Super Formula 2019 – Round 6 em Okayama: Yamashita vence e campeonato fica totalmente em aberto

Grid de Largada:

posPilotoEquipe/Motortempo
120Ryo HirakawaITOCHU ENEX TEAM IMPUL1’12.700
TOYOTA/TRD Biz-01F
23Kenta YamashitaKONDO RACING1’12.780
TOYOTA/TRD Biz-01F
34Yuji KunimotoKONDO RACING1’12.880
TOYOTA/TRD Biz-01F
436Kazuki NakajimaVANTELIN TEAM TOM’S1’12.884
TOYOTA/TRD Biz-01F
55Nirei FukuzumiDOCOMO TEAM DANDELION RACING1’12.890
HONDA/M-TEC HR-417E
638Hiroaki IshiuraJMS P.MU/CERUMO・INGING1’12.969
TOYOTA/TRD Biz-01F
765Tadasuke MakinoTCS NAKAJIMA RACING1’13.004
HONDA/M-TEC HR-417E
864Alex PalouTCS NAKAJIMA RACING1’13.382
HONDA/M-TEC HR-417E
918Kamui Kobayashicarrozzeria Team KCMG1’13.325
TOYOTA/TRD Biz-01F
1037Nick CassidyVANTELIN TEAM TOM’S1’13.382
TOYOTA/TRD Biz-01F
1115Patricio O’WardTEAM MUGEN1’13.519
HONDA/M-TEC HR-417E
1251Harrison NeweyB-Max Racing with motopark1’13.557
HONDA/M-TEC HR-417E
1316Tomoki NojiriTEAM MUGEN1’14.886
HONDA/M-TEC HR-417E
1419Yuhi SekiguchiITOCHU ENEX TEAM IMPUL1’15.767
TOYOTA/TRD Biz-01F
1550Lucus AuerB-Max Racing with motopark1’14.919
HONDA/M-TEC HR-417E
161Naoki YamamotoDOCOMO TEAM DANDELION RACING1’15.842
HONDA/M-TEC HR-417E
1717Koudai TsukakoshiREAL RACING1’15.118
HONDA/M-TEC HR-417E
1839Sho TsuboiJMS P.MU/CERUMO・INGING1’16.057
TOYOTA/TRD Biz-01F
197Yuichi NakayamaUOMO SUNOCO TEAM LEMANS1’15.147
TOYOTA/TRD Biz-01F
208Kazuya OshimaUOMO SUNOCO TEAM LEMANS1’16.179
TOYOTA/TRD Biz-01F

6ªEtapa da Super Formula de 2019 – Realizada nos dias 28 e 29 de Setembro

Okayama teve uma das melhores corridas dos últimos anos. Cheia de alternativas e bem imprevisível em relação ao vencedor e para a disputa do campeonato. Aproveitando o seu melhor momento na Super Formula, Ryo Hirakawa da Impul acabou conquistando a pole position. Ao seu lado, Larga o Japonês Kenta Yamashita da equipe Kondo, Que teria na segunda fila o Japonês Yuji Kunimoto. Kazuke Nakajima da Tom’S e Nirei Fukuzumi da Docomo completavam os 5 primeiros colocados.

O primeiro não nipônico do Grid, o Espanhol Alex Palou larga em 8º. Dos principais concorrentes ao título, Nick Cassidy largaria em uma posição melhor, mas o 10ºlugar não era muito bom. Ao menos era melhor que o 16º que Naoki Yamamoto conseguiu na Classificação.

Ryo Hirakawa largou bem e manteve a liderança, Yamashita vinha em 2º e Nirei Fukuzumi da Docomo, que subiu do 5º para o 3ºlugar em 2 curvas. Curvas depois, Fukuzumi foi para cima de Yamashita e levou o segundo lugar das mãos do piloto da Kondo. Seu companheiro de equipe Yuji Kunimoto deu uma escapada e caiu para o 9ºlugar. No final da 1ªVolta, Kamui Kobayashi foi para a parada, trocar os pneus médios pelos pneus macios. As táticas malucas que existiram em Motegi iriam aparecer em Okayama.

Muitas disputas nas primeiras voltas, Uma delas entre os pilotos da Tom’s. Entre Kazuki Nakajima e Nick Cassidy acabou o Japonês levando a pior, Não só perdendo posição para seu companheiro de equipe como também para Lucas Auer da B-Max caindo para o 7ºlugar. Hirakawa e Fukuzumi abriam muito da Concorrência. Yamashita com os pneus médios vinha segurando Hiroaki Ishiura e Nick Cassidy, Ambos com os pneus macios.

O piloto da Ishiura foi pelo lado de fora na curva seguinte da reta oposta e acabou levando a posição de Yamashita, que acabou perdendo posição para Nick Cassidy. Na metade da 5ªVolta, Lucas Auer superou o piloto da Kondo, que em uma volta caiu do 3º para o 6ºlugar. O desempenho dos pneus macios era muito superior ao desempenho dos pneus médios, seu dúvida nenhuma.

Hirakawa abria 4.5 segundos sobre Nirei Fukuzumi, O jovem piloto da Docomo tentou tirar essa diferença, Mas acabou se afobando e indo para a caixa de brita na 5ªCurva da 8ªVolta. Isso ocasionou a entrada do safety car. Enquanto os fiscais de pista estavam tirando o carro do piloto da Docomo, Muita gente aproveitou para fazer parada nos boxes. Na 11ªVolta, Yamamoto, Kunimoto, Nakajima e Makino foram para os boxes. Ao sair dos boxes, O piloto da Nakajima acabou passando pela grama. (Por incrível que pareça isso rendeu punição por causa disso, Vai entender os Japoneses) outros pilotos foram para os boxes na 12ªVolta.

Na 13ªVolta tivemos a relargada: Hirakawa era o ponteiro, seguido de Ishiura, Cassidy, Auer, Nojiri, Tsoboi, Kobayashi, Yamashita, Nakajima e Newey. Sendo que os 6 primeiros ainda não tinham feito a troca. Fizeram uma parada além do 7º ao 10ºlugar, Palou, O’Ward e Kunimoto. Já com suas paradas: Yamamoto (14ª), Tsukakoshi, Oshima, Makino, Sekiguchi e Nakayama.(Piloto que substituiu o Russo Artem Markelov) Kunimoto no final da 13ªVolta foi para os boxes, caindo para o último lugar.

Lá na frente, Hirakawa vinha abrindo distância sobre os rivais, Enquanto isso, Kamui Kobayashi foi para cima de Tsuboi, O primeiro piloto que já tinha trocado poderia levar Kobayashi a ser o favorito a vitória em Okayama. Na 16ªVolta, Palou e Newey faziam uma briga europeia pelo 10ºlugar. Kobayashi acabou superando Tsuboi e assumiu o 6ºlugar. Na metade da 19ªVolta, O piloto da KGMC chegou em Tomoki Nojiri da Team Mugen, Mas já seria bem mais difícil para Kamui. Hirakawa estava 2.2 segundos a frente de Ishiura, 4.5 segundos de Cassidy, 6.8 segundos de Lucas Auer. Kobayashi chegou em Nojiri na metade da 19ªVolta. Estava rendendo muito o piloto da KGMC.

Tsuboi, Yamashita, Nakajima e Harrison completam os 10 primeiros colocados. Hiroaki SIshura vinha tentando tirar vantagem a diferença que tinha Hirakawa na liderança. Nick Cassidy estava acompanhando os 2 primeiros. Tomoki Nojiri conseguiu abrir um pouco de vantagem para Kobayashi. Ao mesmo tempo,o piloto da Team Mugen foi para cima do Austríaco Lucas Auer da B-MAX na 25ªVolta.

Duas voltas depois, Kazuki Nakajima passou a pressionar Kenta Yamashita valendo o 8ºlugar. Logo atrás, O inglês Harrison Newey segurava a 10ªposição dos ataques do Espanhol Alex Palou. Na 31ªVolta, o outro piloto da Nakajima, Makino recebeu o Drive Through, comprometendo de vez sua corrida.

Na volta 33, Hiroaki Ishiura perdeu o 2ºlugar para Cassidy, parecia um erro do experiente piloto. Porém, o seu carro deu problemas e isso justificou o erro do piloto da Cerumo, que acabou indo para os boxes, com a esperança do problema ser um pneu furado. Após a troca dos seus pneus, Ishiura voltou em 15º e seu carro continuou lento. Seu carro tinha um problema bem mais sério.

Com 34 voltas, Ryo Hirakawa chegou a abrir 3.7 segundos de vantagem para Nick Cassidy. Porém a partir dai o piloto da Tom’s sentiu que poderia vencer a corrida ao restarem 32 voltas para o final. Porém, Eles dois, mais Lucas Auer, Tomoki Nojiri e Sho Tsuboi precisavam fazer a parada. Kamui Kobayashi era o primeiro piloto que já tinha parado nos boxes e com grandes chances de vencer a prova, com 27 voltas pela frente, O piloto da KCMG era de 7.7 segundos para Hirakawa e do segundo piloto que tinha feito a parada, A vantagem era de 25 segundos para Yamashita.

Na volta 45, Kobayashi voltou a pressionar Nojiri, disputa valendo o 4ºlugar, Mas a principal disputa da prova era entre Hirakawa e Cassidy, O piloto Neozelandês vinha a menos de 1 segundo atrás e tinha um carro bem mais rápido que o carro do piloto da Impul. Naoki Yamamoto não vinha bem, com 35 segundos atrás de Cassidy as chances dele pontuar eram poucas e a liderança do campeonato que parecia esta muito sólida a 3 provas atrás poderia estar perdendo a ponta do campeonato.

Kobayashi vinha com a prova na mão, mas a KCMG estava pronta para uma nova parada. Na 52ªVolta, Kamui foi para uma segunda parada e voltou em 13ºlugar, com 45.6 segundos dos líderes. Com isso, Hirakawa poderia ter esperanças de vencer a prova, Mas tinha apenas 28 segundos de frente para Yamashita e uma parada geralmente demoraria 40 segundos, Ou seja, tanto ele como Cassidy precisavam de mais 12 segundos para conquistar uma vitória.

Cassidy foi para o ataque em cima de Hirakawa, que já esta sem ritmo, tanto é que Auer e Nojiri se aproximavam os dois. Tava na cara que o piloto da Impul  não tinha mais rendimento. A corrida passou a ser por contagem regressiva ao invés do número de voltas. Ao invés das 68 voltas a prova teria que terminar em 10 minutos.

Cassidy superou Hirakawa e passou para a ponta na volta 57. Auer e Nojiri foram se aproximar do ex-líder da prova. Kobayashi foi para cima de Naoki Yamamoto e acabou no seu melhor estilo ganhando o 11ºlugar. A 8 minutos e meio do final, Hirakawa vai para a sua parada, Voltando em 11ºlugar (atrás de Yamamoto), mas acabou perdendo essa posição para Kasuya Oshima.

Na 61ªVolta, Nick Cassidy vai para os boxes e volta à frente de Kobayashi e de Yamamoto. Nojiri vai para a ponta, Mas para na volta 62.

Porém, Kobayashi chega pra cima de Cassidy e travam o duelo pelo 6ºlugar. para mim, esse foi o melhor duelo da temporada. O Desempenho de Kamui era bem melhor que o rendimento de Nick Cassidy. Na volta 63, Kobayashi tentou por fora no final da reta oposta e Cassidy se defendeu, na curva seguinte, Kamui fez por fora uma senhora ultrapassagem em cima de Cassidy que acabou rodando e caindo para o 11ºlugar.

Foi uma senhora ultrapassagem do piloto Japonês a 5 minutos do final. Cassidy caiu para o 11ºlugar e ficou sem possibilidade de pontuar. Pior ainda é que Naoki Yamamoto vinha em 8ºlugar e estava marcando um ponto.

Lucas Auer liderava a prova, mas a 2 minutos do final ele precisou fazer a parada. Kenta Yamashita passou para a liderança, com 2.3 segundos a frente de Kazuki Nakajima. O piloto da Kondo acabou com a vitória após 66 voltas (2 a menos que as 68 voltas planejadas) e entrou na briga pelo campeonato da Super Formula.

Kazuki Nakajima salvou o dia da Tom’s com 2ºlugar e o Inglês Harrison Newey acabou conquistando um merecidíssmo pódio em 3ºlugar, após se defender com muita garra dos ataques do espanhol Alex Palou da Nakajima, que ficou com o 4ºlugar.

Lucas Auer da B-Max, Patrício O’Ward da Team Mugen, Naoki Yamamoto da Docomo e Kazuma Oshima completaram os 8 primeiros colocados. Kamui Kobayashi acabou na volta final deixando a prova (Ou com problemas em seu carro ou por erro do piloto) uma pena, pois merecia até mesmo vencer a prova se não fosse pela segunda parada na parte final de prova.

Naoki Yamamoto com os dois pilotos voltou a liderança do campeonato, com 29 pontos contra os 28 pontos de Nick Cassidy, que ficou em 10ºlugar. Alex Palou com 25 pontos, Kenta Yamashita com 18 pontos e Kamui Kobayashi com 19 pontos disputavam o título na etapa final em Suzuka. Com 14 pontos em jogo, tudo poderia acontecer.

Resultado Final da 6ªEtapa da Super Formula 2019

posPilotoEquipe/Motortempo
13Kenta YamashitaKONDO RACING1h30’52.967
TOYOTA/TRD Biz-01F
236Kazuki NakajimaVANTELIN TEAM TOM’Sa 2.340
TOYOTA/TRD Biz-01F
351Harrison NeweyB-Max Racing with motoparka 4.045
HONDA/M-TEC HR-417E
464Alex PalouTCS NAKAJIMA RACINGa 5.311
HONDA/M-TEC HR-417E
550Lucus AuerB-Max Racing with motoparka 11.174
HONDA/M-TEC HR-417E
615Patricio O’WardTEAM MUGENa 12.532
HONDA/M-TEC HR-417E
71Naoki YamamotoDOCOMO TEAM DANDELION RACINGa 15.702
HONDA/M-TEC HR-417E
88Kazuya OshimaUOMO SUNOCO TEAM LEMANSa 17.763
TOYOTA/TRD Biz-01F
916Tomoki NojiriTEAM MUGENa 24.461
HONDA/M-TEC HR-417E
1037Nick CassidyVANTELIN TEAM TOM’Sa 32.896
TOYOTA/TRD Biz-01F
1139Sho TsuboiJMS P.MU/CERUMO・INGINGa 38.901
TOYOTA/TRD Biz-01F
1220Ryo HirakawaITOCHU ENEX TEAM IMPULa 41.280
TOYOTA/TRD Biz-01F
1319Yuhi SekiguchiITOCHU ENEX TEAM IMPULa 41.660
TOYOTA/TRD Biz-01F
1417Koudai TsukakoshiREAL RACINGa 42.858
HONDA/M-TEC HR-417E
157Yuichi NakayamaUOMO SUNOCO TEAM LEMANSa 43.464
TOYOTA/TRD Biz-01F
164Yuji KunimotoKONDO RACINGa 44.663
TOYOTA/TRD Biz-01F
1765Tadasuke MakinoTCS NAKAJIMA RACINGa 46.043
HONDA/M-TEC HR-417E
1818Kamui Kobayashicarrozzeria Team KCMGa 1 Volta
TOYOTA/TRD Biz-01F
1938Hiroaki IshiuraJMS P.MU/CERUMO・INGINGa 31 Voltas
TOYOTA/TRD Biz-01F
205Nirei FukuzumiDOCOMO TEAM DANDELION RACINGa 59 Voltas
HONDA/M-TEC HR-417E

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: twitter.com/Yuu_300twitter.com/motorsportm8  – twitter.com/leblogauto

Deixe uma resposta