Power com grande domínio conquista vitória em Indianapoilis

No finalzinho da tarde de sábado, Foi realizada a prova no circuito de Indianapolis da Formula Indy, Na sua 4ªEdição foi dominada por Will Power que largando da pole conquistou a vitória.

Power largou na frente, com Bourdais ganhando posição em cima de Wickens. Na famosa primeira curva começou a primeira confusão da prova. Takuma Sato acabou saindo um pouco da pista e quando voltou a pista tocou em Castroneves, Que acabou tocando em Pagenaud e que foi tocado por Jordan King que foi para a brita. Logo na primeira volta foi acionada a bandeira amarela.

Antes da Bandeira amarela, Spencer Pigot acabou não fazendo a chicane e saltando o seu carro, Rodando e atrapalhou a Takuma Sato que já estava prejudicado com o primeiro incidente. Os pilotos de trás foram para a parada nos boxes para fazer uma estratégia diferente.

Na relargada, Wickens foi para cima de Bourdais, Conseguiu a ultrapassagem e partiu a caça de Power que vinha tranquilo na liderança. De volta a categoria: Hélio Castroneves não vinha rendendo muito bem com os pneus mais duros, Vinha perdendo posições. Enquanto isso pilotos como Graham Rahal vinham subindo na classificação da prova.

Wickens vinha chegando em Power. A partir dai ambos começaram a polarizar a disputa pela liderança da prova. O piloto da Schmidt não chegou a ameaçar de fato o piloto da Penske, Mas não dava sossego ao líder da prova. Ambos pararam no final da volta 20, O que deixou Bourdais na liderança por uma volta. Assumiram a liderança durante as paradas nos boxes: Josef Newgarden, Gabby Chaves e Kyle Kaiser. Foi pela primeira vez que a Harding e a Juncos lideraram uma corrida na Formula Indy.

Power com os pneus duros não foi páreo para Wickens que passou a liderança da prova. O piloto Canadense tinha que aproveitar para abrir diferença para o piloto da Penske, que estava sofrendo com os pneus mais duros que eram muito piores do que os pneus macios. Helinho que largou com esses pneus sentiu a diferença quando colocou os pneus macios, Seu desempenho melhorou na prova.

Wickens foi para a sua segunda parada e resolveram colocar os temidos, porém obrigatórios pneus duros pelo menos por um período da corrida. Bourdais também colocou esses pneus. A partir dai Power começou a tirar toda a diferença para o piloto da Schmidt. A diferença que o Wickens conquistou na segunda parte da prova estava sendo eliminado pelo australiano. A ultrapassagem era inevitável. O piloto da Schmidt apenas tentava adiar essa ultrapassagem.

Na volta 52, Power conseguiu passar a liderança, Com uma bela manobra. Apesar do esforço do piloto Canadense manter a primeira posição. Power procurou abrir diferença para o piloto da Schmidt. Bourdais era atacado pelo Josef Newgarden, Até que o campeão de 2017 acabou tentando passar em ponto da pista inadequado para passar, Resultado disso foi uma rodada que provocou uma nova bandeira amarela em toda a pista.

Essa bandeira amarela mudou a corrida inteira, Todos os pilotos foram para a parada a 26 voltas do final. Power e Wickens continuavam as 2 primeiras posições, Com Scott Dixon que vinha fazendo uma corrida discretíssima e passou para o 3ºlugaer, Bourdais, Rossi e Castroneves completavam os 6 primeiros colocados. Newgarden caiu para 21ºlugar, Tony Kannan que vinha em posições intermediárias acabou caindo para o 20ºlugar.

Na relargada para a reta final de prova, Os pilotos precisariam economizar combustível. Se esperava uma luta pela vitória entre Power e Wickens, Mas não foi isso que aconteceu: Dixon passou o piloto da Schmidt e assumiu o segundo lugar e passou a pressionar Power, Enquanto isso Wickens era pressionado pelo Norte-americano Alexander Rossi que buscava o 3ºlugar.

Josef Newgarden na parte final da prova conseguiu fazer algumas ultrapassagens recuperando posições, Tony Kannan tentou buscar uma recuperação na prova.

Apesar da pressão do piloto da Chip Ganassi. O Australiano Will Power manteve a liderança até o final e venceu na prova do circuito de Indianapolis pela 2ªVez na carreira. Dixon que largou em 18º conseguiu um inesperado 2ºlugar e o pódio foi completado pelo Canadense Robert Wickens que acabou não tendo o desempenho esperado no final da prova para disputar a vitória.

No final, Sebastian Bourdais recuperou o 4ºlugar superando a Alexander Rossi que completou os 5 primeiros lugares. Hélio Castroneves que só corre essa corrida e as 500 milhas de Indianapolis fez uma bela corrida. Depois de largar em 10ºlugar o Brasileiro ficou em 6ºlugar. Na frente de James Hinchcliffe, Simon Pagenaud, Graham Rahal e de Takuma Sato que fechou os 10 primeiros colocados.

Josef Newgarden ainda chegou em 11ºlugar após ter caído para 21ºlugar. Tony Kannan acabou em 14ºlugar e Matheus Leist que ficou toda a corrida na parte de trás acabou em 20ºlugar.

Semana que vem teremos a classificação para as 500 milhas de Indianapolis, Os treinos livres começam nessa segunda-feira.

Resultado final do GP de Indianapolis
5ªEtapa da Indycar – Temporada 2018

pos Pilotos Chassis/Motor Equipe Tempo/diferença
1 Will Power Dallara/Chevrolet Team Penske 1h 49:46.1935
2 Scott Dixon Dallara/Honda Chip Ganassi Racing a 2.2443
3 Robert Wickens Dallara/Honda Schmidt Peterson Motorsports a 8.1621
4 Sebastien Bourdais Dallara/Honda Dale Coyne Racing a 8.7293
5 Alexander Rossi Dallara/Honda Andretti Autosport a 11.7462
6 Helio Castroneves Dallara/Chevrolet Team Penske a 14.3860
7 James Hinchcliffe Dallara/Honda Schmidt Peterson Motorsports a 15.3368
8 Simon Pagenaud Dallara/Chevrolet Team Penske a 17.2354
9 Graham Rahal Dallara/Honda Rahal Letterman Lanigan Racing a 18.0987
10 Takuma Sato Dallara/Honda Rahal Letterman Lanigan Racing a 23.1137
11 Josef Newgarden Dallara/Chevrolet Team Penske a 24.2632
12 Zachary Claman Dallara/Honda Dale Coyne Racing a 30.0421
13 Marco Andretti Dallara/Honda Andretti Herta Autosport a 37.4374
14 Tony Kanaan Dallara/Chevrolet A. J. Foyt Enterprises a 41.3456
15 Spencer Pigot Dallara/Chevrolet Ed Carpenter Racing a 41.6927
16 Max Chilton Dallara/Chevrolet Carlin a 42.8434
17 Gabby Chaves Dallara/Chevrolet Harding Racing a 45.0983
18 Ryan Hunter-Reay Dallara/Honda Andretti Autosport a 53.1086
19 Kyle Kaiser Dallara/Chevrolet Juncos Racing a 58.1755
20 Charlie Kimball Dallara/Chevrolet Carlin a 1:11.7538
21 Matheus Leist Dallara/Chevrolet A. J. Foyt Enterprises a 1:17.9918
22 Ed Jones Dallara/Honda Chip Ganassi Racing a 1 Volta
23 Zach Veach Dallara/Honda Andretti Autosport a 1 Volta
24 Jordan King Dallara/Chevrolet Ed Carpenter Racing a 2 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar

Deixe um comentário