A Ferrari confirmou o favoritismo e terminou os 3 treinos livres na frente, Sendo Leclerc o dominador da Sexta e Vettel o dominador do treino da manhã de Sábado.
A 1ªSessão de treinos livres (Realizada na Sexta-feira) começou com pista molhada e com chuva caindo ainda em Monza. Missão dura para se começar um final de semana. Porém, existe chances de chuva no dia da corrida.
Foram vários pilotos que rodaram na parte da manhã, Mas o que ficou de mais graves, foram os acidentes de Kimi Raikkonen e de Sergio Perez. A batida do homem de gelo foi por causa de uma escapada de pista, Já o piloto Mexicano perdeu o carro na entrada da reta oposta e acabou danificando o carro na asa dianteira e asa traseira, provocando a segunda paralização da classificação.
Já a terceira paralização acabou vindo através de uma rodada de Pierre Gasly, Ele ficou preso sobre uma zebra e acabou sendo ajudado pelos fiscais de pista. O Treino então prosseguiu até o final. Com alguns outros pilotos rodando ou vazando curvas e chicanes.
No final, A pista começa a melhorar, Os dois pilotos da Mercedes vão para a pista, O Treino vinha sendo comandada pela Mclaren de Carlos Sainz jr., Mas no finalzinho, Leclerc passou a ter a melhor marca, com 1:27.905, superando o piloto da Mclaren por 306 milésimos. A equipe de Woking se aproveitaram do tempo adverso e colocou Lando Norris com o 3ºtempo.
Lewis Hamilton andou bem pouco, Foram 11 voltas para ele ficar com o 4ºtempo. O piloto que mais andou foi Pierre Gasly com 26 voltas. O Treino não serve para parâmetro de classificação, Mas poderia ser o tempo aonde os pilotos podem correr nesse Domingo.
Resultado do primeiro treino:
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nºVoltas |
1 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | SF90 | Ferrari 064 | 1:27.905 | 20 |
2 | 55 | Carlos Sainz | McLaren | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:28.211 | 25 |
3 | 4 | Lando Norris | McLaren | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:28.450 | 23 |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:28.730 | 11 |
5 | 23 | Alexander Albon | Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:29.025 | 19 |
6 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:29.960 | 25 |
7 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:30.100 | 11 |
8 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF90 | Ferrari 064 | 1:30.507 | 19 |
9 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:30.596 | 11 |
10 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:30.695 | 26 |
11 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:32.848 | 22 |
12 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | RP19 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:33.976 | 9 |
13 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:34.528 | 10 |
14 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-19 | Ferrari 064 | 1:34.715 | 7 |
15 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:35.133 | 10 |
16 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-19 | Ferrari 064 | 1:35.980 | 7 |
17 | 88 | Robert Kubica | Williams | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:37.816 | 12 |
18 | 63 | George Russell | Williams | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:38.421 | 12 |
19 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | RP19 | Mercedes M10 EQ Power+ | Sem Tempo | 4 |
20 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | Sem Tempo | 4 |
Na segunda sessão de Classificação, Já foi mais dentro da normalidade. Novamente a liderança ficou com Charles Leclerc, Com 1:20.978, Porém, O domínio da equipe italiana não parece ser tão grande como se imaginava. Já que Lewis Hamilton não só ficou a frente de Sebastian Vettel, como também ficou bem perto do tempo de Leclerc.
Valtteri Bottas ficou em 4º, Com Max Verstappen a 3 milésimos atrás, em 5ºlugar. Porém, O piloto da Red Bull vai largar atrás, por ter trocado a Unidade de Potência. O Tailandês Alexander Albon mostrou um bom desempenho, ficando a 2 décimos atrás do primeiro piloto da Red Bull, Isso em sua segunda apresentação na equipe principal. (Com toda a minha discordância sobre o que a Red Bull fez)
Destaque para Pierre Gasly, que levou a Toro Rosso ao 7ºlugar, Seu companheiro de equipe Daniil Kvyat não ficou muito atrás, terminando na 10ªposição, Atrás de Romain Grosjean da Haas e Daniel Ricciardo da Renault. Lá atrás, A Williams parece que esta mais perto do pelotão de trás, Kubica ficou a 2 décimos de Lando Norris. Isso pode ser um bom sinal, Já que Russell é o piloto mais rápido e vem sendo pelo menos de 3 décimos a meio segundo a frente do Polonês.
Resultado do segundo treino:
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nºVoltas |
1 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | SF90 | Ferrari 064 | 1:20.978 | 37 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:21.046 | 32 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF90 | Ferrari 064 | 1:21.179 | 39 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:21.347 | 34 |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:21.350 | 29 |
6 | 23 | Alexander Albon | Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:21.589 | 30 |
7 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:22.124 | 42 |
8 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-19 | Ferrari 064 | 1:22.153 | 44 |
9 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:22.249 | 36 |
10 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:22.260 | 37 |
11 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:22.338 | 37 |
12 | 55 | Carlos Sainz | McLaren | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:22.482 | 32 |
13 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-19 | Ferrari 064 | 1:22.511 | 42 |
14 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:22.523 | 35 |
15 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | RP19 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:22.706 | 32 |
16 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | RP19 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:22.882 | 33 |
17 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:23.065 | 35 |
18 | 4 | Lando Norris | McLaren | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:23.561 | 16 |
19 | 88 | Robert Kubica | Williams | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:23.737 | 29 |
20 | 63 | George Russell | Williams | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:24.313 | 23 |
O terceiro Treino perdeu 10 minutos, para se tirar uma zebra, Que foi colocado com o objetivo de fazerem os pilotos da Formula 1 pararem, Mas que na primeira corrida da Formula 3 acabou servindo de Rampa para o assustador acidente de Alex Peroni. O piloto nada sofreu, Felizmente, Pois o acidente foi bem grave.
Depois de tirarem essa zebra, Os pilotos foram fazer os últimos acertos para a classificação. Na primeira parte, As equipes médias começaram na frente. Até quando Vettel fazer o melhor tempo e Leclerc logo a seguir, com o 2ºtempo. Posição que o piloto Monegasco manteve até quando Max Verstappen fez um bom segundo lugar, A poucos milésimos do Vettel.
Já os pilotos da Mercedes, não foram pra valer, Ficaram usando a maior parte do treino para fazer teste com os pneus médios. Somente na parte final da classificação, Os pilotos da Mercedes foram para as voltas rápidas. Bottas conseguiu o 3ºlugar, Mas Hamilton acabou mais atrás, Em 6ºlugar, ficando atrás até mesmo de Daniel Ricciardo com a Renault.
Vettel acabou o treino livre dessa manhã de Sábado na frente, Dessa vez impondo uma boa vantagem para seu companheiro de equipe, Charles Leclerc que acabou em 4ºlugar. A se destacar a boa performance da Renault nesse Treino. Daqui a pouco teremos a classificação para o GP da Itália.
Fotos:
Resultado do terceiro treino livre:
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nºVoltas |
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF90 | Ferrari 064 | 1:20.294 | 14 |
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:20.326 | 11 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:20.403 | 23 |
4 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | SF90 | Ferrari 064 | 1:20.403 | 14 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:20.564 | 11 |
6 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:20.595 | 21 |
7 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:20.752 | 13 |
8 | 23 | Alexander Albon | Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:20.827 | 17 |
9 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:20.881 | 15 |
10 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:20.945 | 20 |
11 | 55 | Carlos Sainz | McLaren | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:20.949 | 21 |
12 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | RP19 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:21.003 | 15 |
13 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:21.073 | 22 |
14 | 4 | Lando Norris | McLaren | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:21.292 | 21 |
15 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:21.325 | 19 |
16 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-19 | Ferrari 064 | 1:21.336 | 16 |
17 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-19 | Ferrari 064 | 1:21.621 | 16 |
18 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | RP19 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:21.639 | 17 |
19 | 63 | George Russell | Williams | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:22.374 | 22 |
20 | 88 | Robert Kubica | Williams | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:22.758 | 21 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Toro Rosso