Após 3 poles seguidas, finalmente Tatsuki Suzuki traduz seu domínio nas classificações com uma corrida sensacional de resistência aos seus adversários, conquistando sua primeira vitória em 2020 e a segunda da sua carreira na etapa de Andalucia do Mundial de Motovelocidade.
O Japonês largou muito bem e se firmou na liderança, Gabriel Rodrigo passou para a segunda posição, mas foi por pouco tempo, Ogura recuperou a posição na segunda curva. No final da primeira volta, Rodrigo superou Ogura e passou a ser o segundo e Arenas passou Raul Fernandez para ser o 4ºColocado.
Na reta oposta, Fernandez foi com tudo para ganhar a ponta, mas Suzuki recuperou curvas depois. Essas manobras do Japonês da equipe de Paolo Simoncelli seriam uma constante nas 22 voltas da corrida. Darryn Binder chamava atenção na largada, pulou da 25ªPosição e já estava na 8ªposição.
A disputa entre Suzuki e Rodrigo durou até o começo da 5ªvolta, quando Arbolino passou Rodrigo e passou para a segunda posição, mas essa briga não teria fim, os foi brigariam por essa posição.
Na 7ªVolta, Fernandez acabou subindo para a liderança, que durou poucas curvas já que Tatsuki Suzuki novamente na curva 9 recuperava a ponta. Essa curva seria o grande trunfo do piloto de Paolo Simoncelli a prova inteira.
Ao começar a 8ªVolta, Jaume Masia derrubou Ai Ogura. Os dois acabaram tentando voltar, mas sem chances de um bom resultado. Na volta seguinte, Gabriel Rodrigo volta a 2ªposição e volta a disputar a ponta com Suzuki. O Argentino passa pela segunda vez o japonês e pela segunda vez o Japonês volta a ponta na curva 9. Além dos dois primeiros, Fernandez, McPhee, Arenas, Arbolino, Binder, Onçu, Vietti e Alcoba formavam o primeiro pelotão. O Segundo pelotão era liderado pelo Toba, seguido de Yamanaka e Fenati que vinham disputando posição.
A partir da metade da prova, John McPhee começa a aparecer na disputa, o escocês supera Rodrigo e passa a ser o segundo colocado, enquanto que Tony Arbolino começou a perder rendimento e ficou para trás.
A 8 voltas do final, Albert Arenas foi para o chão e abandonou a corrida. Foi à queda mais forte da corrida. A sorte do espanhol é que continuaria líder do campeonato em qualquer tipo de resultado. Voltas depois, Rodrigo tem um pequeno desequilíbrio e isso faz com que ele é Binder percam um pouco de tempo. Com isso, Suzuki abriu uma pequena vantagem sobre os dois, mas a menos de 3 voltas para o final, Rodrigo voltou a atacar Suzuki, mas é superado pelo sul-africano Darryn Binder que poderia fazer uma corrida épica após largar da última posição.
Jeremy Alcoba foi punido e tinha que passar pela volta longa. A duas voltas para o final, Suzuki vinha na frente, com Binder na sua cola seguido de McPhee, Rodrigo, Vietti e Alcoba. Raul Fernandez em 7º ficou para trás.
McPhee e Binder disputaram a segunda posição. Na volta final, Binder acaba levando um xis do Escocês e acaba perdendo posição para Vietti e Alcoba (Caindo para a 5ªposição).
McPhee tenta um ataque final de Tatsuki Suzuki que consegue segurar a pressão e acaba vencendo pela primeira vez na Moto 3, Finalmente concretizando seu domínio nas classificações em vitória no domingo. John McPhee terminou a prova na segunda posições, crescendo na hora certa. Completou o pódio o regular Celestino Vietti da VR46.
Jeremy Alcoba por não cumprir a punição da volta rápida acabou perdendo 3 posições por causa dos 3 segundos acrescidos ao seu tempo de corrida, O piloto perdeu posições para Darryn Binder, numa corrida sensacional de recuperação do piloto da CIP, ganhando 21 posições em 22 voltas, para Gabriel Rodrigo que perdeu terreno na reta final de corrida e Raul Fernandez conseguiu ainda salvar a 6ªposição. Mesmo assim, foi um bom desempenho do piloto mais inexperiente da Gresini.
Sergio Garcia e Ryusei Yamanaka fizeram boas corridas pela Estrella Galícia e colocaram suas motos em 8º e 9ºlugares. Tony Arbolino em final decepcionante fechou os 10 primeiros colocados.
Fotos:
Resultado Final do GP de Andalucia
3ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – Moto 3
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 39’18.861 |
2 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda NSF250RW | a 0.064 |
3 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | a 0.134 |
4 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM RC250GP | a 0.628 |
5 | 2 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | a 0.817 |
6 | 25 | Raúl Fernández | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | a 2.742 |
7 | 52 | Jeremy Alcoba | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | a 3.315 |
8 | 11 | Sergio García | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | a 4.853 |
9 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | a 4.887 |
10 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | a 4.988 |
11 | 27 | Kaito Toba | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | a 5.301 |
12 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna FR250GP | a 5.603 |
13 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Racing | KTM RC250GP | a 6.783 |
14 | 82 | Stefano Nepa | Aspar Team | KTM RC250GP | a 7.729 |
15 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | a 7.776 |
16 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 17.641 |
17 | 70 | Barry Baltus | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | a 17.416 |
18 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM RC250GP | a 20.821 |
19 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | a 20.833 |
20 | 89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda NSF250RW | a 22.445 |
21 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | a 22.500 |
22 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | a 34.688 |
9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | a 2 voltas | |
7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 3 voltas | |
53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM RC250GP | a 4 voltas | |
71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM RC250GP | a 6 voltas | |
5 | Jaume Masiá | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 7 voltas | |
75 | Albert Arenas | Aspar Team | KTM RC250GP | a 8 voltas | |
79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 8 voltas | |
12 | Filip Salač | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | a 14 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP