Suzuki domina maior parte da corrida e conquista primeira vitória da carreira em Misano

Após 84 corridas no Mundial de motovelocidade, Finalmente o Japonês Tatsuki Suzuki chegou a sua primeira vitória da sua carreira. Em uma corrida aonde dominou a maior parte da prova, liderando quase todas as 23 voltas da etapa de San Marino.

O Japonês da equipe de Paolo Simoncelli dedicou a vitória para Marco Simoncelli, que acabou morrendo em um acidente no GP da Malásia em 2011. O Circuito inclusive tem o nome do filho do dono da equipe SIC 58 Squadra Corse.

Suzuki largou muito bem e assumiu a liderança, Arbolino acabou passando Aron Canet assumindo a segunda posição. Masia, Arenas, Vietti e Antonelli completava os 6 primeiros colocados. Sergio Garcia e Kaito Toba caíram na 2 primeiras curvas.

Na 2ªreta, Arbolino e Canet chegaram a passar Suzuki, O Japonês nas curvas seguintes devolveu as ultrapassagens e voltam ao primeiro lugar. Mais atrás, Dalla Porta e Ramirez superaram Andrea Migno assumindo o 8º e 9ºlugares respectivamente.

No começo da terceira volta, A Estrella Galícia acaba deixando de vez a corrida. Alonso Lopez foi para o Chão. As quedas se sucederam nas primeiras voltas. Arenas caiu na perigosa curva 1 na 4ªVolta. Momentos depois, Canet teve problemas com sua moto, Esses problemas acabaram por fazer que Tony Booth-Amos tivesse caído. Esse foi o acidente mais grave da corrida, O piloto inglês fraturou o pé direito.

Os pilotos Niccolò Antonelli e Celestino Vietti acabaram se acidentando. O piloto da SIC58 fraturou o punho esquerdo e a clavícula direita. Com todas essas confusões. Suzuki e Arbolino abriram vantagem nas 2 primeiras posições, Com Lorenzo Dalla Porta em 3º, Com ainda 17 voltas pela frente. Os dois pilotos da equipe WWR (Que perdeu o patrocinador da Bester, uma empresa de capitalização do oriente médio) vinham em 4º e em 5ºlugar. O Espanhol Jaume Masia superou Dalla Porta, assumindo a 3ªposição.

Masia, Dalla Porta e Migno vinham chegando em Suzuki e Arbolino. No segundo pelotão vinha liderando Dennis Foggia e Gabriel Rodrigo. A 12 voltas do final, Lorenzo Dalla Porta deu o troco em cima de Masia e volta ao pódio, Migno também supera Masia, Deixando seu companheiro de equipe para o 5ºlugar.

A 10 voltas do final, Suzuki em uma atuação impecável continuava na liderança. O Japonês Ai Ogura chegou nesse grupo da frente. No final da 14ªVolta, Arbolino erra e Lorenzo Dalla Porta passou para o segundo lugar. Na volta seguinte, O piloto da Snipers  recuperou a segunda posição. A 9 voltas do final, Dalla Porta voltou para cima de Arbolino voltando para o 2ºlugar, O piloto da Snipers tomou também de Jaume Masia.

Mas em algumas curvas tudo mudou, Dalla Porta que estava em 2ºlugar, foi superando pelo Jaume Masia, Tony Arbolino, Ai Ogura e Andrea Migno caindo para o 6ºlugar. John McPhee chegou a turma a 6 voltas do final.

Na 18ªVolta, Masia supera Suzuki e assumiu a liderança, Agora o Japonês pela primeira vez atrás de um piloto. Migno e Arbolino logo atrás disputaram o terceiro lugar, na parte mais rápida do circuito, Com o piloto da Snipers na frente. Logo depois ele foi para cima de Suzuki e chega a passar o piloto Japonês, Mas o piloto da SIC58 recuperou a posição.

A 4 voltas do final, Masia, Arbolino, Suzuki e Ogura estavam disputando a vitória. Migno, McPhee e Dalla Porta vinham um pouco mais atrás. Na 21ªVolta, na segunda parte da volta. Arbolino e Suzuki passaram pelo Migno, E na curva seguinte, Suzuki superou Arbolino e reassumiu a liderança na curva 14.

Arbolino tentou voltar para cima de Suzuki, Na penúltima volta, o piloto da Snipers chegou a superar o Japonês, Mas imediatamente Tatsuki Suzuki voltou a primeira posição, Decidido a vencer a prova. Na Volta final ele abriu uma pequena vantagem para Arbolino, Migno, McPhee e Ogura. Na curva 8, Migno caiu e levou Ogura com ele. O piloto da Honda Asia Team abandonou e o piloto da WWR voltou para terminar a corrida.

Nas curvas finais, Arbolino e McPhee tentaram de tudo, Mas Suzuki segurou a ponta e levou sua moto para a vitória em Misano, Sua primeira vitória da carreira e uma vitória marcante para a equipe de Paolo Simoncelli, A SIC58 Squadra Corse. Foi a segunda vitória da temporada e uma vitória na sua casa. Essa vitória teve um fator de emoção para eles todos. John McPhee superou Tony Arbolino e acabou ficando com o segundo lugar. O Pódio foi completado pelo piloto da Snipers. Arbolino entra na disputa pelo campeonato.

Jaume Masia levou sua moto sem o patrocinador das provas anteriores para o 4ºlugar, Uma atuação heroica do piloto Espanhol. Dennis Foggia acabou em 5ºlugar, Mas não brigou pela vitória em nenhum momento. Gabriel Rodrigo na sua volta as pistas, fez uma boa corrida acabando em 6ºlugar.

Marcos Ramirez após uma bela vitória em Silverstone, fez uma corrida apagada ficando em 7ºlugar. Lorenzo Dalla Porta acabou em 5ºlugar, Mas acabou punido em 3 segundos de acréscimo no seu tempo de corrida, Caindo para o 8ºlugar. O prejuízo de Canet poderia ser bem maior. Dalla Porta vem a 22 pontos a frente de Canet na liderança do Mundial.

Filip Salac da PruestelGP e Raul Fernandez da Angel Nieto completaram os 10 primeiros colocados. Semana que vem, teremos a 14ªEtapa com o GP de Aragón, A 3ªprova na Espanha em 2019.

Fotos:

Resultado Final da 13ªEtapa da Moto 3

posPilotoEquipeMotoTempo
124Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHonda40’00.034
217John McPheePetronas Sprinta RacingHondaa 0.112
314Tony ArbolinoVNE SnipersHondaa 0.201
45Jaume MasiaWWRKTMa 0.708
57Dennis FoggiaSKY Racing Team VR46KTMa 3.232
619Gabriel RodrigoKömmerling Gresini Moto3Hondaa 3.431
742Marcos RamirezLeopard RacingHondaa 3.518
848Lorenzo Dalla PortaLeopard RacingHondaa 3.740
912Filip SalacRedox PruestelGPKTMa 4.358
1025Raul FernandezSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 14.210
1182Stefano NepaReale Avintia Arizona 77KTMa 17.190
1284Jakub KornfeilRedox PruestelGPKTMa 17.217
1316Andrea MignoWWRKTMa 29.972
1454Riccardo RossiKömmerling Gresini Moto3Hondaa 32.133
1520Elia BartoliniSky Junior Team VR46KTMa 32.217
1653Deniz OncuRed Bull KTM AjoKTMa 51.058
NC79Ai OguraHonda Team AsiaHondaa 1 volta
NC22Kazuki MasakiBOE Skull Rider Mugen RaceKTMa 5 voltas
NC83Meikon KawagamiFundacion Andreas Perez 77KTMa 6 voltas
NC40Darryn BinderCIP Green PowerKTMa 15 voltas
NC44Aron CanetSterilgarda Max Racing TeamKTMa 18 voltas
NC75Albert ArenasSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 20 voltas
NC23Niccolò AntonelliSIC58 Squadra CorseHondaa 20 voltas
NC13Celestino ViettiSKY Racing Team VR46KTMa 20 voltas
NC69Tom Booth-AmosCIP Green PowerKTMa 20 voltas
NC21Alonso LopezEstrella Galicia 0,0Hondaa 21 voltas
NC71Ayumu SasakiPetronas Sprinta RacingHondaa 23 Voltas
NC27Kaito TobaHonda Team AsiaHondaa 23 Voltas
NC11Sergio GarciaEstrella Galicia 0,0Hondaa 23 Voltas
NC76Makar YurneBOE Skull Rider Mugen RaceKTMa 23 Voltas



Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *