Verstappen tem recuperação sensacional e conquista vitória improvável em Spielberg

O ano de 2019 sem dúvida é o melhor ano de Max Verstappen na Formula 1. Com um carro que não parecia ter condições de vitória acabou usando de uma tática mais inteligente de corrida para repetir a vitória que ele teve na temporada passada, E de quebra deu a Honda a primeira vitória desde da conquista de Jenson Button no GP da Hungria de 2006. A primeira desde da volta da Fábrica Japonesa a principal categoria.

Isso depois de uma largada ruim do Verstappen onde ele praticamente ficou parado, caindo para o 7ºlugar. Leclerc manteve a liderança com Bottas subindo para o segundo lugar e Hamilton tendo que disputar posição com Lando Norris, Após 3 curvas ele usa a força do motor Mercedes para sustentar o 3ºlugar. Raikkonen conseguiu superar Norris e passou para o 4ºlugar. Vettel fez uma largada agressiva e pulou do 9º para o 6ºlugar. Verstappen e Gasly completavam os 8 primeiros colocados.

Nas primeiras voltas, Norris buscou dificultar a vida de Vettel, Mas na 4ªvolta o Alemão fez a ultrapassagem, Norris tentou voltar por fora, Mas Vettel manteve a posição. Na Volta seguinte, Verstappen foi para cima de Norris, Que segurou bem a posição por duas voltas, até que o piloto da Red Bull conseguiu a ultrapassagem subindo para a 5ªposição. Na Volta seguinte, Vettel superou Raikkonen e assumiu o 4ºlugar.

Enquanto os dois evoluírem na corrida, A Haas retrocede muito. Magnussen era  15º disputando posição com Albon e Grosjean vinha em 17ºlugar, brigando para manter-se a frente de George Russell com a Williams e Daniil Kvyat da Toro Rosso. Além disso, Magnussen foi punido por ter largado fora do lugar aonde ele deveria largar. (Naquele colchete que tem na pista para o posicionamento de posição) Nada que seja pior que não possa piorar para a equipe Norte-Americana.

Norris se aproxima de Raikkonen, Estava em jogo a 6ªposição e a liderança do grupo intermediário. O jovem Norris usou toda reta antes da curva 3 e a asa móvel para conseguir a ultrapassagem em cima do Homem de Gelo, Ganhando o 6ºlugar. 4 Voltas depois, Raikkonen era pressionado pelo Francês Pierre Gasly. Dessa vez Kimi segurou a posição. Lá na frente, Leclerc fazia voltas rápidas assim como Vettel. O Desempenho dos dois carros era melhor do que o desempenho dos carros da Mercedes.

Com os pneus médios, Bottas vai para os boxes na 22ªVolta, Nisso Vettel também foi avisado para entrar nos boxes, Mas dai mais uma atrapalhada da equipe italiana, Os pneus não estavam prontos e acabaram fazendo a parada 3.5 segundos mais lento que a parada de Bottas que voltou mais a frente ainda do piloto alemão.

Na Volta seguinte, parou Charles Leclerc. Hamilton era o líder da prova, Ele iria ficar mais tempo na pista para recuperar pelo menos a posição em cima de Bottas. Raikkonen parou na volta 24, Todos estavam colocando pneus duros e fazendo a tática de uma parada nos boxes.

A Corrida de Lando Norris estava ótima, Ele parou nos boxes com o Francês Pierre Gasly e a equipe inglesa fez um trabalho a altura de seu piloto e volta a frente do piloto da Red Bull. A tática de Hamilton vinha dando certo até a 28ªvolta, Quando os pneus do líder do campeonato acabaram e ele passou a virar mais lento que Bottas. Na 31ªVolta, Lewis foi para os boxes e acabou tendo de trocar o aerofólio dianteiro que estava danificado. Resultado disso foi uma demora de pelo menos 5 segundos a mais, Isso poderia levar Verstappen fazer à parada e voltar ainda a frente de Hamilton. E foi isso que aconteceu, O piloto da Red Bull fez a parada e voltou em 4º. A prova do líder do campeonato estava muito complicada. A Mercedes só tinha Bottas para defender a invencibilidade de 8 vitórias seguidas na temporada de 2019.

Verstappen começava a virar mais rápido do que Vettel. Lá no Grupo intermediário, Sainz jr. e Ricciardo vinham postergando a parada nos boxes, Norris vinha se aproximando de ambos em 8º. Na 40ªVolta, Norris chega em Ricciardo e acabou demorando algumas voltas para conseguir a ultrapassagem sobre o Australiano na 43ªVolta, Tanto é que Gasly se aproximou muito dele durante essas voltas onde Norris ficou trancado no piloto da Renault.

Verstappen começou a chegar cada vez mais em Vettel enquanto que Hamilton se via cada vez mais longe do piloto da Red Bull. Corrida complicadíssima para o inglês que tratava de salvar pontos para o campeonato.

Na 46ªVolta, Ricciardo foi o último a fazer parada nos boxes. Enquanto que Verstappen partiu para cima de Vettel. Ele tentou por fora na primeira vez sobre Vettel, que conseguiu se segurar. Uma disputa que durou 3 voltas, Até que na 50ªVolta, Verstappen passou por fora Vettel e passou a ser o terceiro colocado. O piloto da Ferrari foi para os boxes para fazer uma segunda parada nos boxes. A 20 voltas do final o desempenho do Holandês era de brigar pela vitória.

A Definição se Verstappen chegaria à vitória iria depender do tempo que o Holandês ficaria atrás de Valtteri Bottas. A Disputa não durou muito, Bottas que chegou a tentar diminuir a vantagem para Leclerc acabou não oferecendo resistência e Verstappen passou a ser o segundo colocado. Com 15 voltas para o final, Com 5 segundos entre Leclerc e Verstappen a vitória da Red Bull era muito possível…

… Verstappen começou a fazer volta mais rápida em cima de volta mais rápida e aos poucos diminuindo a diferença sobre o piloto monegasco. Já Bottas estava longe, apenas administrando seus pneus para levar o carro ao 3ºlugar.

Verstappen a 5 voltas do final chegou de vez em cima de Leclerc. E eles travaram um grande duelo pelo final da prova. A Cada ultrapassagem que o Holandês dava em um adversário a torcida laranja comemorava como se fosse um gol. Leclerc conseguiu se defender muito bem por duas voltas.

A menos de 3 voltas do final, Verstappen acabou dando o golpe fatal, foi por dentro na curva 3, Leclerc ainda tentou manter o carro do lado, Houve toque roda com roda e acabou o piloto da Ferrari indo para fora da pista e o Holandês assumindo a liderança da prova.

Dai foi só levar o carro da Red Bull até a 1ªVitória da parceira com a Honda e a quebra da sequência de 8 corridas seguidas na temporada e 10 corridas seguidas. (A última corrida sem vitória da Mercedes foi no México em 2018) Uma vitória que foi colocada sobre judice pela investigação da ultrapassagem sobre Leclerc. Verstappen acabou endurecendo o jogo deixou Leclerc sem espaço, Mas não acho que depois de tudo que aconteceu, Depois da magnifica exibição de Verstappen ele pudesse ser punido. Se por acaso fosse punido e por conta de punição a vitória caísse nas mãos do Leclerc poderia ser mais um fardo negativo para a Formula 1 e até mesmo para o Leclerc, Que poderia ter vencido a prova.

O Monegasco conquistou seu melhor resultado da Formula 1 após ter liderado a maior parte da prova com tranquilidade. O Pódio foi completado pelo Finlandês Valtteri Bottas, que teve de segurar a 3ªposição e conseguiu mesmo com problemas levar o carro até o final a 1 segundos de frente para Sebastian Vettel. O Alemão passou Hamilton na penúltima volta e ficou com o 4ºlugar. Lewis Hamilton teve o pior final de semana da Temporada. Nada deu certo para ele e nem mesmo para a Mercedes. Hamilton ficou em 5ºlugar e pela primeira vez no ano ficou fora do pódio e a Mercedes acabou apenas com o pódio do Bottas de positivo.

Lando Norris foi um dos grandes destaques da prova, Uma atuação excelente com sua Mclaren ele ficou em 6ºlugar, A frente de Pierre Gasly. O Francês teve mais uma corrida abaixo da média ficando em 7ºlugar. Largando das últimas posições, Carlos Sainz jr. conseguiu levar a outra Mclaren para o 8ºlugar. Com os resultados a equipe de Woking esta se consolidando como a 4ªForça do Mundial de Construtores.

Kimi Raikkonen fez uma boa corrida e ficou em 9ºlugar, Liderando a Alfa Romeo. E Completando a zona de pontuação o Italiano Antonio Giovinazzi conquistou hoje seu primeiro ponto na Formula 1. O Italiano que vinha sido bem criticado na temporada conseguiu fazer um belo trabalho e ajudou a equipe Italiana a assumir o 6ºlugar no Mundial de Construtores.

Sergio Perez fez o que era possível, Mas o seu possível só foi o bastante para levar o piloto da Racing Point ao 11ºlugar, Ficando a frente de Daniel Ricciardo e de Nico Hulkenberg que não conseguiram extrair velocidade da Renault, que decididamente não teve um bom carro nesse final de semana. Lance Stroll acabou atrás dos pilotos da equipe Francesa em 14ºlugar.

Alexander Albon não passou do 15ºlugar, Sem companheiro de equipe Daniil Kvyat foi até pior acabando em 17ºlugar. Só não ficaram piores que a Haas. A equipe Norte-Americana teve um final de semana terrível, Com Grosjean em 16º e Magnussen em 19ºlugar. O Dinamarquês conseguiu ficar atrás de George Russell com a péssima Williams, Demérito para o piloto da Haas, Mas méritos totais para o inglês levando um carro sem condições a ficar na frente de pelo menos 1 carro bem melhor. Robert Kubica completou os 20 pilotos que completaram a prova.

Daqui a 15 dias teremos a prova na casa de Lewis Hamilton, Lando Norris, George Russell e da maioria das equipes. Lá a Mercedes vai buscar dar a volta por cima ou a vitória de Verstappen e o desempenho ruim da Mercedes pode significar que temos ainda um campeonato em disputa? Só saberemos dessa resposta no dia 14 de Julho.

Fotos

Resultado final do GP da Áustria de Formula 1

posPilotosEquipeChassiMotorVoltasTempo
133Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H711:22:01.822
216Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06471a 2.724s
377Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+71a 18.960s
45Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06471a 19.610s
544Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+71a 22.805s
64Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1970a 1 volta
710Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H70a 1 volta
855Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1970a 1 volta
97Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06470a 1 volta
1099Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06470a 1 volta
1111Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes70a 1 volta
123Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1970a 1 volta
1327Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1970a 1 volta
1418Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes70a 1 volta
1523Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H70a 1 volta
168Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06470a 1 volta
1726Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H70a 1 volta
1863George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+69a 2 voltas
1920Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06469a 2 voltas
2088Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+68a 3 voltas

Melhor volta de cada piloto

posPilotosEquipeChassiMotorTempoNa Volta
133Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:07.47560
25Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:07.67662
316Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:07.99458
43Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:08.01965
544Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:08.05069
655Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:08.11753
777Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:08.56553
84Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:08.69969
910Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:08.79063
1020Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:08.90369
1123Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:08.94659
128Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:08.98756
1399Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:09.05157
1411Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:09.06167
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:09.12657
1627Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:09.24859
1718Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:09.28857
1826Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:09.49858
1963George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:09.92652
2088Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:10.96455

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Red Bull/Mercedes/Ferrari/Mclaren/Alfa Romeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *