Treino complicado na madrugada passada e que passou para o comecinho da manhã do sábado. Marc Marquez sobrou na classificação e largaria na primeira posição, Mas ele foi punido em 6 posições por que atrapalhou a Volta de Andrea Iannone. Com isso o francês Johann Zarco acabou herdando a pole position em Sepang, Sobre a pista molhada e com a Yamaha de 2016.
O Treino começou com chuva intensa, O Q1 acabou sendo paralisado faltando 12:58 do final. Foram mais de 40 minutos de classificação parado, Esperando o circuito ter condições para ocorrer à classificação. O circuito estava cheio de poços de água e praticamente impraticável a classificação. Até que os fiscais da pista pegaram vassouras para desentupir os boeiros. O que acabou dando muito certo, A chuva não cairá mais tão forte como antes, Mas foi possível começar a classificação, Com os 15 minutos do Q1.
Na repescagem, Os irmãos Espargaró começaram liderando a classificação. Aleix colocou 1 segundo no seu irmão com a moto da KTM. A 8 minutos do final, Smith acabou tomando a ponta com a outra moto da KTM, Estava pintando um sério candidato a classificação para o Q2 até que ele cai na sua volta seguinte, Na curva 13.
Mesmo com o 2ºlugar a vaga do piloto britânico estava ameaçada. Michele Pirro que substitue Jorge Lorenzo (Que não conseguiu andar bem nos dois treinos livres e desistiu de participar da prova) acabou passando Smith e assumindo o segundo lugar, Com Xavier Simeon passando ao terceiro lugar.
Pirro melhorou mais sua marca para 2:13.823, Mesmo com só um treino livre o piloto de testes da Ducati parecia que iria classificar sem problemas. Porém, O Espanhol Alvaro Bautista, de volta a moto da Angel Nieto acabou a 1 minuto do final fazendo o melhor tempo, Com 2:13.311 e classificou para o Q2. O outro classificado ficou nas mãos de Aleix Espargaró que segurou o segundo lugar com sua Aprilla. Scott Redding marcou um bom tempo e com o 3ºlugar leva o Britânico a largar em 13ºlugar.
Classificação do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 19 | Alvaro Bautista | Angel Nieto Team | Ducati | 2’13.311 |
2 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2’13.335 |
3 | 45 | Scott Redding | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2’13.786 |
4 | 51 | Michele Pirro | Ducati Team | Ducati | 2’13.823 |
5 | 10 | Xavier Simeon | Reale Avintia Racing | Ducati | 2’13.971 |
6 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 2’14.132 |
7 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 2’14.332 |
8 | 12 | Thomas Luthi | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 2’14.843 |
9 | 21 | Franco Morbidelli | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 2’14.994 |
10 | 6 | Stefan Bradl | LCR Honda CASTROL | Honda | 2’15.364 |
11 | 17 | Karel Abraham | Angel Nieto Team | Ducati | 2’15.679 |
12 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 2’16.558 |
13 | 55 | Hafizh Syahrin | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 2’16.825 |
81 | Jordi Torres | Reale Avintia Racing | Ducati | Sem Tempo |
No Q2, Marc Marquez deu um show no molhado, Com uma pilotagem muito mais corajosa que os outros pilotos o piloto da Honda acabou sobrando na turma. Na primeira volta, Marquez marcou o melhor tempo (2:13.641) com 28 milésimos a frente de Jack Miller e a 51 milésimos a frente de Andrea Iannone a 10 minutos do final, Mas na volta seguinte dai Marquez barbarizou e marcou 2.12.161 a 8 minutos do final da classificação, Colocando mais de 1.2 segundos a frente de Danilo Petrucci que margou 2:13.425. Na metade da classificação A formiga Atômica era franco favorito a pole position.
A 5 minutos do final, Marquez caiu a 58 km/h na curva 4. O piloto da Honda conseguiu levantar a moto, Ir para os boxes para usar a moto reserva e voltar a 3 minutos e 30 segundos do final da classificação. Os outros pilotos foram buscar o tempo de Marquez.
A 1 minuto e 10 segundo do final, Petrucci baixou seu tempo para 2:13.413, Mas segundos depois Iannone com 2:13.097 assumiu o segundo lugar com Andrea Dovizioso em 3ºlugar. Johann Zarco a 30 segundos do final acabou superando ambos e subiu para o segundo lugar.
Logo depois de zerar o cronometro, Valentino Rossi assumiu a segunda posição com 2:13.009. O piloto de 39 anos estava ainda a mais ou menos 9 décimos do pole. Zarco acabou superando Rossi com 2:12.709, sendo o único a andar na mesma casa de Marquez, Porém a mais de 6 décimos atrás do piloto da Honda que iria largar na pole.
Porém, Horas depois Marquez por ter atrapalhado Andrea Iannone na curva 1 acabou punido e perdendo 6 posições no grid de largada. Johann Zarco herda a pole position em sua penúltima corrida com a Tech 3, Superando a Yamaha de 2018 de Valentino Rossi que larga em uma ótima segunda posição e do Italiano Andrea Iannone com sua Suzuki. A Honda não teve vaga na primeira fila e muito menos na segunda fila.
Andrea Dovizioso com a Ducati larga em 4ºlugar, abrindo a segunda fila. Que terá ao seu lado O Australiano Jack Miller com a Ducati de 2017 da Pramac, Na frente de Danilo Petrucci com a Ducati de 2018.
Marc Marquez larga apenas em 7ºlugar, Se chover é favorito a vitória. Se tiver tempo seco o campeão de 2018 estará na briga pela vitória. Alex Rins com a Suzuki e Alvaro Bautista com a Ducati de 2017 da Angel Nieto completa a terceira fila. E completando os 12 primeiros lugares, Dani Pedrosa em sua penúltima corrida na carreira pela Honda, Marevick Viñales com a Yamaha e Aleix Espargaró com sua Aprilla.
Amanhã, As 3 da Manhã, Horário Brasileiro de Verão, Teremos a penúltima prova da MotoGP.
Fotos:
Grid de largada – Mundial de Motovelocidade
GP da Malásia – Sepang – Moto GP
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 2’12.709 |
2 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 2’13.009 |
3 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 2’13.097 |
4 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 2’13.183 |
5 | 43 | Jack Miller | Alma Pramac Racing | Ducati | 2’13.274 |
6 | 9 | Danilo Petrucci | Alma Pramac Racing | Ducati | 2’13.413 |
7 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | 2’12.161 |
8 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 2’13.463 |
9 | 19 | Alvaro Bautista | Angel Nieto Team | Ducati | 2’14.185 |
10 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda | 2’14.443 |
11 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 2’14.856 |
12 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2’15.340 |
13 | 45 | Scott Redding | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2’13.786 |
14 | 51 | Michele Pirro | Ducati Team | Ducati | 2’13.823 |
15 | 10 | Xavier Simeon | Reale Avintia Racing | Ducati | 2’13.971 |
16 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 2’14.132 |
17 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 2’14.332 |
18 | 12 | Thomas Luthi | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 2’14.843 |
19 | 21 | Franco Morbidelli | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 2’14.994 |
20 | 6 | Stefan Bradl | LCR Honda CASTROL | Honda | 2’15.364 |
21 | 17 | Karel Abraham | Angel Nieto Team | Ducati | 2’15.679 |
22 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 2’16.558 |
23 | 55 | Hafizh Syahrin | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 2’16.825 |
81 | Jordi Torres | Reale Avintia Racing | Ducati | Não Corre |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP