Dakar 2023 – Especial 3 – Al-‘Ula até Ha’il – Categoria Moto Rally GP

Etapa 3 do Dakar 2023 teve um percurso ainda mais longo para as Motos, foram 447 km entre Al-‘Ula até a cidade de Há’il e que acabou tirando Ricky Brabec da disputa do título, o piloto que tirou a Honda do jejum de 31 anos sem título em 2020, caiu no km 274 e se queixando de dores no pescoço acabou tendo de ir para o hospital. O norte-americano abandonou o evento e não poderá mais lutar pelo bicampeonato do Dakar.

A Vitória na categoria Rally GP ficou com o Australiano Daniel Sanders da equipe GasGas, com ampla vantagem de mais de 6 segundos para os norte-americanos Skyler Howes e Mason Klein. Sanders assume também a liderança da categoria motos. Mason Klein, Sebastian Bühler e Skyler Howes foram os primeiros a partirem para a pista.

Daniel Sanders com sua Gas Gas era o líder após os primeiros 47 km (1ªcheckpoint de cronometragem) percorrendo em um pouco mais de 29 minutos (29 minutos e 7 segundos), colocando 53 segundos de vantagem para o norte-americano Skyler Howes da Husqvarna. Se as 2 primeiras posições estavam razoavelmente seguras, a disputa era pela terceira posição que estava nas mãos do eslovaco Stefan Svitko da Gross Team que vinha 23 segundos atrás de Howes e a apenas 10 segundos a frente de Luciano Benavides com a outra Husqvarna e a 12 segundos de Kevin Benavides da KTM. Os irmãos Benavides fecharam as 5 primeiras posições.

Disputando a 6ªposição estavam Jose Cornejo Florimo 1 segundo a frente de Pablo Quintanilla, companheiro de equipe na Honda e compatriota chileno. Completando a disputa pela sexta posição Toby Price KTM e Martin Michek da Orion empatados na 8ªposição e a 3 segundos de Quintanilla. Joan Barreda Bort completava os 10 primeiros colocados.

No km 95, Sanders continuou na liderança, com mais vantagem sobre o segundo colocado que passou para as mãos de Svitko com sua KTM privada a 1 minuto e 45 segundos de desvantagem e ficou apenas 1 segundo a frente do jovem Mason Klein da BAS, o ganhador da especial 2 na 3ªposição.

Skyler Howes, Pablo Quintanilla e Kevin Benavides vinham disputando a 4ªposição, sendo que a diferença do Norte-americano para o Chileno era de apenas 1 segundo e a diferença entre os 3 era de apenas 7 segundos.

Joan Barreda Bort em 7º era pressionado por Luciano Benavides a 1 segundo do espanhol e com Joaquim Rodrigues da Hero bem por perto dos dois, apenas alguns segundos deles. Toby Price e Adrien van Beveren fechavam os 10 primeiros colocados. Jose Cornejo Florimo em 11º e Martin Michek em 12º saíram do Top 10.

Com 147 km percorridos, Daniel Sanders estava na liderança abrindo 2 minutos e 21 segundos de distância para o norte-americano Skyler Howes que voltava a segunda posição e Kevin Benavides subia para a terceira posição, com uma vantagem razoável sobre os dois pilotos. Mason Klein e Stefan Svitko empatam na 4ªposição com 44 segundos para tirar sobre um dos irmãos Benavides.

Pablo Quintanilla vinha em 6º à 10 segundos de frente de Adrien van Beveren. Joaquim Rodrigues com a melhor Hero vinha em 8º seguido de Jose Cornejo Florimo que voltava a figurar nas 10 primeiras posições. O português Antonio Maio estava em 10º com sua Yamaha que não tinha equipe de fábrica, mas vinha resistindo nessa posição sobre Rui Gonçalves da Sherco, Martin Michek da Orion, de Joan Barreda Bort da Honda e Luciano Benavides da Husqvarna que tinham bem mais recursos e bem melhores condições (com exceção de Michek que é também de uma equipe Independente) do que as condições de Maio.

Com 184 km percorridos, as 3 primeiras posições (Sanders, Howes e Kevin Benavides) continuavam inalteradas. A Classificação muda na 4ªposição com Mason Klein assumindo esse posto sozinho, com 12 segundos a frente de Pablo Quintanilla e 22 segundos a frente de Stefan Svitko.

Joaquin Rodrigues subiu da 8ª para a 7ªposição. Logo atrás vinham Adrian van Beveren e Jose Ignacio Cornejo da Honda na 8ª e 9ª posições e Rui Gonçalves e Lorenzo Santolino da Sherco na 10ª e 11ªposições.

Chegando a 240 km, passando da metade da especial, Daniel Sanders da GasGas abre vantagem de 2 minutos e 29 segundos na liderança sobre o norte-americano Skyler Howes da Husqvarna, ambas fábricas que fazem parte do Grupo KTM, mas não são motos KTM, elas tem características e peças diferentes da moto austríaca. Kevin Benavides com a moto KTM vinha em 3º, a 33 segundos do piloto norte-americano.

Em 4º, já mais afastado de Kevin Benavides vinha o piloto da BAS world KTM o jovem Mason Klein que estava sendo seguido de perto por Stefan Svitko que vinha fazendo sua melhor especial até aquele momento, de Pablo Quintanilla com a melhor Honda empatado com Joaquim Rodrigues com a melhor moto indiana da Hero em 2 horas, 21 minutos e 38 segundos.

Van Beveren, Cornejo Florimo e Luciano Benavides completavam as 10 primeiras  posições. Seguidos pelos esforçados Rui Gonçalves, Lorenzo Santorino e Antonio Maio.

Ao checkpoint de 288 km, Daniel Sanders continua líder e cada vez mais aumentando a vantagem sobre os demais pilotos. Kevin Benavides que passou Skyler Howes estava a 3 minutos e 11 segundos do piloto da GasGas. Nada indicava que o piloto australiano iria amolecer e iria ceder posições. Howes caiu para 3º, mas não era ameaçado por Pablo Quintanilla que conseguiu fugir um pouco na 4ªposição, o chileno vinha 39 segundos a frente de Mason Klein que estava completando a classificação do Top 5.

Na 6ªposição, o espanhol Joan Barreda Bort da Honda voltou a figurar na primeira parte da tabela. 10 segundos depois vinha o francês Adrien van Beveren também de Honda e outros 10 segundos depois vinha Joaquim Rodrigues da Hero. Stefan Svitko caiu para 9º na classificação naquele momento, mas estava perto até mesmo de Mason Klein, a menos de 1 minuto de distância. Jose Cornejo Florimo fechava o Top 10.

Com 335 km, Daniel Sanders, Kevin Benavides e Skyler Howes estavam consolidados nas 3 primeiras posições. Em 4º, vinha Joan Barreda Bort que ganhou 2 posições em relação aonde ele estava no checkpoint anterior. Pablo Quintanilla que recuou uma posição e estava a quase 10 minutos de Sanders (líder da especial).

Da 6ª até a 9ªposição estavam Joaquim Rodrigues (Hero), Adrien van Beveren (Honda) Jose Cornejo Florimo (Honda) e Mason Klein (BAS) separados por apenas 21 segundos. Em luta pela 10ªposição estava os pilotos da KTM Matthias Walkner e Toby Price e o espanhol Lorenzo Santolino da Sherco, separados em 4 segundos esses 3 pilotos.

No km 378, Sanders abria 4 minutos e 9 segundos de Kevin Benavides, não tinha como na pista a vitória não ser do piloto da GasGas, ainda que faltasse quase 70 km para o término da especial. Skyler Homes (Husqvarna) e Joan Barreda Bort (Honda) mantiveram a 3ª e 4ªposições. Quem subiu bastante foi o australiano Toby Price que passou da 10ª para a 5ªposição, mas já vinha a 12 minutos e 5 segundos de atraso para o líder da especial.

Pablo Quintanilla estava na 6ªposição a apenas 8 segundos de Price e mais sossegado já que Mason Klein estava a 53 segundos do piloto chileno e mais preocupado em se distanciar de Adrien van Beveren e de Cornejo Florimo com as motos da Honda. Por dois segundos, Matthiass Walkner passa a ser o 10º e tira Joaquim Rodrigues (Hero) do Top 10.

Faltando 27 km para o final, Sanders já tinha 5 minutos e 8 segundos de vantagem para Kevin Benavides. Apenas 2 mudanças aconteceram entre os dois checkpoint. Mason Klein passou Pablo Quintanilla assumindo a 6ªposição e Joaquim Rodrigues que voltou a sua posição no Top 10 após superar Matthias Walkner.

Sanders venceu a 3ªespecial do Dakar sobrando, com mais de 6 minutos em relação ao segundo colocado, o norte-americano Skyler Howes com a Husqvarna e um pouco mais longe, a exatos 6 minutos e 59 segundos chegou Mason Klein, piloto da BAS World KTM. No caso dos dois pilotos, eles foram beneficiados com bônus que os ajudaram a subirem essa classificação. Os bônus fazem parte das mudanças do regulamento do Dakar de 2023.

Quem se prejudicou foi Kevin Benavides que além de ver 2 pilotos ganharem bônus ainda é punido com 2 minutos acrescidos no tempo final da especial, no que acabou tirando a segunda posição do Campeão do Dakar de 2021.  Joan Barreda Bort foi o melhor piloto da Honda foi o 5ºcolocado, mas ficou a 11 minutos e 29 segundos de Sanders. Toby Price teve uma corrida regular até reagir no final da prova e acabou ficando com a 6ªposição.

Pablo Quintanilla levou sua Honda para a 7ªposição, ficando a mais de 14 minutos de Sanders. O francês Adrien van Beveren fechou o dia na 8ªposição a mais de 15 minutos do vencedor da especial.  Joaquim Rodrigues levou a Hero ao 9ºlugar a apenas 3 segundos a frente de Jose Cornejo Florimo que fecha os 10 primeiros lugares.

A Classificação na Geral tem Sanders na liderança com 14 horas, 5 minutos e 38 segundos. O piloto da GasGas vem 4 minutos e 4 segundos a frente de Mason Klein (2ºcolocado) e a quase 7 minutos de Kevin Benavides (3ºcolocado). Skyler Howes, Joan Barreda Bort, Toby Price, Pablo Quintanilla, Adrien van Beveren, Matthias Walkner e Ross Branch completam os 10 primeiros colocados.

Classificação final da terceira etapa do Dakar 2023
447 Km – Sea Camp – Moto Rally GP

POS. número Piloto País Equipe Moto Tempo Diferença Penalidades
1 18 Daniel Sanders Austrália Red Bull GasGas Factory Racing GasGas 450 Rally Factory 04H 24′ 15”
2 10 Skyler Howes Estados Unidos Husqvarna Factory Racing Husqvarna Factory Racing 04H 30′ 34” + 00H 06′ 19”
3 9 Mason Klein Estados Unidos Bas World KTM Racing Team KTM 450 Rally Raid 04H 31′ 14” + 00H 06′ 59”
4 47 Kevin Benavides Argentina Red Bull KTM Factory Racing KTM 450 Rally Factory 04H 31′ 38” + 00H 07′ 23” 00H 02′ 00”
5 5 Joan Barreda Bort Espanha Monster Energy JB Team Honda CRF 450 Rally 04H 35′ 44” + 00H 11′ 29”
6 8 Toby Price Austrália Red Bull KTM Factory Racing KTM 450 Rally Factory 04H 36′ 29” + 00H 12′ 14”
7 77 Luciano Benavides Argentina Husqvarna Factory Racing Husqvarna 450 Rally Factory 04H 38′ 18” + 00H 14′ 03”
8 7 Pablo Quintanilla Chile Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 04H 38′ 50” + 00H 14′ 35”
9 42 Adrien van Beveren França Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 04H 39′ 43” + 00H 15′ 28”
10 27 Joaquim Rodrigues Portugal Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 04H 40′ 20” + 00H 16′ 05”
11 11 Jose Ignacio Cornejo Florimo Chile Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 04H 40′ 23” + 00H 16′ 08”
12 52 Matthias Walkner Áustria Red Bull KTM Factory Racing KTM 450 Rally Factory 04H 40′ 54” + 00H 16′ 39”
13 15 Lorenzo Santolino Espanha Sherco Factory Sherco Factory 450 SEF Rally 04H 41′ 10” + 00H 16′ 55”
14 19 Rui Gonçalves Portugal Sherco Factory Sherco Factory 450 SEF Rally 04H 41′ 24” + 00H 17′ 09”
15 16 Ross Branch Botsuana Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 04H 41′ 41” + 00H 17′ 26”
16 142 Stefan Svitko Eslováquia Cross Team KTM 450 Rally Factory Replica 04H 44′ 01” + 00H 19′ 46”
17 33 Franco Caimi Argentina Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 04H 44′ 22” + 00H 20′ 07”
18 12 Martin Michek República Tcheca Orion – Moto Racing Group KTM 450 Rally Replica 04H 45′ 30” + 00H 21′ 15”
19 30 Antonio Maio Portugal Franco Sport Yamaha Racing Team Yamaha WR 450 Rally 04H 45′ 54” + 00H 21′ 39”
20 68 Tosha Schareina Espanha Bas World KTM Racing Team KTM 450 Rally 04H 47′ 48” + 00H 23′ 33”
21 14 Sebastian Bühler Alemanha Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 04H 53′ 57” + 00H 29′ 42” 00H 04′ 00”
22 54 Daniel Nosiglia Jager Bolívia Rieju-Xraidsexperience KTM 450 Rally Factory Replica 05H 00′ 39” + 00H 36′ 24”
23 48 Joan Pedrero Garcia Espanha Rieju Team KTM 450 05H 01′ 02” + 00H 36′ 47”
24 20 Harith Noah Koitha Veettil Índia Sherco Factory Sherco Factory 450 SEF Rally 05H 08′ 00” + 00H 43′ 45”
25 25 Mohammed Balooshi EAU MX Ride Dubai Husqvarna FR450 05H 38′ 09” + 01H 13′ 54”

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Deixe um comentário