Pagenaud tem atuação brilhante na chuva e conquista a vitória em Indianapolis

Começando as atividades no Indianapolis Motor SpeedWay a 2 semanas das 500 milhas de Indianapolis. A prova no Autódromo feito para a Formula 1 entre 2000 e 2007 e o A prova acontece desde de 2014.

Grid de Largada:

posPilotoEquipeChassi/MotorTempoFase
110Felix RosenqvistChip Ganassi RacingDallara/Honda1m08.2785sQ3
29Scott DixonChip Ganassi RacingDallara/Honda1m08.2979sQ3
360Jack HarveyMeyer Shank RacingDallara/Honda1m08.3238sQ3
488Colton HertaHarding RacingDallara/Honda1m08.3743sQ3
520Ed JonesEd Carpenter RacingDallara/Chevrolet1m08.4609sQ3
612Will PowerTeam PenskeDallara/Chevrolet1m08.7901sQ3
715Graham RahalRahal Letterman LaniganDallara/Honda1m08.2153sQ2
822Simon PagenaudTeam PenskeDallara/Chevrolet1m08.2445sQ2
97Marcus EricssonSchmidt Peterson MotorsportsDallara/Honda1m08.2497sQ2
1018Sebastien BourdaisDale Coyne RacingDallara/Honda1m08.2998sQ2
1130Takuma SatoRahal Letterman LaniganDallara/Honda1m08.3300sQ2
1221Spencer PigotEd Carpenter RacingDallara/Chevrolet1m08.4697sQ2
132Josef NewgardenTeam PenskeDallara/Chevrolet1m08.6240sQ1 – G1
1419Santino FerrucciDale Coyne RacingDallara/Honda1m08.4499sQ1 – G2
153Helio CastronevesTeam PenskeDallara/Chevrolet1m08.6497sQ1 – G1
1628Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportDallara/Honda1m08.6235sQ1 – G2
1727Alexander RossiAndretti AutosportDallara/Honda1m08.6994sQ1 – G1
185James HinchcliffeSchmidt Peterson MotorsportsDallara/Honda1m08.7710sQ1 – G2
1931Patricio O’WardCarlinDallara/Chevrolet1m08.7487sQ1 – G1
2026Zach VeachAndretti AutosportDallara/Honda1m08.8170sQ1 – G2
214Matheus LeistAJ Foyt EnterprisesDallara/Chevrolet1m08.7751sQ1 – G1
2259Max ChiltonCarlinDallara/Chevrolet1m08.9572sQ1 – G2
2398Marco AndrettiAndretti HertaDallara/Honda1m08.8995sQ1 – G1
2414Tony KanaanAJ Foyt EnterprisesDallara/Chevrolet1m09.1230sQ1 – G2

Na Classificação, A Pole position ficou com o Sueco Felix Rosenquist da Chip Ganassi. O Estreante superou o Neozelandês Scott Dixon, Seu companheiro de equipe larga em segundo lugar. Uma surpresa na 3ªposição, O piloto da Meyer Shank Jack Harvey da Inglaterra com Colton Herta da Harding larga em 4ºlugar fechando a segunda fila.

Na terceira fila largam Ed Jones da Carpenter e Will Power da Penske, Na quarta fila largam Graham Rahal e Simon Pagenaud e fechando os 10 primeiros colocados Estão Marcos Ericsson em 9º e Sebastien Bourdais.

Largada da etapa de Indianapolis, Rosenquist manteve o primeiro lugar, Enquanto que Jack Harvey superou Dixon e assumiu a segunda posição. Herta vinha em 4º. Logo antes da largada, Patricio O’Ward toca em Alexander Rossi que acaba indo para o muro e faz com que o Norte-Americano fazer uma parada para reparar o carro danificando, Mas isso não ficou em pune, O piloto da Carlin foi punido e teve de passar pelos boxes caindo para o 23ºlugar.

Nas primeiras voltas, Rosenquist abriu uma boa vantagem para Harvey que chegou a ser atacado pelo Dixon na segunda volta. Porém, os primeiros lugares se estabilizam nas suas posições. Na parte intermediária é que existia uma briga pelo 8ºlugar, entre Will Power que vinha sendo pressionado Simon Pagenaud.

Na 11ªVolta, Marcus Ericsson que vinha em boa corrida acabou escapando e indo para o muro do oval de Indianapolis. Com isso surge a primeira bandeira amarela da prova. O Sueco conseguiu voltar, Mas só para ir para os boxes. Lá se constatou que não dava mais para o piloto da Schmidt seguir. Alguns pilotos fizeram parada ao mudar a estratégia em relação aos primeiros colocados.

Na 15ªVolta tivemos a relargada, Dixon que estava em 3º passou Harvey na reta dos boxes e na curva 1, Rosenquist perdeu a trajetória e acabou perdendo a liderança para o neozelandês. Colton Herta acabou tocando em Harvey e rodando. Já seria o bastante para uma bandeira amarela, Ainda mais com Ryan Hunter-Reay sendo tocado pelo Canadense James Hinchcliffe. O piloto da Andretti ao roda acabou tocando no piloto da Harding. (Motivo pelo qual ele deve ter abandonado a prova)

Resultado disso foi uma nova bandeira amarela, com Dixon na liderança, Rosenquist em 2º, Harvey em 3º. Jones, Rahal e Pagenaud completa os 6 primeiros. Começava a chuviscar no circuito de Indianapolis.

Relargada na 20ªVolta, Jones e Harvey foram para cima de Rosenquist e fizeram uma ultrapassagem dupla dos dois pilotos, Quem levou a melhor foi o piloto da Carpenter que ganhou o 2ºlugar do piloto da Meyer Shank e do segundo piloto da Ganassi. Hinchcliffe acabou punido com uma passagem pelos boxes.

Indianapolis Motor SpeedwayFriday, May 10, 2019 ©2018 Walt Kuhn

O Brasileiro Hélio Castroneves (Hoje piloto da equipe Penske no IMSA) teve um belo momento na prova, Ao ultrapassar primeiro o Norte-Americano Santino Ferrucci e depois seu companheiro de equipe Will Power subindo para o 10ºlugar. Enquanto o piloto Brasileiro subia, Seus companheiros Newgarden e Power estavam com dificuldades e caindo na classificação. Sato foi para cima de Pagenaud, Na primeira tentativa ele passou reto na curva 1 e acabou voltando a ficar atrás do piloto da Penske. Porém na segunda tentativa, Sucesso do piloto Japonês que assumiu o 8ºlugar.

Harvey e Jones pararam na volta 26, começavam as paradas dos pilotos das primeiras posições. Castroneves parou na volta seguinte, A parada foi um pouco mais demorada por causa de problemas de mangueira de combustível.

No final da 27ªVolta, Scott Dixon vai para a primeira parada nos boxes juntamente com Felix Rosenquist. Na volta o Sueco voltou a frente, Mas o Inglês Jack Harvey conseguiu recuperar a posição em cima do piloto da Ganassi. Graham Rahal assumiu a liderança e parou na volta seguinte, antes disso, O piloto da Rahal acabou deu uma passadinha na grama, com os pingos d’água na lentes das câmeras podem justificar essa passadinha pra fora da pista.

Com as Paradas, A liderança passa a ser de Josef Newgarden, Com Patricio O’ward em segundo, Max Chilton em 3º, Matheus Leist em 4º e James Hinchcliffe em 5º após 30 voltas de prova. Dos que pararam na Janela normal, O primeiro era o Scott Dixon com Jones e Harvey logo a seguir disputando o 7ºlugar.

Harvey foi para cima de Jones por fora, O piloto da Carpenter se defendeu muito bem do ataque do Britânico. James Hinchcliffe superou Leist e assumiu o 4ºlugar. Newgarden abriu 2.5 segundos de O’Ward e 11 segundos de frente para Max Chilton. Os 2 primeiros colocados estavam muito na frente dos demais pilotos.

Chilton parou nos boxes na volta 39, Mesmo com a chuva fina caindo aos poucos, Ninguém arriscava um pneu de pista molhada. Patrício OWard parou na mesma volta 39. O líder Josef Newgarden, Hinchcliffe e Leist pararam na volta 40. A liderança voltou para Scott Dixon, com 4.8 segundos a frente de Jack Harvey. Depois vinham Simon Pagenaud, Ed Jones, Spencer Pigot, Graham Rahal, Felix Rosenquist, Takuma Sato, Sebastien Bourdais e Hélio Castroneves nas 10 primeiras posições. Do 5ºlugar até o 10ºlugar os pilotos estavam muito juntos.

O Sueco Felix Rosenquist vivia problemas na prova, Acabou que na volta 44 indo para os boxes junto de Hunter-Reay e Ed Jones. Na parada vazou combustível, mas nada grave nem com o piloto e nem com os mecânicos.

Jack Harvey aproveitando dos pneus macios se aproximou muito de Dixon que vinha com os pneus mais duros e trazendo com ele Pagenaud. Na 47ªVolta,os três primeiros colocados foram para os boxes e colocaram os pneus macios, Na Volta Pagenaud tinha ganho a posição para Harvey. Rahal passou a liderança com Bourdais e Sato nas três primeiras posições. Na 51ªVolta, Rahal parou nos boxes deixando a liderança para Bourdais. A chuva estava continuando a tocar, Mas nenhum dos pilotos ainda tinha colocado os pneus de chuva.

O primeiro piloto a colocar os pneus de chuva foi o Brasileiro Tony Kannan que vinha fazendo uma prova lamentável em 20ºlugar. Voltas depois a tática se mostrou inútil e o piloto da Foyt tomou mais uma volta. (Kannan estava nesse momento com 2 voltas de atraso)

Castroneves foi para os boxes, Quando voltou a pista o Veterano acabou rodando e indo para fora da pista. Ao tentar voltar a pista acabou atolando seu carro na brita, Provocando a 3ªbandeira amarela. Foi nesse momento que a chuva começava a se intensificar. Os pilotos foram para a última parada nos boxes, Enquanto alguns pilotos colocaram os pneus de chuva, Outros ainda apostavam que a chuva seria passageira e colocaram os pneus macios. Durante as paradas, A Equipe de Josef Newgarden deixou uma das rodas sair da área dos boxes e ir para o muro do outro lado. Nenhum piloto foi atingido, Mas isso é o bastante para punir o piloto da Penske. Depois dessas paradas, Dixon era o líder, Harvey estava em 2º, Pigot em 3º, Leist em 4º, Pigot em 5º, Pagenaud em 6º. Rahal, Ferrucci, Hinchcliffe e Power completavam os 10 primeiros colocados.

Na Volta 68, A Corrida recomeçou, Dixon abriu vantagem na liderança com Harvey em segundo. Matheus Leist em seu melhor momento na Formula Indy ultrapassou por fora Pigot e assumiu a 3ªposição. Desnorteado, Foi atacado pelo companheiro Ed Jones. Nessa história os dois pilotos foram superados pelo Francês Simon Pagenaud e Foi embora, Mostrando desempenho para brigar pela vitória.

Vencedor de duas corridas no traçado do Autódromo logo o Francês foi para cima de Leist. Na 1ªcurva da 75ªVolta, Pagenaud passou Leist por fora e assumiu o terceiro lugar. O Grande problema do piloto da Penske era o tempo de Push to Pass que ele tinha, Bem menor do que o tempo de Harvey e de Dixon que já vinha 4 segundos a frente.

Santino Ferrucci da Dale Coyne acabou sendo tocado pelo Felix Rosenquist e pelo Norte-Americano Graham Rahal.

A 6 Voltas do final, Pagenaud ultrapassa Harvey assumindo o 2ºlugar. Agora eram 4 segundos atrás de Dixon. Parecia que a vitória do Neozelandês estava garantida…

… Só parecia, Em 2 voltas o piloto da Penske tirou praticamente toda essa vantagem. A 3 voltas do final, Dixon tinha uma vantagem de 23 segundos de Puss to Pass contra nada do Francês e tentou segurar o ataque de Pagenaud. Até que na metade da penúltima volta, Simon Pagenaud foi para cima por fora de Dixon depois da reta oposta e acabou conseguindo a ultrapassagem da corrida, Que definiu a prova a favor do Francês.

Uma exibição belíssima que resultou na 3ªVitória na corrida do circuito de Indianapolis. Após largar em 8ºlugar e fazer uma bela corrida com o carro da Penske, Que acabou mal colocado com os outros três pilotos. (Newgarden foi até bem, Mas a punição jogou a prova para o chão) Simon Pagenaud após exibições apagadas sai dessa prova e vai para as 500 milhas mais confiante.

Apesar de perder a vitória no final, Scott Dixon com o 2ºlugar se aproxima de Josef Newgarden na liderança do campeonato. A diferença entre os dois esta em apenas 6 pontos. Alexander Rossi que vinha na disputa acabou em 22ºlugar e ficou longe da disputa, Com 36 pontos atrás de Newgarden. O Terceiro lugar ficou com o inglês Jack Harvey da Meyer Shank, Sua melhor corrida na IndyCar e seu primeiro pódio da carreira.

Matheus Leist igualmente teve sua melhor corrida na Formula Indy. Uma grande exibição, Superando as deficiências da Foyt. Com o 4ºlugar a equipe alcança seu melhor resultado desde do GP de Gateway de 2017, Tudo graças ao desempenho do piloto, Principalmente sobre a chuva.

A Carpenter teve um bom dia, Com Spencer Pigot e Ed Jones chegando ao 5º e 6ºlugares respectivamente.  Will Power acabou salvando o 7ºlugar com a Penske, Depois veio o Sueco Felix Rosenquist que não teve um bom dia, Perdeu posições e ficou apenas em 8ºlugar. Graham Rahal com o carro do pai dele e Santino Ferrucci da Dale Coyne completou os 10 primeiros colocados. No dia 26 de Maio, Teremos a edição 103 das 500 milhas de Indianapolis. No Próximo Sábado teremos a cobertura do Bump Day e no Domingo teremos a definição do Grid de largada e do pole position das 500 milhas.

Fotos:

Indy Circuit 2019

Resultado final do GP de Indianapolis

posPilotoEquipeChassi/MotorVoltasTempo
122Simon PagenaudTeam PenskeDallara/Chevrolet852h00m28.1166s
29Scott DixonChip Ganassi RacingDallara/Honda852.0469s
360Jack HarveyMeyer Shank RacingDallara/Honda853.7683s
44Matheus LeistAJ Foyt EnterprisesDallara/Chevrolet855.4378s
521Spencer PigotEd Carpenter RacingDallara/Chevrolet856.0938s
620Ed JonesEd Carpenter RacingDallara/Chevrolet857.1027s
712Will PowerTeam PenskeDallara/Chevrolet857.5853s
810Felix RosenqvistChip Ganassi RacingDallara/Honda858.7080s
915Graham RahalRahal Letterman LaniganDallara/Honda859.1802s
1019Santino FerrucciDale Coyne RacingDallara/Honda8512.7201s
1118Sebastien BourdaisDale Coyne RacingDallara/Honda8516.6131s
1226Zach VeachAndretti AutosportDallara/Honda8519.6145s
1326Marco AndrettiAndretti HertaDallara/Honda8526.9994s
1430Takuma SatoRahal Letterman LaniganDallara/Honda8528.0345s
152Josef NewgardenTeam PenskeDallara/Chevrolet8528.4598s
165James HinchcliffeSchmidt Peterson MotorsportsDallara/Honda8528.6403s
1728Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportDallara/Honda8529.1217s
1859Max ChiltonCarlinDallara/Chevrolet8532.0458s
1931Patricio O’WardCarlinDallara/Chevrolet851m12.0400s
2014Tony KanaanAJ Foyt EnterprisesDallara/Chevrolet83a 2 Voltas
213Helio CastronevesTeam PenskeDallara/Chevrolet83a 2 Voltas
2227Alexander RossiAndretti AutosportDallara/Honda81a 4 Voltas
2388Colton HertaHarding RacingDallara/Honda15Acidente
247Marcus EricssonSchmidt Peterson MotorsportsDallara/Honda11Acidente

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *