Entrevistas:

Entrevistado: Acid Padua
Entrevistador: Deivison da Conceição da Silva / Epson Nakajima

Entrevistamos a Antônio de Padua Gondim ou simplismente Acid Padua, Conhecido na twitcam do @voandobaixo como Padua. um novo participante e colunista do nosso site, fizemos a essa entrevista sob condições excepicionais, seu pai faleceu no último Sabado, pensamos até em fazer a entrevista num outro dia, mas Padua quiz fazer a entrevista nesse dia fatídico para a Familia Dele. por isso mandamos a nossa mensagem de conforto para a Familia do Padua.

Deivison: Padua, desde de qual idade você se apaixonou pelo automobilismo?

Desde os meus 6 ou 7 anos de idade. Então, já fazem uns 11 ou 12 anos que eu acompanho corridas.
Hoje, tenho 18 anos.

Epson:O que te levou a se apaixonar pelo automobilismo

Acredito que pelo imenso apreço que a minha mãe, Dilza, tinha pelo esporte nos anos 80 e 90, especialmente durante a carreira do Ayrton Senna. Não é tão lógico pensar nessa hipótese, mas acredito que ela tenha passado o sentimento pra mim durante a gravidez.

Deivison: Qual o seu piloto favorito na Formula 1?

Ayrton Senna.

Deivison: Compare o Automobilismo que você viu aos 7 anos do automobilismo de hoje em dia?

É - agora que entendi a pergunta - bem, é muito diferente. A começar pelo layout dos carros, era totalmente diferente dos de hoje. O som do motor que eu lembro ter escutado era diferente também. E, é claro, os pilotos, a exceção do alemão Michael Schumacher e de alguns como Trulli, Button e Barrichello.

até na epoca de Senna Epson
eram destintos
da McLaren Honda era um, da Ferrari era outra, da Lamborghini era outra, na Ford era outra

Mas o som dos motores V10 do final dos anos 90 e início dos anos 2000 são diferentes dos de hoje.

Epson: Esporte é muito bom, mas as vezes pode nos causar uma decepção, isso aconteceu com você? Se aconteceu, qual foi?

A minha primeira grande decepção com o automobilismo foi em 2002, quando o Barrichello deixou o Schumacher passar. Foi a minha grande desilusão com o brasileiro.

Deivison: Padua, Qual é a importância do título da Red Bull que em 2010 se recusou a fazer o jogo de equipe?

É uma amostra de que ainda podemos ver corridas decididas na pista, sem política ou jogos de equipe meramente baseados em dinheiro.
Epson: Costuma Ser nostálgico em Formula 1? Ou só a atualidade o importa?

Cara sou nostálgico sim, principalmente com os anos 80 e 90. Mas nada que me faça dizer coisas do tipo : Ah, se tudo fosse como antigamente um exemplo disso é que acho tenso quando alguém fala em absurdos como a volta do câmbio fora do volante. Aliás, acho que o volante da Fórmula 1 atualmente exige mais dos pilotos do que o do passado, que tinha quase nenhum botão. Hoje, você regula tudo no carro, o que faz a tarefa ser bem difícil.

Deivison: Quem hoje é responsável de só temos 24 carros no Grid de largada e não como antes com 39 pilotos buscando 26 lugares no Grid como aconteceu em 1989

É difícil apontar um responsável. Mas acredito que seja, hoje, o enorme custo em dinheiro para montar uma equipe de Fórmula 1.

Epson: Qual foi a equipe que você mais gostou na Formula 1?

De todas as equipes que apareceram desde o tempo em que comecei a ver corridas, a Red Bull foi a que mais conquistou minha afeição.

Deivison: Qual das equipes você odeia na Formula 1?

Atualmente? Ferrari.
Principalmente pela prepotência do Luca di Montezemolo em achar que sua equipe é a última bolacha do pacote.

Epson:Você acha interessante, a existência de uma divisão de torcidas? Por exemplo, na década de 80 até o inicio dos 90. Existiam os que torciam para Piquet, e os que torciam para Senna. E hoje acontece com Barrichello e Massa, você acha isso certo, coerente? Ou deveria ser uma torcida só, sem possíveis guerras.

Acho que as diferenças podem existir sim. Mas ainda assim, gostaria que os brasileiros torcessem pelo Brasil em si, se torcerem para algum, independente de gostar desse ou daquele piloto. Eu não gosto do Massa, mas até torço para que ele se dê bem. E o Barrichello, claro, depois da grande decepção que tive com ele, reaprendi a gostar dele. É um dos caras com grande personalidade no grid da Fórmula 1. Ele vem reconstruindo de forma bastante significativa a sua imagem. Isso é bom.

Deivison:Você Acha que Bruno Senna pode se tornar um grande piloto na Formula 1?

Terá que mostrar muito mais velocidade e maturidade do que o que mostra. Nem chega perto do quão veloz era o Ayrton. E ainda lhe falta maturidade. Mas se conseguir será um grande sim.

Deivison:Você Acha Vettel um rapaz de um bom caráter?

Acho. O alemão é de uma humildade notável. E é interessante a forma como o alemãozinho lida com a fama: Acho que não sabemos praticamente nada sobre sua vida pessoal. Vettel é bem reservado e isso é bom para ele. Há poucos meses, ficamos sabendo o nome do pai do cara. Acho besteira o que Briatore disse, acho que nesse ano mesmo, sobre o Sebastian. Disse que ele ficou arrogante. Nada disso. Vettel continua sendo um cara simpático com o pessoal do grid na Fórmula 1, certamente. Ele nunca larga a mão do sorriso. E quanto ao gesto de número 1 após cada pole e cada vitória, acredito que as pessoas façam muito alarde em cima disso. Um "bordão" de vitória não tem nada demais.

Deivison: O que você acha de Fernando Alonso e Lewis Hamilton que acabaram se revelando verdadeiros meninos mimados quando conquistaram a glória na Formula 1? Será que necessariamente os títulos mundiais deixam eles mimados?

No caso do Alonso, acho que aprendeu a lição em 2011, após ter sido forçado a perder o título para Vettel. Já Hamilton também está em um processo de amadurecimento, para separar a vida pessoal da vida nas pistas. E não é verdade que um piloto fica mimado após a glória. Vejamos o caso de Vettel. Foi campeão em 2010 mas não relaxou e O resultado nós vimos durante esse ano.

Epson: Quem você Acha Melhor Ayrton Senna ou Michael Schumacher?

Coloco os dois no mesmo patamar. Senna e Schumacher tiveram sua fase de amadurecimento, amadureceram, tiveram um auge eram extraordinários pilotos em chuva. A diferença é que o Schumacher correu durante bem mais tempo que o Senna, por isso acumulando mais números.

Deivison: Quais são os 5 melhores comentaristas de Automobilismo do Brasil? E quais são os 3 piores?

5 melhores : Rodrigo Mattar, Reginaldo Leme, Felipe Motta desculpa, só acho esses 3.
Porque se eu for pegar o resto não é melhor, é menos pior.

Deivison: O que você diria da CBA hoje e qual é a solução para essa entidade?

Não há muito que dizer. Há um texto do Américo Teixeira Jr. em seu blog sobre esse assunto. Acho que o que eu falaria aqui seria a melhor síntese do texto dele.

Deivison: O que você acha do futuro do Brasil na Formula 1, tendo tanto dinheiro o Brasil e tento tanta dificuldade para os jovens pilotos terem patrocinadores?

O Brasil, se continuar nessa linha de decadência, poderá não ter mais pilotos na F-1 durante algum tempo.

Deivison: Das equipes que surgiram em 2010 (Lotus, Marussia e HRT) O que você ver de evolução delas nos 2 anos em que elas estiveram na Formula 1?

De evolução, apenas um nome : Lotus, futura Caterham
As outras equipes chegaram como natimortas e assim permanecem. Hispania continua ridícula e a Virgin piorou.

Deivison: O que você acha da Force India que em 2008 era o pior time da Formula 1 e hoje esta já chegando entre os top 5 na Formula 1 e isso sem que nunca ela leiloasse suas vagas. Isso é um tapa na cara dos que vendem suas vagas para pilotos pagantes?

O Vijay Mallya, que eu saiba, tem problemas com grana na equipe dele. O dinheiro que entra é do Paul di Resta, piloto da Mercedes. Estão transformando aquele time em uma usina de força. E vem a Sahara aí, segundo declarações de Luiz Razia, colocando 100 milhões de dólares na equipe. Então, é uma equipe, a médio prazo, que tem um futuro promissor.

Deivison: Para você, Qual será o Futuro de Felipe Massa na Formula 1 caso ele continue com esse desempenho que ele teve em 2011 e 2010 andando muito atrás de Fernando Alonso?

Ele vai continuar na Ferrari. Terá que fazer um ano mágico em 2012 para conseguir superar essa má fase. Senão, Adeus Ferrari. Alonso é muito melhor do que ele e já é o dono da equipe, então, o ambiente da Scuderia já é saturado demais para o Massa ficar.

Epson: Seus filhos a conhecer o automobilismo levar, um dia, estaria disposto Pádua? ,Não só no kart, mas você mostrando corridas passadas?

Claro. Mas eu os deixaria bem livres casos não se interessassem.

Deivison: Me fale qual a situação do Automobilismo no Ceará e o estado Atual do Autódromo do Eusébio?

Automobilismo no Ceará simplesmente não tem força a nível nacional. O estado do autódromo no Eusébio eu só conheço por fora. Só entrei nele quando era menor, por isso não lembro bem. Mas se eu lembro bem, por fora, os muros estavam todos pixados, da última vez que vi. São poucos os amigos que eu tenho aqui, que realmente se interessam pelo esporte.

Deivison: O que você acha da Formula Indy e sera que ela vai apagar a imagem negativa do acidente fatal de Dan Wheldon na última corrida da temporada de 2011, quais são as expectativas para esse novo carro da Dallara para 2012?

Vai apagar sim. Acredito que, além da segurança do carro, que já é alta, ser melhorada, também terão que aumentar a segurança em ovais. Mas nunca conseguirão uma segurança 100%. Sempre haverá alguma falha. Após a morte do Dan, acredito que eles já estão revendo conceitos.

Deivison: O que você acha das Categorias principais de Acesso a Formula 1 (GP2 series e Renault World Series) Qual delas revela mais pilotos de qualidade e qual tem o conceito melhor nos dias de hoje?

Acho que as duas revelam pilotos extraordinários. Veja o caso do Jules Bianchi. E na World Series By Renault, temos o Cesar Ramos.

Deivison: A Formula 1 esta se encaminhando a ser uma categoria em que os pilotos terão de levar dinheiro para correr por lá? Isso para você prejudica a qualidade de pilotos da Formula 1 e faz excelentes pilotos ficarem de fora do Grid?

Sim. Veja o caso da Williams : Barrichello jantou Maldonado e é Maldonado quem fica. Force India : Sutil tem jantado Di Resta e é Di Resta quem fica. Raikkonen foi contratado pela Lotus meramente por marketing e pelo retorno midiático que isso proporciona. Prejudica a qualidade, sem dúvida. Tem muitos pilotos fora da Fórmula 1 que deveriam estar lá.

Descreva uma Frase sobre esses nomes:

Ayrton Senna : You're simply the best
Sebastian Vettel : O dedo da vitória
Michael Schumacher : Stand up, stand up for the champion
Williams : Ando devagar porque já tive pressa
Bruno Senna : A experiência é uma professora severa - Primeiro vem o teste e depois a lição
Lotus : Faça jus ao nome que ostentas
Ferrari : Arrogância e falta de humildade não são o melhor caminho para a falta de sucesso. Aprendam isso.
Fernando Alonso : Não é por ser o melhor, que todos devem abrir as pernas para você.
Tony Kanaan : Quero o carro defeituoso do Vettel.
Cleyton Pinteiro : É tão difícil ter a humildade de escutar?

Deivison: Quem seria Antônio de Padua?
descreva quem seria Acid Padua

Sou Padua, tenho 18 anos, sou agnóstico. Orfão de pai, mas que tem uma mãe a quem ama como se fosse pai e mãe. Apaixonado por carros velozes, de qualquer categoria, de todos os 4 cantos do planeta. Felizmente, gostar de corridas não faz com que eu seja alguém que só saiba falar disso. Sou um terceiranista em busca de um lugar na Faculdade, preferivelmente, para o curso de História. Sou uma pessoa que ama muito os seus amigos VERDADEIROS. Detesto falsidade. E acho que só.

Deivison: Obrigado Pádua pela entrevista e que você tenha tudo de bom nessa vida e Mais uma vez, meus Pêsames para você e sua Família em nome do PortalSportszone

Padua: De nada. Quem agradece sou eu. Obrigado por simplesmente
escutar o testemunho e o desabafo de alguém que não apenas é um
grande fã das corridas, mas é um fã da vida e de boas pessoas.

 

Twitter:

 

 

 
Modelo do site Criado pelo PortalSportszone - 2004 - 2011

 

free counters