A alegria e o feito que Felipe Nasr fez com em Interlagos colocando a Sauber em 9ºlugar levando 2 pontos para o time suíço acabaram destruindo as pretensões para a Manor que tinha o 10ºlugar no mundial de construtores pela maioria do campeonato até a 2 semanas atrás. Isso pode fazer a equipe não seguir na Formula 1 em 2017, Isso porque só existe premiação para os 10 primeiros lugares do campeonato e a premiação da 10ªposição é de 40 milhões de Dólares o que pode fazer a diferença ou fazer falta para uma equipe pequena na Formula 1 que hoje continua com seu sistema feudal de não dar qualquer ajuda para as equipes pequenas ou não se movimenta para diminuir os custos tornando a categoria cada vez mais e mais elitizada.
As consequências disso são que as vagas no maior campeonato mundial de Automobilismo são decididas pelo dinheiro, pelo patrocinador, por desconto de preço de motores, … E os pilotos com talento ficam nem em segundo plano, Eles se quer tem chance de correr na Formula 1 se não tiverem patrocinadores.
A situação da Manor, A situação da Sauber é mais uma prova da falência do sistema da Formula 1 o que é bem ruim para o Esporte. A maior categoria do Esporte a motor precisa ter o maiores pilotos do mundo ou parte dos 100 melhores pilotos do mundo inteiro e hoje vemos nomes como Jolyon Palmer e Esteban Gutierrez como dois desses pilotos que não estão nem entre os 300 melhores pilotos do mundo (Se bobear nem estão entre os 500 primeiros pilotos) E eu aposto que se não mudar o sistema dessa categoria continuaremos a ver paydrivers (Pilotos Pagantes) substituindo pilotos talentosos que podem muito bem suprir qualquer deficiência das equipes menores.

A Sauber pode sim cometer um erro de trocar um piloto que é mais talentoso que seria o Caso de Felipe Nasr que teve sua temporada sabotada já que seu companheiro de equipe Marcus Ericsson recebe as melhores peças para o carro dele (O piloto Sueco já esta renovado para a temporada de 2017) do que o Esteban Gutierrez que já mostrou que não tem talento para ajudar quaisquer time que ele corra sem que seja financeiramente.

A lição que estou falando é quando a Sauber no final de 2012 em alta contratou Esteban Gutierrez no lugar do talentoso e arrojado japonês Kamui Kobayashi visto que ele não não tinha o mesmo talento que o seu compatriota Sérgio Perez, Pois bem Gutierrez correu ao lado de Hulkenberg e o resultado disso foi que o Mexicano foi surrado pelo piloto Alemão que levou o time nas costas literalmente o ano inteiro. Seu único momento de gloria da categoria foi o solitário 7ºlugar no GP do Japão de 2013 marcando seus únicos 6 pontos na sua carreira que chega ao 60ºGP completando o seu terceiro ano completo. E ai a pergunta que não quer calar: Valeu a pena fazer essa contratação que afundou o time que teve um 2014 terrível sem marcar ponto nenhum e que até hoje sofre por esse movimento errado tudo por causa dos patrocinadores que esse piloto levava??

Tá claro que a Sauber não tem planejamento para se manter na categoria, Não pensa grande, Não tem o mínimo de senso crítico para melhorar a equipe Suíça. Se tivesse a Monisha Kalterborn deveria ser mandada embora pela enorme incompetência que essa mulher vem gerindo a equipe a 4 anos ( E não é por ser mulher que ela não merece ficar na Formula 1 e sim porque ela é absolutamente incompetente para exercer o cargo de chefe de um time de Formula 1)
Mas acima de uma demissão de uma chefe de equipe a Formula 1, O Senhor Bernie Ecclestone de 5 milhões de anos de idade que é dono da categoria e o presidente da FIA, O incompetente e omisso Jean Todt precisam mudar a Formula 1 antes que o grid se reduza ainda mais ou que se tenha no futuro apenas Paydrivers que mostram a carteira chega de dinheiro, Que mostram padrinhos políticos, Que mostram influência de motores, Que mostram apoios de governos nacionais, Que mostram tudo! exceto talento.
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Sauber/Manor/F1-Gears