Scuderia Macchina e Lojas Benoit – Uma Parceria que chega em 2015 ao 10ºAno

Texto: Carlos Giacomello (Da notícia do link das Lojas Benoit) Foto: Bernardo Bercht Outros Textos: Deivison Conceição

Desde do final de 2005 a Scuderia Macchina faz história no Automobilismo Gaúcho, O Clássico carro Vermelho e Prata de Marcelo Giacomello da Formula RS já se Torna um carro mítico assim como O Carro preto e Dourado da John Player Special, ou então o Clássico Azul da Ligier na Formula 1 ou o carro da Pennzoil de Rick Mears na Formula Indy.

Essa equipe que pessoalmente admiro ela desde de 2012 e principalmente quando sei da luta dela contra equipe que compram câmbios de carros até na Inglaterra, Quem dera que tenhamos mais parcerias com outras equipes no Automobilismo Brasileiro.

Esse histórico que vocês vão ver esta escrito no site das Lojas Benoit “Lojas Benoit em alta velocidade” – Clique Aqui

Acompanhe abaixo um breve histórico do envolvimento de nove anos das Lojas Benoit com o automobilismo

O “cheiro de gasolina” passou a entrar no dia a dia das Lojas Benoit no final de 2005, quando a antecessora da Scuderia Macchina, que participava com destaque do Campeonato Gaúcho de Endurance (provas de longa duração), passou a ter o apoio da rede de lojas.

Este apoio resultou na conquista de um campeonato gaúcho e dois vices entre 2006 e 2008.

No final de 2009 a equipe, essencialmente familiar, passou a contar com um novo integrante, Marcelo Giacomello e, em 2010, começou a participar de um novo campeonato, o Gaúcho de Fórmula 1.6, abandonando temporariamente as provas de endurance.

A concentração dos esforços nesta nova categoria não se limitou apenas a participação da Scuderia Macchina e do piloto Marcelo Giacomello em tempo integral. Nos primeiros dois anos as Lojas Benoit patrocinaram também a categoria, que utilizou os recursos para melhorar a qualidade técnica dos carros e a quantidade de pilotos, transformando a Fórmula 1.6 na menina dos olhos do automobilismo gaúcho, trazendo pilotos de todo o Brasil para participar das 8 etapas anuais. A categoria também passou a ser destaque na imprensa especializada de todo o país.
Quem é a Scuderia Macchina

Como dito brevemente acima a Scuderia Macchina surgiu da necessidade de profissionalizar a equipe, transformando ela de amadora em profissional, tendo que montar toda uma estrutura logística, de equipamentos de competição e de material humano.

Desta forma durante o ano de 2009 foi montada uma sede e adquiridos todos os equipamentos e materiais necessários para a manutenção e transporte dos carros.

Em meados de 2010 a equipe estreou de forma convincente no Gaúcho de Formula 1.6, conquistando a pole position com quebra de recorde do Autódromo do Velopark. Até o final do ano, outras boas apresentações para aprender e conhecer os segredos da categoria.

Em 2011, no primeiro certame completo, várias classificações entre os primeiros e um promissor 3º lugar na tabela final de classificação a frente de pilotos muito mais experientes. As credenciais estavam apresentadas.

Em 2012 veio a primeira vitória (de um total de 4 nas primeira 6 provas) e a consolidação da equipe como uma das principais do automobilismo gaúcho e referência dentro da categoria, mesmo com pouco tempo de participação.

Em 2013 a disputa pelo titulo foi ponto a ponto até a ultima etapa, com varias vitórias, poles e voltas mais rápidas. O titulo infelizmente não veio, mas a equipe provou que mesmo com pouco tempo na categoria aprendeu rápido como vencer. Em 2013 também a imprensa gaúcha (principalmente a impressa) passou a dedicar muito espaço à categoria, com varias paginas sobre o assunto durante o ano, muitas delas com o carro das Lojas Benoit como destaque

Nos últimos 2 anos a equipe, em função de sua organização rigorosa, e em parceria com a Lojas Benoit, se beneficiou dos programas oficiais de incentivo ao esporte, tais como Lei de Incentivo ao Esporte (federal) e Pro-Esporte (estadual).

Como é a Fórmula RS

Em, 2014 a Fórmula 1.6 passou a se chamar Fórmula RS, pois passou a receber carros de motorização 1.8 além dos tradicionais 1.6.

O carros da Fórmula RS são muito semelhantes, em aparência, aos carros da fórmula 1 que todos conhecemos, naturalmente mantidas as devidas

Sua motorização é o tradicional motor Volkswagen AP 1.6 ou 1.8 à etanol que geram em torno de 150 hps, proporcionando velocidades máximas acima dos 200 km por hora. São sucessores dos antigos Fórmula Ford, que ajudaram a formar vários pilotos de destaque internacional.

Estes carros possuem hoje uma tecnologia embarcada semelhante aos melhores carros de competição do mundo.

Atualmente a categoria conta com 23 carros/pilotos de todo o pais proporcionando um grid médio de 18 a 20 carros, um dos maiores do Brasil e responsável pela criação de outra categoria gaúcha, a Fórmula Jr. com carros semelhantes, porém menos potentes,(motor 1.4 original) para a gurizada de menos de 18 anos que sai do kart.
Quem é o piloto Marcelo Giacomello

Nascido numa família que respira o automobilismo há mais de 25 anos, Marcelo Giacomello(30 anos) encontrou o caminho natural para as corridas.

Ajudou o pai e o tio durante os anos que participaram de campeonatos de kart e no gaúcho de endurance como cronometrista e esperou chegar a sua vez.

Na adolescência participou os campeonatos de kart na serra gaúcha com excelentes resultados inclusive a conquista de dois títulos sendo escolhido o destaque esportivo de 1998 em Bento Gonçalves

Voltou em 2010, depois de formado em Engenharia e desde então é um dos destaques da Fórmula RS. Em 3 anos de participação completa, acumula várias vitórias, inúmeras poles e voltas rápidas.
Temporada 2014

A temporada 2014 da Fórmula RS iniciou em março no autódromo de Guaporé. Naquela prova a equipe Lojas Benoit/Scuderia Macchina foi um dos destaques, pois fez mais uma pole e novamente quebrou o recorde da pista, estabelecendo também as voltas mais rápidas da prova. Na classificação final, um terceiro e um segundo lugares e a vice-liderança do certame de 2014.

O campeonato terá ainda mais 6 etapas duplas e neste ano terá a novidade de uma prova fora do país. Dia 28 de setembro a categoria fará sua 6ª etapa no reformado Autódromo Internacional de Rivera no Uruguai. Será a primeira prova internacional em mais de 18 anos de existência da categoria no RS.

O calendário oficial prevê as seguintes etapas até o fim do ano: 31 de agosto, em Santa Cruz do Sul; 28 de setembro, em Rivera; 02 de novembro, em Guaporé; e 23 de novembro, em Tarumã.

Todas as provas são gravadas e passadas em compacto através do Programa Curva do S na Pista, do canal de TV Esporte Interativo (à cabo e parabólica). Esta apresentação ocorre alguns domingos de manhã depois das provas, sempre às 8:30.

A categoria tem o site www.formula-rs.com, onde são divulgadas as noticias, as equipes, pilotos, patrocinadores, bem como a cada prova é editada uma revista virtual com tudo o que aconteceu na etapa anterior e as perspectivas da próxima prova. Tem também uma galeria das fotos da cada prova.
Gaúcho de Endurance 2014

Em 2014 a equipe volta a participar do gaúcho de Endurance, afastada que estava desde 2008.

Está em fase final de montagem o protótipo MXR com o qual os pilotos Elton Giacomello e Luis Paulo Machado participarão de algumas etapas a fim de obter confiabilidade necessária visando uma participação efetiva na temporada de 2015. O protótipo, de fabricação gaúcha( a melhor do Brasil) está equipado com um motor AP 2 litros com mais de 200 hp de potência.

Assim, a equipe Lojas Benoit/Scuderia Macchina também prepara a volta às suas origens.

Se Possível eu gostaria de a Benoit já que apoia o Automobilismo que outras empresas apoiem o Automobilismo Brasileiro. Mas como não só desligado do mundo se as Lojas Benoit poderia pensar em patrocinar uma atleta do Xadrez que eu conheço faz muito tempo Chamada Thauane de Medeiros, Ela é uma talentosa Atleta profissional de xadrez, campeã brasileira sub 18 e 20 feminino de 2012. e representou o Brasil em países com a Grécia, Paraguai, Colômbia e Bolívia. Com isso acreditamos que ela tenha apoio de alguma empresa. Errado, Assim como no automobilismo, O Xadrez também é visto pelos olhos da maioria cega que só pensa no Futebol e ignora os outros esportes como um fundo perdido assim como vários esportes. Espere as Olimpíadas de 2016 para o COB ver o Fiasco que vai ser e não vai ser culpa dos Atletas e sim dos dirigentes e da falta de estrutura dos esportes olímpicos do Brasil.

O Que a Thauane faz para ter os recursos necessários para conseguir competir nesse esporte, Ela vende livros, Equipamentos, e praticamente de Tudo sobre o Xadrez e ainda dar aulas de Xadrez pela internet para quem quer começar a Jogar Xadrez, Ela é bem conhecida, já participou do Programa do Jô e mesmo assim não tem ninguém que financia essa jovem atleta. Nem mesmo o Grêmio por que ela usa a maioria dos eventos uma camisa do Grêmio e o nomeado clube de Futebol não se sensibiliza em nada e nem devem ter pensado na hipótese de patrocinar a piloto. Então se as Lojas Benoit puder pensar nessa hipotese tenho certeza que esse dinheiro vai ser muito bem empregado e vai ser um investimento que vai dar muito certo, não só a Benoit como alguma outra empresa para patrocinar ela como qualquer outra equipe de automobilismo ou investir num jovem piloto Brasileiro.

Vídeo da Entrevista do Jó Soares com a Thauane:

Vídeo: Youtube – Thauane de Medeiros

Até por que temos que esquecer de um esporte que a maioria quer dinheiro e acaba tomando de 7 de uma seleção séria e que se planejou para ser campeã e foi campeã com méritos.

E para finalizar quero parabenizar e Agradecer a Benoit por patrocinar o Portalsportszone e acreditar no nosso site que fala de Esportes a Motor no Brasil e no Mundo com credibilidade e isso se mostra quando no mês passado tivemos quase 5 mil acessos sendo esse o Recorde do nosso site e esse número vai ser crescente a cada dia.

Se com a Thauane que é Gremista e é praticamente uma embaixadora do Grêmio eles não dão nem bola para patrocinar ela, Imagina se eu pedir patrocínio do Grêmio para um dos líderes da Formula Junior – Matheus Rouver.

Ah, e o Clube que quiser patrocinar ele na Formula Júnior pois acho um absurdo ele ser líder e não ter patrocinador ainda Clique nesse link Aqui – Tem todas as pinturas dos 20 clubes da Série A que eu gentilmente fiz, Se algum Clube tiver a mínima visão de mundo e ver que existe Fãns do Automobilismo que gostam de Futebol entre em contato com ele: Matheus Rouver

Sem categoria

Deixe uma resposta