Punição polêmica a Vettel dá vitória a Hamilton no Canadá

No domingo tivemos a etapa do Canadá de Formula 1. A Corrida não foi intensa de ultrapassagens, Mas teve uma disputa entre Vettel e Hamilton que durou uma corrida inteira. Aonde 1 lance determinou o resultado final da prova. Se o caso foi ou não foi justo vocês vão julgar os fatos. Depois da prova Vettel acabou revoltado não querendo ir ao pódio, Mas teve de ir para o pódio e protagonizou uma cena que até hoje esta sendo comentada.

Vamos para a corrida: Na largada, Vettel continua na frente, Com Hamilton, Leclerc, Ricciardo e Gasly mantendo os 5 primeiros lugares. Quem largou bem foi Nico Hulkenberg que ganhou a 6ªposição de Valtteri Bottas. Lando Norris manteve a posição sobre Max Verstappen. Kvyat completava os 10 primeiros colocados. Enquanto que lá atrás, Alexander Albon teve seu bico dianteiro quebrado por um dos carros da Alfa Romeo e teve de fazer a parada ao final da primeira volta.

Carlos Sainz jr. antecipou muita sua parada, Ao fazer a troca de pneus na 4ªVolta. Lá na frente, Gasly tinha dificuldades em passar Ricciardo, Bottas tinha dificuldade de passar Hulkenberg  e o Verstappen tinha dificuldades em passar Lando Norris. No caso da Red Bull devido aos ainda pouco potentes motores Honda, Já a dificuldade de Bottas era as características do carro da Mercedes que favorece a pressão aerodinâmica em detrimento da velocidade.

No final da 6ªVolta, Verstappen passou Norris e sobe para o 8ªposição. Na volta 8, Pierre Gasly foi para os boxes. Na volta seguinte, O 4ºlugar Daniel Ricciardo foi para os boxes, Ao sair dos boxes, O Inglês Lando Norris com problemas de suspensão acabou abandonando a prova.

Vettel abriu 2 segundos para Hamilton na liderança. Leclerc vinha em 3º a 6 segundos do líder. Nico Hulkenberg com os pneus mais macios vinha em 4º, A mais de 11 segundos atrás do Monegasco. Bottas e Hulkenberg disputando o 5ºlugar. Mais atrás, Daniel Ricciardo começava a subir posições passando Lance Stroll ganhando o 8ºlugar na 13ªVolta.

Na 17ªVolta, Hulkenberg foi para os boxes, Deixando Bottas em 4º (Com 16 segundos atrás de Leclerc) e Verstappen em 5ºlugar. Dois 5 primeiros colocados. Apenas o piloto da Red Bull tinha pneus duros enquanto que os dois pilotos da Ferrari e da Mercedes estavam com os pneus médios.

Hamilton tenta esboçar uma aproximação em cima de Vettel, Enquanto que Leclerc vinha fazendo melhor volta da prova. Ricciardo e Hulkenberg em grande corrida vinham em 6º e 7ºlugares.

O primeiro dos líderes a parar foi Sebastian Vettel na 26ªVolta, Com isso o líder passou a ser Lewis Hamilton por 2 voltas. Na 28ªVolta, O líder do campeonato faz sua parada e volta atrás de Vettel, Em 3ºlugar. O líder era Charles Leclerc. Voltas antes, Antonio Giovinazzi que chegou a raspar no muro nas primeiras voltas acabou rodando na segunda curva. A Situação do italiano na formula 1 vai ficando cada vez mais frágil.

Bottas foi para os boxes na 31ªvolta, E Voltou em 6ºlugar. Duas voltas depois, O Finlandês foi para cima de Daniel Ricciardo, O piloto da Renault vendeu caro a ultrapassagem mesmo com os pneus 20 voltas mais velho do que os pneus do piloto da Mercedes. Nas duas primeiras vezes, O piloto da Renault segurou muito bem Bottas. Na volta 39, Finalmente aconteceu a ultrapassagem por fora de Bottas em cima de Ricciardo ganhando o 5ºlugar. Antes, Na 33ªVolta, Leclerc foi para a parada nos boxes.  Vettel voltou a liderança com Hamilton em 2ºlugar.

Lance Stroll, Racing Point RP19

Hamilton baixou a diferença para 0.8 segundos, Porém acabou alagando a curva 10 e perdeu um pouco de erro. Vettel mesmo liderando estava sentindo que Hamilton vinha chegando por perto. Bottas em 5º vinha baixando volta mais rápida em cima de volta mais rápida, tanto na 44ª como na 45ªVolta. Na 46ªVolta, Lance Stroll faz sua parada nos boxes e voltou em 10ºlugar.

Na 48ªVolta tivemos o tão comentado e polêmico lance da prova. Sebastian Vettel acabou escapando na curva 4, Quando ele voltou para a pista, Lewis Hamilton tentou passar o piloto da Ferrari por fora.  No que se não fosse o talento dos dois pilotos poderia ocorrer um acidente entre os dois pilotos. Esse lance acabou entrando em Investigação.

Na volta 57, Foi confirmada a punição de 5 segundos para Vettel. Muitos diziam que a punição não foi justa e que Vettel não mudou a linha ou que ele não tinha como ver que Hamilton colocou por fora. Se analisamos isso, A punição não tem justificativa. Agora, se pensamos que poderia ter tido um acidente entre os dois e que o Vettel obteve uma vantagem ao passar reto em uma curva acaba que a punição faz algum sentido.

Nesse meio tempo, Verstappen parou na volta 51 e depois disso passou primeiro Hulkenberg e depois Ricciardo para voltar ao 5ºlugar. Vettel tenta abrir os 5 segundos de frente para Hamilton, A vantagem chega a estar em quase 3 segundos. Porém, Lewis conseguiu se manter muito perto do piloto da Ferrari. E foi assim até a bandeirada de chegada. Vettel cruzou na frente, Mas acabou ficando a 1.342 segundos de Hamilton. No que foi insuficiente para sustentar a vitória. Foi a quinta vitória de Hamilton na temporada e a 78ªVitória da Carreira.

Quando voltou aos Boxes, Vettel deixou o carro na entrada dos boxes, Saiu do carro, Tentou empurrar o carro e depois disso foi embora, Foi para a parte do Paddock e foi para o paddock da Ferrari. Enquanto isso, Hamilton e Leclerc estava dando entrevistas na parte onde os carros dos 3 primeiros colocados estacionavam os carros. (Onde Vettel não fez)

Tudo indicava que Vettel não iria aparecer no pódio. Porém, Ele foi obrigado a ir para o pódio. Vettel teve de ir aos boxes. Ele passou pelos boxes da Mercedes e se encaminhar para o pódio, Mas antes ele foi até a frente do carro do Hamilton e colocou a placa do segundo lugar e pegando o carro do primeiro lugar para o lugar dele. Depois disso ele sobe o prédio e quando chega a sala de espera, Vettel cumprimenta Leclerc, A representante da Mercedes e Hamilton Normalmente. Quando Hamilton foi chamado para o pódio acabou puxando Vettel para o degrau mais próximo do pódio. O que revelou que não estava se sentindo a mesma coisa das outras vitórias.

A Ferrari vai recorrer da punição e reaver a vitória. Leclerc ficou em 3ºlugar, Ficando muito perto de ter levado o segundo lugar de Vettel. Valtteri Bottas não teve um final de semana feliz, O Treino de Sábado acabou com suas chances de um bom resultado. Acabou em 4ºlugar, Minimizando os prejuízos com a volta mais rápida da prova e ganhando mais 1 ponto.

Max Verstappen fez o que era possível ficando em 5ºlugar, Numa pista que a Red Bull mostrou dificuldades. A Renault teve seu melhor resultado do ano, Daniel Ricciardo fez um belíssimo final de semana, Largando do 4ºlugar e chegando a 6ªposição, Apesar de Nico Hulkenberg ter tido no final ordem para não passar o Australiano no que acabou deixando o alemão na 7ªposição.

Pierre Gasly fez uma corrida decepcionante ficando em 8ºlugar. Pilotando em casa, Lance Stroll fez uma bela corrida, Partindo do 17ºlugar para terminar a prova em 9ºlugar e Daniil Kvyat completou a zona de pontuação, Passando Carlos Sainz jr. que acabou a voltas do final perdendo seu lugar na zona de pontuação chegando na 11ªposição.

Romain Grosjean fez uma corrida apagada ficando em 12ºlugar. Giovinazzi mesmo cometendo erro grosseiro acabou ficando em 13ºlugar. Sergio Perez fez uma disputa interessante com Grosjean, Mas acabou em 14ºlugar. Kimi Raikkonen não fez nada nesse final de semana. A Alfa Romeo acabou tendo mais um final de semana ruim.

George Russell conseguiu chegar a frente da Haas de Kevin Magnussen, Que declarou esta dirigindo o pior carro da sua vida no Canadá. Daí a Equipe resolveu lavar a roupa suja ao vivo dizendo que os mecânicos ficaram a noite de Sábado consertando o carro que o dinamarquês acabou destruindo na classificação. Robert Kubica ficou em 18ºlugar a 3 voltas dos líderes.

Dia 23 de Junho teremos a 8ªetapa do Mundial de Formula 1. No Rapidíssimo e sinuoso circuito de Paul Ricard. Na França, Mercedes vai tentar a 8ªVitória seguida na temporada de 2019.

Fotos:

Resultado final do GP do Canadá

posPilotosEquipeChassiMotorVoltasTempo
144Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+701:29:07.084
25Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06470+3.658s
316Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06470+4.696s
477Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+70+51.043s
533Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H70+57.655s
63Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1969a 1 Volta
727Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1969a 1 Volta
810Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H69a 1 Volta
918Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes69a 1 Volta
1026Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H69a 1 Volta
1155Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1969a 1 Volta
1211Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes69a 1 Volta
1399Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06469a 1 Volta
148Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06469a 1 Volta
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06469a 1 Volta
1663George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+68a 2 Voltas
1720Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06468a 2 Voltas
1888Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+67a 3 Voltas
x23Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H59Abandonou
x4Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 198Suspensão

Melhor volta de cada piloto na prova (A Volta mais rápida o piloto ganha 1 ponto no campeonato)

posPilotosEquipeChassiMotorTempona Volta
177Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:13.07869
216Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:14.35663
333Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:14.76767
444Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:14.81362
55Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:14.87557
67Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:15.44260
727Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:15.99557
818Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:16.04347
93Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:16.07555
1010Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:16.15751
1126Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:16.19844
128Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:16.24560
1311Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:16.31461
1499Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:16.36569
1555Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:16.47137
1623Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:17.15147
1763George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:17.24158
1888Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:17.28564
1920Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:17.30941
204Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:18.0234

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Renault/Racing Point/Toro Rosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *