Corridas Históricas: GP do Brasil de 1997

Ghmt9wsl

Grid de largada:

1 Jacques Villeneuve (Williams/Renault) 1’16.004
2 Michael Schumacher (Ferrari) 1’16.594
3 Gerhard Berger (Benetton/Renault) 1’16.644
4 Mika Häkkinen (McLaren/Mercedes) 1’16.692
5 Olivier Panis (Prost/Mugen-Honda) 1’16.756
6 Jean Alesi (Benetton/Renault) 1’16.757
7 Giancarlo Fisichella (Jordan/Peugeot) 1’16.912
8 Heinz-Harald Frentzen (Williams/Renault) 1’16.971
9 Damon Hill (Arrows/Yamaha) 1’17.090
10 Ralf Schumacher (Jordan/Peugeot) 1’17.175
11 Rubens Barrichello (Stewart/Ford) 1’17.259
12 David Coulthard (McLaren/Mercedes) 1’17.262
13 Johnny Herbert (Sauber/Petronas) 1’17.409
14 Eddie Irvine (Ferrari) 1’17.527
15 Shinji Nakano (Prost/Mugen-Honda) 1’17.999
16 Pedro Diniz (Arrows/Yamaha) 1’18.095
17 Jarno Trulli (Minardi/Hart) 1’18.336
18 Ukyo Katayama (Minardi/Hart) 1’18.557
19 Nicola Larini (Sauber/Petronas) 1’18.644
20 Jan Magnussen (Stewart/Ford) 1’18.773
21 Jos Verstappen (Tyrrell/Ford) 1’18.885
22 Mika Salo (Tyrrell/Ford) 1’19.274

Mmdaulpv

Villeneuve após 2 Largada Vence o GP do Brasil em 1997

Em Interlagos, 30 de Maio de 1997, A Williams buscava recuperação após frustração com a Estreia do campeonato, sem se quer marcar um ponto, a Mclaren estava em Alta depois da Grande Estreia no campeonato, o Cenário estava ponto para um grande duelo entre as principais equipes do campeonato, Williams, Ferrari, Mclaren e Benetton. Mas Villeneuve queria era vencer e com isso foi o dominador do final de semana inteiro. e Fez a pole position. a tensão era grande demais.

Na largada Villeneuve tenta manter a ponta, Mas Schumacher tomou a ponta. O Canadense tentou seguir lado a lado para evitar que Schumacher saísse na ponta, Porém Schumacher espalha e Villeneuve passa reto na grama. Um pouco mais atrás Ralf Schumacher aponta uma das suas e envolve Damon Hill e Fisichella, Magnussen também foi envolvido na história, Mas o Safety car vai para a pista principalmente pelo fato de Rubens Barrichello ter ficado na largada, Com o Câmbio de seu carro Travou e ninguém pode fazer nada para tirar seu carro de lá.

19qsgtrj

Os fiscais ficaram pedindo para parar a corrida no que acabou acontecendo então era corrida, começava tudo de novo para todos a corrida. Para a Sorte de Villeneuve a corrida parou, teríamos uma nova largada. Vários carros foram atingidos e sofreram avalias, e acabaram sendo substituídos por carros reservas. Mas para Magnussen a corrida não iria recomeçar a Stewart com um carro reserva apenas optou por Barrichello para correr, deixando Magnussen fora da corrida.

Awoehdvf

Depois de 20 minutos para reorganizar o grid de largada. Os pilotos foram para a 2ª relargada, Novamente Schumacher larga melhor que Villeneuve que dessa dez ficou atrás de Schumacher e seguiu na corrida, e nada de incidentes na largada, apenas o Katayama que não conseguiu largar. Mas Villeneuve mostra que tinha mais equipamento que Schumacher, no final da primeira volta Villeneuve passou de passagem Schumacher e dai ele foi embora, e Schumacher começou a enxergar menos o Villeneuve. Depois da Segunda volta a Classificação era essa: Villeneuve (2 Voltas), M.Schumacher (1.156), Hakkinen (2.647), Berger (2.940), Alesi (3.725), Panis (4.277).

Na Volta 3 Villeneuve faz a melhor volta da corrida, 1.19.000, enquanto isso Berger passou Hakkinen e assumia a 3ºposição, com a Forte Benetton-Renault, Hill segurava todo mundo em 7ºLugar, com Coulthard, As duas Jordan de Fisichella e Ralf Schumacher, Frentzen e Herbert. Rubens Barrichello seguia logo atrás em 13º com Irvine numa patética 14ªPosição.

Villeneuve já tinha 5 segundos na Frente de Schumacher, Virando em 1:18.8, Berger pressionava Schumacher na briga pelo segundo lugar da corrida. No Inicio da 7ªVolta o veterano Berger tentou passar Schumacher, mas o Alemão ficou pra dentro no final do S do Senna, uma grande manobra de Schumacher mesmo com menos carro que a Benetton-Renault.

Villeneuve continuava sentando a bota e fazendo a volta mais rápida da corrida, 1:18.6, a Classificação da corrida após 9 voltas era essa: Villeneuve, Schumacher, Berger, Hakkinen, Alesi, Panis, Hill, Coulthard, Fisichella, Ralf Schumacher, Frentzen, Herbert, Barrichello, Diniz, Irvine, Larini, Nakano, Trulli, Salo e Verstappen.

Berger pressionava Schumacher, e Alesi também colocava pressão em Hakkinen, Diniz com mais rendimento estava em cima da Stewart reserva de Rubens Barrichello. E na 12ªVolta Gerhard Berger ultrapassou Schumacher e assumiu a 2ªposição na corrida, Schumacher estava em 3º com o Carro da Ferrari que estava muito desequilibrado.

Mvrcyitg

Berger começava uma luta bastante inglória, mas não impossível lutar com Villeneuve pelo primeiro lugar da corrida, mas em três voltas foi mais rápida do que Villeneuve, Schumacher mostrando que não tinha rendimento para lutar pelos primeiros lugares, mas se segurava como podia. Pedro Paulo Diniz rodou na curva e abandonou a corrida. Na Volta seguinte, volta 16 Rubens Barrichello para os boxes para a troca de pneus, mas o carro tinha problemas e obrigou o Brasileiro a deixar a corrida.

Depois de 20 Voltas a classificação da corrida era a Seguinte: Villeneuve (20 Voltas), Berger (9.009), Schumacher (17.900), Hakkinen (19.390), Alesi (20.108), Panis (22.060). Hakkinen partia para a perseguição pra cima de Schumacher, mas sem o mesmo carro que a Benetton de Berger que estava virando iguais aos tempos de volta de Villeneuve.

Berger na volta 22 faz a sua primeira parada de pits, e volta na 6ªPosição. estava começando o período de parada de troca de pneus e de reabastecimento, na volta seguinte Alesi parou para sua primeira parada. Berger faz a volta mais rápida da corrida na volta 24, 1:18.633 e tenta ganhar tempo em relação a Villeneuve. Berger buscava com pneus novos fazer com que a Diferença entre ele e Villeneuve Diminuísse.

Na Volta 25 a Classificação era: Villeneuve, Schumacher, Panis, Berger, Hill e Ralf Schumacher. Na Volta 26 Villeneuve iria aos Boxes, e num trabalho muito bom volta ainda em primeiro lugar. Schumacher também tinha parado na mesma volta do Villeneuve, que voltou exatamente na Frente de Panis com a Prost-Mugen. Panis e Hill não tinham parado para a sua primeira troca de pneus. Eles tentavam o pulo do Gato, com uma única parada nos pneus.

Quem se deu bem nas paradas foi Hakkinen, que tomou posição de Schumacher e assumiu a 5ªposição. A Classificação após 31 Voltas era a Seguinte: Villeneuve, Panis, Berger, Hill, Hakkinen, M.Schumacher. Villeneuve estava abrindo Diferença para Berger e Panis.

Vupgfigx

Na Volta 32 Hakkinen passou Hill e Schumacher tinha agora pela Frente Damon Hill, seu velho e antigo Rival, com Hill tendo muito menos carro que Schumacher e muito menos motor. a Prost prepara-se para a troca e Panis na volta 35 estava indo para a sua única parada de troca de pneus e Reabastecimento voltou na 7ªposição. Enquanto isso problemas no carro de Irvine que estava muito mal na corrida andando apenas entre a 13ª e a 15ªposições. Hill Segurava com valentia a posição em cima Schumacher e Alesi mas na volta 37 Schumacher passou Hill e Alesi foi junto e também ultrapassou. Na Mesma Roda Shinji Nakano perde a Roda na entrada dos boxes, por sorte dele. e Hill na volta 38 foi para a sua única parada. Com isso Villeneuve tinha 14 segundos na frente de Berger. Hakkinen era o 3º, Schumacher o 4º, Alesi 5º e Panis 6º, isso com 40 voltas completadas.

Os únicos que andavam em 1:18 era Villeneuve e Berger, Villeneuve tinha 15 segundos na Frente de Berger, depois de 41 voltas a Corrida parecia se encaminhar para uma vitória do Villeneuve. Mas quando Villeneuve pegou Coulthard e Hill como retardatários, eles brigavam pela 11ºposição e dificultam a vida do Canadense, em três voltas a vantagem de 15 segundos caiu para 11.5 Segundos, na volta seguinte Villeneuve foi para os Boxes fazer a segunda parada, Berger assumia a liderança da corrida de forma temporária, Schumacher foi para os boxes para a Segunda parada.

Na Volta 48 Berger foi para a sua segunda parada, 9 segundos demorou a Benetton para a parada do Austríaco nos boxes, Villeneuve passou para a ponta novamente, Berger Sustentou a segunda posição em cima de Olivier Panis, que era o terceiro lugar, a tática da Prost funcionou perfeitamente.

64e9tcko

Classificação após 49 Voltas Completadas: Villeneuve (49 Voltas), Berger (12.297), Panis (16.374), Hakkinen (29.260), M.Schumacher (33.686), Alesi (39.200). Restando um terço de corrida praticamente Villeneuve tinha uma cômoda vantagem em cima de Berger, Mas o Austríaco da Benetton não desiste e tenta diminuir a diferença. e que estava entre 10 e 15 segundos de vantagem, Panis em 3º precisaria que o Gasto de seus pneus não fosse tão grandes para manter o seu pódio. Ralf Schumacher abandonou a corrida com a Jordan com problema elétrico na volta 53.

Faltando 16 Voltas para o Final Berger diminuía a vantagem volta a volta que já estava apenas em 8 Segundos de diferença, e Villeneuve não virava mais bem, sempre virando em 1:20, 1:19 Alto e Berger virando 1:18, 1:19 baixo. A Vantagem caia muito e com 14 voltas para o final da corrida, havia uma briga pela vitória.

Nas Voltas seguintes Villeneuve Respondeu e manteve a vantagem para 6.7, mas teria pela frente 4 pilotos para ele dar volta em todos eles, sem se complicar, pois Berger estava vindo com Força, Berger tinha no entanto 2 retardatários.

Na Volta 63, Villeneuve teve um momento decisivo na corrida, passou Damon Hill, mesmo tendo se precipitado Hill decidiu abrir para Villeneuve passar, mas Berger fez a vantagem para 5 Segundos. e Villeneuve estava cheio de Trafego pela frente e Berger se aproveitada disso. Panis estava se mantendo e muito bem na terceira posição. Classificação após 65 Voltas: Villeneuve, Berger, Panis, Hakkinen, M.Schumacher, Alesi, Herbert, Fisichella, Frentzen, Coulthard, Hill, Larini, Trulli, Salo, Nakano, Verstappen, Irvine e Katayama. todos esses estavam na corrida. Com 7 Voltas para o Final Villeneuve tinha a sua vantagem apenas em 4 Segundos de diferença.

Na Volta 68 Berger não conseguiu passar os retardatários, uma Tyrrell e uma Minardi e com isso Villeneuve tem a vantagem para vencer a corrida. Hill a 4 Voltas do Final teve problemas no seu motor Yamaha e Abandonou a corrida após ir aos boxes. Villeneuve passou Coulthard para garantir uma segurança para manter a vitória.

Kjg96qmb

Mesmo sem um carro equilibrado principalmente no Terço final de corrida Villeneuve vence a 26ªEdição do GP do Brasil (contando com a corrida extra oficial de 1972). Colocando seu nome na história do GP do Brasil, Berger com uma grande atuação conquistou o segundo lugar com a Benetton e Panis conseguiu o primeiro pódio da Prost Grand prix após uma bela corrida, Com uma ótima estratégia e sempre entre os 6 primeiros colocados. Hakkinen, Schumacher e Alesi completavam os seis primeiros colocados. Destaques negativo da corrida foram as pífias atuações de Frentzen, Coulthard e Irvine, que chegaram muito longe da briga pelos pontos.

Vnydqpgx

Resultado do GP do Brasil de 1997

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap / Formel1mic

Sem categoria

Deixe uma resposta