Grid de Largada:
pos | Nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 4 | Yuji Kunimoto | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’47.602 |
2 | 39 | Sho Tsuboi | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’47.877 |
3 | 5 | Nirei Fukuzumi | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’48.059 |
4 | 36 | Kazuki Nakajima | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’49.331 |
5 | 50 | Lucus Auer | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’49.463 |
6 | 38 | Hiroaki Ishiura | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’50.036 |
7 | 3 | Kenta Yamashita | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’50.273 |
8 | 18 | Kamui Kobayashi | carrozzeria Team KCMG | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’50.329 |
9 | 17 | Koudai Tsukakoshi | REAL RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’50.700 |
10 | 37 | Nick Cassidy | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’51.169 |
11 | 8 | Kazuya Oshima | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’53.200 |
12 | 16 | Tomoki Nojiri | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’57.301 |
13 | 65 | Tadasuke Makino | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’57.618 |
14 | 15 | Daniel Ticktum | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’59.909 |
15 | 64 | Alex Palou | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 2’00.399 |
16 | 19 | Yuhi Sekiguchi | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | 2’05.208 |
17 | 1 | Naoki Yamamoto | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | Sem Tempo |
18 | 7 | Artem Markelov | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | Sem Tempo |
19 | 20 | Ryo Hirakawa | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | Sem Tempo |
20 | 51 | Harrison Newey | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | Sem Tempo |
Em Autopolis tivemos uma outra exibição de Gala de Yuki Sekiguchi, Uma brilhante vitória do Japonês da equipe Impul. Uma Vitória que lembra a vitória dele em Sugo em 2016 (Clique aqui para ver como foi essa corrida)
Yuki Sekiguchi, Ao largar do 16ºlugar não tinha muitas esperanças de vencer a prova. A Classificação foi uma bagunça. Com o tempo chuvoso, Muita gente boa largar lá atrás. A Pole Position ficou o Japonês Yuji Kunimoto da Kondo Racing. Ao seu lado larga o jovem Japonês Sho Tsuboi, Campeão da Formula 3 Japonesa e 5ºlugar na prova de Suzuka. Na segunda fila largam Nirei Fukuzumi da Docomo e Kazuki Nakajima da Tom’s. O primeiro piloto estrangeiro foi o Austríaco Lucas Auer e o Campeão da Super Formula Hiroaki Ishiura da Cerumo.
Completando os 10 primeiros colocados: Kenta Yamashita, Kamui Kobayashi, Koudai Tsukakoshi e Nick Cassidy.
Na largada, Kunimoto, Tsuboi e Fukuzuki mantiveram os 3 primeiros colocados. Tomoki Nojiri e Harrison Newey não conseguiram largar e ficaram parados. Ao final da primeira volta, 4 pilotos foram para os boxes. Entre eles os pilotos Naoki Yamamoto, Kenta Yamashita. No final da segunda volta o Safety Car entrou na pista. Todos os outros pilotos foram para os boxes, Com exceção de Kunimoto, Sekiguchi e Makino. Os três ficaram na pista.
O piloto inglês Daniel Ticktum acabou indo para a grama após errar a freada e rodou logo depois da parada deixando a prova.
Problema teve mesmo o Russo Artem Markelov, que não conseguiu largar e quanto saiu dos boxes não conseguiu andar mais do que 100 metros. Fim de semana para se esquecer para ele.
Após a retirada do carro de Ticktum e de Markelov a corrida pode recomeçar na 8ªVolta. A chuva começava a apertar um pouco mais. Os três primeiros colocados (Kunimoto, Sekiguchi e Makino) dispararam na frente. Os dois pilotos da Cerumo vinham em 4º e 5ºlugar, Seguido de Yamashita, Oshima e Yamamoto. A pista estava dramaticamente difícil. Tsuboi e Koudai Tsukakoshi (que corria no lugar de Tristan Charpentier na Real) perderam posições. Na entrada da 10ªVolta, Kazuke Nakajima passou Tsuboi e assumiu o 9ºlugar.
Yuki Sekiguchi partiu para cima de Kunimoto. O Rendimento do piloto do Team Impul era bem melhor do que o desempenho do piloto da Kondo. Na 13ªVolta, Por fora Sekiguchi assumiu a liderança e logo em poucas voltas começou a abrir muita diferença em relação aos seus adversários, Abrindo mais de 5 segundos em apenas 2 voltas. Na parte do miolo, O Espanhol Alex Palou superou Ryo Hirakawa passando ao 11ºlugar.
Kunimoto começava a ficar mais para o piloto da Nakajima Tadasuke Makino, Um dos bons pilotos Japoneses que estão estreando na Super Formula nesse ano. (Ano passado estava na Formula 2) A pista em uma parte estava mais seca, Mas em outra parte, Na segunda parte estava mais melada. O Campeão do Ano passado Naoki Yamamoto que largou em 17ºlugar passou Hiroaki Ishiura subindo para o 4ºlugar. Depois da ultrapassagem ele foi abrindo do piloto da Cerumo e do resto do pelotão.
Na volta 26, Makino passou Kunimoto assumindo o segundo lugar. O piloto da Kondo tentou voltar a frente, Mas Makino já tinha o controle da situação. Já Yuki Sekiguchi tinha 26 segundos sobre Makino e 27.3 segundos sobre Kunimoto. Os 3 iriam para a parada obrigatoriamente até o final da prova. A vantagem que interessava para o piloto da Impul era em relação à Naoki Yamamoto, Essa vantagem para o 4ºcolocado era de 31.2 segundos. Para Sekiguchi eram necessários 40 segundos para fazer a parada e voltar ainda na frente do primeiro piloto que já cumpriu a parada obrigatória.
Quem vinha com a vida bem dificultosa era Sho Tsuboi, Ele que tinha ocupado a 5ªposição, já perderia posição para Lucas Auer e logo sofreria pressão de Nick Cassidy, Vencedor da prova de Suzuka. A ultrapassagem do neozelandês acontece na 28ªVolta. Logo em seguida, Kamui Kobayashi também supera Tsuboi e assume o 12ºlugar.
Naoki Yamamoto foi para cima de Yuji Kunomoto, O piloto da Kondo que precisava parar não tinha um grande rendimento e foi presa fácil para o piloto da Docomo que assumiu o 3ºlugar. O próximo a buscar posição do piloto da Konde era Kazuya Oshima da Team Lemans
Na 33ªVolta, Sekiguchi já tinha mais de 30 segundos para Makino e 40 segundos sobre Yamamoto. Era o bastante para voltar e vencer a corrida, Mesmo se o segundo colocado tivesse na frente, Makino teria de fazer a parada obrigatória.
Já Kunimoto estava totalmente fora da briga, Ele segurava Ishiura, Fukuzumi, Palou, Auer e Cassidy e ainda precisava fazer uma parada nos boxes. Situação complicada para o piloto da Kondo.
Na 38ªVolta, Hiroaki Ishiura passou Kunimoto (antigo companheiro de equipe na Cerumo) passando para a 5ªposição. Na volta 40, Sekiguchi foi para os boxes, Com a sua parada em 13 segundos ele voltou atrás apenas de Makino da Nakajima Racing e na frente de Yamamoto. Como o primeiro colocado ainda precisava parar, Sekiguchi passaria a liderança naturalmente.
Makino começou a anda tudo que ele sabia para abrir o máximo de vantagem possível, A sua briga era para se manter na zona de pontuação.
Na volta 43, Nirei Fukuzumi passou Ishiura e assumiu o 6ºlugar. Nas voltas finais a disputa mais atrás aumentava. Na 47ªVolta, Palou era ameaçado por Kenta Yamashita, Mas segura a posição. Na 48ªVolta, Fukuzumi passou Kunimoto que iria aos boxes na voltas finais.
Makino andou tudo que podia, até que na 51ªVolta ele teve que ir aos boxes. A equipe trabalhou um pouco mais lenta do que a equipe Impul, com 14.7 segundos. O Japonês voltou em 4ºlugar e segurou a pressão de Fukuzumi.
Nas voltas finais, Ishiura perdeu rendimento de seu carro e acabou tomando passagem de Alex Palou, Kenta Yamashita e na entrada da volta final, perdeu o 8ºlugar para Nick Cassidy.
Sekiguchi manteve a liderança até o final, Administrou a sua distância levando com cuidado o carro 19 para a 5ªVitória na Super Formula e os primeiros 10 pontos no campeonato. Naoki Yamamoto pela segunda vez fica em segundo lugar e lidera o campeonato com 16 pontos. O pódio foi completado por Kazuya Oshima da Le Mans.
Tadasuke Makino levou a equipe Nakajima ao 4ºlugar, seguido de Fukuzumi com o outro carro da Docomo (A equipe vem muito bem em relação a pilotos em 2019) Alex Palou acabou em uma boa sexta posição. Depois da estreia frustrante da Nakajima (Fazendo a primeira fila em Suzuka e abandonando a prova com Ambos) Conseguiram colocar os dois carros na Zona de Pontuação.
Kenta Yamashita salvou o dia da Kondo com o 7ºlugar e Nick Cassidy marca 1 ponto com o 8ºlugar. Ishiura e Kobayashi fecharam os 10 primeiros lugares.
Yuji Kunimoto terminou a prova em 16ªlugar, A 1 volta do líder. Realmente não deu para entender do porque seu carro estava tão sem rendimento como teve em Autopolis. Uma pena, Pois ele não pode mostrar seu talento. Ele é campeão da Super Formula em 2016 e não desaprendeu a pilotar de forma nenhuma. Certamente ele teve um problema sério para terminar tão mal a corrida.
Nesse domingo teremos a etapa no Rapidíssimo Circuito de Sugo, A 3ªEtapa da Super Formula Temporada 2019.
Resultado final da 2ªEtapa da Super Formula 2019
Autopolis
pos | Nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 19 | Yuhi Sekiguchi | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1:30.29.891 |
2 | 1 | Naoki Yamamoto | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 3.633 |
3 | 8 | Kazuya Oshima | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 7.374 |
4 | 65 | Tadasuke Makino | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 17.594 |
5 | 5 | Nirei Fukuzumi | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 18.739 |
6 | 64 | Alex Palou | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 29.782 |
7 | 3 | Kenta Yamashita | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 30.774 |
8 | 37 | Nick Cassidy | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 32.443 |
9 | 38 | Hiroaki Ishiura | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 34.058 |
10 | 18 | Kamui Kobayashi | carrozzeria Team KCMG | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 34.577 |
11 | 50 | Lucus Auer | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | a 35.479 |
12 | 39 | Sho Tsuboi | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 38.130 |
13 | 36 | Kazuki Nakajima | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 38.287 |
14 | 20 | Ryo Hirakawa | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 48.610 |
15 | 17 | Koudai Tsukakoshi | REAL RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 56.082 |
16 | 4 | Yuji Kunimoto | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 1 Volta |
17 | 51 | Harrison Newey | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | a 1 Volta |
18 | 16 | Tomoki Nojiri | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | a 1 Volta |
x | 15 | Daniel Ticktum | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | a 52 Voltas – Rodada |
x | 7 | Artem Markelov | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 54 Voltas – Abandono |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Super Formula/Twitter/DiarioMotor/HondaJP