24 Horas de Le Mans teve um final incrível: Porsche vence e o Ford GT voltou com a vitória

Coluna de Deivison da Conceição

Eu confesso que acompanhei apenas metade das 24 horas desse ano e ouvindo a transmissão pela rádio em inglês e vi pelos on boards e pelo Live timing da Ford que gentilmente deixou que agente colocasse no meu site o player deles na corrida (Não conseguimos arranjar o player oficial da corrida) e dai vi uma parte do começo da corrida que estava por sobre chuva e com isso a corrida começou com Safety Car até a pista dar uma melhorada e dai a corrida começar de verdade.

Pelo que vi da corrida eu posso dizer que não teve em nenhum momento a Audi nessa disputa pela vitória e a disputa ficou mesmo entre os carros da Toyota e da Porsche, Dessa vez a Toyota buscou a confiabilidade que nunca teve para vencer nas primeiras corridas do WEC além de um carro melhor e pelo andar da carruagem na corrida parecia que finalmente a equipe Japonesa iria conseguir a vitória nas 24 horas de Le Mans e que finalmente a Toyota colocaria seu nome na história do automobilismo mundial com Sebastian Buemi/Anthony Davidson/Kazuki Nakajima.

Já estava praticamente ganha a corrida com mais de 30 segundos de vantagem para o Carro da Porsche do Trio Marc Lieb/Romain Dumas/ Nell Jani quando a poucos minutos do final um problema de motor acabou jogando 1 ano de trabalho e tudo que fizeram no lixo, Nem mesmo foram computados na segunda posição pelo regulamento eles foram eliminados e acabaram deixando o segundo lugar para os seus companheiro de equipe na Toyota (Mike Conway/Stéphane Sarrazin/Kamui Kobayaashi)  e a Audi ainda pegou o 3ºlugar na categoria principal do WEC com Löic Duval/Lucas di Grassi/Olivier Jarvis.

Pior que isso é que por causa de um regulamento babaca de que o piloto que não recebia o resultado porque não fez a última volta ou ele faz ela em 11 minutos, Eu teria dado o segundo lugar para o carro que quebrou no final da corrida, Tirando a MotoGP nenhuma categoria no mundo faz isso, Depois da corrida Kazuki Nakajima estava em plantos por perder uma corrida que estava praticamente certa que estaria nas mãos dele, Corridas são assim o imponderável acontece, Mas esse nos últimos anos foi o imponderável que mais tenha doido na alma de quem é apaixonado pelo esporte.

Não vou falar muito da LMP2, Mas quero falar muito da volta do Ford GT que teve coroado seu esforço com a vitória nas 24 Horas na sua categoria com os pilotos Joey Hand/Dirk Müller/Sébastien Bourdais com a associação da Chip Ganassi que coleciona mais um título em seu currículo de grandes vitórias, Acompanhei a corrida por esse vídeo:

Vídeo da corrida da Ford nas 24 Horas de LeMans:

Vídeos: Ford Performance

Todos os 4 carros da Ford completaram as 24 Horas de Le Mans, Mesmo semo player da transmissão eu percebi o momento em que a Toyota quebrou e deixou a vitória com a Porsche, Nisso eu achei a foto aonde eu percebi que os LMP1 da Toyota tinha parado no Twitter isso graças a narração da Rádio que tinha junto desses streamings que só tem as últimas 4 horas de transmissão mas vai valer a pena você ver qualquer um dos onboards, Vocês Vão gosta sem dúvida nenhuma.

Parabéns para os vencedores da competição e para todos que disputaram as 24 Horas de Le Mans que conseguiu suplantar totalmente a Formula 1 nesse final de semana que passou.

Resultado final das 24 Horas de Lemans – Edição 2016

1 LMP1 2 Porsche Team (Alemanha)
Marc Lieb (Alemanha) – Romain Dumas (França) – Neel Jani (Suíça)
Porsche 919 Hybrid – Michelin – 384 Voltas – Porsche 2.0 L Turbo V4

2 LMP1 6 Toyota Gazoo Racing (Japão)
Stéphane Sarrazin (França) – Mike Conway (Inglaterra) – Kamui Kobayashi (Japão)
Toyota TS050 Hybrid – Michelin – 381 Voltas – Toyota 2.4 L Turbo V6

3 LMP1 8 Audi Sport Team Joest (Alemanha)
Loïc Duval (França) – Lucas di Grassi (Brasil) – Oliver Jarvis (Inglaterra)
Audi R18 – Michelin – 372 Voltas – Audi TDI 4.0 L Turbo Diesel V6

4 LMP1 7 Audi Sport Team Joest (Alemanha)
André Lotterer (Alemanha) – Marcel Fässler (Suíça) – Benoît Tréluyer (França)
Audi R18 – Michelin – 367 Voltas – Audi TDI 4.0 L Turbo Diesel V6

5 LMP2 36 Signatech Alpine (França)
Nicolas Lapierre (França) – Gustavo Menezes (Estados Unidos) – Stéphane Richelmi (Mônaco)
Alpine A460 – Dunlop – 357 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

6 LMP2 26 G-Drive Racing (Rússia)
Roman Rusinov (Rússia) – Will Stevens (Inglaterra) – René Rast (Alemanha)
Oreca 05 – Dunlop – 357 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

7 LMP2 37 SMP Racing (Rússia)
Vitaly Petrov (Rússia) – Viktor Shaitar (Rússia) – Kirill Ladygin (Rússia)
BR Engineering BR01 – Dunlop – 353 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

8 LMP2 42 Strakka Racing (Inglaterra)
Nick Leventis (Inglaterra) – Jonny Kane (Inglaterra) – Danny Watts (Inglaterra)
Gibson 015S – Dunlop – 351 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

9 LMP2 33 Eurasia Motorsport (Filipinas)
Pu Jun Jin (China) – Tristan Gommendy (França) – Nick de Bruijn (Holanda)
Oreca 05 – Dunlop – 348 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

10 LMP2 41 Greaves Motorsport (Inglaterra)
Memo Rojas (México) – Julien Canal (França) – Nathanaël Berthon (França)
Ligier JS P2 – Dunlop – 348 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

11 LMP2 27 SMP Racing (Rússia)
Nicolas Minassian (França) – Maurizio Mediani (Itália) – Mikhail Aleshin (Rússia)
BR Engineering BR01 – Dunlop – 347 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

12 LMP2 23 Panis-Barthez Compétition (França)
Fabien Barthez (França) – Timothé Buret (França) – Paul-Loup Chatin (França)
Ligier JS P2 – Michelin – 347 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

13 LMP1 1 Porsche Team (Alemanha)
Timo Bernhard (Alemanha) – Brendon Hartley (Nova Zelândia) – Mark Webber (Austrália)
Porsche 919 Hybrid – Michelin – 346 Voltas – Porsche 2.0 L Turbo V4

14 LMP2 49 Michael Shank Racing (Estados Unidos)
John Pew (Estados Unidos) – Oswaldo Negri (Brasil) – Laurens Vanthoor (Bélgica)
Ligier JS P2 – Dunlop – 345 Voltas – Honda HR28TT 2.8 L Turbo V6

15 LMP2 43 RGR Sport by Morand (México)
Ricardo González (México) – Filipe Albuquerque (Portugal) – Bruno Senna (Brasil)
Ligier JS P2 – Dunlop – 344 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

16 LMP2 30 Extreme Speed Motorsports (Estados Unidos)
Scott Sharp (Estados Unidos) – Ed Brown (Estados Unidos) – Johannes van Overbeek (Estados Unidos)
Ligier JS P2 – Dunlop – 341 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

17 LMP2 25 Algarve Pro Racing (Portugal)
Michael Munemann (Inglaterra) – Chris Hoy (Inglaterra) – France Andrea Pizzitola (França)
Ligier JS P2 – Dunlop – 341 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

18 LMGTE Pro 68 Ford Chip Ganassi Team USA (Estados Unidos)
Joey Hand (Estados Unidos) – Dirk Müller (Alemanha) – Sébastien Bourdais (França)
Ford GT – Michelin – 340 Voltas – Ford EcoBoost 3.5 L Turbo V6

19 LMGTE Pro 82 Risi Competizione (Estados Unidos)
Giancarlo Fisichella (Itália) – Matteo Malucelli (Itália) – Toni Vilander (Finlândia)
Ferrari 488 GTE – Michelin – 340 Voltas – Ferrari F154CB 3.9 L Turbo V8

20 LMGTE Pro 69 Ford Chip Ganassi Team USA (Estados Unidos)
Ryan Briscoe (Austrália) – Richard Westbrook (Inglaterra) – Scott Dixon (Nova Zelândia)
Ford GT – Michelin – 340 Voltas – Ford EcoBoost 3.5 L Turbo V6

21 LMGTE Pro 66 Ford Chip Ganassi Team UK (Estados Unidos)
Olivier Pla (França) – Stefan Mücke (Alemanha) – Billy Johnson (Estados Unidos)
Ford GT – Michelin – 339 Voltas – Ford EcoBoost 3.5 L Turbo V6

22 LMP2 40 Krohn Racing (Estados Unidos)
Tracy Krohn (Estados Unidos) – Niclas Jönsson (Suécia) – João Barbosa (Portugal)
Ligier JS P2 – Michelin – 338 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

23 LMGTE Pro 95 Aston Martin Racing (Inglaterra)
Nicki Thiim (Dinamarca) – Marco Sørensen (Dinamarca) – Darren Turner (Inglaterra)
Aston Martin V8 Vantage GTE – Dunlop – 338 Voltas – Aston Martin 4.5 L V8

24 LMGTE Pro 97 Aston Martin Racing (Inglaterra)
Fernando Rees (Brasil) – Jonathan Adam (Inglaterra) – Richie Stanaway (Nova Zelândia)
Aston Martin V8 Vantage GTE – Dunlop – 337 Voltas – Aston Martin 4.5 L V8

25 LMGTE Pro 63 Corvette Racing – GM (Estados Unidos)
Jan Magnussen (Dinamarca) – Antonio García (Espanha) – Ricky Taylor (Estados Unidos)
Chevrolet Corvette C7.R – Michelin – 336 Voltas – Chevrolet LT5.5 5.5 L V8

26 LMGTE Am 62 Scuderia Corsa (Estados Unidos)
Bill Sweedler (Estados Unidos) – Townsend Bell (Estados Unidos) – Jeff Segal (Estados Unidos)
Ferrari 458 Italia GT2 – Michelin – 331 Voltas – Ferrari F136GT 4.5 L V8

27 LMGTE Am 83 Italy AF Corse
François Perrodo (França) – Emmanuel Collard (França) – Rui Águas (Portugal)
Ferrari 458 Italia GT2 – Michelin – 331 Voltas – Ferrari F136GT 4.5 L V8

28 LMGTE Am 88 Abu Dhabi-Proton Racing (EAU)
Khalid Al Qubaisi (EAU) – Patrick Long (Estados Unidos) – David Heinemeier Hansson (Dinamarca)
Porsche 911 RSR – Michelin – 330 Voltas – Porsche 4.0 L Flat-6

29 LMP1 12 Rebellion Racing
Nicolas Prost (França) – Nick Heidfeld (Alemanha)
Rebellion R-One – Dunlop – 330 Voltas – AER P60 2.4 L Turbo V6

30 LMGTE Am 61 Clearwater Racing (Cingapura)
Weng Sun Mok (Malásia) – Rob Bell (Inglaterra) – Keita Sawa (Japão)
Ferrari 458 Italia GT2 – Michelin – 329 Voltas – Ferrari F136GT 4.5 L V8

31 LMGTE Pro 77 Germany Dempsey-Proton Racing
Richard Lietz (Áustria) – Philipp Eng (Áustria) – Michael Christensen (Dinamarca)
Porsche 911 RSR – Michelin – 329 Voltas – Porsche 4.0 L Flat-6

32 LMP2 22 SO24! by Lombard Racing (França)
Vincent Capillaire (França) – Erik Maris (França) – Jonathan Coleman (Inglaterra)
Ligier JS P2 – Dunlop – 328 Voltas – Judd HK 3.6 L V8

33 LMGTE Am 86 Gulf Racing (Inglaterra)
Mike Wainwright (Inglaterra) – Adam Carroll (Irlanda do Norte) – Ben Barker (Inglaterra)
Porsche 911 RSR – Michelin – 328 Voltas – Porsche 4.0 L Flat-6

34 LMP2 48 Murphy Prototypes (Irlanda)
Ben Keating (Estados Unidos) – Marc Goossens Bélgica) – Jeroen Bleekemolen (Holanda)
Oreca 03R – Dunlop – 323 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

35 LMGTE Am 60 Formula Racing (Dinamarca)
Johnny Laursen (Dinamarca) – Christina Nielsen (Dinamarca) – Mikkel Mac (Dinamarca)
Ferrari 458 Italia GT2 – Michelin – 319 Voltas – Ferrari F136GT 4.5 L V8

36 LMGTE Am 99 Aston Martin Racing (Inglaterra)
Andrew Howard (Inglaterra) – Liam Griffin (Inglaterra) – Gary Hirsch (Suíça)
Aston Martin V8 Vantage GTE – Dunlop – 318 Voltas – Aston Martin 4.5 L V8

37 LMGTE Am 50 Larbre Compétition (França)
Yutaka Yamagishi (Japão) – Pierre Ragues (França) – Jean-Philippe Belloc (França)
Chevrolet Corvette C7.R – Michelin – 316 Voltas – Chevrolet LT5.5 5.5 L V8

38 84 SRT41 by OAK Racing (França)
Fréderic Sausset (França) – Christophe Tinseau (França) – Jean-Bernard Bouvet (França)
Morgan LMP2 – Michelin – 315 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

39 LMGTE Am 57 Team AAI (Taiwan)
Johnny O’Connell (Estados Unidos) – Mark Patterson (Estados Unidos) – Oliver Bryant (Inglaterra)
Chevrolet Corvette C7.R – Michelin – 306 Voltas – Chevrolet LT5.5 5.5 L V8

40 LMGTE Pro 67 Ford Chip Ganassi Team UK (Estados Unidos)
Andy Priaulx (Inglaterra) – Marino Franchitti (Escócia) – Harry Tincknell (Inglaterra)
Ford GT – Michelin – 306 Voltas – Ford EcoBoost 3.5 L Turbo V6

41 LMGTE Am 78 KCMG (Hong Kong)
Christian Ried (Alemanha) – Wolf Henzler (Alemanha) – Joël Camathias (Suíça)
Porsche 911 RSR – Michelin – 300 Voltas – Porsche 4.0 L Flat-6

42 LMP2 31 Extreme Speed Motorsports (Estados Unidos)
Ryan Dalziel (Inglaterra) – Chris Cumming (Canadá) – Pipo Derani (Brasil)
Ligier JS P2 – Dunlop – 297 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

43 LMGTEAm 55 Italy AF Corse (Itália)
Duncan Cameron (Inglaterra)
Aaron Scott (Inglaterra)
Matt Griffin (Irlanda)
Ferrari 458 Italia GT2 – Michelin – 289 Voltas – Ferrari F136GT 4.5 L V8

44 LMP2 34 Switzerland Race Performance
Nicolas Leutwiler (Suíça) – James Winslow (Inglaterra) – Shinji Nakano (Japão)
Oreca 03R – Dunlop – 289 Voltas – Judd HK 3.6 L V8

Não Terminaram a corrida:

LMP1 5 Toyota Gazoo Racing (Japão)
Anthony Davidson (Inglaterra) – Sébastien Buemi (Suíça) – Kazuki Nakajima (Japão)
Toyota TS050 Hybrid – Michelin – 384 Voltas – Toyota 2.4 L Turbo V6

LMP2 28 Pegasus Racing (Alemanha)
Inès Taittinger (França) – Léo Roussel (França) – Rémy Striebig (França)
Morgan LMP2 – Michelin – 292 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

LMP2 44 Manor (Inglaterra)
Tor Graves (Tailândia) – James Jakes (Inglaterra) – Roberto Merhi (Espanha)
Oreca 05 – Dunlop – 283 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

LMGTE Am 98 Aston Martin Racing (Inglaterra)
Paul Dalla Lana (Canadá) – Pedro Lamy (Portugal) – Mathias Lauda (Áustria)
Aston Martin V8 Vantage GTE – Dunlop – 281 Voltas – Aston Martin 4.5 L V8

LMP2 46 Thiriet by TDS Racing (França)
Pierre Thiriet (França) – Mathias Beche (Suíça) – Ryo Hirakawa (Japão)
Oreca 05 – Dunlop – 241 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

LMP2 35 Baxi DC Racing Alpine (China)
David Cheng (China) – Ho-Pin Tung (China) – Nelson Panciatici (França)
Alpine A460 – Dunlop – 234 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

LMP2 38 G-Drive Racing (Rússia)
Simon Dolan (Inglaterra) – Jake Dennis (Inglaterra) – Giedo van der Garde (Holanda)
Gibson 015S – Dunlop – 222 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

LMGTE Pro 64 Corvette Racing – GM (Estados Unidos)
Oliver Gavin (Inglaterra) – Tommy Milner (Estados Unidos) – Jordan Taylor (Estados Unidos)
Chevrolet Corvette C7.R – Michelin – 219 Voltas – Chevrolet LT5.5 5.5 L V8

LMP1 4 ByKolles Racing Team (Áustria)
Simon Trummer (Suíça) – Pierre Kaffer (Alemanha) – Oliver Webb (Inglaterra)
CLM P1/01 – Dunlop – 206 Voltas – AER P60 2.4 L Turbo V6

LMP1 13 Rebellion Racing (Suíça)
Dominik Kraihamer (Áustria) – Alexandre Imperatori (Suíça) – Mathéo Tuscher (Suíça)
Rebellion R-One – Dunlop – 200 Voltas – AER P60 2.4 L Turbo V6

LMGTE Pro 51 AF Corse (Itália)
Italy Gianmaria Bruni (Itália)
Italy Alessandro Pier Guidi (Itália)
James Calado (Inglaterra)
Ferrari 488 GTE – Michelin – 179 Voltas – Ferrari F154CB 3.9 L Turbo V8

LMGTE Pro 71 Italy AF Corse (Itália)
Davide Rigon (Itália)
Andrea Bertolini (Itália)
Sam Bird (Inglaterra)
Ferrari 488 GTE – Michelin – 143 Voltas – Ferrari F154CB 3.9 L Turbo V8

LMGTE Pro 92 Porsche Motorsport (Alemanha)
Frédéric Makowiecki (França) – Jörg Bergmeister (Alemanha) – Earl Bamber (Nova Zelândia)
Porsche 911 RSR – Michelin – 140 Voltas – Porsche 4.0 L Flat-6

LMGTE Pro 91 Porsche Motorsport (Alemanha)
Patrick Pilet (França) – Kévin Estre (França) – Nick Tandy (Inglaterra)
Porsche 911 RSR – Michelin – 135 Voltas – Porsche 4.0 L Flat-6

LMP2 47 KCMG (Hong Kong)
Japan Tsugio Matsuda (Japão) – Richard Bradley (Inglaterra) – Matthew Howson (Inglaterra)
Oreca 05 – Dunlop – 116 Voltas – Nissan VK45DE 4.5 L V8

LMGTEAm 89 Proton Competition (Alemanha)
Leh Keen (Estados Unidos) – Marc Miller (Estados Unidos)
Porsche 911 RSR – Michelin -50 Voltas – Porsche 4.0 L Flat-6

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