Domínio dos pilotos da Yamaha na classificação do GP de Andalucia, 2ªEtapa do Mundial de Motovelocidade. Fabio Quartararo conquistou a pole position após uma anulação de volta de Marevick Viñales que marcou a melhor volta, mas que a mesma foi cancelada por ter o piloto da equipe oficial da Yamaha ter passado do limite da pista na curva 7. Os 4 pilotos da Yamaha ficaram nas 6 primeiras posições.
No Q1, Enquanto a classificação começava, Marc Marquez decidiu ir para o paddock e não vai correr amanhã. Uma decisão para mim certa, o formiga atômica não pode arriscar uma queda , se arrebentar todo e perder várias corridas no campeonato. Não vale a Honda arriscar a integridade física do seu melhor piloto por meros 2 ou 3 pontos se conseguisse marcar esses pontos.

Logo no começo, Miguel Oliveira fez uma senhora volta já se posicionando na frente, com Franco Morbidelli em 2º, 4 décimos atrás do piloto da Tech 3. Zarco, Aleix Espargaró e o guerreiro Cal Crutchlow vinham logo a seguir. Andrea Dovizioso fez uma volta ruim, que rendeu a 9ªposição e acabou indo para os boxes.
A 6 minutos do final, todo mundo voltou para a pista, situação dramática de Andrea Dovizioso para tentar a classificação. Enquanto isso, Franco Morbidelli melhorava suas voltas e deixar a missão do piloto da Ducati mais difícil. E no final das contas não deu para Dovi, ele ainda marcou o 3ºtempo, mas foi superado pelo Cal Crutchlow e acabou ficando mesmo com a 14ªposição.

Ao terminar o Q1, os classificados foram mesmo Miguel Oliveira da Tech 3 e Franco Morbidelli da Petronas. Cal Crutchlow foi valente e conseguiu o 3ºlugar, mesmo com a sua mãos recém recuperada. Na disputa entre os pilotos quebrados vantagem total para o britânico sobre o espanhol Alex Rins que ficou em 10ºlugar, o piloto da Suzuki não foi bem no final de semana inteiro.
No outro lado da tabela, Alex Marquez acabou caindo no final e ficou na última posição.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC16 | 1’37.355 |
2 | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha YZR-M1 | 1’37.512 |
3 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda Castrol | Honda RC213V | 1’37.644 |
4 | 4 | Andrea Dovizioso | Mission Winnow Ducati Team | Ducati Desmosedici GP20 | 1’37.656 |
5 | 5 | Johann Zarco | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP19 | 1’37.761 |
6 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’37.885 |
7 | 27 | Iker Lecuona | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC16 | 1’38.206 |
8 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP19 | 1’38.211 |
9 | 38 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’38.310 |
10 | 42 | Álex Rins | Team Suzuki Ecstar | Suzuki GSX-RR | 1’38.601 |
11 | 73 | Álex Márquez | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’38.648 |
No Q2, Todo mundo foi para a pista, com exceção do Português Miguel Oliveira. Logo daria para perceber o domínio dos pilotos da Yamaha, principalmente de Fabio Quartararo e de Marevick Viñales.
Na primeira volta, Apenas um piloto se atreveu a se intrometer entre Viñales (que era o primeiro) e Quartararo. O Italiano Francesco Bagnaia acabou marcando uma boa segunda melhor marca. Na metade da classificação. Viñales vinha na frente com Bagnaia da Pramac e Quartararo da Petronas na primeira fila. Depois vinha Brad Binder em uma ótima quarta posição, superando Takaaki Nakagami com a melhor moto da Honda no final de semana e Franco Morbidelli.

A 6 minutos do final, Quartararo e Morbidelli entraram na pista para a parte final da classificação. O último a ir para a pista foi Nakagami. Dessa vez, todos foram para a pista. Até mesmo Miguel Oliveira.

A 2 minutos e meio do final, Fabio Quartararo fez uma volta maravilhosa e passou para a ponta. A partir dai, todos foram buscar o francês. Bagnaia fez um belo tempo consolidando para a 3ªposição, superando Valentino Rossi.
Na última volta, Viñales foi com tudo para fazer a melhor volta e acabou fazendo essa volta, mas o 1:36.907 foi anulado por que o piloto passou do ponto na curva 7, com isso a pole acabou ficando nas mãos de Fabio Quartararo. O piloto da Petronas vai largar na frente para tentar a segunda vitória em sequência e abrir uma bela vantagem na liderança do mundial e também para abrir um bom terreno para Marquez.
Marevick Viñales da Yamaha vai largar na segunda posição e completando a primeira fila o italiano Francesco Bagnaia. Foi o melhor treino do campeão da Moto 2 em 2018, finalmente mostrando seu potencial com uma moto do ano e cheio de vontade de mostrar seu valor como piloto.

O piloto da Pramac superou Valentino Rossi da Yamaha. Outro que se destacou bastante foi Miguel Oliveira que foi da repescagem para uma inesperada 5ªposição, O melhor resultado da equipe de Poucheral em muito tempo. Completando a 2ªfila, larga o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli da Petronas. 4 motos da Yamaha entre as 6 primeiras posições. Parece que nesse começo de ano a Yamaha é a melhor moto do momento.

Jack Miller da Pramac abre a 3ªFila e vai ter na sua companhia o Japonês Takaagi Nakagami, a única esperança de bom resultado para a Honda nesse final de semana e de Brad Binder que vem fazendo um belo começo de trajetória na MotoGP.
Joan Mir da Suzuki, Danilo Petrucci da Ducati e Pol Espargaró (Que caiu no final do treino) vão compor a 4ªfila.
Amanhã as 9 da manhã teremos a largada da segunda etapa do Mundial de Motovelocidade da categoria rainha. A Moto E vai começar as atividades do domingo as 5 da manhã, Depois as 6 da manhã teremos a Moto 3 e as 7 e 15 da manhã a categoria intermediária (Moto 2).
Fotos:
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 20 | Fabio Quartararo | Petronas Yamaha SRT | Yamaha YZR-M1 | 1’37.007 |
2 | 12 | Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 1’37.102 |
3 | 63 | Francesco Bagnaia | Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP20 | 1’37.176 |
4 | 46 | Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 1’37.342 |
5 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC16 | 1’37.344 |
6 | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha YZR-M1 | 1’37.412 |
7 | 43 | Jack Miller | Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP20 | 1’37.423 |
8 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda Idemitsu | Honda RC213V | 1’37.464 |
9 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’37.596 |
10 | 36 | Joan Mir | Team Suzuki Ecstar | Suzuki GSX-RR | 1’37.600 |
11 | 9 | Danilo Petrucci | Mission Winnow Ducati Team | Ducati Desmosedici GP20 | 1’37.906 |
12 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’40.277 |
13 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda Castrol | Honda RC213V | 1’37.644 |
14 | 4 | Andrea Dovizioso | Mission Winnow Ducati Team | Ducati Desmosedici GP20 | 1’37.656 |
15 | 5 | Johann Zarco | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP19 | 1’37.761 |
16 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’37.885 |
17 | 27 | Iker Lecuona | Red Bull KTM Tech3 | KTM RC16 | 1’38.206 |
18 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP19 | 1’38.211 |
19 | 38 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’38.310 |
20 | 42 | Álex Rins | Team Suzuki Ecstar | Suzuki GSX-RR | 1’38.601 |
21 | 73 | Álex Márquez | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’38.648 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP