No circuito do Barber Motorsports no Alabama, Foi palco da 3ªEtapa do Mundial de Formula Indy, Temporada de 2019. Uma pole foi conquistada pelo Japonês Voador Takuma Sato da Rahal Letterman. Aliás A equipe de Bobby Rahal teve um sábado perfeito, Seu filho Graham Rahal divide a primeira fila com Sato. Na segunda fila, largam Scott Dixon da Chip Ganassi e James Hinchcliffe da Schmidt Peterson. Na Terceira fila, largam Sebastian Bourdais da Dale Coyne e Spencer Pigot da Ed Carpenter.
Will Power da Penske em 7º e Alexander Rossi da Andretti em 8º (Junto do Dixon) se salvaram da Tragédia que foram as equipes principais da categoria. O líder do campeonato Josef Newgarden larga apenas em 16ºlugar.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 1:08.593 |
2 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 1:08.594 |
3 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:08.595 |
4 | 5 | James Hinchcliffe | Arrow Schmidt Peterson Motorsports | Honda | 1:08.596 |
5 | 18 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Honda | 1:08.597 |
6 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 1:08.598 |
7 | 12 | Will Power | Team Penske | Chevrolet | 1:08.599 |
8 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Honda | 1:08.600 |
9 | 88 | Colton Herta | Harding Steinbrenner Racing | Honda | 1:08.601 |
10 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | Honda | 1:08.602 |
11 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Honda | 1:08.603 |
12 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | Honda | 1:08.604 |
13 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta | Honda | 1:08.895 |
14 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | Chevrolet | 1:08.794 |
15 | 4 | Matheus Leist | A. J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 1:08.947 |
16 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | Chevrolet | 1:08.870 |
17 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:08.963 |
18 | 31 | Patricio O’Ward | Carlin | Chevrolet | 1:08.901 |
19 | 14 | Tony Kanaan | A. J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 1:09.032 |
20 | 7 | Marcus Ericsson | Arrow Schmidt Peterson Motorsports | Honda | 1:08.922 |
21 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 1:09.044 |
22 | 59 | Max Chilton | Carlin | Chevrolet | 1:09.056 |
23 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | Honda | 1:09.447 |
24 | 81 | Ben Hanley | DragonSpeed | Chevrolet | 1:10.416 |
Na Largada, Sato, Rahal e Dixon garantiram as 3 primeiras posições. O Americano Ed Jones, Largando do 21ºlugar acabou queimando a largada,(Ele foi para o 4ºlugar com essa queimada) Isso rendeu ao piloto da Carpenter uma punição nos boxes. Era evidente o quanto o piloto Norte-Americano queimou a largada.
Enquanto os 3 primeiros colocados estavam se dando bem com os pneus, Outros pilotos partiram para uma largada cedo. Foi o caso de Marcus Ericsson que precisava arriscar após largar do 20ºlugar. Destaque para também James Hinchcliffe em 4º, Alexander Rossi em 5º(Com os pneus duros) e Sebastien Bourdais que iria tentar fazer apenas 2 paradas. A tática de prova habitual é de 3 paradas.
O líder Takuma Sato parou na 16ªVolta, A Rahal fez uma péssima parabéns e poderia fazer o japonês a liderança. Rahal e Dixon pararam juntos na volta seguinte. A para desespero de Bobby Rahal acabou vitima de uma terrível parada para. Com tudo que aconteceu, norte-americano caiu para os últimos lugares. Sato continuou na liderança da prova com Dixon logo a seguir. O líder na 20ªVolta era Alexander Rossi, Com os pneus Duros. Ele foi o único a começar a prova com os pneus duros, Mas na volta seguinte, O piloto da Andretti foi para a sua primeira parada nos boxes e voltou nos últimos lugares.
O piloto Francês Sebastien Bourdias, foi o piloto que mais tempo ficou na pista até a parada nos boxes. Ele só largou nos boxes na 28ªvolta. Sato voltaria à liderança da prova. após as paradas, Sato já começava a abrir diferença para Scott Dixon, Isso com o piloto da Rahal com os pneus duros.
Nesse meio tempo, Power e Newgarden disputaram posições após a primeira parada. Até que o piloto Australiano passou do ponto, perde a traseira, Roda e vai para a brita, perdendo 4 posições, caindo para o 13ºlugar. Na Volta seguinte, Power foi forçado a parar pela 2ªVez, Na 28ªvolta de parada. Mais atrás, Felix Rosenquist que vivia um final de semana difícil, Disputou e perdeu posição em cima do Mexícano da Carlin Patrício O’ward.
Dois pilotos que estavam fazendo uma bela corrida eram Josef Newgarden em 5ºlugar após largar na 16ªposição e Marcus Ericsson da Schmidt em 7ºlugar após largar do 20ºlugar. Apesar de alguma instabilidade em seu carro, na 32ªVolta, Ryan Hunter-Reay consegue passar Josef Newgarden e sobe para o 5ºlugar. Ao mesmo tempo que Colton Herta tinha problema em seu carro e foi para os boxes. De lá, Ele foi para o fundo dos boxes. Fim de semana bem diferente do final de semana em Austin para o jovem piloto norte-americano.
Newgarden foi para a segunda parada na volta 34, Os pneus estavam tendo um desgaste bastante crítico. Sato abriu 5.4 segundos sobre Scott Dixon, Mesmo com os pneus mais duros. Se nada ocorresse de diferente até o final a corrida estava nas mãos do piloto da Rahal Letterman.
Patricio O’Ward chegou a passar Pagenaud no Grampo, Na curva seguinte, O Francês recuperou o 9ºlugar, Mas foi por pouco tempo, Pagenaud foi para os boxes assim como Hunter-Reay. Era certo que eles iriam para 3 paradas. (Ou até mesmo uma possibilidade de uma 4ªparada para alguns deles) Somente Bourdais parece querer levar o plano das 2 paradas em Prática.
Takuma Sato vai para a segunda parada na 37ªVolta, Dessa vez a equipe trabalhou direito. Dixon assumiu a liderança com Hinchcliffe em 2º e Rossi em 3º. Sato voltou a prova em 4ºlugar. Na Volta seguinte, Parou Dixon que voltou atrás de Sato e Bourdais. Hinchcliffe na 39ªVolta assumia a liderança, para no final da volta ir aos boxes pela segunda vez.
Por duas seguintes, Ericsson passou Newgarden e Power no Grampo. O Sueco que correu pela Caterham e Sauber na Formula 1 começa a mostrar serviço na Indy. Alexander Rossi vai para os boxes na 41ªVolta. Sato volta a liderança da prova, Com Bourdais em 2º, Dixon em 3º, Hinchcliffe e Rossi completando os 5 primeiros. Com 1 parada apenas, Tony Kannan vinha em 6ºlugar.
A Corrida lá na frente deu uma amornada, Mas no meio do pelotão, Will Power com um carro horrível e perdeu posição para Simon Pagenaud, No final da 50ª ele para nos boxes para uma terceira parada. Os pneus não estavam resistindo ao tanque de combustível. (Que durava em torno de 30 voltas no mínimo)
Sato abria 7.4 segundos do Bourdais e 9.1 segundos de Dixon. O Japonês vinha sobrando no Alabama. O Campeão de 2018 sofria pressão do Canadense James Hinchcliffe, E era evidente que o Canadense passando seria pra ir embora com a posição na mão.
Na volta 57, Graham Rahal parou em um ponto perigoso. Todo mundo foi para os boxes antes da Bandeira amarela. No caso do Chilton foi uma batida no muro. (Provocada por que ele toca em Tony Kannan e acaba perdendo o controle do carro da Carlin
Essa bandeira amarela foi ideal para todos os pilotos fazerem a troca de pneus e reabastecimento para o complemento da prova. Dixon ganhou o segundo lugar que estava nas mãos de Bourdas. O Francês fez uma parada a menos, Da Forma que ele tava poderia sim lutar até mesmo pela vitória.
Depois de 8 voltas com a Bandeira amarela, A Prova recomeçou. Sato precisa agradecer ao Brasileiro Matheus Leist, Ele deu uma generosa segurada em Dixon e Bourdais e ajudou Sato a abrir vantagem sobre os dois. No final da mesma volta, Newgarden passou com Estilo Hunter-Reay e assumiu o 6ºlugar. Antes, Rossi passou Hinchcliffe e ganhou o 4ºlugar.
Leist acabou deixando os líderes passarem por ele, Só que Dixon e Bourdais estavam no prejuízo, Já que Sato abriu 1.2 segundos sobre o piloto da Ganassi e 2.4 segundos sobre o piloto da Dale Coyne. Rossi em 4º completava a Quadra da Honda. Newgarden vinha com o melhor motor Chevrolet, com o 5ºlugar.
Sato tinha a corrida sob controle, Com Dixon tentando alcançar o Japonês, Porém ele vinha de vez em quando à companhia de Sebastien Bourdais. No final da prova, Nenhum deles estavam andando no limite para evitar pane seca no final ou uma 4ªparada nos boxes, que seria fatal para o resultado da prova. A 9 Voltas do final, Bourdais fez uma volta bem rápida e encostou em Dixon. O Francês ficou em uma posição de usar push to Pass nas 6 últimas voltas. Porém, Se usasse todo o tempo no final poderia ter problemas de consumo de combustível.
A 5 voltas do final, Sato passa pela grama na chicane e coloca em risco a sua vitória. Era isso que Dixon precisava para tentar tomar a vitória do Japonês. Na volta 87, Newgarden foi com tudo para cima de Alexander Rossi e acabou ganhando o 4ºlugar. Isso com o Norte-Americano largando do 16ºlugar.
O Risco que o Sato correu não foi o bastante para Dixon esboçar uma arrancada para a vitória. O Piloto Japonês levou o carro da Rahal Letterman para a vitória. A 4ªVitória da sua carreira na Formula Indy. Scott Dixon segurou Sebastien Bourdais no final da prova e acabou em 2ºlugar. Ótima corrida de Dixon como também foi uma ótima corrida de Bourdais, O único piloto que fez 2 paradas apenas.
O Norte-Americano Josef Newgarden fez uma corridaça, Largando do 16ºlugar, Com a Penske que não se entendeu com a pista, O Campeão de 2017 acabou em 4ºlugar. Alexander Rossi completou os 5 primeiros lugares. James Hinchcliffe e Marcus Ericsson levaram a Schmidt a boas posições com o 6º e 7ºlugares. A Se destacar o desempenho do Sueco que largou no 20ºlugar para chegar nas primeiras posições.
Ryan Hunter-Reay, Simon Pagenaud e Felix Rosenquist completaram as 10 primeiras posições. Nesse final de semana teremos a tradicional etapa de Long Beach, a 4ªEtapa do Mundial de Formula Indy.
Fotos:
Resultado final do GP do Alabama
Formula Indy – Temporada 2019
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 1:55:46.807 |
2 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Honda | a 2.387 |
3 | 18 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Honda | a 2.793 |
4 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | Chevrolet | a 7.972 |
5 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Honda | a 8.851 |
6 | 5 | James Hinchcliffe | Arrow Schmidt Peterson Motorsports | Honda | a 9.435 |
7 | 7 | Marcus Ericsson | Arrow Schmidt Peterson Motorsports | Honda | a 13.758 |
8 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Honda | a 15.250 |
9 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | Chevrolet | a 22.784 |
10 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Honda | a 26.245 |
11 | 12 | Will Power | Team Penske | Chevrolet | a 31.817 |
12 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | Honda | a 33.903 |
13 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | Honda | a 34.965 |
14 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta | Honda | a 39.311 |
15 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | Honda | a 40.009 |
16 | 31 | Patricio O’Ward | Carlin | Chevrolet | a 40.672 |
17 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | a 42.571 |
18 | 14 | Tony Kanaan | A. J. Foyt Enterprises | Chevrolet | a 1 Volta |
19 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | a 1 Volta |
20 | 4 | Matheus Leist | A. J. Foyt Enterprises | Chevrolet | a 1 Volta |
21 | 81 | Ben Hanley | DragonSpeed | Chevrolet | a 2 Voltas |
22 | 59 | Max Chilton | Carlin | Chevrolet | a 2 Voltas |
23 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | a 35 Voltas – Elétrico |
24 | 88 | Colton Herta | Harding Steinbrenner Racing | Honda | a 39 Voltas – Pressão do Combustivel |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar
Grande matéria, Deivison? E a entrevista com o piloto Filipe Salvino? Ele disse que aceita se você falar com ele.
Aqui o Facebook e o YouTube dele, fale com ele:
https://www.facebook.com/filipesalvinoo
https://www.youtube.com/channel/UCxYYBIO09KSgUR_GzoWdXfg
Pode deixar que eu falo com ele nesse final de semana!