Newgarden chega a 4ªVitória do ano em Iowa

Grid de Largada:

posPilotoEquipeMotorTempo
122Simon PagenaudTeam PenskeChevrolet35.7455
212Will PowerTeam PenskeChevrolet35.8418
32Josef NewgardenTeam PenskeChevrolet35.8699
430Takuma SatoRahal Letterman Lanigan RacingHonda36.2338
55James HinchcliffeArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda36.5312
627Alexander RossiAndretti AutosportHonda36.5609
715Graham RahalRahal Letterman Lanigan RacingHonda36.6024
89Scott DixonChip Ganassi RacingHonda36.630
928Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportHonda36.6522
107Marcus EricssonArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda36.6607
1188Colton HertaHarding Steinbrenner RacingHonda36.7091
1219Santino FerrucciDale Coyne RacingHonda36.7155
1314Tony KanaanA.J. Foyt EnterprisesChevrolet36.8136
1431Sage KaramCarlinChevrolet36.9246
1510Felix RosenqvistChip Ganassi RacingHonda36.9428
1659Conor DalyCarlinChevrolet37.0278
1720Ed CarpenterEd Carpenter RacingChevrolet37.0911
1898Marco AndrettiAndretti Herta Autosport with Marco & Curb-AgajanianHonda37.1974
1921Spencer PigotEd Carpenter RacingChevrolet37.4688
2026Zach VeachAndretti AutosportHonda37.5049
2118Sebastien BourdaisDale Coyne Racing with Vasser SullivanHonda37.5564
224Matheus LeistA.J. Foyt EnterprisesHonda38.5123

Iowa, Uma pista em que eu mesmo questiono se é uma pista compatível para uma Formula Indy teve um enorme sacrifício para realizar a prova. A chuva atrapalhou muito e quase fez a 12ªEtapa ser adiada ou Cancelada. Apesar disso, A Organização da prova lutou, batalhou para que a prova fosse realizada ainda naquela noite.

Após muito tempo, o oval de Iowa tinha condições de realizar as 300 voltas no menor circuito do campeonato. A Pole position foi do Francês Simon Pagenaud, com a Penske, que dominou  as 3 primeiras posições no Grid de largada, Will Power larga ao lado dele e Josef Newgarden em 3º abriu a segunda fila. Takuma Sato levou a Rahal para o 4ºlugar.

Na terceira fila largaram, O Canadense James Hinchcliffe da Schmidt e Alexander Rossi da Andretti, O vice-líder larga em 6ºlugar. Completando os 10 primeiros colocados: Graham Rahal (Rahal), Scott Dixon (Ganassi), Ryan Hunter- Reay (Andretti) e Marcus Ericsson (Schmidt).

Friday night practice for the INDYCAR Iowa 300 at Iowa Speedway.

Na largada, Pagenaud acabou superado pelo Will Power por fora e pelo Sato, O Japonês fez uma grande largada, passando do 4º para o 2ºlugar. Mas a melhor largada foi de Santino Ferrucci, pulando do 12º para o 7ºlugar em questão de meia volta. Desde do começo se mostrava o domínio da Penske. Em 19 voltas, Pagenaud e Newgarden já tinham superado o piloto da Rahal. Quase que ao mesmo tempo que  Sage Karam roda e atinge o aerofólio dianteiro de Felix Rosenquist, Foi o suficiente para provocar a primeira bandeira amarela da prova.

Karem e Rosenquist ficaram com os bicos quebrados e tiveram que parar nos boxes para a troca do componente danificado. Além disso, Colocar combustível e mudar a tática. Assim o fez outros pilotos como Ryan Hunter-Reay.

Na volta 25 a relargada foi dada, Os três pilotos da Penske continuavam na frente, Newgarden superou Pagenaud e assumiu a segunda posição na mesma volta. O Neozelandês Scott Dixon vinha muito mal, Ele estava caindo na classificação, Na 33ªVolta, foi superado pelo jovem piloto da Harding, Colton Herta e caiu para o 11ºlugar. Na 41ªVolta, Dixon estava em 15ºlugar, Foi superado pelo Graham Rahal.

Power não conseguiu passar os primeiros retardatários, Dai Josef Newgarden viu a chance de passar para a ponta, Chance que ele aproveitou de imediato, Superando Power e assumindo a ponta na volta 49. O norte-americano teve mais facilidade em colocar volta nos últimos colocados.

Quando Santino Ferrucci e James Hinchcliffe estavam roda a roda, brigando por uma importante posição, uma bandeira amarela foi acionada, A chuva voltou a cena e acabou fazendo os pilotos pararem na 55ªvolta, após darem uma bandeira Vermelha. Lembrando que não se corre em oval com a pista molhada. Se a chuva fosse mais violenta, Fatalmente a corrida teria que ser transferida para o dia seguinte, Mas não foi isso que aconteceu. Após mais de meia hora de muito esforço, Os pilotos voltaram para a pista, Antes da bandeira verde, Os pilotos foram todos para uma parada nos boxes.

Na volta 66 a corrida recomeça, Power ataca Newgarden por fora, Enquanto que Sato supera Rossi recuperando o 4ºlugar, Ferrucci superou Hinchcliffe e passou para o 5ºlugar, tudo isso no recomeço da corrida. Rossi tentou voltar a frente do Ferrucci, Os dois colocaram lado a lado por 7 voltas, até que o piloto da Andretti cedeu e deixou o piloto da Dale Coyne ficar na frente.

Dixon continuava muito mal, Ele vinha em 12ºlugar, Já Felix Rosenquist vinha em 20ºlugar, A 1 volta do líder. A Ganassi estava muito mal, Seus dois pilotos estavam sofrendo com o péssimo carro que estava na mão deles.

Voltas depois, Rossi foi para cima de Ferrucci na 94ªVolta, 7 voltas depois. Os dois encontram Sato na sua frente, Já sem um bom ritmo de corrida pelo desgaste de pneus e combustível. Ambos superaram o piloto da Rahal, que foi ficando para trás a cada volta.

Enquanto isso, Newgarden e Power dispararam na frente, Com mais de 10 segundos a frente do Pagenaud, O Francês estava a 1.3 segundos a frente de Santino Ferrucci e de Alexander Rossi. Os 15 primeiros colocados estavam na mesma volta do líder, A partir do Ryan Hunter-Reay, na 16ªposição todo mundo estava com volta atrás do líder.

Sato, sem ritmo de corrida, acabou indo para os boxes na volta 120, O japonês antecipou sua parada nos boxes. O que se viu depois da parada foi um Sato muito rápido e voando baixo em cima de todos os outros pilotos. Nesse meio tempo, Dixon tomou 1 volta de Newgarden na 122ªvolta.

Alexander Rossi foi para cima de Simon Pagenaud e vinha tentando quebrar o domínio dos pilotos da Penske, Ambos vinham tirando a diferença de Newgarden e Power. Com a parada de Pagenaud na volta 137 é que começou a segunda rodada de paradas nos boxes, Todos os outros pilotos fizeram suas paradas até a volta de número 142. Newgarden continuou na liderança, Takuma Sato se deu muito bem, Antecipando sua parada em 20 voltas, Acabou subindo para o 2ºlugar, Superando Will Power e Simon Pagenaud.

Logo depois, O Piloto Australiano superou o piloto da Rahal e passou a tirar diferença para Newgarden, que não estava conseguindo passar Santino Ferrucci para colocar volta no piloto da Dale Coyne. Nas paradas, Rossi e Hinchcliffe levaram a pior e perderam posições.

Simon Pagenaud viveu um momento difícil no começo da segunda metade de corrida, ele errou uma das curvas, acabou tendo que tirar o pé para não bater e perdeu muito tempo e perdeu 3 posições, caindo para o 6ºlugar a 17 segundos do líder e perto de tomar volta de Josef Newgarden, O piloto da Penske estava perto de colocar volta não só no vice-líder do campeonato como também de James Hinchcliffe e Alexander Rossi, A Partir de Zach Veach, 9ªcolocado para trás todos tomaram volta do líder.

Sato parou de novo na volta 179, Ele iria para pelo menos mais uma parada para terminar a prova. Porém, voltas depois, O Japonês acaba sendo vitima de Sage Karam, que acabou dando um toque por trás do piloto da Rahal, isso fez Sato rodar e acionou a bandeira amarela.

Aproveitando a bandeira amarela, Todos os pilotos foram para os boxes. Primeiro foram os líderes e depois os pilotos que tinham tomado volta, Todos eles recuperam a volta e voltaram à volta do líder.

Relargada na volta 199, Uma enorme disputa pelo grupo intermediário, Tudo porque Marco Andretti despencou na classificação. O Norte-Americano Santino Ferrucci, que foi para trás voltou a subir e passou para o 10ºlugar. Os três pilotos da Penske continuam na frente: Newgarden, Power e Pagenaud. Spencer Pigot, James Hinchcliffe e Ed Carpenter vinham brigando pelo 4ºlugar.

No terço final de corrida, Começaram os abandonos a se sucederem, Primeiro com o Sage Karam, que fez uma corrida bem ruim. Depois foi Marco Andretti a deixar a prova, a 85 voltas do final, Para completar os abandonos em sequência, Takuma Sato deixou a corrida 8 voltas depois.

Newgarden abria 3.8 segundos de Power, O líder do campeonato se encaminhava para uma bela vitória. Pagenaud via Pigot, Hinchcliffe e Carpenter chegando no piloto da Penske, vendo seu pódio ameaçado.  Rossi vinha em 7ºlugar. Ferrucci que fez uma bela relargada, não conseguia avançar e estava disputando com o Sueco Marcus Ericsson pelo 11ºlugar, A 73 voltas do final, O Ex-F1 superou o norte-americano.

A 55 voltas do final, Newgarden coloca uma volta no Scott Dixon. Parecia que completaria um dia bem ruim para o piloto da Ganassi, que vinha em 14ºlugar.

A 51 voltas do final, Pigot foi primeiro do pelotão da frente a fazer a parada, Começando a última rodada de paradas nos boxes. Pagenaud parou a 50 voltas do final, O líder Josef Newgarden, Will Power e Ed Carpenter pararam a 49 voltas para o final da prova. Com as paradas de Tony Kannan e Sebastien Bourdais a liderança passou para o Scott Dixon a 43 voltas do final, Mas ele teria de fazer a parada, Josef Newgarden iria voltar para a liderança.

Will Power acabou punido com uma ida aos boxes, Ele na hora de fazer a sua última parada acabou errando o caminho e passando do limite da pista ao entrar nos boxes, Ou seja, mais um erro do Australiano que já esta colecionando uma série de erros nessa temporada.

A 32 voltas do final, Ed Carpenter acabou batendo no muro, ficando parado no meio da pista, Acionada uma nova bandeira amarela e todo mundo foi para a parada, (última parada na prova) Com isso tudo, Dixon que não tinha parado se beneficiou disso e entrou na disputa pelos primeiros lugares nas últimas voltas. Newgarden, Pagenaud, Hinchcliffe, Pigot, Rahal, Dixon, Rossi, Hunter-Reay, Veach, Herta e Bourdais eram os 10 primeiros colocados.

Relargada para as 26 voltas finais da prova de Iowa e James Hinchcliffe de cara superou Pagenaud ganhando o 2ºlugar, Dixon e Rossi superaram Pigot e passaram ao 4º e 5ºlugares. Enquanto que Colton Herta foi para os boxes, Seu motor abriu o bico e o piloto da Harding deixou a prova.

A 19 voltas do final, Dixon passou por cima de Pagenaud, Três voltas depois foi a vez de Hinchcliffe ser superado pelo Neozelandês, Que estava acabado praticamente, Com um carro bem ruim nas mãos e vinha na 2ªposição a menos de 15 voltas do final. Porém, estava longe para Newgarden, Que liderou até o final e conquistou a 4ªVitória nessa temporada e aumentou sua liderança do campeonato.

Scott Dixon teve uma corrida complicada, O piloto da Chip Ganassi teve muita sorte e acabou salvando um segundo lugar, que nem ele mesmo sabe como ele chegou lá, Mas conseguiu chegar, Com um ritmo de prova muito bom nas últimas voltas da prova.

James Hinchcliffe segurou o 3ºlugar e o pódio após ser pressionado por Simon Pagenaud, que acabou fazendo uma corrida burocrática, Não conseguiu andar a altura do domínio da Penske. Foi um 4ºlugar que acaba não refletindo o seu desempenho abaixo da média.

Spencer Pigot chegou em 5ºlugar, após largar nas últimas posições do Grid de largada. Bela prova do Norte-americano. Já Alexander Rossi acabou tendo um resultado decepcionante, Um 6ºlugar, que faz Newgarden aumentar sua liderança do campeonato.

Zach Veach chegou em uma boa 7ªposição, Companheiro de Andretti Autosport. Graham Rahal, Sebastien Bourdais e Pasmen!!! Tony Kannan conseguiu levar a porcaria do carro da A.J.Foyt ao 10ºlugar. Completaram os 10 primeiros colocados.

Friday night practice for the INDYCAR Iowa 300 at Iowa Speedway.

Will Power pagou caro pelo erro que cometeu no final da prova em Iowa, Acabou em 15ºlugar e ficava cada vez mais e mais longe do Bicampeonato. Na Verdade, praticamente impossível o Australiano ser campeão da temporada 2019.

Iowa 19

Resultado Final do GP de Iowa

posPilotoEquipeMotorvoltasTempo
12Josef NewgardenTeam PenskeChevrolet3001:56:53.5753
29Scott DixonChip Ganassi RacingHonda300a 2,8527
35James HinchcliffeArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda300a 3,3941
422Simon PagenaudTeam PenskeChevrolet300a 7,563
521Spencer PigotEd Carpenter RacingChevrolet300a 10,9683
627Alexander RossiAndretti AutosportHonda300a 12,1308
726Zach VeachAndretti AutosportHonda300a 17,1267
815Graham RahalRahal Letterman Lanigan RacingHonda299a 1 volta
918Sebastien BourdaisDale Coyne Racing with Vasser SullivanHonda299a 1 volta
1014Tony KanaanA.J. Foyt EnterprisesChevrolet299a 1 volta
117Marcus EricssonArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda299a 1 volta
1219Santino FerrucciDale Coyne RacingHonda299a 1 volta
1359Conor DalyCarlinChevrolet299a 1 volta
1410Felix RosenqvistChip Ganassi RacingHonda299a 1 volta
1512Will PowerTeam PenskeChevrolet299a 1 volta
164Matheus LeistA.J. Foyt EnterprisesChevrolet298a 2 voltas
1728Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportHonda298a 2 voltas
1888Colton HertaHarding Steinbrenner RacingHonda276a 24 voltas
1920Ed CarpenterEd Carpenter RacingHonda262a 38 voltas
2030Takuma SatoRahal Letterman Lanigan RacingHonda216a 84 voltas
2198Marco AndrettiAndretti Herta Autosport with Marco & Curb-AgajanianHonda205a 95 voltas
2231Sage KaramCarlinChevrolet193a 107 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *