Pagenaud conquista vitória nas 500 Milhas

Simon Pagenaud confirmou o favoritismo dele e da equipe Penske. Liderando 119 Voltas, O Francês acabou com um jejum de 105 sem uma vitória francesa. Em uma corrida impecável do piloto da Penske, Diga-se de passagem.

Desde da largada, Pagenaud saiu na frente com Carpenter como seu mais próximo seguidor. Mais atrás, Tony Kannan fez uma bela manobra para ganhar 2 posições na segunda volta da prova. Na quinta volta, Will Power, Spencer Pigot e Josef Newgarden fizeram uma bela disputa pela 3ªposição.

May 26, 2019, Indianapolis, Indiana, USA ©2019, Porterimage USA

A primeira bandeira amarela veio na volta 5, O piloto Colton Herta teve problemas de eletrônicos e acabou se quer chegando aos boxes. O piloto da Harding terminou muito cedo a sua corrida em Indianapolis.

A Relargada aconteceu na 11ªVolta, Pagenaud segurou a liderança, Foi Will Power que subiu para o segundo lugar em cima de Ed Carpenter. Não tivemos muitas mudanças na classificação da prova. Nesse começo de prova, A se destacar as provas de James Davison e Conor Daly, Disputando apenas a prova de Indianapolis eles estavam em 9º e 10ºlugares.

Na primeira relargada, Bourdais, Rossi e Ed Jones proporcionaram um belo momento na prova. O piloto da Carpenter ficou no meio, Rossi colocou por dentro e Bourdais foi por fora, Melhor para o piloto da Dale Coyne, Mas Rossi logo superou Bourdais e na volta 30 foi para cima de Newgarden que reclamava do seu carro sair de frente. Por sorte a janela de parada estava começando naquele momento.

Simon Pagenaud foi o primeiro a fazer a parada na entrada da 32ªVolta.

Durante as paradas, Hélio Castroneves acabou tocando em Davison, O Australiano que foi para os boxes acabou rodando devido ao toque. Era claro que o Brasileiro pagaria uma punição nos boxes, Isso fez com que ele ficasse a 1 volta dos líderes. A Corrida do piloto da Dale Coyne também ficou comprometida. Uma pena, Pois Davison estava indo muito bem. Power parou 3 voltas depois. Um dos últimos a parar foi Scott Dixon, O mestre na arte de economizar combustível na Formula Indy.

Após as paradas o líder era Rosenquist, Com Parenaud em 2. O piloto Sueco da Ganassi largou do 29ºlugar e liderava, Só que ele precisava ir aos boxes. Foi na 42ªVolta ele foi aos Boxes, Castroneves também foi aos boxes para pagar a punição.

Pagenaud abriu 2.6 segundos de frente para Will Power, Pressionado pelo Ed Carpenter. Newgarden e Bourdais completavam os 5 primeiros colocados. Rossi, Pigot, Jones, Daly e Ericsson completavam os 10 primeiros lugares. Scott Dixon e Tony Kannan vinham em 11º e 12ºlugar, Preservando seus carros certamente.

A Prova até nesse momento tinha o amplo domínio da Chevrolet, com 6 dos 10 primeiros lugares da Marca Norte-americana em cima da Marca Japonesa que tinha Rossi, Bourdais e Daly e Ericsson entre os 10 primeiros .

Na volta 56, Ben Hanley fica bem lento na pista. Seu carro tinha problemas de Tração. Por sorte, Ele levou o carro até os boxes. Sem bandeira amarela acionada na pista.

Na Volta 63, Pagenaud abre mais um pouco para Power e Carpenter, Subindo para os 3 segundos a vantagem para Ed Carpenter que ganhou o segundo lugar das mãos de Power. Logo depois, (Volta 65) O Francês foi para a sua segunda parada nos boxes. Sendo o líder de cada com o vento o Francês iria ser o primeiro a parar nos boxes sempre.

Ed Carpenter foi para os boxes na volta 68. Diferença entre os dois eram de 4 Voltas em relação ao piloto Francês. Will Power na volta 69 acabou errando a posição nos boxes e perdendo tempo. Rossi por muito pouco não acaba no muro na hora dele entrar para a sua segunda parada na volta 70, Deixando Dixon na liderança.

Tivemos um incidente de Jordan King com um dos mecânicos que foi atingido por uma roda do carro do piloto Britânico. Dixon foi o último a fazer a parada na 72ªVolta. Pouco depois a rodada e a batida de Kyle Kaiser da equipe Juncos, ele Roda na curva 3 e ao tentar corrigir ele acabou rodando e indo para o muro. Acionando a segunda bandeira amarela da prova.

Power, Por ter passado em cima de uma mangueira na segunda parada ele foi punido e foi obrigado a deixar todos passarem dele. Power caiu para as últimas posições.

Relargada na volta 80: Pagenaud abriu muito na liderança da prova. Carpenter, Newgarden e Rossi vinham logo atrás. Na volta seguinte, Carpenter foi para cima de Pagenaud tentando tirar a liderança e a hegemonia do piloto Francês, Que liderou praticamente 65 das 82 voltas completadas até o momento da prova. Os dois já abriram vantagem sobre Newgarden com seu Penske, Rossi com a Andretti e Bourdais fazendo uma grande corrida com o carro da Dale Coyne.

Rossi abriu fogo de vez em cima de Newgarden, Que se defendeu muito bem de dois ataques do piloto da Andretti na volta 88. Enquanto Carpenter acompanha Pagenaud na frente. Com 91 voltas de prova a classificação era essa: Pagenaud – Carpenter – Newgarden – Rossi – Bourdais – Pigot – Daly – Ericsson – Rahal – Hunter-Reay – Ferrucci – Kannan – Kimball e Hildebrand nas 15 primeiras posições.

A corrida estava chegando à metade, O Céu estava encoberto. Qualquer chuva que caísse depois da Volta 100 a corrida já estava valida e poderia o diretor de prova acabar com a corrida. Porém, não parecia com cara de que a chuva iria cair a qualquer momento da prova. Com uma impressionante desempenho, Pagenaud vai para os boxes na volta 100. Com a projeção que ele teria que fazer na corrida. O Francês estaria em algum momento da prova economizar combustível para não fazer uma nova parada nos boxes.

Carpenter vai para a parada na volta seguinte juntamente com Spender Pigot. Ai, Já estão com mais possibilidades de completarem a prova com mais 2 paradas. Newgarden parou na volta 102. Os que estavam melhores na tática de corrida eram sem dúvida: Alexander Rossi , Sebastien Bourdais e Scott Dixon. O Francês da Dale Coyne fez sua parada na volta 105.

Rossi que liderou por 3 voltas, foi para a sua 3ªparada na volta 106. A sua situação na prova estava muito mais tranquila do que a situação de prova de Pagenaud, Com 6 voltas de folga. Além de Dixon, Rahal, Rosequist, Hinchcliffe, Harvey e Leist não tinham feito a terceira parada nos boxes. Rahal para na volta 109. Se tudo desse certo para o ploto da Rahal, Ele só precisava de mais duas paradas para terminar a prova.

Na Volta aos boxes, Tony Kannan e Santino Ferrucci disputaram posição roda com roda. A Vantagem ficou com o piloto Norte-Americano.

Após 110 voltas, Dixon estava na pista e ficou na pista até a volta 112 quando ele fez sua 3ªparada. Com a parada de Felix Rosenquist na volta 113, Pagenaud volta a liderança, Mas muito pressionado pelo Rossi. O piloto da Andretti em uma só volta passou Newgarden e Carpenter e tentou o ataque em cima do Francês que segurou a ponta. Depois disso, Rossi ficou acompanhando Pagenaud. Carpenter, Newgarden e Bourdais completavam os 5 primeiros colocados. Quem começava a aparecer na prova era Conor Daly, que já estava em 6ºlugar, Na frente de Scott Dixon que estava bem em relação ao final da prova. Pagenaud estava 12 voltas de atraso em tática para Dixon.

A tática de Pagenaud era andar tudo que ele podia andar, Por isso ele conseguiu abrir 1 segundo de frente para Rossi, Voltas depois o Norte-Americano volta a andar perto do piloto da Penske. Com 75 voltas para o final da prova ainda tinha muita coisa pra acontecer. Lá Atrás, Will Power na volta 129 estava em 18ºlugar e tratou de mudar sua tática.

No final da volta 129, Pagenaud foi para os boxes. Com 71 voltas para o final, O Francês estava andando muito, Mas iria precisar poupar combustível caso ele queria terminar a prova com mais 1 parada. Ou então, Assumir o risco e partir para fazer uma parada a mais na parte final da prova. Rossi passou a liderança, Com 2.3 segundos a frente de Ed Carpenter, 4.6 segundos de Josef Newgarden que vinha em 3ºlugar. Carpenter e Pigot para na volta 134, Eles precisariam poupar combustível para fazerem só mais uma parada para completar a prova.

Newgarden fez a 4ªparada na volta 136. Rossi, Bourdais e Dixon ficavam na pista. O piloto da Dale Coyne parou na volta 137. Quem parasse a partir da volta 140 teria a certeza de fazer só mais uma parada nos boxes.

Eis que na parada de Rossi, Problemas com a mangueira de combustível, Fizeram ele perder 23 segundos na sua parada, sendo que o ideal é perder de 6 a 8 segundos em cada parada. A sorte dele foi que o Sueco Marcos Ericsson ao frear o carro para diminuir a velocidade ele acabou rodando na entrada dos boxes. Por incrível que pareça, A Bandeira amarela foi acionada pela terceira vez.

Dixon não tinha parado era o líder, Mas com a parada dele o Neozelandês iria para os últimos lugares. Assim como Santino Ferrucci, Rosenquist, Kannan, Veach, Hinchcliffe e Jones que teriam de fazer a parada logo. Esses pilotos e mais alguns outros que estavam com voltas atrás foram para os boxes para fazer uma nova parada nos boxes. Matheus Leist fez uma parada extra para trocar os pneus que daria problemas.

O Céu começava a abrir em Indianapolis, A Possibilidade de chuva cada vez estava mais e mais descartada. Depois das paradas a Classificação era essa: Pagenaud era o líder com Carpennter, Newgarden, Bourdais, Rossi, Daly, Hunter-Reay, Kimball, Rahal e Dixon eram os 10 primeiros colocados.

Relargada na volta de número 149, Rossi vai tentando recuperar o prejuízo que até foi pequeno pelo incidente da última parada. Rossi tentou passar o Retardatário, Nessa história perdeu o 5ºlugar para Conor Daly. Pagenaud agora tinha Josef Newgarden por perto. Com 49 voltas do final, No final da reta oposta, Josef Newgarden passou a liderança, superando Simon Pagenaud. Daly superou Bourdais e passa para o 4ºlugar. A Andretti parece ter colocado um novo piloto na disputa pela vitória, Numa grande exibição de Daly.

Rossi vinha sendo muito atrapalhado pelo Oriol Servia. O Espanhol vinha 1 volta atrás e fechou a porta do vencedor da prova de 2016, que acabou passado por fora. Na Volta seguinte, Rossi foi para cima de Bourdais. Na volta 158 , Rossi passou para o 5ºlugar, O Carro dele rendia demais e já iria para cima do Daly, Que vinha também colado em Carpenter. Newgarden e Pagenaud estavam um pouco na frente nas 2 primeiras posições. Pela primeira vez o Francês estava andando atrás de um pouco e continuava rendendo muito bem seu carro. Provavelmente ele estava no vácuo para poupar combustível.

Na volta 162, Rossi passou Daly e sobe para o 4ºlugar. A Última janela dos boxes começaria a qualquer momento. Quem parasse depois da volta 170 sem dúvida terminaria, Antes de parar nos boxes, Pagenaud passou Newgarden e logo depois foi para os boxes, No final da volta 168 para começar a volta 169 ele vai para os boxes. Com 31 voltas, Ele teria de poupar algum combustível para terminar a prova. Já Rossi parou na volta seguinte, Ele teria mais folga para terminar a prova.

Na volta 172 parou Josef Newgarden. Carpenter e Daly dos primeiros colocados, Estavam ainda na pista e levariam vantagem para o final da prova. Na volta 173, Os dois primeiros pararam nos boxes. Power, Sato, Pigot, Harvey ainda não tinham feito a última parada a 26 voltas do final da prova. Pagenaud em 5º, vinha a quase 2 segundos de diferença para Rossi, Mas precisava poupar combustível para terminar a prova.

Power parou na entrada da 177ªVolta, Sato que chegou a andar 1 volta atrás, assumiu a liderança. Na metade da volta, Rossi passou  Newgarden e assumiu a liderança. Enquanto Sato e Pigot foi para os boxes na volta 178, Um acidente envolvendo 5 carros, Um dos acidentes, Bourdais fecha a porta de Graham Rahal. Os dois se toca e ambos acabam no muro. Rosenquist, Veach e Kimball também se envolveram na batida.

Com esse acidente, Deram uma bandeira vermelha para a pista ser limpa e para a corrida terminar na bandeira verde. Com 180 voltas completadas a classificação era: Rossi, Pagenaud, Carpenter, Newgarden, Daly, Sato, Dixon, Ferrucci, Hunter-Reay, Hinchcliffe, Power, Kannan, Mann e Davison nas 14 primeiras posições.

A Corrida recomeçou depois de 15 minutos depois de limpeza de pista. Porém, demoraram um pouco para fazer a relargada, Por que eles liberaram os pilotos com 1 volta atrás dos que estavam na frente do líder. Antes da Largada, Dixon foi para os boxes e teve de fazer uma parada para trocar os pneus que foram possivelmente tiveram um furo de pneu e saiu da briga.

Relargada na volta 188, Pagenaud pega o vácuo de Rossi e assume a liderança da prova, Sato foi para cima de Carpenter e ganhou o 3ºlugar após disputa roda por roda entre os dois pilotos.

Rossi na volta seguinte dá o troco para cima de Pagenaud e volta a liderança da prova. Pagenaud volta a ponta na volta 190. A disputa estava entre os dois pilotos mesmo, Mas ai Takuma Sato entra em jogo e ultrapassa Newgarden e ganha o 3ºlugar. A 8 voltas do final, O Japonês entrou na disputa pela vitória. Pagenaud tentou um traçado diferente para impedir que seu vácuo desse a chance a Rossi tentar usar esse vácuo a favor dele.

Pagenaud tem sua tática dando certo de Bloquear o vácuo de Rossi até a volta 198, Rossi na reta dos Boxes e por fora passou Pagenaud e tomou a liderança, Parecia que o Norte-Americano iria conquistar o bicampeonato das 500 milhas, Mas Pagenaud não desistiu, Tirou a vantagem que o piloto da Andretti tinha, O Francês usou o vácuo de Rossi e a 1 volta e meia do final passou a liderança da corrida.

Simon Pagenaud balançou o carro para segurar a liderança, A última chance de Rossi foi na reta oposta e o piloto da Penske segurou esse ataque. Simon Pagenaud fez uma corrida impecável praticamente, Liderando por mais de 110 voltas conquistou a sua primeira vitória nas 500 Milhas. É mais uma vitória da Penske e mais um campeão do Campeonato da Formula Indy a vencer a prova mais tradicional do Automobilismo Mundial. Além de ser o primeiro Francês a vencer as 500 milhas desde do ano de 1914, Quando René Thomas venceu a prova daquele ano.

Alexander Rossi fez uma grande corrida, Depois do que ele passou nos boxes, Com a mangueira de combustível acabou ficando com o segundo lugar, Que poderia ser o primeiro colocando sem dúvida nenhuma. Takuma Sato que ficou 1 volta atrás, Não imaginaria que ele conseguisse levar o 3ºlugar. Tinha no final um carro super rápido nas mãos. Josef Newgarden acabou não tendo a força para disputar a vitória, Mas foi importante a 4ªposição para ele em relação ao campeonato.

Will Power, Apesar do seu erro na 2ªparada, se recuperou e acabou a prova em 5ºlugar. Ed Carpenter ficou em 6º e mostrou sua grande capacidade em pilotar em circuitos ovais, No decorrer da corrida faltou um pouco mais dele ou do carro para que ele pudesse brigar pela vitória.

Santino Ferrucci fez uma corrida discreta e sem erros, Acabou com o título de Rookie das 500 milhas com o 7ºlugar. Ryan Hunter-Reay em uma corrida discreta conseguiu um 8ºlugar, Após sair do 22ºlugar e com provavelmente sem carro para ficar nas primeiras posições.

Tony Kannan fez uma grande corrida, Fica claro que a Foyt é uma carroça, Mas no oval ainda se ver o piloto de 44 anos muito rápido. Chegou a ficar uma volta para completar a corrida em 9ºlugar. Completando os 10 primeiros colocado o Norte-Americano Conor Daly, que andou muito bem a corrida inteira e chegou a andar em 4ºlugar em determinado momento da prova.

A se destacar dois pilotos que se recuperaram muito bem de condições adversas na prova: James Hinchcliffe, Que chegou em 11ºlugar após largar do 32ºlugar, Foi uma corrida de paciência para o piloto Canadense. Depois de ser tocado nos boxes e ter perdido muito tempo, James Davison se recuperou muito bem e acabou a prova em um honroso 12ºlugar. Seu melhor resultado na Formula Indy.

Pippa Mann, De volta a corrida das 500 milhas fez uma corrida digna, Chegou em 16ºlugar e na frente de Scott Dixon. O piloto da Chip Ganassi que poderia estar disputando a vitória, Teve problemas e acabou em 17ºlugar. Outro piloto que sai com Saldo negativo da Indy 500 é Hélio Castroneves. Não chegou nem perto se quer de disputar a vitória nesse ano, Ainda por cima, Erra em tocar em James Davison na 2ªrodada de paradas nos boxes e toma volta do líder e fica para trás até o final da prova.

O Portal Sportszone parabeniza a Simon Pagenaud pela vitória nas 500 Milhas de Indianapolis.

Resultado final da 103ªEdição das 500 Milhas de Indianapolis

posPilotoEquipeMotorVoltasTempo
122Simon PagenaudTeam PenskeChevrolet2002:50:39.2797
227Alexander Rossi Andretti AutosportHonda200a 0.2086
330Takuma Sato Rahal Letterman Lanigan RacingHonda200a 0.3413
42Josef NewgardenTeam PenskeChevrolet200a 0.8979
512Will Power Team PenskeChevrolet200a 1.6173
620Ed CarpenterEd Carpenter RacingChevrolet200a 1.9790
719Santino Ferrucci Dale Coyne RacingHonda200a 2.8055
828Ryan Hunter-Reay Andretti AutosportHonda200a 4.0198
914Tony Kanaan A. J. Foyt EnterprisesChevrolet200a 4.7708
1025Conor DalyAndretti AutosportHonda200a 5.3459
115James HinchcliffeArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda200a 5.4821
1233James DavisonDale Coyne Racing with Byrd/Hollinger/BelardiHonda200a 6.2250
1363Ed JonesEd Carpenter Racing Scuderia CorsaChevrolet200a 7.5500
1421Spencer PigotEd Carpenter RacingChevrolet200a 8.5566
154Matheus LeistA. J. Foyt EnterprisesChevrolet200a 10.4153
1639Pippa MannClauson-Marshall RacingChevrolet200a 12.9803
179Scott Dixon Chip Ganassi RacingHonda200a 14.7595
183Hélio Castroneves Team PenskeChevrolet199a 1 Volta
1924Sage KaramDreyer & Reinbold RacingChevrolet199a 1 Volta
2048J. R. HildebrandDreyer & Reinbold RacingChevrolet199a 1 Volta
2160Jack HarveyMeyer Shank Racing with Arrow Schmidt PetersonHonda199a 1 Volta
2277Oriol ServiàMotoGator Team Stange Racing with Arrow Schmidt PetersonHonda199a 1 Volta
237Marcus Ericsson Arrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda198a 2 Voltas
2442Jordan King Rahal Letterman Lanigan RacingHonda198a 2 Voltas
2523Charlie KimballCarlinChevrolet196a 4 Voltas
2698Marco AndrettiAndretti Herta Autosport w/ Marco Andretti & Curb-AgajanianHonda195a 5 Voltas
2715Graham RahalRahal Letterman Lanigan RacingHonda176Acidente
2810Felix Rosenqvist Chip Ganassi RacingHonda176Acidente
2926Zach VeachAndretti AutosportHonda176Acidente
3018Sébastien BourdaisDale Coyne Racing with Vasser-SullivanHonda176Acidente
3132Kyle KaiserJuncos RacingChevrolet71Acidente
3281Ben Hanley DragonSpeedChevrolet54Mecânico
3388Colton Herta Harding Steinbrenner RacingHonda3Mecânico

Número de Voltas lideradas por cada piloto:

Simon Pagenaud116
Alexander Rossi 22
Josef Newgarden21
Scott Dixon 13
Will Power 7
Ed Carpenter7
Felix Rosenqvist 6
Spencer Pigot4
Takuma Sato 3
Santino Ferrucci 1

Premiação de Cada piloto nessa prova:

PilotoPrêmio
Simon PagenaudU$ 2.669,529
Alexander Rossi U$ 759.179
Takuma Sato U$ 540.454
Josef NewgardenU$ 462.904
Will Power U$ 444.554
Ed CarpenterU$ 450.554
Santino Ferrucci U$ 435.404
Ryan Hunter-Reay U$ 379.129
Tony Kanaan U$ 369.129
Conor DalyU$ 230.805
James HinchcliffeU$ 365.129
James DavisonU$ 220.305
Ed JonesU$ 233.305
Spencer PigotU$ 377.229
Matheus LeistU$ 344.129
Pippa MannU$ 200.305
Scott Dixon U$ 359.204
Hélio Castroneves U$ 200.305
Sage KaramU$ 204.305
J. R. HildebrandU$ 200.305
Jack HarveyU$ 200.305
Oriol ServiàU$ 203.305
Marcus Ericsson U$ 384.629
Jordan King U$ 200.805
Charlie KimballU$ 200.305
Marco AndrettiU$ 334.129
Graham RahalU$ 334.129
Felix Rosenqvist U$ 353.279
Zach VeachU$ 334.129
Sébastien BourdaisU$ 342.129
Kyle KaiserU$ 205.305
Ben Hanley U$ 200.805
Colton Herta U$ 351.129

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *