Dakar 2023 – Especial 2 – Sea Camp até Al-‘Ula – Categoria Moto Rally GP

O segundo estágio começaria em Sea Camp e teria a sua chegada na cidade de Al-‘Ula. Em temos de disputa pelo título nas motos um novato esta desafiando os campeões, ele se chama Mason Klein, vencedor da segunda especial do Dakar 2023.

Ricky Brabec, Kevin Benavides e Mason Klein foram os primeiros a partirem para percorrerem a especial. Maciej Giemza da Orlen Team acabou abandonando o Dakar por causa de uma lesão no ombro que ocorreu por causa de uma capotagem no começo da especial.

Ao chegar ao final do primeiro ponto de cronometragem, surpreendentemente o espanhol Tosha Schareina da BAS World KTM estava na liderança e com 32 segundos de vantagem sobre o alemão Sebastian Bühler da Hero que também não estava habituado com as primeiras posições. Para completar a lista de surpresas estavam Joaquim Rodrigues em 3º com uma outra Hero, Lorenzo Santolino da Sherco em 5º e Franco Caimi com uma terceira moto Indiana da Hero na 6ªposição.

Dos favoritos, apenas Daniel Sanders da GasGas estava em uma posição muito boa, em 4ºlugar a 47 segundos do líder. Luciano Benavides da Husqvarna, Michel Michek da Orion, Matthias Walkner e Toby Price completavam os 10 primeiros colocados. A disputa ainda estava bem apertada nesses primeiros momentos de especial.

Com 105 km percorridos, Daniel Sanders assumia a liderança da especial e colocava 17 segundos de frente para Tosha Schareina em grande momento no Dakar, mas não deveria surpreender até pelo fato dele correr pela equipe BAS, a melhor equipe independente do Dakar. Os pilotos da Hero, Franco Caimi, Sebastian Bühler e Joaquim Rodrigues faziam uma ótima especial e ocupavam a 3ª, 4ª e 5ªposições respectivamente.

Lorenzo Santolino em sua luta para levar a Sherco a frente estava sustentando a 6ªposição, 10 segundos a frente de Matthias Walkner da KTM. O tcheco Martin Michek continuava muito bem na disputa, na 8ªposição a 2 minutos e 31 segundos de Sanders. Luciano Benavides da Husqvarna e Ross Branch da Hero fechavam as 10 primeiras posições. A melhor moto da Honda estava nas mãos de Ricky Brabec na 11ªposição.

No km 150 (3ªcheckpoint de cronometragem), Daniel Sanders abre mais um pouco de vantagem na liderança ao colocar 38 segundos de vantagem para Sebastian Bülher e 39 segundos de vantagem para Franco Caimi, ambos pilotos da Hero que lutavam pela segunda posição. Era um dia magnificou para a marca indiana que teria Joaquim Rodrigues na quinta posição. Entre eles estava Tosha Schareina que começava a descer a tabela de classificação.

Revivendo os bons momentos do Dakar do ano passado, Martin Michek se posicionava na 6ªposição e vinha batalhando com muita garra contra os pilotos das equipes grandes. Em 7º vinha o botsuano Ross Branch com 4ªmoto da Hero (Que colocava 4 motos no Top 7). Toby Price, Matthias Walkner estavam na 8ª e 9ªposições e o piloto da Husqvarna Luciano Benavides vinha na 10ªposição, esses três vinham próximos um do outro. Lorenzo Santolino acabou recuando para a 12ªposição.

Com 186 km percorridos, Sanders da GasGas continuava a abrir vantagem, já estava a 1 minuto e 10 segundos de frente para o alemão Sebastian Bühler que estava fazendo uma formidável especial, assim como toda a tropa da Hero Motorsports que tinha Joaquim Rodrigues subindo da 5ª para a 3ªposição, Franco Caimi que perdeu uma posição, mas ainda estava em 4ºlugar, a 9 segundos de Toby Price da KTM. E a apenas 4 segundos atrás do australiano vinha Ross Branch se recuperando e chegando ao 6ºlugar.

Ainda perto de Caimi, Price e Branch vinham Martin Michek da Orion e Matthias Walkner da KTM separados por apenas 5 segundos lutavam pela 7ªposição. Tomas Schareina perdia mais terreno e caia para a 9ªposição. Luciano Benavides segurava a 10ªposição com 7 segundos de frente para Santolino da Sherco que estava disposto a voltar ao Top 10.

A turma da Honda não tinha dado as caras até agora. Joan Barreda Bort, Pablo Quintanilla e Adrien van Beveren vinham em 13º, 14º e 15º respectivamente, perto da metade da especial sem aparecer para lutar por posições melhores. Assim como Mason Klein em 12º e Spyler Howes em 16º.

No quinto checkpoint (230 km percorridos) com mais de 3 horas de disputa, Daniel Sanders estava firme na liderança com Sebastian Bülher na perseguição a 1 minuto e 34 segundos do piloto da GasGas. Quem começava a entrar em briga pela vitória era Toby Price que apesar de esta a 3 minutos e 31 segundos de Sanders já vinha na 3ªposição após superar Joaquim Rodrigues e Franco Caimi.

Ross Branch pulou da 6ª para a 4ªposição e Franco Caimi segurava a 5ªposição a apenas 5 segundos a frente de Matthias Walkner que subiu para a 6ªposição. Outro que subiu e começou a aparecer era Mason Klein bastante mordido por ter perdido a vitória no final da primeira especial, o piloto da BAS subiu 4 posições e estava em 7º, a 5 minutos e 40 segundos do ponteiro da sessão. Tomas Schareina, companheiro de equipe de Klein e Lorenzo Santolino da Sherco vinham na 8ª e 9ªposições e estavam próximos do norte-americano.

Joan Barreda Bort começou a aparecer na sessão após superar Luciano Benavides e Martin Michek para assumir a 10ªposição. Quem despencou foi Joaquim Rodrigues que caiu da 3ª para a 14ªposição e ficou a mais de 8 minutos do líder da especial.

Com 269 km percorridos, Daniel Sanders amplia mais e mais sua vantagem na liderança, agora ele teria 3 minutos 46 segundos de vantagem para o seu compatriota Toby Price da KTM que passou para a segunda posição. Ross Branch em 3º era a única moto da Hero nas primeiras posições, já seus companheiros de equipe acabaram ficando para trás. Foi nessa hora em que os favoritos começaram a aparecer e as surpresas começaram a perder terreno.

Mason Klein da BAS subia mais um pouco e já estava na 4ªposição levando junto Matthias Walkner que estava a apenas 6 segundos atrás. O espanhol Joan Barreda Bort subia cada vez mais na classificação, já vinha na 6ªposição com sua Honda da sua própria equipe. Em 7º Lorenzo Santolino brigava para manter-se a frente de Tosha Schareina que insistia em permanecer nas 10 primeiras posições e estava a 4 segundos do seu compatriota que levava a Sherco aos primeiros lugares.

O argentino Franco Caimi em 9º e o alemão Sebastian Bülher em 10º caíram demais na classificação em relação ao checkpoint anterior e deixando a carruagem da Hero começar a virar abobora. Bulher tinha 1 minuto de frente para Kevin Benavides que também estava sumido da especial e vinha em apagada 11ªposição e com Howes da Husqvarna e Van Beveren da Yamaha perto do argentino.

No km 304, Sanders, Price, Branch e Klein continuavam nas 4 primeiras posições. Matthias Walkner perdeu posições e a 5ªposição passou a ser de Joan Barreda Bort que estava em uma crescente com sua Honda, sendo que Lorenzo Santolino estava em 6º, na cola de Barreda Bort.

Franco Caimi e Sebastian Bühler reagiam e subiram para a 7ª e a 8ªposição com as motos da Hero. Tosha Schareina em 9º vinha a apenas 5 segundos de atraso para Bühler. Brigando pela 10ªposição, Spyler Howes com sua Husqvarna estava 9 segundos a frente de Kevin Benavides da KTM.

Com 348 km percorridos, Daniel Sanders estava ainda com a liderança, mas sua vantagem caiu de mais de 3 minutos e meio para 2 minutos e 5 segundos para Mason Klein da BAS World KTM que reagiu de forma impressionante saindo da parte de trás para a disputa da vitória. O norte-americano deixou Toby Price e Ross Branch para trás e deixou o piloto da KTM e o piloto da Hero lutando pela terceira posição (separados por apenas 2 segundos). O Alemão Sebastian Bühler completava os 5 primeiros.

Matthias Walkner figurava na 6ªposição seguido por Lorenzo Santolino que acabou superando o espanhol Joan Barreda Bort que recuou 3 posições, mas estava a 8 segundos do piloto da Sherco. Ou seja, não estava longe para recuperar essa posição e nem tão longe de Walkner (apenas 19 segundos entre o austríaco e o espanhol da Honda).

Howes de Husqvarna em 9º e Kevin Benavides entrava no Top 10 com sua KTM. Quem saiu foi Franco Caimi da Hero que passou a ficar na 11ªposição e de Tosha Schareina que sucumbiu a concorrência e caiu para a 14ªposição.

No último ponto de cronometragem antes do final, aos 386 km percorridos, Sanders via sua vantagem para Klein cair para 56 segundos. O Momento do piloto da BAS estava melhor que o momento do piloto da GasGas (não que ele estivesse mal na disputa). Toby Price tinha uma terceira posição razoavelmente consolidada, mas 30 segundos depois vinha Ross Branch com sua Hero em 4º e Bühler vinha em 5º a 56 segundos do piloto oficial da KTM.

Spyler Howes deu uma bela subida na classificação e se colocava na 6ªposição a menos de 5 minutos da liderança que estava nas mãos do piloto da GasGas. Joan Barreda Bort ganhou uma posição sobre Lorenzo Santolino e passou a 7ªposição. Os pilotos Kevin Benavides e Matthias Walkner da KTM e Lorenzo Santolino da Sherco completavam os 10 primeiros colocados.

No final da sessão, Mason Klein conquistou a sua primeira vitória em especial, com 21 anos o norte-americano deu um show na segunda metade quando saiu de lá de trás para conquistar superar os adversários e conquistar esse triunfo, mesmo com a punição de 2 minutos, Klein chegou a 1 minuto e 9 segundos do alemão Sebastian Bühler com a Hero e 1 minuto e 13 segundos a frente de Skyler Howes da Husqvarna.

Foi uma classificação surpreendente dos três pilotos, um pódio bastante improvável em um dia incrível para o piloto da BAS, para a Hero provavelmente o melhor dia de desempenho em sua história no Dakar e para o piloto da Husqvarna foi um desempenho brilhante também.

Ross Branch da Botsuana chegou na 4ªposição e ajudou bastante a Hero a conseguir realizar esse grande dia no Dakar. Os favoritos Toby Prace com a KTM e Joan Barreda Bort da Honda não foram conseguiram superar as zebras e acabaram tendo que se contentar com a 5ª e 6ªposições, mas como o mais importante era o tempo para o resultado final, os dois ficaram a menos de 3 minutos do vencedor do dia.

Lorenzo Santolino da Sherco teve uma boa especial e conquistou uma respeitável 7ªposição, seguido de Kevin Benavides que acabou sendo punido em 1 minuto, jogando o argentino da 5ª para a 8ªposição.

Com a vitória perto das mãos dele, Daniel Sanders acabou perdendo muito tempo no últimos km de especial acabou ficando na 9ªposição a 3 minutos e 24 segundos do vencedor. O piloto da GasGas liderou por mais de 80% da especial e que teve um final frustrante. O Austríaco Matthias Walkner completou os 10 primeiros colocados com sua KTM.

Mason Klein é o líder na soma dos tempos seguido de Price, Barreda Bort, Kevin Benavides, Sanders, Brabec, Howes, Quintanilla, Walkner e Bühler.

Resultado final da segunda etapa do Dakar 2023
Categoria Moto – 431 km – Sea Camp até Al-‘Ula – Moto Rally GP

POS. número Piloto País Equipe Moto Tempo Diferença Penalidade
1 9 Mason Klein Estados Unidos Bas World KTM Racing Team KTM 450 Rally Raid 05H 23′ 04” 00H 02′ 00”
2 14 Sebastian Bühler Alemanha Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 05H 24′ 13” + 00H 01′ 09”
3 10 Skyler Howes Estados Unidos Husqvarna Factory Racing Husqvarna Factory Racing 05H 24′ 17” + 00H 01′ 13”
4 16 Ross Branch Botsuana Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 05H 25′ 02” + 00H 01′ 58”
5 8 Toby Price Austrália Red Bull KTM Factory Racing KTM 450 Rally Factory 05H 25′ 20” + 00H 02′ 16”
6 5 Joan Barreda Bort Espanha Monster Energy JB Team Honda CRF 450 Rally 05H 25′ 36” + 00H 02′ 32”
7 15 Lorenzo Santolino Espanha Sherco Factory Sherco Factory 450 SEF Rally 05H 26′ 14” + 00H 03′ 10”
8 47 Kevin Benavides Argentina Red Bull KTM Factory Racing KTM 450 Rally Factory 05H 26′ 24” + 00H 03′ 20” 00H 01′ 00”
9 18 Daniel Sanders Austrália Red Bull GasGas Factory Racing GasGas 450 Rally Factory 05H 26′ 28” + 00H 03′ 24”
10 52 Matthias Walkner Áustria Red Bull KTM Factory Racing KTM 450 Rally Factory 05H 27′ 10” + 00H 04′ 06”
11 7 Pablo Quintanilla Chile Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 05H 27′ 27” + 00H 04′ 23”
12 77 Luciano Benavides Argentina Husqvarna Factory Racing Husqvarna 450 Rally Factory 05H 27′ 39” + 00H 04′ 35”
13 11 Jose Ignacio Cornejo Florimo Chile Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 05H 27′ 45” + 00H 04′ 41”
14 33 Franco Caimi Argentina Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 05H 28′ 10” + 00H 05′ 06”
15 2 Ricky Brabec Estados Unidos Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 05H 28′ 39” + 00H 05′ 35”
16 42 Adrien van Beveren França Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 05H 28′ 58” + 00H 05′ 54”
17 68 Tosha Schareina Espanha Bas World KTM Racing Team KTM 450 Rally 05H 30′ 18” + 00H 07′ 14”
18 12 Martin Michek República Tcheca Orion – Moto Racing Group KTM 450 Rally Replica 05H 38′ 48” + 00H 15′ 44”
19 19 Rui Gonçalves Portugal Sherco Factory Sherco Factory 450 SEF Rally 05H 39′ 15” + 00H 16′ 11”
20 27 Joaquim Rodrigues Portugal Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 05H 40′ 48” + 00H 17′ 44”
21 30 Antonio Maio Portugal Franco Sport Yamaha Racing Team Yamaha WR 450 Rally 05H 44′ 11” + 00H 21′ 07”
22 48 Joan Pedrero Garcia Espanha Rieju Team KTM 450 05H 44′ 20” + 00H 21′ 16”
23 142 Stefan Svitko Eslováquia Cross Team KTM 450 Rally Factory Replica 05H 44′ 42” + 00H 21′ 38”
24 20 Harith Noah Koitha Veettil Índia Sherco Factory Sherco Factory 450 SEF Rally 05H 59′ 04” + 00H 36′ 00”
25 54 Daniel Nosiglia Jager Bolívia Rieju-Xraidsexperience KTM 450 Rally Factory Replica 06H 03′ 18” + 00H 40′ 14”
26 25 Mohammed Balooshi EAU MX Ride Dubai Husqvarna FR450 06H 53′ 18” + 01H 30′ 14”

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

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