Classificação depois dos treinos livres de Sexta-Feira da Formula 1
Logo que o treino começou, todos praticamente foram para a pista de imediato. Com exceção de Jack Aitken que acabou indo 1 minuto depois do bando e de Luca Ghiotto que tinha problemas no aerofólio Dianteiro. De Cara Nick de Vries marcou o melhor tempo, Com 1:28,907.
O piloto da ART Grand Prix liderou até o momento que Nicholas Latifi com 1:28.522 e depois Jack Aitken da Campos Racing com 1:28.406 foram para as 2 primeiras posições a 23 minutos do final da sessão. O Chinês Guanyu Zhou subiu para o 3ºlugar, Schumacher, Sette Camara, Gelael, Ilott, Matsushita e Deletraz nas 9 primeiras posições.
A 22 minutos do final, Luca Ghiotto foi para a pista e fez uma boa volta subindo para o 3ºlugar. 3 minutos depois, Mick Schumacher subiu 3 posições passando para o 4ºlugar. Enquanto todos os pilotos foram para os boxes trocarem os compostos, Ghiotto fez mais uma volta e sobe para o 2ºlugar, Com 86 milésimos atrás de Latifi.
A maior parte dos pilotos iriam para a pista nos 10 minutos finais. Visto isso, Dorian Boccolacci e Jack Aitken foram para a pista melhorarem seus tempos. O inglês melhorou sua volta e ampliou a liderança no Treino com 1:28.355.
A 8 minutos do final, todo mundo vai para a pista a fim de buscar o tempo de Aitken. Nick de Vries foi para a sua volta rápida, Porém acabou atrapalhado pelo Sean Gelael que tentou passar o Holandês por fora e acabou comprometendo a volta de ambos, Sem qualquer razão para o Indonésio.
Quem si deu bem foi Lafiti da DAMS, que acabou tomando a pole com 1:28.212 a 5 minutos do final. Seu companheiro de equipe Sergio Sette Câmara subiu para o 4ºlugar. Em uma nova volta, Nick de Vries da ART Grand Prix sobe para o segundo lugar a 54 milésimos do piloto Canadense. Logo ele foi superado por Zhou, O Chinês voou baixo para esta na segunda posição, Com 1:28.249.
A pole de Latifi poderia estar garantido, Mas ainda faltava Luca Ghiotto, que foi a pista na sua última Tentativa e arrebentou, O tempo de 1:28.031 acabou dando ao piloto da UNI-Virtuosi para a sua segunda pole position da temporada. O líder do Campeonato Nicholas Latifi larga em 2ºlugar com o carro da DAMS. A Segunda fila era formada pelo Chinês Guanyu Zhou da UNI-Virtuosi e de Nick de Vries da ART Grand Prix.
Na Terceira fila largam Jack Aitken da Campos Racing (Foi punido e perdeu sua melhor volta e por isso larga em 9º) e Callum Llott da Charouz, Sergio Sette Camara da DAMS, Ralph Boschung da Trident, Dorian Boccolacci da Campos Racing e Mick Schumacher completam os 10 primeiros colocados.
Grid de Largada – GP da Espanha
Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo | Voltas |
1 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing | 1:28.031 | 11 |
2 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 1:28.212 | 10 |
3 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing | 1:28.249 | 10 |
4 | 4 | Nick de Vries | ART Grand Prix | 1:28.266 | 9 |
5 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 1:28.355 | 10 |
6 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 1:28.470 | 11 |
7 | 5 | Sergio Sette Câmara | DAMS | 1:28.550 | 10 |
8 | 21 | Ralph Boschung | Trident | 1:28.580 | 11 |
9 | 14 | Dorian Boccolacci | Campos Racing | 1:28.581 | 10 |
10 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | 1:28.605 | 11 |
11 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 1:28.683 | 10 |
12 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 1:28.758 | 10 |
13 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing | 1:28.761 | 11 |
14 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 1:28.869 | 10 |
15 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden | 1:28.980 | 11 |
16 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 1:29.023 | 11 |
17 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 1:29.346 | 11 |
18 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 1:29.590 | 11 |
19 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz | 1:30.171 | 10 |
20 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 1:30.691 | 11 |
Após a Classificação da Formula 1, Ocorreu a primeira prova do final de semana da Formula 2.
Largada da primeira corrida de Barcelona, Ghiotto larga muito mal e permite que seu companheiro de equipe Guanyu Zhou assuma a liderança, Com Nicolas Lafiti mantendo o segundo lugar. Logo na quarta curva, Mick Schumacher e Giuliano Alesi acabam passando pela Grama. O piloto da Prema ainda conseguiu voltar a prova com o pneu furado, Já o piloto da Trident ficou na brita mesmo.
No final da reta oposta, ainda na primeira volta, Dorian Boccolacci fez uma manobra completamente desastrosa e acabou tocando em Luca Ghiotto. Com esses dois incidentes o Safety Car foi acionado.
Ghiotto foi trocar os pneus e o Bico Dianteiro, Pelo acidente com a Roda não girando parecia que a prova iria acabar para o piloto Italiano, Mas acabou voltando a corrida. Schumacher parou para trocar os pneus, Enquanto que Alesi abandonou a prova.
A Relargada aconteceu na volta 4 e Zhou seguiu na liderança com Latifi, De Vries, Aitken, Ilott vinham logo a seguir. Boccolacci foi punido pela manobra na primeira volta e teve de dar uma passada pelos boxes.
Na 7ªVolta, Zhou, Latifi que vinham se distanciando do resto do pelotão e Matsushita foram para os boxes, Ao mesmo tempo que Jack Aitken passou por Nick de Vries e assumiu a liderança. Sette Camara ficou mais de 30 segundos nos boxes, Primeiro por ter ficado esperando seu companheiro de equipe fazer a parada e depois por ter deixado o motor morrer, Além disso ele acabaria por sofrer uma punição por ultrapassar o limite de velocidade dos boxes.
Na 8ªVolta pararam Nick de Vries, Callum Ilott e Louis Deletraz fizeram suas paradas. Nikita Mazepin da ART Grand Prix ficou lento pela pista e teve de ir aos boxes, comprometendo sua prova. Na 9ªVolta pararam o líder Jack Aitken e o Indonésio Sean Gelael.
O líder naquele momento era Ralph Boschung da Trident, Com Anthoine Hubert da Arden na segunda posição. O primeiro piloto dos que fizeram à parada obrigatória, Com Latifi e Matsushita logo atrás. Nick de Vries passou Aitken e ganhou o 11ºlugar.
O Holandês não parou por aqui, Ele passou Matsushita ganhando o 9ºlugar, Enquanto isso o Japonês acabou tomando ultrapassagem por fora de Aitken na curva 5 ganhando o 10ºlugar.
Boschung tinha 4.2 segundos de vantagem para Anthoine Hubert na liderança, Mas começou a perder a vantagem para o piloto francês. Em 2 voltas a diferença caiu para 2.6 segundos. Sette Camara estava parado nos boxes com problemas eletrônicos.
Hubert chega mais e mais em Boschung, Até que na 19ªVolta o piloto da Arden assumiu a liderança no final da reta dos boxes. Na volta seguinte, Mick Schumacher passou Juan Manuel Correa e assumiu a 4ªposição. (Na tentativa anterior o Alemão teve de ir para fora da pista ao tentar passar o Norte-Americano/Equatoriano por fora na curva 1) Correa foi para os boxes e acabou com problemas em seu carro e perdeu muito tempo.
Zhou vinha 22.8 segundos atrás de Hubert, Com as paradas dos pilotos que estavam na sua frente, Nicholas Lafiti vinha a 1.5 segundos do Chinês em 6ºlugar. Bosching foi ultrapassado por Jordan King caindo para o 3ºlugar, Dos pilotos que estavam na frente era o que sentia mais o desgaste dos pneus, Também pela equipe que ele corria (A Trident não é uma das maiores equipes da Categoria) ele não pode esperar muito do carro.
Ghiotto vinha com a melhor volta da prova, Mas ele estava em 13ºlugar e precisava estar entre os 10 primeiros para obter os 2 pontos de Melhor Volta da prova. Entre os pilotos que já tinham feito a parada, O Inglês Jack Aitken da Campos Racing dá o troco em Nick de Vries da ART Grand Prix e na volta 25 toma o 7ºlugar do Holandês.
Boschung parou na 26ªVolta, O piloto da Trident voltou em 13ºlugar. Na Volta 27, Callum Ilott passou Nobuharu Matsushita assumindo o 8ºlugar, O Japonês da equipe Carlin sofria com o carro que mal trata muito os pneus.
Nicholas Latifi vai para cima de Guanyu Zhou, O Canadense quer a vitória . Enquanto que Mick Schumacher depois de ter parado na 29ªVolta acabou quebrando o bico do seu carro após se enroscar com Juan Manuel Correa, Sua corrida em termos de resultado terminou por ai. Na 31ªVolta, Lafiti foi para cima de Zhou e por fora no final da reta dos boxes e assumiu o 3ºlugar. Hubert e King ainda estavam na pista. Depois das paradas dos dois o líder seria o piloto da DAMS.
Isso aconteceu quando faltavam 5 voltas do final. Hubert e King voltaram em 8º e 9ºlugares respectivamente. Quem se recuperava de maneira brilhante era Luca Ghiotto, que estava lá atrás no começo da prova e vinha em 5ºlugar, Com um ritmo de corrida impressionante de prova na reta final. Seu companheiro de equipe estava sendo pressionado pelo Jack Aitken, Os pneus do Chinês Zhou estavam mais desgastados. Na penúltima volta, O piloto da Campos ultrapassou o piloto da UNI e ganhou a 2ªposição.
Ghiotto passou fácil em cima de Nick de Vries e assumiu o 4ºlugar sem dificuldade nenhuma. Hubert em bom final de corrida passou Ilott ganhando o 6ºlugar.
Nicholas Latifi conquista a sua 3ªVitória em 5 corridas na Temporada, Em uma grande atuação pela DAMS e se consolida como o principal favorito ao Título. Jack Aitken conquistou a 2ªposição, Uma bela prova do Inglês mostrando que o desempenho em Baju não foi por acaso. Assim como o grande trabalho de Guanyu Zhou, Que liderou no começo e chegou a sonhar com a vitória.
Acabou conquistando seu primeiro pódio. Não menos Brilhante, Mas até mais brilhante que o Chinês, Luca Ghiotto fez uma bela corrida de recuperação. Dos últimos lugares para os primeiros lugares após quebrar o aerofólio e ficar muito tempo atrás dos lideres. Não é só um grande carro ou um grande piloto, Mas sim um grande conjunto entre os 2. Nick de Vries ficou em 5ºlugar.
Bom trabalho de Anthoine Hubert e de Jordan King que usaram a tática de postegar sua tática até o final e acabaram em 6º e 7ºlugares respectivamente, Ambos superaram a Callum Ilott que ficou em 8º na primeira volta e é pole da segunda corrida do dia. Sean Gelael e Ralph Boschung completaram a zona de pontuação.
Resultado da 5ªEtapa da Formula 2
GP da Espanha
pos | nº | Piloto | Equipe0 | Voltas | Tempo | Volta mais Rápida | Volta |
1 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 37 | 1:01:10.688 | 1:34.031 | 26 |
2 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 37 | a 1.935 | 1:34.076 | 33 |
3 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing | 37 | a 3.325 | 1:34.401 | 25 |
4 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing | 37 | a 4.361 | 1:32.999 | 33 |
5 | 4 | Nick de Vries | ART Grand Prix | 37 | a 9.468 | 1:34.430 | 29 |
6 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden | 37 | a 12.489 | 1:32.942 | 35 |
7 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 37 | a 14.277 | 1:32.266 | 35 |
8 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 37 | a 17.385 | 1:34.487 | 27 |
9 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing | 37 | a 19.072 | 1:34.196 | 29 |
10 | 21 | Ralph Boschung | Trident | 37 | a 25.722 | 1:33.985 | 32 |
11 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 37 | a 33.602 | 1:34.939 | 26 |
12 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 37 | a 38.546 | 1:35.060 | 11 |
13 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 37 | a 45.789 | 1:34.736 | 27 |
14 | 14 | Dorian Boccolacci | Campos Racing | 37 | a 47.649 | 1:34.326 | 10 |
15 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | 37 | a 71.994 | 1:32.816 | 36 |
16 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 37 | a 93.773 | 1:34.459 | 31 |
17 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 33 | a 4 Voltas | 1:34.641 | 32 |
x | 5 | Sergio Sette Câmara | DAMS | 28 | a 9 Voltas | 1:33.133 | 23 |
x | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz | 24 | Acidente | 1:34.072 | 24 |
x | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 0 | Acidente | x | x |
Grid da Segunda corrida:
pos | nº | Piloto | Equipe |
1 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz |
2 | 16 | Jordan King | MP Motorsport |
3 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden |
4 | 4 | Nick de Vries | ART Grand Prix |
5 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing |
6 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing |
7 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing |
8 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS |
9 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing |
10 | 21 | Ralph Boschung | Trident |
11 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin |
12 | 1 | Louis Delétraz | Carlin |
13 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden |
14 | 14 | Dorian Boccolacci | Campos Racing |
15 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing |
16 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport |
17 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix |
18 | 5 | Sergio Sette Câmara | DAMS |
19 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz |
20 | 20 | Giuliano Alesi | Trident |
Na Segunda corrida disputada antes do GP da Espanha de Formula 1, Tivemos na largada uma sensacional partida do piloto Francês Anthonie Hubert que deu um salto do 3º para a liderança da corrida, Nick de Vries pulou do 4º para o segundo lugar, Ilott, King, Zhou, Aitken, Ghiotto e Gelael vinham logo a seguir.
Nas primeiras curvas, Zhou e Aitken dividiram curva na disputa pelo 5ºlugar, A Vantagem ficou com o piloto da UNI-Virtuosi. O Japonês Nobuharu Matsushita teve problemas em seu motor e acabou deixando a prova, Seu carro acabou pegando fogo na parte de trás. O Safety Car entrou na pista para que o fogo fosse apagado e o carro fosse retirado.
A relargada aconteceu na volta de número 5, O Holandês Nick de Vries foi para cima de Anthoine Hubert da equipe Arden, Que segurou a liderança até a entrada da 8ªVolta, Foi quando se pode usar a Asa móvel. Dai, o piloto da ART Grand Prix assumiu a liderança da prova. Curvas depois (Na Curva 5), Ghiotto passou Aitken assumindo a 6ªcolocação. Na volta seguinte, O Chinês Guanyu Zhou passou Jordan King tomando o 4ºlugar para as mãos dele.
Enquanto na 11ªVolta o Inglês Callum Ilott foi para cima de Hubert e passou para o segundo lugar, Nick de Vries abria distância na liderança. Ghiotto superou Zhou passando para o 4ºlugar, O Carro do piloto Italiano estava com o carro mais rápido do final de semana, Mas teria de tirar 7 segundos de diferença para buscar a liderança.
Nicholas Latifi na 12ªVolta e Mick Schumacher na volta seguinte passaram pelo Sean Gelael que caiu para o 10ºlugar.
Jack Aikten pressiona Jordan King e tentou a ultrapassagem por fora em cima do piloto da MP, Mas sem espaço, acabou indo para a área de escape das Curva 1 e 2 e perdeu posição para Nicholas Latifi que acabou ultrapassando King na entrada da 16ªVolta.
Na Volta 17, Hubert acabou sendo superado por Luca Ghiotto passando ao 3ºlugar. O Italiano com o melhor carro teria 10 voltas para tirar 6 segundos de De Vries ou pelo menos os 2.8 segundos do inglês Callum Ilott.
Sette Camara que vinha em corrida bem ruim acabou de arruinar de vez sua situação quando vazou a curva 1 de forma indevida e tomou 5 segundos de punição no tempo final da corrida.
A 3 Voltas do final, Ghiotto chegou em cima de Callum Ilott para buscar o 2ºlugar. Na Volta final, três ultrapassagens no começo: Ghiotto tomou o segundo lugar de Ilott, Guanyu Zhou passou Hubert passando ao 4ºlugar e Mick Schumacher tentou passar por fora em cima de Jack Aitken, Mas foi para a Área de Escape voltando de maneira indevida. (Essa manobra custaria 5 segundos de Acréscimo no tempo final de corrida)
Nick de Vries vence a corrida do Domingo, Com uma bela largada e passando a liderança desde da 8ªVolta o piloto da ART Grand Prix acabou obtendo o primeiro triunfo da temporada. Luca Ghiotto termina a prova em 2ºlugar e fecha de maneira muito positiva o final de semana na Catalunha. O Inglês Callum Ilott completou o pódio com o carro da Charouz, Que esta melhor do que a expectativa criada nesse começo de ano.
Guanyu Zhou acabou em 4ºlugar e esta fazendo um campeonato bem melhor do que alguns pilotos que foram considerados favoritos ao título. Anthoine Hubert fez uma bela largada, Mas não teve carro para terminar a prova além do 5ºlugar.
Nicholas Latifi acabou salvando o 6ºlugar e sai da Espanha na liderança do campeonato, Com 26 pontos de vantagem sobre Luca Ghiotto. Jordan King e Jack Aitken completaram a zona de pontuação. Semana que vem teremos a 4ªRodada dupla da Formula 2, Nas ruas de Monte Carlo com a prova de Mônaco.
Fotos:
Resultado da 6ªEtapa da Formula 2
GP da Espanha
pos | nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Volta mais Rápida | Volta |
1 | 4 | Nick de Vries | ART Grand Prix | 26 | 42:25.916 | 1:32.673 | 8 |
2 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing | 26 | a 2.399 | 1:32.546 | 17 |
3 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 26 | a 4.382 | 1:32.911 | 11 |
4 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing | 26 | a 11.183 | 1:33.150 | 15 |
5 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden | 26 | a 12.567 | 1:33.320 | 15 |
6 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 26 | a 13.088 | 1:32.444 | 17 |
7 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 26 | a 21.419 | 1:33.698 | 23 |
8 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 26 | a 26.644 | 1:33.608 | 14 |
9 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing | 26 | a 27.445 | 1:33.842 | 20 |
10 | 21 | Ralph Boschung | Trident | 26 | a 28.169 | 1:33.772 | 25 |
11 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 26 | a 28.535 | 1:33.227 | 23 |
12 | 9 | M. Schumacher | PREMA Racing | 26 | a 30.908 | 1:33.632 | 21 |
13 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 26 | a 32.269 | 1:33.986 | 16 |
14 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 26 | a 35.061 | 1:33.976 | 14 |
15 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz | 26 | a 37.852 | 1:34.068 | 14 |
16 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 26 | a 40.394 | 1:33.990 | 21 |
17 | 5 | S. Sette Câmara | DAMS | 26 | a 40.538 | 1:33.612 | 17 |
18 | 14 | Dorian Boccolacci | Campos Racing | 26 | a 44.210 | 1:33.899 | 23 |
19 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 26 | a 68.701 | 1:34.971 | 19 |
x | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 0 | Motor | x | x |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Formula 2