem mesmo o virtual, já que os fiscais de pista trabalharam rápido para a retirada desse carro. No final da volta 11, Daniel Ticktum exagera na freada e corta parte da chicane. A partir dai, ele passou a virar alvo fácil para todos os outros pilotos. Mick Schumacher superou facilmente o piloto da DAMS na volta 12 e assumiu a segunda posição, mas naquele momento, seu companheiro de equipe Robert Shwartzman já tinha aberto mais de 8 segundos a frente.

Zhou passou a pressionar Ticktum, quando o chinês foi para a ultrapassagem, acabou empurrado para fora pelo piloto da DAMS, que já estava na hora de tomar punição por condução perigosa. Na volta seguinte, não teve jeito, Zhou passou para a terceira posição e abriu mais de 3 segundos em menos de uma volta. Jack Aitken foi punido com um Stop in go de 10 segundos por ter largado em lugar errado.

Ticktum tentava segurar posição. Já atrás dele, brigas vinham acontecendo. No final da volta 14, Marino Sato é tocado por Jehan Daruvala e acaba rodando e parando na entrada da Chicane. Dessa vez, precisou do Safety Car Virtual e o trabalho para a retirada do carro foi rápido e no final da 15ªVolta, Virtual Safety Car foi desligado e corrida foi para a sua reta final.

Os dois pilotos da Prema e Zhou vinham tranquilos, já consolidados nas 3 primeiras posições.  Já Ticktum tinha seu 4ºlugar muito ameaçado pelo russo Nikita Mazepin, Enquanto isso, Christian Lundgaard supera Artem Markelov e ganha a 9ªposição.

No final da 16ªVolta, Os dois pilotos da Hitech passaram pelo piloto da DAMS e a partir dai, todo mundo passou pelo britânico, Deletraz e Tsunoda foram os primeiros a fazerem isso. No final, muita confusão nas últimas posições da zona de pontuação, com muita briga e muita disputa.

Longe das confusões, Robert Shwartzman conquistou a 3ªvitória na temporada e voltou a liderança do campeonato, com 132 pontos contra os 122 pontos de Callum Ilott. A Prema completou a dobradinha com Mick Schumacher em 2ºlugar. Foi um belo final de semana do filho de Michael Schumacher, conquistando pódios nas duas corridas. O pódio foi completado pelo chinês Gwanyu Zhou da Uni-Virtuosi.

Os dois pilotos da Hitech chegaram em 4º e 5ºlugares com Mazepin a frente de Ghiotto. Louis Deletraz levou mais alguns pontos para a Charouz com o 6ºlugar. O dinamarquês Christian Lundgaard e o russo Artem Markelov herdaram as duas últimas posições na zona de pontuação, Já que Daniel Ticktum acabou perdendo posições até o final e ficou em 10ºlugar apenas, Já Yuki Tsunoda que ficou em 7º na bandeirada, com a punição de 5 segundos caiu para a 9ªposição. Markelov com isso marcou seu primeiro ponto na temporada.

Nesse final de semana vamos ter a 8ªrodada dupla da Formula 2 e Formula 3. No rapidíssimo Circuito de Monza.

Fotos:

F2-belgium2020

Resultado da 14ªCorrida da Formula 2
GP da Bélgica – 18 voltas

pospilotoEquipeTempoMelhor Voltanº da Volta
121Robert ShwartzmanPrema Racing42:44.3912:01.1247
220Mick SchumacherPrema Racinga 9.0252:02.65512
33Guanyu ZhouUNI-Virtuosia 11.1932:02.75116
424Nikita MazepinHitech Grand Prixa 20.9452:03.3917
525Luca GhiottoHitech Grand Prixa 21.9072:03.4637
611Louis DelétrazCharouz Racing Systema 25.1822:03.3467
76Christian LundgaardART Grand Prixa 26.7962:03.3217
816Artem MarkelovBWT HWA RACELABa 30.4922:03.2189
97Yuki TsunodaCarlina 30.5592:03.3457
102Dan TicktumDAMSa 32.1262:03.2068
111Jüri VipsDAMSa 32.3312:01.5158
1212Pedro PiquetCharouz Racing Systema 32.8322:03.3749
1315Felipe DrugovichMP Motorsporta 33.0412:03.5298
1417Giuliano AlesiBWT HWA RACELABa 33.4482:03.4518
1510Guilherme SamaiaCampos Racinga 34.7292:03.5869
168Jehan DaruvalaCarlina 44.0782:03.3068
179Jack AitkenCampos Racinga 1:16.3042:00.88416
23Marino SatoTridenta 5 Voltas2:03.6248
5Marcus ArmstrongART Grand Prixa 9 Voltas2:03.6658
22Roy NissanyTridenta 15 Voltas3:04.7912
4Callum IlottUNI-Virtuosia 18 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Prema/HWA/Trident/Carlin/HiTech/DAMS/Charouz

Deixe uma resposta