Valtteri Bottas larga muito bem e conquista 3ªvitória do ano e ajuda Mercedes a conquista o 6ºCampeonato de Construtores

Se a Ferrari acabou perdendo a vitória no decorrer do GP da Rússia, Hoje a Ferrari perdeu a prova em poucos segundos. Com uma largada impecável do Finlandês Valtteri Bottas, Que conquistou sua 6ªvitória na carreira e a 3ª da Temporada. Já encaminhando o Vice-Campeonato de pilotos, Já que mesmo com o 3ºlugar, Hamilton esta próximo do 6ºtítulo Mundial.

Como a Ferrari perdeu a corrida? Logo na largada, Vettel largou mal e Bottas largou bem demais e passou da 3ªposição para a liderança. Atrás de Vettel, Verstappen foi muito bem na largada e chegou a ficar com o carro a frente de Leclerc. O Monegasco acabou tocando no piloto da Red Bull, que acabou rodando e perdendo muitas posições. Um lance que deveria ser investigado. (Só foi investigado voltas depois)

Leclerc teve sua asa dianteira danificada  e raspando no chão, Soltando faíscas. No final da segunda volta, antes da R130 acabou parte da asa se desmanchando e quebrando um dos retrovisores do carro prateado.  O jovem Monegasco tentou relutar para fazer a parada para trocar a asa, Mas não tinha jeito. Leclerc foi para os boxes e acabou tendo de trocar o bico e colocar os pneus médios, Voltando em último lugar.

No final da 4ªVolta, Albon tentou passar o inglês Lando Norris com uma manobra arriscada, Resultado dessa tentativa: Norris acabou tendo de vazar a chicane, Mas mesmo assim o inglês teve de ir para os boxes. O Lance não foi investigado. (Para mim poderia ter alguma investigação)

Enquanto que Leclerc, Verstappen e Norris tentavam fazendo a prova de recuperação. Valtteri Bottas abre vantagem para Vettel, Enquanto que Hamilton tenta baixar a diferença. Na parte intermediária, Daniel Ricciardo fez uma linda ultrapassagem por fora em cima de Antonio Giovinazzi ao começar a 7ªVolta.

Na altura da 9ªVolta, Vettel passou a ser investigado por fazer uma largada falsa, Após algumas voltas de investigação, Os comissários não deram punição para o piloto Alemão (Era claro que ele largou de maneira falsa, Vettel deveria ter sido punido) Lá Atrás, Leclerc superou Verstappen e logo  partiu para cima de Kvyat. Enquanto que o piloto Holandês sofria com problemas de desequilíbrio decorridos da batida na segunda curva da corrida.

Na 14ªVolta, Verstappen abandonou a prova. Enquanto Bottas já estava a quase 4 segundos de vantagem a frente de Vettel, que tinha Lewis Hamilton a menos de 1 segundo de vantagem, Chegando em cima do piloto da Ferrari.

Albon parou na 16ªVolta, Muito cedo para fazer uma única parada. Vettel parou na 17ªVolta e colocou novamente os pneus macios, Era certo que o piloto da Ferrari iria para 2 paradas. Logo, Bottas foi chamado para parar na volta seguinte. E foi assim que ele fez na 18ªVolta, apesar de colocar os pneus médios, a tendência é de o finlandês fazer 2 paradas também. Lewis Hamilton assumiu a liderança e tentaria ir para a tática de uma parada.

Alexander Albon abria caminho com os pneus novos, Na 21ªVolta, O piloto tailandês da Red Bull superou Daniel Ricciardo e ganhou mais uma posição.

Bottas estava muito, Mas muito mais rápido que Hamilton, Por volta estava uns 2 a 3 segundos mais rápido que o inglês, que vinha com os pneus Acabados. Isso fez Hamilton não ter outra opção se não ir para a primeira parada na 22ºvolta. Bottas assumiu a liderança, Com 11 segundos de frente para Vettel, A prova começava a se encaminha para uma vitória Finlandesa. Hamilton vinha em 3º a 9 segundos do Vettel. Sainz, Albon e Ricciardo completavam os 6 primeiros, Todavia, Sainz e Ricciardo precisavam fazer uma parada. Nesse Caso, Albon seria naturalmente o 4ºlugar.

No grupo intermediário Norris tentava segurar o 10ºlugar dos ataques de Stroll, Hulkenberg e Perez. Porém, Os pneus do piloto da Mclaren estavam desgastados, Assim como os pneus de Leclerc. Ambos tiveram que fazer a segunda parada. Leclerc que vinha na zona de pontuação, caiu para o 12ºlugar e Norris para os últimos lugares.

Na 27ªVolta, Hulkenberg passou Kvyat e levou com ele o Mexicano Sergio Perez. O piloto da Toro Rosso ainda vinha com os pneus que ele tinha começado a prova, bem desgastados após metade de corrida completada.

Bottas estava levando com tranquilidade a corrida, Vettel foi para os boxes na 32ªVolta, Deixando Hamilton em 2ºlugar e voltando com os pneus médios em 3º. Enquanto isso, Leclerc vinha em plena recuperação, Passando Hulkenberg, Perez e depois Lance Stroll, Subindo para a 7ªposição em pouco tempo. Em um tranquilo 4ºlugar, Albon para na 35ªVolta. Mesma volta que Leclerc superou Gasly, assumindo o 6ºlugar.

Bottas vinha a 13 segundos de diferença para Hamilton e tentou fazer que os pneus durassem até o final da prova, mas a 16 voltas do final, A equipe chama Bottas para os boxes a 17 voltas do final, Colocando os pneus macios, para ir até o final da prova. Hamilton assumiu a liderança, Com 9 segundos a frente do seu companheiro de equipe e com uma parada programada, Hamilton teria chances de ir até o final e de vencer mais uma prova no campeonato.

Porém, com melhores pneus, Bottas começava a tirar vantagem para Hamilton e Vettel  marcou a melhor volta da prova. Hamilton tentou resistir com o jogo de pneus, Mas vendo que poderia ser engolido. O inglês parte para a 2ªparada a 10 voltas do final. Bottas volta a liderança, Com 10 segundos a frente de Vettel e a 15 segundos de Hamilton.

Hamilton passou a voar na pista, Marcando por 3 vezes seguidas a melhor volta da prova. Ele partiria para cima de Vettel. Se passasse, poderia voar para cima de Bottas e ainda ganhar a prova. O Britânico chega com sua flecha prateada para cima do carro vermelho de Vettel. E o que parecia fácil para o Inglês acabou virando a disputa do final da corrida, Mesmo com pneus melhores, Hamilton não conseguia superar Vettel. A Ferrari tinha melhor velocidade de reta, Mesmo com o DRS acionado pelo piloto da Mercedes.

Bottas agradecia, Sua vantagem para Vettel e Hamilton foi para 14 segundos, A corrida estava ganha. O último incidente da prova, Foi envolvendo Pierre Gasly, Que estava sendo passado por fora pelo mexicano Sergio Perez. O Francês tocou no Mexicano e o piloto da Racing Point levou a pior e bateu, perdendo um possível e merecido 8ºlugar.

Bottas conquista sua terceira vitória na temporada, Depois de 13 corridas sem vitória, O finlandês fez as pazes com a Vitória, Sua 3ªVitória na temporada e a 6ªVitória na carreira. Com uma largada impecável e com um ritmo de corrida muito forte.

Sebastian Vettel segurou Lewis Hamilton e garantiu um importante 2ºlugar. Um consolo para ele, Já que vinha sendo questionado pelos desempenhos melhores de Leclerc, que houve fez uma corrida ruim. Lewis Hamilton acabou com um frustrante 3ºlugar, Poderia ter sim levado o carro para ficar com pelo menos o 2ºlugar.

Mesmo assim, Com os resultados de seus dois pilotos, A Mercedes é campeã do Mundial de Construtores pela 6ªVez seguida. Desde de 2014, A Mercedes dá as cartas na Formula 1 e não parece que a equipe Alemã vá perder esse domínio tão cedo.

O tailandês Alexander Albon marcou seu melhor resultado na Formula 1. Com uma corrida combativa, Ele levou o carro da Red Bull ao 4ºlugar. Cada vez mais se tornando o favorito a vaga em definitivo da equipe para 2020.

Carlos Sainz jr. fez mais uma grande corrida. O Espanhol esta realmente em seu melhor momento da carreira e lidera o ressurgimento de uma tradicional equipe de Formula 1 como é a Mclaren. E Teria pontuado mais, Se Norris não tivesse ido para os boxes no começo da prova, (Por uma manobra meia impudente de Albon) A Mclaren teria seus dois pilotos na zona de pontuação.

Charles Leclerc teve um dia difícil, Foi uma corrida bem abaixo da média. Com um erro na largada e uma recuperação inconsistente acabou ficando com o 6ºlugar. Ao contraio de Daniel Ricciardo, que largou do 16ºlugar e fez uma bela corrida de recuperação, Chegando ao final em uma ótima 7ªposição. Pierre Gasly faz mais um bom trabalho e apesar do envolvimento do acidente com Perez acabou ficando em 8ºlugar, Levando mais 4 pontos para a Toro Rosso.

Fechando a zona de pontuação: Nico Hulkenberg, que levou a Renault a uma boa corrida, chegando em 9ºlugar e Lance Stroll que conseguiu salvar um ponto para a Racing Point.

Doas notícias: Dupla Penalização rebaixa Leclerc para o 7ºlugar. Segunda notícia é que a prova acabou sendo computada com o resultado final da 52ªVolta, Pelos terem dado a bandeirada de chegada antes do final da prova. Com isso, Perez recuperou o 9ºlugar que ele perderia caso fosse computado a última das 53 provas.

Com tudo isso, Lance Stroll ficou de fora da zona de pontuação e Hulkenberg acabou fechando a zona de pontuação. Daniil Kvyat acabou com o 12ºlugar, Logo a frente de Lando Norris, que certamente pontuaria se não tivesse o incidente entre ele e Albon nas primeiras voltas.

Kimi Raikkonen vem fazendo um final de temporada decepcionante, Com um pífio 14ºlugar, Com a Alfa Romeo, que deu um passo atrás em relação a Sauber de 2018. Romain Grosjean ficou em 15ºlugar, Outra corrida horrível da Haas. Antonio Giovinazzi com a Alfa Romeo e Kevin Magnussen com a Haas terminaram logo atrás de seus companheiros de equipe.

Claro, nada superava a ruindade da Williams. Russell e Kubica levaram seus carros até o final, é só isso que se permite para um carro tão ruim como a Williams desse ano.

Daqui a duas semanas, Lewis Hamilton terá a primeira chance de fechar a favor de fechar o Mundial. No GP do México, no Circuito de Hermanos Rodriguez. Prova que definiu os campeonatos de 2017 e 2018.

Fotos:

Resultado final do GP do Japão
Formula 1 – 17ªEtapa – 52 Voltas

posPilotosEquipeChassiMotorVoltasTempo
177Valtteri Bottas Mercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+521:21:46.755 
25Sebastian Vettel Scuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06452a 13.343s 
344Lewis Hamilton Mercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+52a 13.858s 
423Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H52a 59.537s 
555Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1952a 69.101s 
DES3Daniel Ricciardo Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1951a 1 volta 
616Charles Leclerc ¹ ²Scuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06451a 1 volta 
710Pierre Gasly Red Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H51a 1 volta 
811Sergio Perez SportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes51a 1 volta 
DES27Nico Hulkenberg Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1951a 1 volta 
918Lance Stroll SportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes51a 1 volta 
1026Daniil Kvyat Red Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H51a 1 volta 
114Lando Norris McLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1951a 1 volta 
127Kimi Räikkönen Alfa Romeo RacingC38Ferrari 06451a 1 volta 
138Romain Grosjean Rich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06451a 1 volta 
1499Antonio Giovinazzi Alfa Romeo RacingC38Ferrari 06451a 1 volta 
1520Kevin Magnussen Rich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06451a 1 volta 
1663George Russell ROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+50a 2 voltas  
1788Robert Kubica ROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+50a 2 voltas 
x33Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H14a 38 voltas  

¹10 segundos por continuar na pista soltando detritos do carro
² 5 segundos por bater em Max Verstappen

Melhor volta de Cada piloto  A melhor volta Ganha um ponto

posPilotosEquipeChassiMotorTempona Volta
144Lewis Hamilton Mercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:30.983 45
216Charles Leclerc Scuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:31.611 48
320Kevin Magnussen Rich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:31.732 49
477Valtteri Bottas Mercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:31.862 49
55Sebastian Vettel Scuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:32.122 38
699Antonio Giovinazzi Alfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:32.369 51
711Sergio Perez SportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:32.621 46
823Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:32.775 36
97Kimi Räikkönen Alfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:33.190 50
1026Daniil Kvyat Red Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:33.239 47
113Daniel Ricciardo Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:33.481 48
1255Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:33.563 46
134Lando Norris McLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:34.116 31
1418Lance Stroll SportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:34.713 26
1527Nico Hulkenberg Renault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:34.921 47
168Romain Grosjean Rich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:34.988 18
1710Pierre Gasly Red Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:35.321 43
1863George Russell ROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:35.458 27
1988Robert Kubica ROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:36.332 44
2033Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:37.249 10

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Toro Rosso/Racing Point

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *