Entrevistas:

Entrevistado: Jurandir Júnior
Entrevistador: Deivison da Conceição da Silva

pergunta 1: Jurandir desde de quando você gosta de Formula 1?
Gosto de F1 desde o GP Brasil de 1993, quando o eterno Senna ganhou aquele tumultuado GP.

Pergunta 2: Quem foi que te influenciou a gostar tanto de Formula 1?
Meu pai, que desde a ascensão de Nelson Piquet, e posteriormente Ayrton Senna, assitia todas as corridas de F1.

Pergunta 3: Bom Jurandir, qual piloto que você considera o melhor piloto de Formula 1 que você já viu correr?
o melhor piloto que eu vi correr, sem sombra de dúvidas, foi Ayrton Senna, só o GP da Europa de 1993 em Donington já diz tudo!

Pergunta 4: O que você Acha da política da Formula 1, e desde de quando A Política da Formula 1 se tornou um mal para a Categoria?
Acredito que a atual política da F-1, enxerga somente o interesse de determinadas pessoas, sendo que pelo contexto capitalista, esses interesses passam a ser evidentes e no final não se sabe quem ta certo e que está errado.
Acredito que isso começou a ser evidente por dois fatores:
quando as equipes tradicionais como Lotus, Tyrrell e Benneton foram perdendo espaço para as montadoras, como a Honda a Toyota e a BMW.
outro motivo foi o jogo de interesses e as intensas mudanças de regulamento, dos comandantes da categoria.

Pergunta 5: Quem é pior: Max Mosley ou Bernie Ecclestone?
Acredito que o Max Mosley é pior, pois esse não tem experiência suficiente para entender pilotos e equipes.
Já Bernie Ecclestone tem mais experiência com a F1, exemplo disso foi a competitiva equipe Brabham que ele comandou, e proporcionou o Bi-campeonato do brasileiro Nelson Piquet.

Pergunta 6: o que você acha do Jogo de Equipe, o Grande Mal do Século na Formula 1?
Eu odeio jogo de equipe. mas é um mal que existe desde os primórdios da F1, cabe lembrarmos os anos 50, onde se o carro de um determinado piloto quebrasse, ele tinha o direito de pegar o carro do companheiro de equipe e terminar a corrida.

Pergunta 7: Você já viu alguma corrida dos anos 80 da Formula 1?
Somente vi as corridas dos anos 80 depois de crescido, onde eu lamento profundamente, pois junto com a década anterior, acredito ser uma das melhores fases da F-1.

Pergunta 8: Sobre o Futuro da Formula 1, o que você acha que vai acontecer na Área Política? Vai melhorar?
Acredito que com a atual crise financeira, haverá um consenso para a melhoria da categoria, mas acredito que a F-1 só melhorará, com a saída do atual comando que rege as regras dessa.

Pergunta 9: O que você acha da Segurança nos dias de hoje na Formula 1? Será que algo poderia ser mais bem feito ou tudo que já tinha que ser feito, já foi feito?
Acredito que a segurança na atual Formula 1 está num nível amplamente superior em comparação a esses últimos quinze anos. Fato que é exemplificado com o acidente espetacular sofrido pelo "polonês de Aço" Robert Kubica no GP do Canadá de 2007. Acredito que ali foi dada a prova de fogo que o carro de corrida é muito seguro. O que não podemos deter, são as adversidades, como o ocorrido como Felipe Massa no GP da Hungria desse ano.

Pergunta 10: O Que você acha da temporada de 2009 ser tão diferente da temporada de 2008 em termos do mundial tanto de pilotos, tanto de construtores?
Acredito que F-1 precisava dessa reformulação, pois estava perdendo a aquela historia do homem dominar a maquina, pois essa fazia o serviço. Só não estou de apoio com o gerenciamento dessas mudanças, que satisfazem, principalmente, os manda-chuvas do circo.

Pergunta 11: O fato da Brawn GP ter um carro que proporcionou a ela um grande domínio na primeira parte da Temporada mostra a Incompetência dos dirigentes da Honda ou a capacidade incrível do Ross Brawn de gerir um desenvolmento de um carro?
Sim, pois houve o comprometimento de Ross Brawn em desenvolver um carro competitivo, fato que se explica, pois Brawn abortou o projeto do carro de 2008, e trabalhou arduamente no projeto do ano seguinte. E incompetência da Honda que não acreditou no projeto do inglês.

Pergunta 12: O que você achou do Difusor?
Acredito que o difusor é mais uma solução inteligente de proporcionar um bom rendimento dos bólidos da F-1, como tantas inovações que desenvolveram e desenvolvem não só o carro mas a categoria em si.

Pergunta 13: Quem você acha que tem mais condições técnica, Habilidade e força psicológica para ser Campeão em 2009: Button ou Webber?
Ainda é cedo para apontarmos um forte candidato ao título. O Jenson Button começou muito bem o campeonato, mas a Brawn vem perdendo rendimento. Já Mark Webber vem com certa regularidade na RBR, mas esse não tem experiência em disputar em andar na frente, então não se consegue saber suas atitudes daqui pra frente.

Pergunta 14: por que a Brawn GP não conseguiu arranjar patrocinadores apos os desempenhos das primeiras corridas do ano?
Acredito que a Brawn está estudando as melhores alternativas, para não terminar na mão como a Jordan no final dos anos 90
que vinha em ascensão, e seus principais patrocinadores, pularam fora, afundando a então equipe irlandesa.

Pergunta 15: A partir do GP da Espanha quando mudaram a Tática de Jenson Button para que ele ganhasse a corrida que estava nas mãos de Rubens Barrichello ficou explicito a Preferência pelo Inglês na Brawn?
Sim, é uma questão lógica, Button é um piloto inglês, a Brawn é inglesa, e sem contar, que até então, o inglês era disparado o líder do campeonato, é obvio que vão puxar a sardinha pra ele.

Pergunta 16: E as mudanças para a temporada de 2010 de Formula o que você acha, vai ter muita mudança nas equipes e pilotos?
Sim, está previsto a entrada de pelo menos mais três equipes, mas vamos ver onde isso vai dar.

Pergunta 17: o que você acha das montadoras na Formula 1? Que ao mesmo tempo em que injetam dinheiro na Formula 1, pode de uma hora para outra para de injetar dinheiro e sai sem explicações obvias?
Acredito que isso é um dos principais problemas da atual F-1, pois está sendo mais freqüente à entrada dessas montadoras, que apesar de ter dinheiro, não experiência em lidar com os macetes da categoria, não existem profissionais especializados em corridas. Fato que se explica com a saída da Honda e da BMW recentemente.

Pergunta 18: Primeiro a Honda, depois a BMW, e agora, qual será a próxima montadora a sair?
Vamos deixar isso pro tempo, só ele pode mostrar, mas a Toyota ta com todo o jeito de que vai sair.

Pergunta 19: Fale-me, quais são as qualidades de Flávio Briatore na Renault?
Ser um bom homem de negócios, somente, ele não entende nada de F-1.

Pergunta 20: Será que ainda devermos acreditar em Nelsinho Ângelo Piquet?
Acredito que Nelsinho Piquet precisa anda um pouco numa equipe que não exija tanto dele, numa Williams, por exemplo, para ele recuperar a auto-estima em dirigir, pois ele é um bom piloto. Senão ele não teria ganhado em quase todas as categorias anteriores a F1.

Pergunta 21: O que houve com a Ferrari em 2009, o carro foi mal construindo ou ela menosprezou o novo regulamento?
Acredito que foi uma mistura dos dois, somado a troca dos comandantes técnicos dessa, que culminou, ainda no ano passado, com a perca do titulo de pilotos de Felipe Massa.

Pergunta 22: O que você esta achando da Temporada de Lewis Hamilton?
Acredito que Hamilton está tendo uma temporada regular, e assim como o seu carro, está progredindo no campeonato, fato que se explica com a vitória do piloto britânico no GP da Hungria.

Pergunta 23: o que você acha dos Veteranos como Jarno Trulli, Rubens Barrichello e Giancarlo Fisichella, seriam eles os últimos românticos da F1?
Não, pois se fossem já teriam saído da categoria.

Pergunta 24: O que você acha da volta de Michael Schumacher a Formula 1?
Acredito que é a volta de mais um gênio do esporte, assim como foi a volta de Michael Jordan, vai ser parar fechar com chave de ouro.

Pergunta 25: Qual foi o momento mais emocionante na formula 1 dos últimos anos?
O GP Brasil de 2008, ainda mais que eu estava lá em Interlagos, e quase passo mal com o final da prova, onde o campeonato foi decidido literalmente, na ultima curva.

Pergunta 26: O que você acha do público vaiar o Alemão Timo Glock que de forma involuntária entrou na briga pelo titulo?
Na hora, e pela adrenalina, até eu vaiei, mas vendo o vídeo da corrida depois, o alemão não teve culpa pelo desfecho da prova, muito pelo contrario, ele arriscou tudo para chegar numa posição melhor, mas a chuva apertou.

Pergunta 27: o que você achou do episódio do GP da Áustria de 2002, foi importante para que a FIA proibisse o jogo de equipe na Formula 1?
Aquela corrida eu fiquei muito nervoso, a Ferrari e o Schumacher não precisava daquilo, mas o jogo de equipe não acabou depois daquilo, só não está tão escancarado como antes.

Pergunta 28: Rubens Barrichello, depois de uma belíssima carreira de 17 temporada e mais de 270 GPs em 2010, caso ele não continue na Formula 1, ele poderia ser dirigente de alguma equipe ou até mesmo ajudar sendo um chefe de equipe, ou um canal direto entre os projetistas de equipe e os pilotos para que a equipe que contar com esse serviço tenha mais sucesso?
Sabe que ainda não pensei nessa possibilidade, mas eu andei vendo que ele tem grandes chances de guiar para o Williams no ano que vem.

Pergunta 29: Qual é o Papel de Bernie Ecclestone na Formula 1?
De gerenciar as finanças e os interesses da categoria, mas atualmente ele está pisando na bola com as equipes, e colocando somente seus interesses para manipular a categoria.

Pergunta 30: Sobre diminuição de custos, o que você faria para as equipes de Formula 1 Gastassem menos?
Procurassem alternativas para desenvolver carros confiáveis, e com menos custo possível, como a introdução dos difusores dos carros da Brawn, colocar de lado a tecnologia, e usar o raciocínio, essa seria a alternativa.

Pergunta 31: o Sistema de pontuação hoje privilegia mais a regularidade ou a Rapidez?
Regularidade, pois são oito os que pontuam, e a diferença do primeiro pro segundo não é tão grande. O que possibilita a chance de ser revertida na prova seguinte.

Pergunta 32: Você gostaria de ser piloto de Formula 1 um dia?
É obvio que sim, mas como sei que isso não é possível, me contento em andar de kart, que é muito legal, e tenho fé que ainda vou guiar um carro de corrida em Interlagos, Aguardem!!!

Deixa sua mensagem final para os que vão ver a Entrevista:

Quero agradecer a oportunidade de colocar um pouco que eu acredito ser esse grande circo chamado Formula 1. Espero não ter desapontado o mediador, e nem os leitores desse site.

Twitter:

 

 

 
Modelo do site Criado pelo PortalSportszone - 2004 - 2011

 

free counters