Newgarden ganha etapa do Texas na base da estratégia e continua líder do campeonato

Etapa Realizada no dia 8 de Junho, 9ªEtapa do Mundial de Formula Indy

600 Km do Texas, O segundo dos ovais longos da temporada de 2019. Teve uma prova interessante e que sacramentou a ótima fase de Josef Newgarden e da equipe Penske, Que mesmo com um carro com alguns problemas de acerto acabou levando o Norte-Americano a vitória.

Grid de Largada:

posPilotoEquipeChassi/MotorMédia/Mph
130Takuma SatoRahal Letterman LaniganDallara/Honda220.250
29Scott DixonChip Ganassi RacingDallara/Honda220.162
318Sebastien BourdaisDale Coyne RacingDallara/Honda219.746
428Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportDallara/Honda219.537
522Simon PagenaudTeam PenskeDallara/Chevrolet219.355
621Spencer PigotEd Carpenter RacingDallara/Chevrolet219.099
72Josef NewgardenTeam PenskeDallara/Chevrolet218.666
85James HinchcliffeSchmidt Peterson MotorsportsDallara/Honda218.459
915Graham RahalRahal Letterman LaniganDallara/Honda218.449
1088Colton HertaHarding RacingDallara/Honda218.406
1127Alexander RossiAndretti AutosportDallara/Honda218.295
1226Zach VeachAndretti AutosportDallara/Honda218.074
1320Ed CarpenterEd Carpenter RacingDallara/Chevrolet217.982
147Marcus EricssonSchmidt Peterson MotorsportsDallara/Honda217.953
1512Will PowerTeam PenskeDallara/Chevrolet217.899
1610Felix RosenqvistChip Ganassi RacingDallara/Honda217.182
1723Charlie KimballCarlinDallara/Chevrolet217.165
1819Santino FerrucciDale Coyne RacingDallara/Honda217.063
1959Conor DalyCarlinDallara/Chevrolet216.175
204Matheus LeistAJ Foyt EnterprisesDallara/Chevrolet215.093
2198Marco AndrettiAndretti HertaDallara/Honda206.901
2214Tony KanaanAJ Foyt EnterprisesDallara/ChevroletBateu

Corrida disputada no final da tarde e prosseguindo ao anoitecer. A pole position ficou com o Japonês Takuma Sato com o carro da Rahal-Letterman, Ao seu lado larga o Neozelandês Scott Dixon da Chip Ganassi. Os dois ainda sonhavam com o título de 2019. Na segunda fila era formada por Sebastian Bourdais da Dale Coyne e Ryan Hunter-Reay da Andretti Autosport, Na terceira fila aparece o primeiro carro da Penske com Simon Pagenaud, O terceiro lugar no campeonato. Ao seu lado, O Norte-americano Spencer Pigot da Carpenter.

Conor Daly era a novidade da prova. Por considerar a situação da equipe Carlin muito ruim em ovais e a sua pouca experiência nesse tipo de circuito o Inglês Max Chilton acabou desistindo de competir nos ovais até o final da temporada. O Norte-americano que teve uma boa exibição em Indianapolis larga em 19ºlugar, Só a frente de Matheus Leist, Marco Andretti e de Tony Kannan.

Dixon chegou a colocar um pouco do carro na frente de Sato, Mas o Japonês manteve a liderança. Hunter-Reay ganhou o 3ºlugar de Bourdais, Pagenaud, Hinchcliffe, Newgarden, Pigot, Herta e Rossi completam os 10 primeiros lugares. Nas primeiras volta, Rossi vinha muito agressivo. Já na 4ªVolta o vice-líder do campeonato passou Colton Herta subindo para o 9ºlugar e em poucas voltas passou para o 8ºlugar, Superando Josef Newgarden.

Sato abriu mais de 2 segundos de frente para Dixon. Hunter-Reay já vinha a 7 segundos atrás em 3ºlugar. Um ritmo impressionante do Japonês. Na volta 26, Rossi passou Pigot subindo para o 7ºlugar. O piloto da Carpenter tomou passada de Herta caindo para o 9ºlugar, Não só isso, Ele começou a ficar para trás. Tanto é que na 32ªVolta, Newgarden acabou passando o piloto da Carpenter.

Em 20 voltas, Sato passou Leist para colocar uma nova no jovem brasileiro, Mas teve dificuldades para passar Kannan e depois pelo Carpenter que vinha muito mal. Dixon se aproximou de Sato, Também deve se contar que Sato sentou a bota nas primeiras voltas e agora parecia ter um carro mais desgastado, Enquanto que Dixon estava já com o carro preservado e com mais combustível para gastar.

Leist que já estava a 2 voltas atrás, Por muito pouco não ocorreu um acidente entre ele e o Canadense James Hinchcliffe e o Francês Simon Pagenaud. O Brasileiro não tinha muita experiência, Ainda mais com o carro muito ruim da Foyt o piloto passa a ser até perigoso que ele continuasse na corrida.

Na 57ªVolta, Ryan Hunter-Reay foi para os boxes. Era o primeiro dos líderes a fazerem a primeira parada. A partir dai, Os líderes começaram a ir para as paradas, Newgarden parou na volta 60, Dixon que era o segundo lugar parou na 61ªVolta. Sato foi para a sua parada na 62ªVolta, Mas acabou passando muito do ponto e atropelou um dos mecânicos. O Japonês perdeu muito tempo e acabou ficando na última posição a 2 voltas do líder. Após tudo isso, Ele acabou punido por atropelar equipamentos da equipe nos boxes e perdeu mais uma volta. Um erro dos mais grotescos que já vi acontecer na Formula Indy nos últimos anos.

A liderança passou para Hunter-Reay, Com Dixon na segunda posição. Quem subiu foi James Hinchcliffe da Schmidt que passou para a terceira posição. Rossi já estava em 4ºlugar após a primeira parada. Pagenaud, Newgarden, Herta, Bourdais, Rahal e Veach completavam os 10 primeiros colocados.

Hunter-Reay sustentava a liderança, Com Dixon a meio segundo atrás com sua tática de poupar combustível e equipamento. Rossi já vinha na cola do Hinchcliffe. Pagenaud foi o 5ºcolocado até que na volta 79 foi ultrapassado pelo Jovem Colton Herta.

Hunter-Reay teve dificuldades de passar Spencer Pigot, Nisso, O Neozelandês tentou se aproveitar, Mas não conseguiu essa ultrapassagem. Matheus Leist acabou desistindo da corrida. Com um carro tão ruim nas mãos, Foi melhor para o piloto da Foyt deixar a prova ao invés de correr o risco de se acidentar e de tirar algum outro piloto da prova.

Outro que deixou a prova foi Charlie Kimball, o Norte-Americano chegou a andar em 12ºlugar, teve problema de rolamento de roda. Com 100 voltas completadas, Dois pilotos vinham com desempenhos lamentáveis: Will Power vinha em 14ºlugar a 1 volta do líder. Pior ainda era Feliz Rosenquist, Ele vinha em 16ºlugar, Com um desempenho pior ainda do que Power e péssimo em relação ao Dixon. Hunter-Reay estava 0.7 segundos a frente de Dixon.

Rossi abriu fogo para cima de Hinchcliffe na 108ªVolta, Tentou duas vezes a ultrapassagem, sem sucesso. Nisso, Herta foi para cima de Rossi e sem cerimonias o passou na 112ªVolta e na volta seguinte o piloto da Harding superou o piloto da Schmidt assumindo a terceira posição em 2 voltas.

Na volta 115, Hunter-Reay foi para a parada nos boxes, O piloto da Andretti vinha com 9 voltas de defasagem para tentar fazer apenas 3 paradas. Dixon passou a liderança da prova. Para fazer a tática de 3 paradas, Um piloto precisa fazer pelo menos 62 voltas ou mais com um tanque de combustível. Ou seja, Precisaria fazer 124 voltas para esta dentro da estratégia. Rossi, Herta e Pagenaud pararam na volta 122, Os três teriam de poupar um pouco de combustível para não realizarem uma quarta parada nos boxes.

Dixon foi para os boxes na volta 124, Hunter-Reay volta a liderar a prova com 3.5 segundos a frente do Neozelandês. Hinchcliffe volta a terceira posição, Com 11 segundos de atraso para Hunter-Reay. Sem bandeiras amarelas a corrida começava a ficar uma disputa particular entre os dois.

Na volta 131, Rossi passou Herta e Hinchcliffe e sobe do 5º para o 3ºlugar, Na volta seguinte foi a vez de Herta passar o canadense e assumir a 4ªposição.

Três voltas depois, Zach Veach encosta sua roda traseira no muro e acaba rodando. Conseguiu evitar a batida, Mas não evitou o acionamento da bandeira amarela, Após 135 voltas surgia a primeira bandeira amarela da prova. Isso mudaria o curso da prova. Os 11 segundos de Hunter-Reay na liderança para Rossi acabaram sumindo. Se aproveitando da bandeira amarela: Newgarden, Sato, Power, Ericsson, Bourdais e Rahal foram para os boxes e mudaram suas estratégias de parada. Já os outros pilotos ficaram na pista poupando o máximo possível de combustível.

Relargada na volta 144: Hunter-Reay manteve a liderança, Com Dixon, Rossi, Herta e Hinchcliffe logo atrás. A noite começava a cair no Texas a menos de 100 voltas do final, Alexander Rossi partiu para cima de Scott Dixon. Porém o problema da pista e desses carros era a pouca carga aerodinâmica desses novos carros e da turbulência que o carro da frente provoca no carro de trás. Na volta 155, Hinchcliffe recupera o 4ºlugar que estava nas mãos de Colton Herta.

Os 6 primeiros colocados tinham Motores Honda: Hunter-Reay, Dixon, Rossi, Hinchcliffe, Herta e Rahal. Depois deles vinham os dois únicos pilotos com Chevrolet entre os 10 primeiros: Pagenaud em 7º e Newgarden em 8º com os carros da Penske, que não tinha um acerto ideal para o circuito do Texas. Santino Ferrucci e Marcus Ericsson completa os 10 primeiros lugares.

Na volta 164, Dixon foi para cima de Hunter-Reay e assumiu a liderança da prova. Duas voltas depois, Rossi foi para o ataque em cima de Hunter-Reay, A ultrapassagem não aconteceu de cara e Rossi teve de recuar um pouco. Voltas depois, Rossi passou Hunter-Reay que precisava economizar combustível. Na volta 175, Rossi assume a liderança ao passar Dixon.

Na volta 179, Hunter-Reay foi para a terceira parada, Com 69 voltas para o final à situação em termos de tática. Ou ele poupar combustível e pneus ou então ele teria de acelerar tudo para abrir vantagem e fazer um splash go no final da prova.

Na volta 187, Rossi assumiu a liderança e na mesma volta ele foi para os boxes. Com 61 voltas para o final, O piloto da Andretti já poderia buscar terminar a corrida com esse tanque mesmo. Pagenaud e Rossi parou na Volta 188, Na volta 190 parou Hinchcliffe e na volta 191 parou Dixon. A liderança passou para Newgarden, que tinha pelo menos umas 10 voltas na pista. Marcus Ericsson vinha em 2º, Com Bourdais, Andretti e Power completando os 5 primeiros. Alexander Rossi era o primeiro dos pilotos que estavam na tática normal.

Na volta 198 parou Will Power. Josef Newgarden parou na volta 199 e voltou à frente de Rossi. Ericsson assumiu a liderança por 2 voltas e foi para os boxes no final da volta 201. Bourdais passou a liderar a prova por uma volta, Depois da parada do Francês a liderança foi para as mãos de Josef Newgarden. Com Hunter-Reay em 2º, Dixon em 3º, Rossi em 4º e Hinchcliffe em 5ºlugar.

Newgarden não tinha um carro tão bom nas mãos, Mas compensava com os pneus melhores que os seus adversários. A 34 voltas do final, Dixon arrisca tudo para passar Hunter-Reay e assumir a segunda posição. O piloto da Andretti já não tinha chances de vencer a prova, Ou ele iria fazer uma parada a voltas do final ou então iria se arrastar para completar a prova.

A menos de 30 voltas para o final, Hinchcliffe acabou tocando com a roda traseira no muro e foi direto para o Muro interno. Nova bandeira amarela na pista. A bandeira amarela poderia dar uma chance a Hunter-Reay, Mas o Norte-Americano acabou indo para os boxes juntamente com mais alguns pilotos para completarem o tanque e colocarem novos pneus. Já os líderes continuavam na pista. Uma possiblidade de uma nova parada estava praticamente descartada.

Na volta 227 a corrida recomeça, Newgarden, Dixon, Rossi e Herta nas 4 primeiras posições. Dixon foi para cima de Newgarden, O piloto da Penske foi raçudo e manteve a liderança. Enquanto que Colton Herta passou Rossi e assumiu o terceiro lugar. O piloto da Harding foi para cima de Dixon, O Garoto queria o segundo lugar. Na curva 3, Herta colocou por dentro do Neozelandês que deu uma fechada desnecessária e acabaram ambos rodando e indo para o muro de leve. A 20 voltas do final tivemos a 3ª e última bandeira amarela da prova.

Para o campeonato, Era tudo que Newgarden e Rossi queriam, Eles iriam abrir vantagem nas duas primeiras posições do campeonato.

A 12 voltas do final ocorreu a relargada, A briga pela vitória ficou entre os dois primeiros da corrida e do Campeonato. Rossi tentou passar Newgarden em algumas voltas, Foram voltas de muita pressão até que a 2 voltas do final, Newgarden consegue uma pequena vantagem sobre Rossi e acabou levando seu Penske para a 3ªVitória da temporada em 9 corridas. Uma vitória ganha através da estratégia e da competência do piloto Norte-Americano que continua líder do campeonato.

Alexander Rossi chega em 2ºlugar e se mantem na vice-liderança do campeonato, Agora entre os 2 pilotos passa a ser de 25 pontos a favor do piloto da Penske. O Terceiro lugar ficou com Graham Rahal que completou o pódio. O filho do Bobby Rahal fez uma bela corrida de recuperação depois de ficar a maior parte no grupo Intermediário. Santino Ferrucci em uma bela prova chegou em 4ºlugar. Completando os 5 primeiros colocados ficou o piloto da Andretti Autosport Ryan Hunter-Reay.

Simon Pagenaud acabou ficando em 6ºlugar, Numa corrida dentro do que a Penske poderia fazer no Texas. Completando os 10 primeiros colocados: Marcus Ericsson em mais uma boa atuação pela Schmidt, Sebastien Bourdais, Will Power que ainda salvou uma 9ªposição e Marco Andretti que ficou o tempo inteiro na parte de trás acabou completando a prova em 10ºlugar.

Domingo, Teremos a 10ªetapa do Mundial de Formula Indy em Road America. Em um dos mais belos, Rápidos e desafiadores circuitos dos Estados Unidos.

Fotos:

Resultado Final dos 600 Km do Texas

posPilotoEquipeChassi/MotorVoltasTempo/Diferença
12Josef NewgardenTeam PenskeDallara/Chevrolet2481h55m08.8666s
227Alexander RossiAndretti AutosportDallara/Honda248a 0.8164s
315Graham RahalRahal Letterman LaniganDallara/Honda248a 1.4928s
419Santino FerrucciDale Coyne RacingDallara/Honda248a 1.7266s
528Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportDallara/Honda248a 2.2019s
622Simon PagenaudTeam PenskeDallara/Chevrolet248a 2.8789s
77Marcus EricssonSchmidt Peterson MotorsportsDallara/Honda248a 3.9271s
818Sebastien BourdaisDale Coyne RacingDallara/Honda248a 4.3306s
912Will PowerTeam PenskeDallara/Chevrolet247a 1 Volta
1098Marco AndrettiAndretti HertaDallara/Honda247a 1 Volta
1159Conor DalyCarlinDallara/Chevrolet247a 1 Volta
1210Felix RosenqvistChip Ganassi RacingDallara/Honda246a 2 Voltas
1320Ed CarpenterEd Carpenter RacingDallara/Chevrolet246a 2 Voltas
1421Spencer PigotEd Carpenter RacingDallara/Chevrolet246a 2 Voltas
1530Takuma SatoRahal Letterman LaniganDallara/Honda245a 3 Voltas
1614Tony KanaanAJ Foyt EnterprisesDallara/Chevrolet245a 3 Voltas
179Scott DixonChip Ganassi RacingDallara/Honda228Acidente
1888Colton HertaHarding RacingDallara/Honda228Acidente
195James HinchcliffeSchmidt Peterson MotorsportsDallara/Honda218Acidente
2026Zach VeachAndretti AutosportDallara/Honda172Condição
2123Charlie KimballCarlinDallara/Chevrolet86Rolamento da Roda
224Matheus LeistAJ Foyt EnterprisesDallara/Chevrolet73Condição

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *