Jorge Martin que correu sem pensar nos pontos conquistou a vitória no Circuito de Sepang, E com a bobeada de Marco Bezzecchi na parte final de prova adicionado a perfeita colaboração de Fabio di Giannantonio. Fez com que o Rei da Pole conquistasse o título do Mundial de Motovelocidade na primeira categoria. Com uma prova ainda para ser realizada.
Jorge Martin largou bem e ficou na liderança, Bezzecchi pegou o vácuo da Moto da Gresini nos primeiros momentos e passou o seu rival, Ganhando a liderança. Com Arenas, McPhee e Arbolino. O piloto da Marinelli passou em menos de 1 volta McPhee e Arenas passando ao 3ºlugar.
Nas primeiras voltas, ficou bem clara a atitude de Bezzecchi, Partindo para cima de Arbolino e assumindo a liderança na 3ªVolta. Enquanto isso, Jorge Martin vinha perdendo posições de forma assustadora.
Celestino Vietti que chegou a estar em terceiro lugar acabou caindo na curva 9 e abandonando a corrida logo no começo. No começo da volta 5, Bezzecchi acabou errando a curva e perdendo posições importantes e se fixando logo a frente de Jorge Martin. Porém, enquanto Martin continuava perdendo posições, O italiano em contra partida partiu para a recuperação em 5ºlugar.
Dalla Porta era o líder após 4 voltas, Mas no começo da 5ªVolta Darryn Binder foi para cima e passou para a liderança. Bezzecchi ultrapassou Albert Arenas ganhando o 4ºlugar. Enquanto isso, Dalla Porta e Binder disputavam e trocavam de ultrapassagens na liderança da corrida.
Na curva 9 da 6ªVolta, Bezzecchi passo Arbolino, Ganhou o terceiro lugar. Na Volta seguinte na curva dois o piloto da PruestelGP deu um chega pra lá em Dalla Porta, Ganhando o segundo lugar. A liderança foi conquistada na curva 7, Ultrapassando a Darryn Binder. Naquele altura do campeonato a decisão iria para Valência com a vantagem para o Italiano em cima do piloto da Gresini que vinha 7ºlugar. Porém, O líder do campeonato estava reagindo.
No final da 8ªVolta, Martin em uma manobra fantástica acabou passando todo mundo na reta oposta e se posicionando atrás apenas de Bezzecchi, No começo da 9ªVolta à liderança passa as mãos de Martin em cima de Bezzecchi. Aron Canet esta em 3ºlugar após uma bela corrida de recuperação.
Na 10ªVolta, Canet passou os dois líderes do campeonato e assume a ponta, Mas na entrada da volta seguinte, O líder da prova caiu e deixou a prova. Esse ano para Canet precisa ser esquecido. Bezzecchi volta a liderança, Com Martin e Dalla Porta a seguir. A briga entre Bezzecchi e Martin se intensifica, O piloto da PruestelGP espreme o piloto da Gresini para a grama, Quase que ocorre um acidente entre os dois pilotos, Pior para Martin que caiu para o 5ºlugar.
A 6 voltas do final, Adam Norrodin que largou do pit lane estava em 8ºlugar. No começo da prova o piloto da Petronas vinha fazendo as melhores voltas da prova.
O jogo mudou na volta 13. Bezzecchi caiu da liderança para o 4ºlugar e Martin que vinha em 5ºlugar acabou voltando a liderança. Com Dalla Porta, Arbolino, Bezzecchi e Suzuki nas 5 primeiras posições. Fabio di Giannantonio que estava ainda na briga pelo título vinha em uma 8ªposição, Numa corrida apagada.
Martin começou a abrir diferença para Dalla Porta que vinha em 2º, Bezzecchi vivia um drama. Em 4ºlugar se ele perdesse mais uma posição, Bezzecchi perderia o campeonato. Então ele foi para cima de Arbolino e Dalla Porta nas voltas finais.
Na penúltima volta, Bezzecchi conseguiu assumir o segundo lugar passando Arbolino e Dalla Porta. Parecia que a decisão realmente iria para Valência. Só que na volta final, Bezzecchi erra e perde 3 posições, Na Volta final o piloto da PruestelGP partiu para o desespero. Mas esse desespero não adiantou nada, Pior disso foi que Fabio di Giannantonio passou Bezzecchi na curva 10 e ganhou o 5ºlugar. O Companheiro de Martin foi fundamental para segurar o piloto Italiano.
Martin acabou vencendo a prova, Bezzecchi não conseguiu fazer mais nada e ficou em 5ºlugar. Com 26 pontos de vantagem na liderança o título foi confirmado para o piloto Espanhol. Um título merecido, Com 11 poles, 7 vitórias e 265 pontos ganhos. Na Temporada que vem o novo campeão da Moto 3 vai correr na KTM Red Bull, Na Categoria Moto 2. O pódio foi completado pelos pilotos da Leopard Racing. Com Lorenzo Dalla Porta em grande fase em 2º e Enea Bastianini em 3º, Evoluindo durante o final de semana e terminando o GP com o pódio.
Albert Arenas completou a prova em 4ºlugar. Marco Bezzecchi da PruestelGP acabou em 5ºlugar, Seu erro nas voltas finais custou o campeonato. Ano que vem, Ele corre na Tech 3 com Chassi KTM. Fabio di Giannantonio terminou a prova em 6ºlugar, Sendo fundamental para Martin vencer o campeonato e ainda tem chances de ser o vice-campeão. Os pilotos que completaram os 10 primeiros colocados foram Darryn Binder, Tony Arbolino, Tatsuki Suzuki ou Niccolò Antonelli.
O Portal Sportszone Parabeniza a Jorge Martin pelo campeonato Mundial da Moto 3!
Fotos:
Resultado final do GP da Malásia
Moto 3 – Mundial de Motovelocidade
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 38’34.799 |
2 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Leopard Racing | Honda | a 3.556 |
3 | 33 | Enea Bastianini | Leopard Racing | Honda | a 3.757 |
4 | 75 | Albert Arenas | Angel Nieto Team Moto3 | KTM | a 3.795 |
5 | 12 | Marco Bezzecchi | Redox PruestelGP | KTM | a 4.095 |
6 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | a 4.106 |
7 | 40 | Darryn Binder | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 4.232 |
8 | 14 | Tony Arbolino | Marinelli Snipers Team | Honda | a 4.704 |
9 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 4.707 |
10 | 23 | Niccolo Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 4.715 |
11 | 42 | Marcos Ramirez | Bester Capital Dubai | KTM | a 4.727 |
12 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | a 5.101 |
13 | 77 | Vicente Perez | Reale Avintia Academy 77 | KTM | a 6.392 |
14 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda | a 7.063 |
15 | 22 | Kazuki Masaki | RBA BOE Skull Rider | KTM | a 7.353 |
16 | 16 | Andrea Migno | Angel Nieto Team Moto3 | KTM | a 7.478 |
17 | 76 | Makar Yurchenko | Marinelli Snipers Team | Honda | a 7.626 |
18 | 71 | Ayumu Sasaki | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 13.843 |
19 | 65 | Philipp Ottl | Sudmetal Schedl GP Racing | KTM | a 19.992 |
20 | 84 | Jakub Kornfeil | Redox PruestelGP | KTM | a 26.678 |
21 | 81 | Stefano Nepa | CIP – Green Power | KTM | a 34.184 |
22 | 9 | Apiwath Wongthananon | VR46 Master Camp Team | KTM | a 34.468 |
23 | 7 | Adam Norrodin | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 1’37.387 |
44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 7 Voltas | |
72 | Alonso Lopez | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 11 Voltas | |
17 | John McPhee | CIP – Green Power | KTM | a 11 Voltas | |
10 | Dennis Foggia | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 11 Voltas | |
31 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 15 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP