Tudo sobre as duas vitórias dos pilotos da MP Motorsport na semana do GP da Espanha de Formula 2, que fazia parte da programação da Formula 1. Essa prova marcou a metade do campeonato.
A Sessão de classificação na Sexta-feira foi uma das mais disputadas que já se viu na categoria. Quase todos foram para a pista assim que o tempo de 30 minutos começou a ser contado. Com exceção dos pilotos da DAMS e da Uni-Virtuosi que foram depois para a pista.
O primeiro a marcar volta foi Nikita Mazepin, mas essa volta foi facilmente superada por vários pilotos. Depois de alguns minutos, Robert Shwartzman era o mais rápido com 1:28.862, O líder do campeonato Callum Ilott vinha em segundo a apenas 0.025 milésimos atrás. Jack Aitken, Yuji Tsunoda e Sean Gelael completavam os 5 primeiros colocados.
Gwanyu Zhou foi o último a entrar na pista aos 8 minutos e meio de treinamento. Christian Lundgaard subiu do 12º para a 6ºposição. Melhor ainda foi Tsunoda da Carlin, pulando para a 3ªposição, a 41 milésimos atrás do pole provisório, Superado pelo Mick Schumacher, que foi para 3º a 27 milésimos do líder. Os 4 primeiros separados por apenas 0.041 segundos. Ainda estávamos com 10 minutos de classificação.
Ainda tinha mais, Guanyu Zhou passou a segunda posição, por causa de 14 milésimos. Os cinco primeiros estavam separados por apenas 41 milésimos. Ainda tinha Jack Aitken em 6º a 117 milésimos do ponteiro e Daniel Ticktum a 153 milésimos (do Pole) atrás em 7ºlugar. Drugovich, Deletraz e Daruvala completava os 10 primeiros.
Na metade do treino, alguns pilotos saíram para melhorarem seus tempos, enquanto que a maioria estava de volta aos boxes, onde só saíram aos 11 minutos do término da classificação. 1 minuto depois, Callum Ilott isso destruiu o cronometro e marcou 1:28.381 que o levou para a liderança. Artem Markelov melhorou sua marca passando para a 9ªposição e logo depois Deletraz passou da 10ª para a 8ªposição (Superando Drugovich e Markelov).
O piloto Brasileiro da MP Motorsport entrou na pista e aos 6 minutos do final acabou marcando 1:28.767 passando para a segunda posição. Em busca da pole perdida, Shwartzman faz uma volta rápida, mas o tempo de 1:28.564 não foi nem de longe suficiente para tomar a ponta do piloto inglês que já tinha tirado as luvas, convencido de que não teria ninguém a superar sua marca.
Na reta final, não tivemos muitas mudanças na frente. Apenas Gwanyu Zhou ameaçou tirar a pole de Ilott, chegou perto, mas ficou apenas em 3ºlugar e acaba mesmo a pole ficando com Ilott. O Inglês marca mais 4 pontos e se consolida na liderança do campeonato. Ao seu lado, vai largar o vice-líder do campeonato Robert Shwartzman da Prema.
Na segunda fila, largam o chinês Guanyu Zhou da Uni-Virtuosi e a revelação da temporada, Felipe Drugovich da MP Motorsport. Na terceira fila largam Mick Schumacher da Prema e Yuki Tsunoda da Carlin. Completando os 10 primeiros colocados: Jack Aitken da Campos Racing, Daniel Ticktum da DAMS, Nikita Mazepin da HiTech e Louis Deletraz da Charouz.
Grid de largada:
Pos | nº | piloto | Equipe | Tempo | nºVoltas |
1 | 4 | Callum Ilott | UNI-Virtuosi | 1:28.381 | 11 |
2 | 21 | Robert Shwartzman | Prema Racing | 1:28.564 | 11 |
3 | 3 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | 1:28.601 | 7 |
4 | 15 | Felipe Drugovich | MP Motorsport | 1:28.767 | 12 |
5 | 20 | Mick Schumacher | Prema Racing | 1:28.889 | 12 |
6 | 7 | Yuki Tsunoda | Carlin | 1:28.903 | 11 |
7 | 9 | Jack Aitken | Campos Racing | 1:28.979 | 12 |
8 | 2 | Dan Ticktum | DAMS | 1:28.986 | 12 |
9 | 24 | Nikita Mazepin | Hitech Grand Prix | 1:29.033 | 11 |
10 | 11 | Louis Delétraz | Charouz Racing System | 1:29.199 | 11 |
11 | 16 | Artem Markelov | BWT HWA RACELAB | 1:29.297 | 10 |
12 | 8 | Jehan Daruvala | Carlin | 1:29.308 | 11 |
13 | 1 | Sean Gelael | DAMS | 1:29.316 | 11 |
14 | 6 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix | 1:29.333 | 12 |
15 | 22 | Roy Nissany | Trident | 1:29.469 | 13 |
16 | 23 | Marino Sato | Trident | 1:29.493 | 11 |
17 | 12 | Pedro Piquet | Charouz Racing System | 1:29.524 | 12 |
18 | 14 | Nobuharu Matsushita | MP Motorsport | 1:29.641 | 11 |
19 | 5 | Marcus Armstrong | ART Grand Prix | 1:29.686 | 11 |
20 | 25 | Luca Ghiotto | Hitech Grand Prix | 1:29.690 | 10 |
21 | 17 | Giuliano Alesi | BWT HWA RACELAB | 1:29.748 | 12 |
22 | 10 | Guilherme Samaia | Campos Racing | 1:30.093 | 11 |
Se a classificação de sexta foi incrível a corrida do sábado na Catalunha foi melhor ainda, cheio de alternativas e um resultado totalmente imprevisível.
Na largada, o russo Robert Shwartzman foi melhor que Ilott na largada e assumiu a liderança, Ilott conseguiu segurar Schumacher e manter a segunda posição. Zhou e Drugovich completava os 5 primeiros. Nas primeiras curvas, Marcus Armstrong acabou rodando e indo para a brita. Safety car na pista, não foi muito demorada a bandeira amarela, foram 2 voltas até ser dada a relargada na 3ªVolta. Shwartzman, Ilott, Schumacher, Zhou e Drugovich mantiveram as 5 primeiras posições.
Jack Aitken era o primeiro a sentir o desgaste dos pneus, em pouco tempo foi pressionado e superado por Yuki Tsunoda, por fora no começo da 6ªVolta. No final da volta, Tsunoda, Aitken e Deletraz pararam para a troca obrigatória.
Outro que sentiu o desgaste foi Shwartzman que começava a sofrer com os pneus e começava a ser atacado por Ilott. Na 7ªVolta, o piloto da Prema acaba cedendo a ultrapassagem e o líder do campeonato passou para a liderança. Na entrada da 8ªVolta, Piquet, Gelael, Ghiotto e Daruvala foram para os boxes. Na 9ªVolta, Shwartzman, Zhou e Samaia vai para os boxes.
Na volta 10, Ilott ainda tinha bons pneus e poderia ficar mais tempo na pista, mas acabou indo aos boxes ao começar essa volta e voltou na 11ªposição. Mick Schumacher passou a liderar a prova com Drugovich em 2º. Mazepin, Ticktum, Markelov, Nissany, Matsushita, Alesi, Lundgaard e Sato são os 10 primeiros e os pilotos que não fizeram a parada obrigatória.
Na 13ªVolta, Drugovich faz sua parada e volta em 11º. Schumacher vinha 6.5 segundos à frente de Mazepin, mas a vantagem que importava era a vantagem sobre Ilott, que estava em 29.1 segundos. A cada volta, o inglês baixava em 1 segundo a vantagem do piloto alemão. Na 15ªVolta, Felipe Drugovich marca a melhor volta da prova naquela parte da prova que vinha chegando na sua metade.
No decorrer das voltas, Ilott começava a tirar 2 segundos sobre Schumacher, estava na cara que os pneus do piloto alemão já tinham acabado, tanto é que ele passou pouco pela brita na curva 7. Ilott, Shwartzman, Drugovich e Zhou eram os primeiros pilotos dos que pararam.
Com 21 voltas de corrida, Ilott já estava virando mais de 3 segundos mais rápido que Schumacher. Na 22ªVolta, Matsushita passou Markelov. Curvas depois foi a vez de Shwartzman passou o piloto russo da HWA Racelab. A 15 voltas do final, Ilott supera Ticktum e passa a ser o terceiro colocado, No final da volta, Schumacher foi para os boxes, ele vinha a apenas 3 segundos a frente de Ilott que foi para cima de Mazepin e assumiu a liderança da corrida, Matsushita passou Shwartzman e passou a ser o terceiro colocado. O mais espantoso é que o japonês não tinha feito parada ainda e rendia muito bem. Drugovich passou Ticktum e depois passou Shwartzman passando para a 4ªposição.
Na volta 25, Alesi acabou sendo tocado por Gelael e fica parado na curva 10, Safety Car entra pela segunda vez na pista. Nisso, Ilott, Mazepin, Shwartzman, Matsushita e Zhou foram para os boxes colocarem pneus novos. Drugovich passou a liderar a prova, mas o Brasileiro foi chamado para fazer uma segunda parada, o que derrubou para a 9ªposição. Yuki Tsunoda passou a ser o líder, com a parada na volta 6. Ilott estava na cola, em segundo e Matsushita em 3º entrou na disputa da vitória, algo que jamais iria acontecer caso ele tivesse parado nos boxes na normalidade dos fatos.
Na volta 29 tivemos a relargada, O Japonês da equipe Carlin larga bem e manteve a ponta, Schumacher na reta passou Aitken e assumiu a 6ªposição.
Tsunoda era pressionado por Ilott, conseguindo segurar o inglês. Com isso, Matsushita chega nos dois. Na 30ªVolta, Ilott tentou passar Tsunoda, mas é surpreendido por um ataque por fora de Matsushita, os dois ficam lado a lado nas curvas 5 e 6. Acabou Ilott levando a pior e perdendo não só posição para o piloto da MP Motorsport como para Robert Shwartzman e caiu para o 4ºlugar. Shou supera Schumacher passando para a 6ªposição, Ao começar a 31ªVolta, Drugovich que já tinha passado Aitken acabou passando Schumacher e assume a 8ªposição.
Na 32ªVolta, Matsushita passou Tsunoda e assumiu a 1ªposição após ter largado da 18ªposição. Shwartzman também superou o japonês. Isso antes de Roy Nissany ter ido para o muro na depois da curva 3, Ele foi fazer uma parada extra para trocar a asa dianteira e a Trident trabalhou muito mal, péssima parada e pode ter sido dessa parada que originou o acidente.
Como tivemos 3 vezes o safety car entrando na pista, a prova passou a ser por tempo. Assim que foi dada a relargada só deu tempo para fazer uma volta final. Essa volta foi complicadíssima. Lá na frente a vitória ficou mesmo com Nobuharu Matsushita, a segunda posição ficou para Robert Shwartzman. O pódio na pista ficou com Nikita Mazepin, seguido de Guanyu Zhou e Yuki Tsunoda.
Porém, Mazepin e Pedro Piquet foram punidos e acabaram caindo para a 13ª e 14ªposições respectivamente. Guanyu Zhou acabou ficando com o 3ºlugar, Seguido de Yuki Tsunoda, Callum Ilott, Mick Schumacher, Felipe Drugovich, Luca Ghiotto, Daniel Ticktum e Louis Deletráz.
Resultado da 11ªCorrida da Formula 2
GP da Espanha
Pos | nº | piloto | Equipe | Tempo | Melhor Volta | nº da Volta |
1 | 14 | Nobuharu Matsushita | MP Motorsport | 1:02:14.783 | 1:32.902 | 35 |
2 | 21 | Robert Shwartzman | Prema Racing | a 1.599 | 1:33.752 | 35 |
3 | 3 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | a 6.166 | 1:34.573 | 6 |
4 | 7 | Yuki Tsunoda | Carlin | a 7.796 | 1:35.357 | 16 |
5 | 4 | Callum Ilott | UNI-Virtuosi | a 7.954 | 1:34.121 | 14 |
6 | 20 | Mick Schumacher | Prema Racing | a 8.471 | 1:34.649 | 6 |
7 | 15 | Felipe Drugovich | MP Motorsport | a 8.831 | 1:34.057 | 14 |
8 | 25 | Luca Ghiotto | Hitech Grand Prix | a 8.992 | 1:34.642 | 31 |
9 | 2 | Dan Ticktum | DAMS | a 9.438 | 1:35.314 | 7 |
10 | 11 | Louis Delétraz | Charouz Racing System | a 9.494 | 1:35.392 | 8 |
11 | 6 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix | a 9.658 | 1:35.317 | 17 |
12 | 16 | Artem Markelov | BWT HWA RACELAB | a 10.552 | 1:35.202 | 8 |
13 | 24 | Nikita Mazepin | Hitech Grand Prix | a 10.661 | 1:35.113 | 31 |
14 | 12 | Pedro Piquet | Charouz Racing System | a 14.389 | 1:35.241 | 31 |
15 | 23 | Marino Sato | Trident | a 15.157 | 1:36.596 | 11 |
16 | 10 | Guilherme Samaia | Campos Racing | a 15.327 | 1:35.146 | 10 |
17 | 8 | Jehan Daruvala | Carlin | a 18.437 | 1:35.413 | 11 |
18 | 9 | Jack Aitken | Campos Racing | a 1 Volta | 1:35.451 | 9 |
19 | 1 | Sean Gelael | DAMS | a 1 Volta | 1:35.129 | 29 |
22 | Roy Nissany | Trident | a 5 Voltas | 1:34.775 | 8 | |
17 | Giuliano Alesi | BWT HWA RACELAB | a 12 Voltas | 1:36.252 | 5 | |
5 | Marcus Armstrong | ART Grand Prix | a 35 Voltas |
Grid de Largada da 12ªCorrida da Formula 2
Pos | nº | piloto | Equipe |
1 | 25 | Luca Ghiotto | Hitech Grand Prix |
2 | 15 | Felipe Drugovich | MP Motorsport |
3 | 20 | Mick Schumacher | Prema Racing |
4 | 4 | Callum Ilott | UNI-Virtuosi |
5 | 7 | Yuki Tsunoda | Carlin |
6 | 3 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi |
7 | 21 | Robert Shwartzman | Prema Racing |
8 | 14 | Nobuharu Matsushita | MP Motorsport |
9 | 2 | Dan Ticktum | DAMS |
10 | 11 | Louis Delétraz | Charouz Racing System |
11 | 6 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix |
12 | 16 | Artem Markelov | BWT HWA RACELAB |
13 | 24 | Nikita Mazepin | Hitech Grand Prix |
14 | 12 | Pedro Piquet | Charouz Racing System |
15 | 23 | Marino Sato | Trident |
16 | 10 | Guilherme Samaia | Campos Racing |
17 | 8 | Jehan Daruvala | Carlin |
18 | 9 | Jack Aitken | Campos Racing |
19 | 22 | Roy Nissany | Trident |
20 | 17 | Giuliano Alesi | BWT HWA RACELAB |
21 | 5 | Marcus Armstrong | ART Grand Prix |
A segunda corrida do final de semana foi no domingo, O desgaste dos pneus foi um fator fundamental para a corrida de 26 voltas. Giuliano Alesi teve problemas na volta de apresentação e teve de largar nos boxes.
Ghiotto não largou bem e Drugovich passou para a liderança, apesar da largada ruim, Ghiotto ainda conseguiu manter a segunda posição. Schumacher, Zhou que passou por fora na primeira Yuki Tsunoda. Depois Matsushita, Shwartzman e Deletraz são os 8 primeiros.
Nas primeiras voltas o que se viu foi Drugovich abrir muito para Ghiotto que segurava a 2ªposição da pressão de Callum Ilott. Até a 7ªvolta, apenas 2 disputas estavam rolando de fato: A briga pelo 9ºlugar entre Louis Deletraz e Nikita Mazepin e a briga pelo 13ºlugar entre Artem Markelov e Daniel Ticktum.
Na 9ªVolta, Mazepin superou Deletraz e assumiu a 9ªposição. O piloto da Charouz passou a ser pressionado pelo Dinamarquês Christian Lundgaard da ART.
Enquanto isso, Drugovich começava a abrir mais e mais a diferença para Luca Ghiotto, passando dos 5 segundos a favor do Brasileiro da MP Motorsport. Já o veterano piloto da Hitech sofria pressão de Ilott. E era uma fortíssima pressão do piloto da UNI-Virtuosi, tanto é que na volta 14, Ilott foi por fora pra cima de Ghiotto, tinha tudo para que a ultrapassagem ocorresse, mas Ghiotto resistiu e manteve-se na frente, Schumacher, Zhou e Tsunoda encostaram nos dois. Nobuharu Matsushita também encostou nesse grupo. Se Ilott passasse naquele momento ele iria embora e seguiria na perseguição a Drugovich.
Porém, aconteceu exatamente ao contraio, Ghiotto abriu 1.5 segundos de Ilott, que começou a ser pressionado por Mick Schumacher. A partir da 15 volta o perseguidor passa a ser Schumacher e o perseguido passou a ser o líder do campeonato.
Na volta seguinte, Nikita Mazepin passou pelo seu compatriota Robert Shwartzman e ganhou a 8ªposição nessa briga entre russos. Lá atrás, Aitken tinha serias dificuldades para manter posição sobre Armstrong, Nissany, Sato e Daruvala.
Na 18ªVolta, Yuki Tsunoda superou Guanyu Zhou passando para a 5ªposição, Lá atrás, Roy Nissany ganhou 2 posições superando Aitken que foi para os boxes após ser superado também por Armstrong e o próprio Marcus Armstrong, passando para a 15ªposição. Mais a frente, Daniel Ticktum também foi para a parada.
Outros pilotos também pararam, Robert Shwartzman e Guanyu Zhou fizeram isso. Enquanto que outros pouparam muito bem os pneus. Na volta 21, Mick Schumacher superou Callum Ilott passando para a 3ªposição. Matsushita e Mazepin superaram Zhou que acabou indo para os boxes.
A poucas voltas do final, Drugovich vinha com a corrida ganha, Ghiotto e Schumacher também vinha tranquilos nas suas posições. Na reta final, Yuki Tsunoda, Nobuharu Matsushita e Nikita Mazepin superaram Ilott. Pedro Piquet superou Christian Lundgaard e entrou na zona de pontos a 3 voltas do final e depois passou por Ilott no começo da volta final.
Felipe Drugovich conquista sua segunda vitória na temporada 2020 da Formula 2. Um grande resultado para o piloto brasileiro e para a MP Motorsport, que venceu com seus dois pilotos no final de semana.
O pódio foi completado por Luca Ghiotto, que teve uma corrida impecável, tirando a largada ruim, Resistindo aos ataque de Ilott e depois, se consolidando no segundo lugar. O pódio foi completado pelo alemão Mick Schumacher da equipe Prema.
Yuki Tsunoda completou o final de semana novamente com a 4ªposição na prova do domingo, vive um belo momento o piloto japonês da equipe Carlin. Nobuharu Matsushita teve seu melhor final de semana na temporada, com 1 vitória inesperada e um belo 5ºlugar na segunda corrida. Nikita Mazepin fica em uma boa 6ªposição depois de ter sido penalizado na corrida do sábado.
Pedro Piquet gerenciou muito bem os pneus e acabou conquistando seus dois primeiros pontos da temporada, na 7ªposição. Christian Lundgaard superou Callum Ilott na pista. Só que acabou sendo penalizado com o acréscimo de 5 segundos, que jogou para a 11ªposição. O piloto da Uni-Virtuosi salvou esse pontinho com o 8ºlugar. Louis Deletraz e Daniel Ticktum completaram os 10 primeiros colocados.
Fotos:
Resultado da 12ªCorrida da Formula 2
GP da Espanha
Pos | nº | piloto | Equipe | Tempo | Melhor Volta | nº da Volta |
1 | 15 | Felipe Drugovich | MP Motorsport | 41:55.669 | 1:33.870 | 6 |
2 | 25 | Luca Ghiotto | Hitech Grand Prix | a 9.536 | 1:33.950 | 6 |
3 | 20 | Mick Schumacher | Prema Racing | a 10.956 | 1:34.303 | 4 |
4 | 7 | Yuki Tsunoda | Carlin | a 14.924 | 1:34.686 | 5 |
5 | 14 | Nobuharu Matsushita | MP Motorsport | a 19.921 | 1:34.754 | 6 |
6 | 24 | Nikita Mazepin | Hitech Grand Prix | a 23.231 | 1:34.827 | 4 |
7 | 12 | Pedro Piquet | Charouz Racing System | a 24.528 | 1:34.980 | 5 |
8 | 4 | Callum Ilott | UNI-Virtuosi | a 29.718 | 1:34.189 | 5 |
9 | 11 | Louis Delétraz | Charouz Racing System | a 31.973 | 1:34.761 | 4 |
10 | 2 | Dan Ticktum | DAMS | a 32.155 | 1:33.595 | 21 |
11 | 6 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix | a 34.196 | 1:34.867 | 4 |
12 | 22 | Roy Nissany | Trident | a 34.822 | 1:35.344 | 6 |
13 | 21 | Robert Shwartzman | Prema Racing | a 41.254 | 1:33.736 | 22 |
14 | 3 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | a 41.996 | 1:33.450 | 24 |
15 | 5 | Marcus Armstrong | ART Grand Prix | a 43.413 | 1:35.283 | 4 |
16 | 16 | Artem Markelov | BWT HWA RACELAB | a 45.618 | 1:35.037 | 4 |
17 | 8 | Jehan Daruvala | Carlin | a 46.219 | 1:35.333 | 4 |
18 | 9 | Jack Aitken | Campos Racing | a 48.431 | 1:34.441 | 21 |
19 | 17 | Giuliano Alesi | BWT HWA RACELAB | a 54.736 | 1:33.413 | 21 |
20 | 10 | Guilherme Samaia | Campos Racing | a 1:09.082 | 1:35.425 | 4 |
21 | 23 | Marino Sato | Trident | a 1:14.667 | 1:35.350 | 4 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MP Motorsport/Uni-Virtuosi/Prema/Hitech GP/Charouz