um espetáculo de corrida que se viu em Red Bull Ring, foi sem dúvida uma das melhores corridas do ano e a melhor da Áustria desde da sua volta a Formula 1 em 2014.
Ela começou na largada aonde Hamilton manteve a liderança com Button assumindo a segunda posição sobre Nico Hulkenberg que perdeu 3 posições na largada (Recuperou a posição sobre um dos carros da Red Bull) e Rosberg estava em 6ºlugar, Felipe Massa por causa de uma falha na asa dianteira acabou tendo de trocar ela e por isso largou dos boxes junto de Daniil Kvyat que acabou tendo durando duas voltas na prova até deixar a corrida (Continua o injusto inferno astral para o piloto Russo).
Rosberg começou a recuperar posições na prova passando Verstappen e passando Hulkenberg que começou a perder posição em cima de posição e jogou foram uma rara chance de ter um resultado expressivo visto a corrida horrível que ele começava a desenvolver, Enquanto isso havia boas disputas pelas posições intermediárias e atrás com Felipe Massa tentando uma recuperação na prova, Jenson Button aguentou até aonde deu com seu motor Honda que apesar de fraco ainda mostra que esta melhorando além do bom chassi da equipe de Woking até tomar a ultrapassagem de Kimi Raikkonen que assumiu o segundo lugar.
As primeiras paradas aconteceram na 9ªVolta com Fernando Alonso e Nico Hulkenberg, Na volta 10 pararam Button, Sainz, Perez e Bottas. Nico Rosberg foi para os boxes na 11ªVolta o que poderia dar uma vantagem para o piloto Alemão sobre os outros, Na volta 12 Felipe Massa, Jolyon Palmer e Marcus Ericsson fizeram suas paradas. Na Volta 14 Pascal Wehrlein, na 16 Daniel Ricciardo e na volta 17 Verstappen todos foram para os boxes.
Após 17 voltas a liderança estava nas mãos do Hamilton com Raikkonen em 2º e Vettel em 3º que claramente foram para uma tática de uma parada a menos do que os outros pilotos, Juntos deles vinham Grosjean, Gutierrez, Nasr e Haryanto nessa mesma tática e eram exatamente esses 4 últimos que estavam sofrendo mais com essa tática nos boxes, Os pilotos que tinha trocado de pneus estavam rendendo bem e o primeiro deles era Rosberg que esperava voltar na frente de Hamilton quando ele fosse para a parada nos boxes o que aconteceu para o inglês na volta 22 quando a Mercedes perde tempo nessa parada e isso ajudou a Rosberg a passar a frente de Hamilton que voltou para a pista, Gutierrez foi para os boxes nessa mesma volta.
Raikkonen foi para a parada na volta 23 deixando Vettel na liderança esperando uma possibilidade de chuva o que faria ele ganhar uma parada nos boxes e virar o favorito a vitória o que seria possível para a Ferrari, Mas enquanto que Hulkenberg tinha ido para uma segunda parada nos boxes os pneus de Sebastian Vettel acabaram não aguentando e ao passar pela 27ªVolta O pneu traseiro de Vettel acabou explodindo em plena reta, mesmo sem nenhuma avalia evidente no carro o Alemão não teve como voltar e abandonou a corrida, O Safety Car entrou na pista e com isso Button, Gutierrez, Alonso, Perez, e outros pilotos foram para os boxes Felipe Nasr acabou indo para os primeiros lugares, Mas sem ter parado nos boxes.
A safety car durou 5 voltas ate a relargada e quando Rosberg e Hamilton começaram uma disputa de gato e Rato pelo primeiro lugar depois vinha Verstappen que abria distância enquanto que Ricciardo estava segurando Raikkonen na quarta posição. Mas o destaque dessa parte da prova foi Felipe Nasr que tinha os pneus que ele largou e ainda estava na pista segurando como podia o 7ºlugar até que começou a perder posições e foi quando ele percebeu que precisava ir para a parada nos boxes na volta 44.
Rosberg com um pneu de mais de 40 voltas na pista e Hamilton com os pneus de mais de 30 voltas na pista foram para uma nova parada nos boxes, Hamilton fez na volta 55 e Rosberg na volta seguinte com a diferença de Nico usar os pneus Super Macios e o Hamilton os Macios e Com isso Rosberg voltou na frente de Hamilton em 2ºlugar já que Max Verstappen estava na liderança por não ter parado e não iria parar, Iria até o final da prova. Mas logo Rosberg chegou em Verstappen e logo fez a ultrapassagem na primeira tentativa, Já Hamilton acabou demorando um pouco mais para fazer a ultrapassagem e continuou a seguir Rosberg, No final da prova Felipe Massa com problemas de Freios, Nico Hulkenberg (em uma prova horrível tendo ultrapassando a velocidade limite e não sendo nada competitivo) e Fernando Alonso deixaram a prova.
Daniel Ricciardo teve de ir aos boxes fazer uma parada extra deixando o 4ºlugar para Raikkonen que começou a aproximar de Max Verstappen para lutar pelo pódio, Já o Australiano foi para a briga com Jenson Button e conseguiu ultrapassar ele para garantir o 5ºlugar, E havia uma inesperada briga entre a Williams de Valtteri Bottas e a Manor de Pascal Wehrlein pelo 10ºlugar o que poderia ser o primeiro ponto da Manor na formula 1.
Mas o Final é que foi impressionante, Rosberg foi para a volta final para tentar garantir a vitória enquanto que Hamilton foi para a cartada final buscar a ultrapassagem decisiva passar Rosberg que buscou defender de forma dura do ataque de Hamilton. Resultado foi que no final do primeiro setor começo do segundo setor os dois se tocam e o carro de Rosberg fica bem danificado, Já Hamilton tem seu carro avaliado, Mas passou seu rival enquanto que Nico foi se arrastando no final perdendo as posições para Verstappen e Raikkonen perdendo o pódio. Já Hamilton venceu e mostrou uma bela resposta para Rosberg que também jogou duro nessa disputa que nada define o campeonato e que mostra que ambos estão fortes nessa disputa pelo título.
O pódio foi completado por Max Verstappen que sobrepujou de novo o seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen que levou a Ferrari para o pódio, Rosberg foi punido com 10 segundos acrescentados no final da corrida o que não lhe tirou o 4ºlugar (Eu acho que a punição não era necessária apesar do toque, Era a volta final da prova e que provocou acabou sendo bem prejudicado sem levar ninguém para fora da corrida) Ainda assim Nico continua líder do campeonato a 11 pontos na frente de Hamilton ficando com o 4ºlugar na frente de Daniel Ricciardo com a Red Bull que teve um bom final de semana o que não era tão esperado.
Agora Jenson Button teve o seu melhor momento na temporada largando em 3ºlugar passando para o 2ºlugar na largada e dentro das condições acabou terminando em 6ºlugar mostrando evolução do Motor Honda e do MP4-31 felizmente para o time de Woking, Romain Grosjean com a Haas levou mais 6 pontos para o time norte-americano concluindo para o 7ºlugar, Carlos Sainz jr. fez uma boa corrida de recuperação salvando 4 pontos para a Toro Rosso ganho nas voltas finais quando Sergio Perez teve um acidente no final da prova. (Tudo indica quebra em seu equipamento e foi para a brita deixando a prova) Valtteri Bottas com a Williams ficou em um decepcionante 9ºlugar um pouco a frente do Alemão Pascal Wehrlein em um desempenho excepcional com a Manor levou a equipe a marcar o último ponto da corrida em 10ºlugar, Foi o primeiro ponto da equipe com esse nome e a segunda vez na zona de pontuação se contar com o tempo da Marussia aonde Jules Bianchi em Mônaco de 2014 ficou em 9ºlugar.
Esteban Gutierrez acabou ficou bem perto de pontuar ficando em 11ºlugar quase passando Wehrlein na volta final. Joylon Palmer teve um dos melhores dias no ano ficando em 12ºlugar, Felipe Nasr tendo mais um dia de bom desempenho com o limitado carro da Sauber ficando em uma decente 13ªposição, Aliás a Sauber errou em não ter feito a troca de pneus no piloto Brasileiro que poderia tirar o time da seca (Com a corrida de hoje a Sauber é a última colocada no mundial de construtores sem nenhum ponto), Outra corrida ruim e esquecível para Kevin Magnussen ficando em 14ºlugar na frente de Marcus Ericsson em 15º e Rio Haryanto em 16º. Perez ainda classificou em 17º a 2 voltas do vencedor, Hulkenberg em 18º e Alonso em 19º mesmo com 7 voltas atrás foram classificados por terem concluído 90% da corrida.
Semana que vem tem mais Formula 1 com a 10ªEtapa com o GP da Inglaterra em Silverstone com a disputa pelo título cada vez mais acirrada entre os dois pilotos da Mercedes nesse grande campeonato em que as corridas não são em nada cantadas e sim bem disputadas e que continue assim até o final do ano.
Resultado Final do GP da Áustria – Formula 1
Posição | Piloto | Nº | Equipe | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Abandono | Grid |
1 | Lewis Hamilton | 44 | Mercedes | W07 | Mercedes PC106C Hybrid | 71 | 1:27:38.107 | 1 | |
2 | Max Verstappen | 33 | Red Bull | RB12 | TAG Heuer | 71 | a 5.719 | 8 | |
3 | Kimi Raikkonen | 7 | Ferrari | SF16-H | Ferrari 059/5 | 71 | a 6.024 | 4 | |
4 | Nico Rosberg | 6 | Mercedes | W07 | Mercedes PC106C Hybrid | 71 | a 26.710 | 6 | |
5 | Daniel Ricciardo | 3 | Red Bull | RB12 | TAG Heuer | 71 | a 30.981 | 5 | |
6 | Jenson Button | 22 | Mclaren | MP4-31 | Honda RA616H | 71 | a 37.706 | 3 | |
7 | Romain Grosjean | 8 | Haas | VF-16 | Ferrari 059/5 | 71 | a 44.668 | 13 | |
8 | Carlos Sainz jr. | 55 | Toro Rosso | STR11 | Ferrari 059/4 | 71 | a 47.400 | 15 | |
9 | Valtteri Bottas | 77 | Williams | FW38 | Mercedes PC106C Hybrid | 70 | a 1 Volta | 7 | |
10 | Pascal Wehrlein | 94 | Manor | MRT05 | Mercedes PC106C Hybrid | 70 | a 1 Volta | 12 | |
11 | Esteban Gutierrez | 21 | Haas | VF-16 | Ferrari 059/5 | 70 | a 1 Volta | 11 | |
12 | Jolyon Palmer | 30 | Renault | RS16 | Renault RE16 | 70 | a 1 Volta | 19 | |
13 | Felipe Nasr | 12 | Sauber | C35 | Ferrari 059/5 | 70 | a 1 Volta | 21 | |
14 | Kevin Magnussen | 20 | Renault | RS16 | Renault RE16 | 70 | a 1 Volta | 17 | |
15 | Marcus Ericsson | 9 | Sauber | C35 | Ferrari 059/5 | 70 | a 1 Volta | 18 | |
16 | Rio Haryanto | 88 | Manor | MRT05 | Mercedes PC106C Hybrid | 70 | a 1 Volta | 20 | |
17 | Sergio Perez | 11 | Force India | VJM09 | Mercedes PC106C Hybrid | 70 | a 1 Volta | Acidente | 16 |
18 | Fernando Alonso | 14 | Mclaren | MP4-31 | Honda RA616H | 64 | a 7 Voltas | Abandono | 14 |
19 | Nico Hulkenberg | 27 | Force India | VJM09 | Mercedes PC106C Hybrid | 64 | a 7 Voltas | Abandono | 2 |
20 | Felipe Massa | 19 | Williams | FW38 | Mercedes PC106C Hybrid | 63 | a 8 Voltas | Freios | 10 |
21 | Sebastian Vettel | 5 | Ferrari | SF16-H | Ferrari 059/5 | 26 | a 45 Voltas | Pneus | 9 |
22 | Daniil Kvyat | 26 | Toro Rosso | STR11 | Ferrari 059/4 | 2 | a 69 Voltas | Abandono | 22 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Manor/Sauber