Super Formula – 3ªEtapa em Sugo: Yamamoto vence e aumenta sua vantagem na liderança

Em Sugo, 3ªEtapa do Campeonato da Super Formula tivemos uma ótima vitória de Naoki Yamamoto que após 3 etapas disparou na liderança do campeonato. O piloto da Docomo largou da pole position, Com Tomoki Nojiri ao seu lado na segunda posição. Na segunda fila largam Lucas Auer da B-Max. O Austríaco que é um dos pilotos da Red Bull larga em 3º, Ao seu lado larga o Japonês Koudai Tsukakoshi da Real Racing.

Kamui Kobayashi da KGMC e Nirei Fukuzumi da Docomo largam da 3ªposição. Completando os 10 primeiros colocados: Tadasuke Makino e Alex Palou da equipe Nakajima Racing e Ryo Hirakawa da Team Impul e Hiroaki Ishiura da Cerumo Inging.

Vídeo:

Vídeo: Super Formula

Grid de Largada:

posPilotoEquipeMotorTempo
11Naoki YamamotoDOCOMO TEAM DANDELION RACINGHONDA/M-TEC HR-417E1’04.532
216Tomoki NojiriTEAM MUGENHONDA/M-TEC HR-417E1’10.761
350Lucus AuerB-Max Racing with motoparkHONDA/M-TEC HR-417E1’11.475
417Koudai TsukakoshiREAL RACINGHONDA/M-TEC HR-417E1’12.172
518Kamui Kobayashicarrozzeria Team KCMGTOYOTA/TRD Biz-01F1’12.808
65Nirei FukuzumiDOCOMO TEAM DANDELION RACINGHONDA/M-TEC HR-417E1’13.892
765Tadasuke MakinoTCS NAKAJIMA RACINGHONDA/M-TEC HR-417E1’04.308
864Alex PalouTCS NAKAJIMA RACINGHONDA/M-TEC HR-417E1’04.377
920Ryo HirakawaITOCHU ENEX TEAM IMPULTOYOTA/TRD Biz-01F1’04.600
1038Hiroaki IshiuraJMS P.MU/CERUMO・INGINGTOYOTA/TRD Biz-01F1’04.800
1151>Harrison NeweyB-Max Racing with motoparkHONDA/M-TEC HR-417E1’04.836
128Kazuya OshimaUOMO SUNOCO TEAM LEMANSTOYOTA/TRD Biz-01F1’04.936
134Yuji KunimotoKONDO RACINGTOYOTA/TRD Biz-01F1’05.747
1437Nick CassidyVANTELIN TEAM TOM’STOYOTA/TRD Biz-01F1’06.135
1519Yuhi SekiguchiITOCHU ENEX TEAM IMPULTOYOTA/TRD Biz-01F1’05.761
1639Sho TsuboiJMS P.MU/CERUMO・INGINGTOYOTA/TRD Biz-01F1’06.249
1736Kazuki NakajimaVANTELIN TEAM TOM’STOYOTA/TRD Biz-01F1’05.887
183Kenta YamashitaKONDO RACINGTOYOTA/TRD Biz-01F1’06.302
1915Daniel TicktumTEAM MUGENHONDA/M-TEC HR-417E1’06.063
207Artem MarkelovUOMO SUNOCO TEAM LEMANSTOYOTA/TRD Biz-01F1’06.884

Na largada, Naoki Yamamoto manteve a liderança após belíssima largada, Com tomoki Nojiri e Lucas Auer mantendo a 2ª e 3ªposições.  Kamui Kobayashi e Nirei Fukuzumi ganharam posição de Koudai Tsukakoshi.

No final da primeira volta: Nojiri, Kobayashi, Fukuzumi, Cassidy, Tsuboi e Yamashita pararam nos boxes. A parada do piloto da KCMG foi ruim e Kobayashi voltou atrás de Nick Cassidy. Nojiri e Fukuzumi passaram a ser os primeiros do pelotão dos que pararam. Yamamoto era o líder, Com bela vantagem sobre o Austríaco Lucas Auer. Na 3ªVolta, o espanhol Alex Palou ultrapassou o inglês Harrison Newey ganhando o 6ºlugar. No final dessa volta, Kunimoto foi para a sua parada, que foi bem complicada, passando por cima da mangueira da pistola da porca dos pneus. (Não teve punição para o piloto da Kondo)

Nojiri vinha a 37.9 segundos atrás de Yamamoto. Uma parada na Super Formula geralmente dura de 35 a 40 segundos, No que poderia dar ao piloto da Docomo a liderança da prova após a sua parada e dos outros pilotos que ainda tivessem que fazer a parada. Na 6ªVolta, Tsukakoshi foi para a parada obrigatória. Yuhi Sekiguchi era pressionado pelo Nakajima no bloco da frente valendo o 7ºlugar.

Yamamoto vinha abrindo do Nojiri, Mas Auer vinha chegando em cima do líder do campeonato, a vantagem caiu para menos de 2 segundos entre os 2. Apenas 3 pilotos estavam com os pneus médios: Ryo Hirakawa que vinha em 5ºlugar e os dois pilotos do Te Lemans. (Oshima e Markelov)

Após 10 voltas de corrida: Yamamoto, Auer (2.0 seg) , Makino (4.3 seg) , Harrison (7.4 seg), Hirakawa (12.5 seg), Palou (13.2 seg) , Sekiguchi (14.7 seg) e Nakajima (15.1 seg) teriam de fazer uma parada nos boxes. Nojiri estava em 9º, com 39.1 segundos, seguidos de Fukuzumi (40.8 seg), Cassidy (43.3 seg) e Kobayashi (44.0 seg).

No Final da 14ªVolta, chegando a reta dos boxes o líder da prova fez algo interessante, Yamamoto tentou aquecer seus pneus para melhorar seu desempenho. (Até que a temperatura estava razoavelmente boa) O piloto Ryo Hirakawa estava sofrendo pressão do Espanhol Alex Palou da Nakajima Racing tentando tomar o 5ºlugar, Com os pneus Médios (O único com esses pneus naquela altura da corrida) Ryo estava segurando não só Palou como também Sekiguchi e Nakajima.

Daniel Ticktum vinha em desempenho bem ruim, Já estava tomando volta de Harrison Newey que vinha em 4ºlugar. Igualmente ou pior que o piloto da Red Bull vinha o piloto Russo Artem Markelov que vinha em último lugar.

Com 20 voltas completadas, Nojiri diminuiu a diferença para 36.6 segundos para Yamamoto. Nessa altura do campeonato, Depois da parada de Yamamoto o piloto da Team Mugen passaria a liderança em Sugo. Ryo Hirakawa foi para os boxes na 22ªvolta. Com isso Palou acabou se afastando mais e mais de Sekiguchi e Nakajima que continuavam na disputa por posição.

Kamui Kobayashi estava pressionando Nick Cassidy disputando o 10ºlugar, Na 25ªVolta ele partiu para a ultrapassagem, Mas faltou um pouco mais de reta para a ultrapassagem ser concluída. Depois disso o piloto da KGMC ficou um pouco afastado e o neozelandês acabou ficando um pouco aliviado, Mas logo Kamui voltou a colocar pressão no piloto da TOM’s. Mesmo com o carro mais rápido, Kobayashi não conseguia a ultrapassagem. Infelizmente a pista de Sugo era curta e não tinha muitas possibilidades. Assim como era mais rápido o piloto Kazuki Nakajima sobre o piloto Yuhi Sekiguchi na disputa pelo 6ºlugar.

Lá na frente, Yamamoto abriu 4 segundos de frente de Lucas Auer. Tadasuke Makino vinha a 7.9 segundos na 3ªposição. Já Harrison Newey vinha a 16.4 segundos da liderança. Palou vinha em 5º a 24.4 segundos, 3 segundos depois vinha Sekiguchi e Nakajima brigando pelo 6ºlugar. Nojiri vinha a 38.5 segundos da liderança em 8ºlugar.

Em poucas voltas, Naoki Yamamoto abria 41 segundos sobre Nojiri e a disputa entre Sekiguchi e Nakajima pegava fogo. O piloto da Tom’s tentou a ultrapassagem, Mas acabou o piloto da Team Impul segurando o 6ºlugar. Não menos intensa vinha sendo a briga entre Nick Cassidy e Kamui Kobayashi pelo 10ºlugar. Ambos começavam a chegar perto de Nojiri e de Fukuzumi.

Na 40ªVolta, Yamamoto já tinha 45 segundos de diferença para Nojiri. Já não tinha dúvidas de que o piloto da Docomo voltaria na frente do piloto da Team Impul quando voltasse da parada obrigatória. Enquanto Yamamoto virava 1:08.321, Seu principal adversário Tomoki Nojiri estava virando na casa do 1 minuto e 9 segundos. Só um erro do piloto ou nos boxes ou uma falha mecânica tiraria a vitória do piloto Japonês.

Kobayashi tinha problemas com o botão de ultrapassagem, Mas mesmo assim ele vinha em cima de Cassidy. Na 51ªVolta aconteceu a ultrapassagem, Após muito esforço de Kamui, finalmente ele colocou por dento de Nick Cassidy e assumiu a 8ªposição. Visto que o piloto da B-Max Harrisson Newey com problemas (Principio de Incêndio) quando foi para os boxes e acabou deixando a prova.

Naoki Yamamoto foi para os boxes na 52ªvolta. Com 13 segundos de troca dos pneus o piloto da Docomo volta a pista em 1ºlugar. Auer e Makino também pararam e o piloto da Nakajima voltou a frente do piloto da Red Bull, Mas na curva seguinte de saída dos boxes o japonês acabou errando e cedendo a posição para o Austríaco. E infelizmente para Makino ele teve um problema sério e acabou perdendo várias e várias posições. Certamente teve problemas e acho que a errada de Makino já foi por causa do problema no carro dele. Foram 2 voltas de problemas, E nesses problemas ele foi do 3º para o 13ºlugar. Kamui Kobayashi acabou passando Fukuzumi e ganhando o 5ºlugar.

Alex Palou era o líder, Mas com 6 segundos de diferença para Yamamoto o piloto da docomo fatalmente voltaria a liderança. Na volta 56, Tomoki Nojiri foi passar Auer, Mas acabou perdendo a freada e rodando rumo a caixa de brita na curva 1. Essa rodada provocou a entrada do Safety Car. Palou acabou indo para os boxes e voltando ainda em uma boa 6ªposição.

A Liderança era de Yamamoto, com Lucas Auer em 2º, Kamui Kobayashi que poderia estar em situação ruim estava em 3ºlugar. Depois vinham Cassidy, Fukuzumi, Palou, Yamashita e Ishiura completando os 6 primeiros colocados. Nick Cassidy que largou do 14ºlugar estava a 1 posição do pódio e Kenta Yamashita que largou em 18ºlugar e estava em 7ºlugar. Dois pilotos que fizeram belas provas de recuperação.

A Prova recomeça na 61ªVolta, Com Yamamoto disparando na liderança, Mas essa relargada praticamente não valeu muito. Isso porque o piloto da Cerumo Sho Tsuboi acabou rodando de maneira amadora, Um típico erro de iniciante na categoria. Safety Car de novo na pista para a retirada do carro que rodou, Mas para a corrida não acabar com bandeira amarela, os fiscais de pista encostaram o carro em um muro interno.

Bandeira Verde a 3 voltas do final, Yamamoto tinha uma vantagem enorme para Auer e Kobayashi que tinham 2 retardatários entre eles. O piloto Austríaco da B-Max acabou se atrapalhando e Kobayashi aproveitou para fazer a ultrapassagem por fora e ganhar um 2ºlugar, Mesmo sem o botão de ultrapassagem.

Após 2 resultados na segunda posição, Naoki Yamamoto que largou na pole position conquistou a vitória em Sugo, Em uma grande apresentação do piloto da Docomo. Com 27 pontos em 3 corrida, E já com conversas de fazer um treino livre na Formula 1 o piloto Japonês esta bem encaminhado para o tricampeonato da Super Formula.

Em magnifica exibição, Kamui Kobayashi acabou em 2ºlugar e marca seus primeiros 8 pontos na temporada, Superando o Austríaco Lucas Auer que apesar de perder o 2ºlugar ainda deve-se elogiar a prova do piloto da B-Max, Conquistando seu primeiro pódio do ano. Ao contraio de Dan Ticktum, que após uma péssima apresentação em Sugo acabou sendo retirado do programa de pilotos da Red Bull. No dia 14 de Julho em Fuji, O Mexicano Patrício O’Ward será o substituto do inglês.

Nick Cassidy ficou em 4ºlugar e esta na vice-líderança, Com 11 pontos de atraso para Yamamoto. Alex Palou chegou em 5ºlugar, Mas acabou punido por que ele passou Nirei Fukuzumi antes de cruzar uma linha quando tivesse uma relargada, Nisso ele caiu para a 13ªposição. Quem se beneficiou foi Nirei Fukuzumi repetindo o 5ºlugar de Autopolis em Sugo. Em 6ºlugar, Kenta Yamashita da Kondo, Numa ótima corrida de recuperação. Fechando a zona de pontuação vieram: Hiroaki Ishiura (Marcando seus dois pilotos pontos em 2019) e Yuji Kunimoto.

No dia 14 de Julho teremos a 4ªetapa da Super Formula, Realizado no Circuito de Fuji no Japão. Até lá, Naoki Yamamoto esta em um ótimo momento, Mas será que esse momento vai continuar ou alguém vai conseguir desafiar o domínio do piloto da Docomo? Vamos aguardar para ver.

Vídeos:

Vídeo: Super Formula

Fotos:

Resultado final da 3ªEtapa da Super Formula
GP de Sugo

posPilotoEquipeMotorVoltasTempo
11Naoki YamamotoDOCOMO TEAM DANDELION RACINGHONDA/M-TEC HR-417E681h27’37.593
218Kamui Kobayashicarrozzeria Team KCMGTOYOTA/TRD Biz-01F68a 3.127
350Lucus AuerB-Max Racing with motoparkHONDA/M-TEC HR-417E68a 4.820
437Nick CassidyVANTELIN TEAM TOM’STOYOTA/TRD Biz-01F68a 5.621
55Nirei FukuzumiDOCOMO TEAM DANDELION RACINGHONDA/M-TEC HR-417E68a 8.060
63Kenta YamashitaKONDO RACINGTOYOTA/TRD Biz-01F68a 8.149
738Hiroaki IshiuraJMS P.MU/CERUMO・INGINGTOYOTA/TRD Biz-01F68a 10.061
84Yuji KunimotoKONDO RACINGTOYOTA/TRD Biz-01F68a 11.351
917Koudai TsukakoshiREAL RACINGHONDA/M-TEC HR-417E68a 12.330
1019Yuhi SekiguchiITOCHU ENEX TEAM IMPULTOYOTA/TRD Biz-01F68a 12.736
1120Ryo HirakawaITOCHU ENEX TEAM IMPULTOYOTA/TRD Biz-01F68a 14.207
1236Kazuki NakajimaVANTELIN TEAM TOM’STOYOTA/TRD Biz-01F68a 15.289
1364Alex PalouTCS NAKAJIMA RACINGHONDA/M-TEC HR-417E68a 40.720
1465Tadasuke MakinoTCS NAKAJIMA RACINGHONDA/M-TEC HR-417E68a 50.740
1515Daniel TicktumTEAM MUGENHONDA/M-TEC HR-417E67a 1 Volta
167Artem MarkelovUOMO SUNOCO TEAM LEMANSTOYOTA/TRD Biz-01F67a 1 Volta
178Kazuya OshimaUOMO SUNOCO TEAM LEMANSTOYOTA/TRD Biz-01F67a 1 Volta
1839Sho TsuboiJMS P.MU/CERUMO・INGINGTOYOTA/TRD Biz-01F58a 10 Voltas
1916Tomoki NojiriTEAM MUGENHONDA/M-TEC HR-417E55a 13 Voltas
2051Harrison NeweyB-Max Racing with motoparkHONDA/M-TEC HR-417E49a 19 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Super Formula/ Twitter: TOYOTA_PRhtman32tmorittomsracingAUTOSPORT_webHondaJP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *