Sem surpresas na corrida de hoje. O inglês Lewis Hamilton conquistou a vitória no GP da Bélgica, foi sua 5ªvitória na temporada e a 89ªvitória da carreira. Em uma corridas sem as emoções que se esperava devido ao acidente de Antonio Giovinazzi que envolveu George Russell. Isso fez as táticas de pneus de todos os pilotos a partir da 10ªVolta.
Antes da largada, a Mclaren descobre um problema de escapamento em Carlos Sainz jr. O Espanhol não foi para o grid e não disputou a corrida. Com apenas 19 pilotos no Grid foi dada a largada do GP da Bélgica.
Nessa largada, Hamilton e Bottas largam bem e mantiveram as 2 primeiras posições, Verstappen vinha em 3º e Ricciardo em 4º. Na terceira curva, Verstappen tentou passar Bottas, mas quase foi pego no contrapé por Daniel Ricciardo e teve de lutar muito para manter a 3ªposição em cima do piloto da Renault. Esteban Ocon fez uma bela largada e ganhou a 5ªposição em cima de Alexander Albon.
Ao final da volta, Gasly superou Perez, ganhando a 9ªposição. A Grande largada foi de Charles Leclerc, que pulou da 13ª para a 8ªposição. Um excelente trabalho do piloto da Ferrari. Porém, a ruindade do carro SF1000 não permitiu o monegasco lutar para manter as posições contra Pierre Gasly na reta oposta na 3ªVolta, e na volta seguinte, foi a vez de Perez superar Leclerc e de ganhar a 9ªposição. Essa seria uma normalidade no começo da corrida. Pra dizer a verdade, A Ferrari naquele momento estava em uma posição muito acima do que deveria estar.
Nas primeiras voltas, Bottas vinha perto de Hamilton, aproximadamente a 1 segundo entre os dois pilotos. Verstappen vinha 3.4 segundos do líder. Já Ricciardo vinha bem mais distante do piloto holandês. Enquanto isso, Leclerc vinha sendo superado sistematicamente pelos pilotos da metade do pelotão. Na 6ªVolta, foi superado pelo Norris e na 7ªvolta por Danill Kvyat. Com isso, o piloto da Ferrari já vinha em 12ºlugar.
Hamilton que vinha sendo pressionado pelo companheiro de equipe, começou a andar rápido e marcar melhor volta da prova. Após 8 voltas, a disputa da corrida estava entre Lance Stroll e Pierre Gasly, uma briga valendo a 7ªposição.
Na 10ªVolta, Antonio Giovinazzi roda e bate forte, uma das peças do carro do piloto da Alfa acerta a roda do carro de George Russell que também foi para o muro. Com toda a destruição que ocorreu na pista, o Safety car entrou na pista. Isso fez com que quase todo mundo fosse para os boxes, colocarem os pneus duros (Com exceção de Albon que colocou os pneus médios). Pierre Gasly em 4º e Sergio Perez em 5º não foram para os boxes. Hamilton, Bottas, Verstappen mantiveram as 3 primeiras posições.
Foi um longo safety car que durou por 5 longas voltas. A relargada aconteceu na volta 15. Gasly em 4º sofreu um ataque de Sergio Perez, mas resistiu muito bem e conteve o ataque do piloto mexicano. A partir dai, foi Perez que começou a sofrer com o desgaste de pneus e com a pressão de Daniel Ricciardo. Ao mesmo tempo em que Vettel acaba superado por Kimi Raikkonen, ganhando a 12ªposição.
Ao entrar na 17ªVolta, Riccardo passa Perez e assume a 5ªposição. O piloto da Racing Point perderia posição para Albon no final da volta. Na entrada da 19ªVolta, Perez vai para a sua parada e cai para as últimas posições. Na mesma volta, Vettel e Leclerc se tocam ao disputar a 13ªposição. Vettel levou vantagem nessa disputa na tentativa de ultrapassagem do piloto monegasco.
Após 20 voltas, Hamilton abria vantagem de 2.5 segundos para Bottas, que estava vendo Max Verstappen se aproximar dele, a 1.2 segundos. O Holandês queria aprontar mais uma, se aproveitando da dificuldade de aquecimento de pneus do carro do finlandês da Mercedes.
Na 21ªVolta, Ricciardo vai para cima de Gasly (Que já vinha com os pneus desgastados). O francês nada pode fazer para impedir a ultrapassagem do piloto da Renault, que naquele momento voltava a 4ªposição. Logo depois, foi a vez de Albon disputar posição com o piloto da Alpha Tauri. Na volta 24, o tailandês supera Gasly e assume a 5ªposição. Já não fazia mais sentido que a Alpha Tauri mantivesse o piloto na pista com pneus tão desgastados.
Na volta 27, Gasly vai para a sua parada nos boxes (Antes disso, foi superado por Esteban Ocon na volta anterior), colocando os pneus médios e voltando em penúltimo lugar. Lá na frente, Hamilton abre 3.8 segundos à frente de Bottas. O piloto Finlandês ganhou um folego a frente do Verstappen e sua vantagem para o vice-líder do Mundial subiu para 2.0 segundos. Ricciardo vinha a mais de 15 segundos do piloto da Red Bull em 4º. Depois vinham Albon, Ocon, Stroll, Norris, Kvyat e Raikkonen nas 10 primeiras posições.
Quando a corrida chegava ao seu terço final, Perez e Gasly começavam a aparecer de novo na corrida, com seus pneus novos e superando os adversários com pneus desgastados.
Na 32ªVolta, Perez já vinha em 11º, apontando suas armas para tomar a posição de Kimi Raikkonen, já Gasly vinha em 12º, após superar Sebastian Vettel (Que já vinha em dramática situação de pneus). Nas duas voltas seguintes, Perez e depois Gasly superaram o Homem de Gelo. A próxima vitima de ambos seria Danill Kvyat.
Lá na frente, Hamilton vinha a 4.8 segundos de Bottas e 9 segundos sobre Verstappen. A corrida estava teoricamente tranquila para os três, mas os pneus eram o grande problema deles, que vinham sofrendo com o desgaste deles. Mais atrás, Lando Norris se aproveitou do desgaste de pneus de Stroll e acabou tomando a 7ªposição do piloto Canadense. Um pouco mais atrás, Perez e Gasly superaram Kvyat e voltaram à zona de pontuação.
Hamilton saiu da pista por causa do desgaste de pneus. Voltas depois, foi a vez de Bottas dar uma passeada por fora da pista, na chicane que levava a reta dos boxes. Verstappen reclamava de trepidação dos pneus. Tudo poderia acontecer nas últimas voltas de prova.
Enquanto que lá atrás, Ocon chega em cima de Albon, com pneus em melhor estado, o piloto da Renault teria uma boa chance de passar o segundo piloto da Red Bull. Foram 5 ultimas voltas de uma bela disputa de posição. Alexander Albon até se defendeu bem de um ataque de Ocon a 3 voltas do final.
Isso permitiu que Norris chegasse nos dois, mas na última volta, Ocon acabou superando Albon e garantindo o 5ºlugar. Pierre Gasly antes disso passou para a 8ªposição, superando a Lance Stroll.
As tensões dos pneus ficaram no até as últimas curvas, mas dessa vez, nenhum piloto sofreu com pneu furado. Lewis Hamilton conquistou a 89ªVitória da carreira. Chegando a está a 2 vitórias de igualar o recorde de vitórias que pertence a Michael Schumacher (91 vitórias). Um final de semana irretocável do piloto da Mercedes.
Depois de alguns insucessos e falta de sorte, Valtteri Bottas conseguiu a segunda posição e completou a dobradinha da equipe Mercedes. O finlandês esta agora a 3 pontos de Max Verstappen, vice-líder do campeonato fez uma boa corrida, mas diferentemente de outras corridas, não conseguiu penetrar na briga das duas Mercedes e teve de se contentar mesmo com o 3ºlugar…
…Até por que, Daniel Ricciardo tirou muito dos 16 segundos que tinha de desvantagem sobre Max nas últimas voltas. Isso não só rendeu o 4ºlugar ao piloto da Renault como a melhor volta da corrida, que dá ao piloto Australiano mais um ponto no campeonato. Um dia em que sem dúvida o piloto esta bem sorridente com seu dia. Igualmente a Renault, que obteve seu melhor resultado do ano, já que Esteban Ocon acabou em 5ºlugar, superando a Alexander Albon da Red Bull e a Lando Norris da Mclaren.
A corrida do Tailandês foi abaixo do esperado, já do jovem piloto britânico foi acima das expectativas modestas da equipe de Woking no circuito de Spa-francorchamps.
Sendo eleito piloto do dia pelos fãs da Formula 1 (Com muita justiça, diga-se de passagem). Pierre Gasly andou muito bem, conseguiu levar o carro da Alpha Tauri com competência a zona de pontuação. Seu começo de corrida se destaca com um excelente rendimento com os pneus duros e mesmo com um certo erro de tática da sua equipe, ele ainda conseguiu se recuperar e chegar ao 8ºlugar.
Completando a zona de pontuação ficaram Lance Stroll e Sergio Perez. Uma corrida bem abaixo das expectativas da Racing Point, ambos ficaram sem pneus. Pior ainda ficou para Danill Kvyat, que teve um desgaste excessivo dos seus pneus na reta final de corrida. Mesmo sem cometer nenhum erro, acabou de fora dos pontos, na 11ªposição. Perto do piloto russo ficou o Finlandês Kimi Raikkonen, que levando-se em conta a bomba que ele tem nas mãos, foi uma ótima corrida do Homem de Gelo.
Agora, Que final de semana terrivel da Ferrari… Nada deu certo para Sebastian Vettel e Charles Leclerc (Que ainda teve o brilho da largada, mas que não se sustentou por muitas voltas). Como um carro que ganha a prova do ano passado, no mesmo período acaba perdendo a mão do carro, sem potência e sem expectativas de melhora. A prova em Monza semana que vem tem tudo para ser um capitulo bem triste da equipe de Maranello na Formula 1.
Romain Grosjean da Haas, Nicholas Latifi da Williams e Kevin Magnussen da Haas só constaram na classificação, pois pouco fizeram e pouco puderam fazer com seus carros nesse final de semana.
Semana que vem, teremos a 8ªetapa do Mundial de Formula 1. No tradicional circuito de Monza, onde Hamilton, Bottas e Verstappen disputarão mais uma vez a vitória. Já a Ferrari torce por um milagre para seu final de semana que vem não seja uma catástrofe como foi o esse final de semana.
Fotos:
Resultado final da 7ªEtapa do Mundial de Formula 1
GP da Bélgica – Spa-Francorchamps
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:24:08.761 |
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | a 8.448s |
3 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | a 15.455s |
4 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | a 18.877s |
5 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | a 40.650s |
6 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | a 42.712s |
7 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | a 43.774s |
8 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | a 47.371s |
9 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | a 52.603s |
10 | 11 | Sergio Perez | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | a 53.179s |
11 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | a 1:10.200s |
12 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | a 1:11.504s |
13 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | a 1:12.894s |
14 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | a 1:14.920s |
15 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | a 1:16.793s |
16 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | a 1:17.795s |
17 | 20 | Kevin Magnussen | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | a 1:25.540s |
99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | a 35 Voltas – Acidente | |
63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | a 35 Voltas – Acidente | |
55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | Não largou – Escapamento |
Melhor volta de cada piloto – Daniel Ricciardo ganhou o ponto da melhor volta da prova.
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nº da Volta |
1 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:47.483 | 44 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:47.758 | 28 |
3 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:47.839 | 29 |
4 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:47.840 | 26 |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:47.983 | 27 |
6 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:48.048 | 32 |
7 | 20 | Kevin Magnussen | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 1:48.083 | 37 |
8 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:48.305 | 27 |
9 | 11 | Sergio Perez | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:48.389 | 20 |
10 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:48.540 | 44 |
11 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:48.552 | 39 |
12 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:48.736 | 27 |
13 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:49.136 | 34 |
14 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:49.822 | 28 |
15 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:49.832 | 28 |
16 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:49.958 | 31 |
17 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 1:50.018 | 28 |
18 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:51.754 | 5 |
19 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:51.793 | 9 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Renault/Mclaren/Alpha Tauri/Racing Point/Alfa Romeo/Ferrari/Haas/Williams