Nos metros finais, Alex Rins supera Marquez e conquista vitória

Em uma sensacional corrida, O Espanhol Alex Rins deu a Suzuki sua segunda vitória em 2019. Em uma grande temporada que o jovem piloto vem fazendo esse ano. O Tempo todo andando na cola de Marquez e se aproveitando de uma pequena bobeada do Formiga Atômica para conseguir sua segunda vitória na carreira.

A Expectativa na largada estava com o pole position Marc Marquez, A Revelação Fabio Quartararo, Valentino Rossi e Andrea Dovizioso. Só que após a largada, Na primeira curva. Fabio Quartararo acabou caindo e sem tempo para desviar, Andrea Dovizioso acabou acidentado, A Ducati acabou pegando fogo e o piloto acabou saindo de marca, Dovi teve perda repentina de memoria e vai ficar sobre observação no Hospital. Já o piloto da Petronas estava tudo bem e saiu sem ferimentos graves.

Marquez continuou na frente, Com Rossi e Rins acompanhando o líder do campeonato. Viñales vinha disputando o 4ºlugar com Ítalo-brasileiro Franco Morbidelli. Na metade da 2ªVolta, Rins superou Rossi e assumiu a segunda posição. Como a moto da Suzuki era melhor na ciclística e a moto do Marquez estava mostrando um desequilíbrio na sua moto, era possível que Rins vencesse a corrida. Enquanto isso o piloto da Honda poderia abrir mais 25 pontos a frente de Dovizioso.

Já Viñales conseguiu passar Morbidelli e tentava fugir do piloto da Petronas que sobrou na corrida e Também de Cal Crutchlow, que queria vencer a prova na sua casa. Já Jack Miller largou muito mal e caiu para a 7ªposição.

Na quinta volta, Marquez passou a ser pressionado pelo Alex Rins, Os dois fugiam de Valentino Rossi que já ficava mais para Viñales, Com muito mais desempenho que o consagrado piloto de 40 anos de idade. Na 7ªVolta, ocorreu a Ultrapassagem do Viñales. O Japonês Takaaki Nakagami que tinha ganho o 8ºlugar sobre Pol Espargaró acabou indo para o chão, Assim como Rabat voltas antes, Os dois voltaram a prova.

Cal Crutchlow chegou a superar Franco Morbidelli no final da 8ªVolta, Mas acabou 2 voltas depois recuando para o sexto lugar e depois ficou mais para o Australiano Jack Miller.

Na 10ªVolta, Johann Zarco disputando posição com Miguel Oliveira acabou caindo e levando com ele o piloto da Tech 3, Os dois pilotos deixaram a prova e a situação do piloto da KTM fica mais complicado. O Francês já esta fora da equipe para a temporada de 2020.

Enquanto Marquez e Rins disputavam a liderança e a vitória, Marevick Viñales tentava se aproximar dos dois primeiros colocados. Na parte de trás, Danilo Petrucci com muita dificuldade acabou superando a Pol Espargaró ganhando o 8ºlugar. Perto deles estavam os dois pilotos da Aprilla, Aleix Espargaro e Andrea Iannone estavam fazendo uma boa corrida.

A 8 Voltas do final, Crutchlow superou Miller e recuperou o 6ºlugar, Enquanto que Viñales tentava uma aproximação de Marquez e de Rins. A medida que a corrida chegava ao final, Dava para perceber que a moto da Suzuki estava muito mais equilibrada do que a moto do Formiga Atômica. Se Rins conseguisse a ultrapassagem ele poderia partir para a vitória.

A menos de duas voltas do final, Rins ataca Marquez e chega a passar o Formiga Atômica na primeira curva, Marquez conseguiu recuperar a liderança. Na entrada da volta final, Rins ataca novamente Marquez, Por fora. O piloto da Honda se defende bem e o piloto da Suzuki chega a ir por fora da pista.

Parecia que Marquez iria segurar a vitória usando a potência do motor Honda. Até a metros do final, Mas dai, Marquez deu uma balançada na moto. Isso foi que Rins precisava para superar o piloto da Honda e conquistar a vitória em Silverstone. Acho que só Rins mesmo acreditava que a metros do final ele conseguiria vencer Marc Marquez.

A Suzuki venceu pela segunda vez em Silverstone (A primeira foi com Marevick Viñales em 2016) Marc Marquez ficou com o segundo lugar, Apesar de perder a vitória pela segunda vez os últimos metros, ele abre mais 20 pontos de vantagem para Andrea Dovizoso na liderança do campeonato e fica mais perto do seu 6ºtítulo Mundial. O pódio foi completado pelo Espanhol Marevick Viãnles, O piloto da Yamaha completou a trinca de pilotos espanhóis nas 3 primeiras posições.

Valentino Rossi, no qual se esperava muito, Deixou seus fãs frustrados com a corrida que ele acabou fazendo, Não conseguindo ser competitivo a ponto se quer de disputar o pódio. O Ítalo-brasileiro Franco Morbidelli repetiu o seu melhor resultado na Moto GP, ficando em 5ºlugar.

O Inglês Cal Crutchlow não teve uma grande corrida, Só conseguiu levar a sua Honda LCR até o 6ºlugar, Com certeza o piloto da Casa esperava um resultado bem melhor que ele conseguiu no dia de hoje. Para a Ducati, foi um dia para se esquecer, Jack Miller com a Pramac foi a melhor Ducati da prova, com um apagado 7ºlugar. A prova de Danilo Petrucci foi bem ruim, não é admissível que um piloto com uma das melhores motos do Grid tenha dificuldade de superar um piloto da KTM e da Aprilla, Ficando em 8ºlugar, Numa corrida muito abaixo, mas muito abaixo do esperado.

Pol Espargaró em uma bela corrida, levou sua KTM mais uma vez entre os 10 primeiros colocados e Andrea Iannone conseguiu fazer uma boa corrida com sua Aprilla e completou  o GP da Inglaterra em uma decente 10ªposição.

Francesco Bagnaia chegou em 11ºlugar, Sem muito destaque, assim como o Francês Sylvain Guintoli. O piloto de testes da Suzuki terminou a prova em 12ºlugar, ajudando a equipe a marcar pontos importantes para o campeonato de equipes. Hafizh Syarhin fez seu melhor resultado na temporada, Com o 13ºlugar, Superando no final a Jorge Lorenzo.

Voltando depois de 4 corridas , Lorenzo teve uma corrida irreconhecível, Apesar de ter conseguido seu objetivo, O 14ºlugar esta muito longe do que já foi o Tri-campeão do Mundo na MotoGP. Será mesmo que não esta na hora do Gladiador do Asfalto repensar sua carreira como piloto? A Zona de pontuação foi completada pelo tcheco Karel Abraham.

Daqui a 3 semanas, No dia 15 de Setembro, teremos o GP de San Marino. Marc Marquez terá a chance de consolidar mais ainda o campeonato. Dovizioso terá de começar uma incrível recuperação, Caso contraio, ele e todos os outros pilotos terão de ver de novo Marquez erguendo sua taça de campeão do Mundo.

Fotos:

Resultado final do GP da Inglaterra

posPilotoEquipeMotosTempo
142Alex RinsTeam SUZUKI ECSTARSuzuki40’12.799
293Marc MarquezRepsol Honda TeamHondaa 0.013
312Maverick ViñalesMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 0.620
446Valentino RossiMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 11.439
521Franco MorbidelliPetronas Yamaha SRTYamahaa 13.109
635Cal CrutchlowLCR Honda CASTROLHondaa 19.169
79Danilo PetrucciDucati TeamDucatia 19.682
843Jack MillerPramac RacingDucatia 20.318
944Pol EspargaróRed Bull KTM Factory RacingKTMa 21.079
1029Andrea IannoneAprilia Racing Team GresiniApriliaa 25.144
1163Francesco BagnaiaPramac RacingDucatia 40.317
1250Sylvain GuintoliTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 45.478
1355Hafizh SyarhinRed Bull KTM Tech 3KTMa 54.783
1499Jorge LorenzoRepsol Honda TeamHondaa 56.651
1517Karel AbrahamReale Avintia RacingDucatia 1’29.282
1653Tito RabatReale Avintia RacingDucatia 1’31.716
1730Takaaki NakagamiLCR Honda IDEMITSUHondaa 1’40.420
NC41Aleix EspargaróAprilia Racing Team GresiniApriliaa 1 Volta
NC88Miguel OliveiraRed Bull KTM Tech 3KTMa 12 Voltas
NC5Johann ZarcoRed Bull KTM Factory RacingKTMa 12 Voltas
NC20Fabio QuartararoPetronas Yamaha SRTYamahaa 20 Voltas
NC4Andrea DoviziosoDucati TeamDucatia 20 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *