Tony Kannan conquista vitória e Power leva seu primeiro título na Indy

Tony Kannan termina um ano difícil da melhor maneira possível em Fontana

Depois de uma corrida teoricamente rápida e um pouco mais de 2 horas e meia  em Fontana na Califónia definiram um novo campeão da Formula Indy.

Hélio Castroneves foi o pole position e tinha a melhor das situações imagináveis já que Will Power líder do campeonato com 51 pontos na frente do Brasileiro, Simon Pagenaud que largava da 13ªPosição tinha uma remotíssima chance de título. Na largada Hélio Castroneves seguiu na liderança da corrida, Mas foi Montoya que acabou pegando a liderança e ficou por um bom tempo na frente com o Hélio sempre nas primeiras posições, Já Power teve cautela desde do começo da corrida, tanto é que na largada ele não ganhou posição nenhuma, Só começou a angariar colocações sempre com cautela e sem arriscar sua posição no campeonato.

Já Simon Pagenaud teve problemas em uma parada na 22ªvolta e a partir dai ele perdeu 1 volta sobre os líderes e dai a sua chance que já era pequena passou a inexistir pois o carro do Francês estava indirigível.

As voltas passavam e nada de bandeira amarela, apesar de Charlie Kimball e de Marco Andretti terem raspado os pneus no muro, isso na metade da corrida, Nesse momento Power já vinha pelas primeiras posições e Hélio não vinha com o melhor carro da pista, Mas conseguiu recuperar a liderança da corrida, Nesse momento Power tinha a 7ªposição e levaria o campeonato por 1 ponto.

Depois de 176 Voltas veio finalmente a primeira e única bandeira amarela que foi com o norte-americano Ryan Hunter-Reay que acabou perdendo o controle do carro e ainda assim o piloto foi muito bem por que evitou a batida no muro e por isso conseguiu voltar a corrida.

Com a bandeira amarela todo mundo se juntou e dai Power apareceu na corrida, na relargada o Australiano reagiu e chegou a ser o líder da corrida na parte final da prova e isso acabava sendo ruim para Castroneves, Mas o que acabaria de vez enterrando as suas chances de título foi uma penalização por causa de irregularidades no trajeto nos boxes, sendo assim voltando em 14ºlugar e deixando a vida de Power bem tranquila para ser o campeão apesar de um problema no final da corrida tornou as últimas voltas de Power mais difíceis que optou por não forçar mais o equipamento e levar seu carro com segurança para o final da corrida.

Tony Kannan que largou bem colocado na 7ªposição fez uma corrida de cabeça e acabou liderando e dominando a corrida na hora certa, Uma grande vitória após um ano difícil para ele na Chip Ganassi com seu companheiro de equipe Scott Dixon em segundo lugar e com Ed Carpenter mostrando toda a sua competência nos ovais completou o pódio na terceira posição. Já Will Power sem nenhum susto acabou a corrida em 9ºlugar e comemorou seu primeiro título na Formula Indy após passar 2010, 2011 e 2012 como vice-campeão, Para Hélio Castroneves sobrou a frustração de ter pela 4ªVez seguida batido na trave com a 14ªposição.

Power finalmente comemora seu título na Formula Indy

Na minha opinião Power finalmente teve seu título merecido o que acho que vai tornar ele um piloto muito mais alto confiante para o Futuro, Derepente pode fazer ele começar uma hegemonia na Indy, Cometeu erros? Sim. Mas acertou no momento decisivo e teve um adversário que na Hora que precisou decidir o campeonato Falhou.

Hélio Castroneves cometeu os mesmo erros do ano passado, Para mim eu acho que foi a última chance dele ser o campeão, Com o surpreendente campeonato que fez Montoya em sua volta na indy e o título de Power nesse ano o que tirou a Penske da fila de 8 anos sem um campeão Hélio acaba 2014 numa posição frágil e tendo o que provar em 2015 que pode lutar pelo título. Já a Ganassi a Troca de Motores acabou sendo ruim para todos por lá, Mas se recuperaram no final da temporada, Faltou pouco para Dixon brigar pelo título e Tony Kannan melhorou muito na segunda parte do campeonato o que pode ser um sintoma de que vai lutar seriamente pelo título em 2015.

Pela Quarta vez Hélio deixa o título escapar.

Simon Pagenaud foi um dos pilotos mais fortes do ano e pode muito bem ser o campeão até mesmo pela Schmidt pois vejo um crescimento dessa equipe na Formula Indy nos últimos anos e a equipe acertou na contratação de Aleshin que tem a chance de mostrar o que pode fazer uma categoria forte como a Formula Indy.

A Andretti acabou tendo seu melhor momento a vitória de Ryan Hunter-Reay nas 500 milhas de Indianápolis. Mas achei um ano bem discreto da equipe de Michael Andretti, Mostrando que a equipe teve uma perda com os motores Honda.

Só tenho a dizer, parabéns a Will Power pelo merecido título da Formula Indy da temporada de 2014.

Resultado final das 500 milhas de Fontana:

1.  Tony Kanaan         (Ganassi/Chevy)    2:32:58.4659
2.  Scott Dixon         (Ganassi/Chevy)         a 3.6750s
3.  Ed Carpenter        (Carpenter/Chevy)       a 7.3053s
4.  Juan Pablo Montoya  (Penske/Chevy)          a 7.9238s
5.  James Hinchcliffe   (Andretti/Honda)       a 11.8858s
6.  Takuma Sato         (Foyt/Honda)           a 12.6887s
7.  Ryan Briscoe        (Ganassi/Chevy)        a 16.5113s
8.  Carlos Munoz        (Andretti/Honda)       a 23.2807s
9.  Will Power          (Penske/Chevy)         a 28.3456s
10.  Josef Newgarden     (Fisher/Honda)         a 32.1856s
11.  Marco Andretti      (Andretti/Honda)          a 1 Volta
12.  Charlie Kimball     (Ganassi/Chevy)           a 1 Volta
13.  Justin Wilson       (Coyne/Honda)             a 1 Volta
14.  Helio Castroneves   (Penske/Chevy)            a 1 Volta
15.  Jack Hawksworth     (Herta/Honda)            a 1 Volta
16.  Ryan Hunter-Reay    (Andretti/Honda)         a 2 Voltas
17.  Sebastian Saavedra  (KV/Chevy)               a 2 Voltas
18.  Sebastien Bourdais  (KV/Chevy)               a 5 Voltas
19.  Graham Rahal        (Rahal/Honda)           a 6 Voltas
20.  Simon Pagenaud      (Schmidt/Honda)          a 7 Voltas

Não Terminou a corrida:

Carlos Huertas      (Coyne/Honda)            a 229 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Indycar

Sem categoria

Deixe uma resposta